E, sobre esse aspecto especificamente, acho que seria inquestionavelmente algo de um "1%" de coisas onde o linux é mais prático que windows.
Sempre fiquei meio pasmo com a MS não ter inventado um sistema de distribuição de software de terceiros via "pacotes" e um gerenciador centralizado, em parceria com os sites como tucows/downloads.com da vida. Na verdade as coisas até deram uma leve piorada de uns tempos para cá. Antes era costume baixar direto o instalador do programa, hoje é comum que se "baixe um baixador". E tem que sempre ficar de olho durante a instalação para não impregnar o computador com "plugins" porcarias de difícil remoção.
Mas, desde que a MS estabelecesse um padrão para o que pode ser distribuído via ms-get™ (ou dendritic™, a interface gráfica), a coisa poderia ser tão simples quanto só digitar "ms-get install/update/remove firefox" ou ir naquele programa/gerenciador que só serve para instalar coisas como paintbrush e mapa de caracteres, mas teria também firefox, e N outras coisas shareware ou freeware que seguissem um padrão.
Isso é, se a pessoa não acrescentasse repositórios extras não-autorizados pela MS.