Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207860 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #775 Online: 22 de Abril de 2012, 07:27:59 »
Instalei internet essa semana e todos os dias aparecem umas duas mensagens de que algum determinado IP está querendo ver ou controlar minha área de trabalho.  :|
Mas é verdade. Se você usa um programa de firewall, a lista de tentativas de invasão cresce o tempo todo. Isto não significa que conseguiram, apenas que tentaram.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #776 Online: 22 de Abril de 2012, 20:20:50 »
Uso Linux. Não uso nenhuma proteção. Eu estranhei porque a internet é por fio.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #777 Online: 22 de Abril de 2012, 20:43:12 »
Você tá com algum compartilhador de área de trabalho instalado? Tipo VNC ou remote desktop?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #778 Online: 22 de Abril de 2012, 23:08:42 »
Uso o notepad ++ e pspad para edições de arquivos, relacionados importação documentos fiscais. Gostaria de saber se há um programa semelhante, um plugin, sei lá, que conte automaticamente os campos quando eu clicar num determinado local. As linhas são contadas e fáceis de localizar, em ambos, porém nenhum dos dois fazem a contagem automaticamente dos campos... O sistema FORTES AC tem uma exibição (não edição) e conta automaticamente esses campos, quando num simples clique. Gostaria de algo parecido, mas que me deixasse editalos livremente... Quem mexe com banco de dados, dá uma ajuda aê....

Mussain, o que você chama de campos? Que formato têm esses campos? Uma linha pode ter mais de um campo?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #779 Online: 28 de Abril de 2012, 21:14:38 »
Sistema Operacional no pendrive. Onde e como?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #781 Online: 28 de Abril de 2012, 21:31:23 »
Já é... agora só preciso do pen drive... :ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #782 Online: 28 de Abril de 2012, 21:50:57 »
Já é... agora só preciso do pen drive... :ok:

Isso eu não posso fornecer, lamento. ::)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #783 Online: 28 de Abril de 2012, 22:20:47 »
Tava escrevendo um post gigantge no cel e aperei o botão de "voltar" em vez da seta e perdi tudo que tinha escrito :palavrao:

Meu HD do note esta querendo ir pro saco: aleatoriamente ele apitava e fazia um clique. O S.M.A.R.T.  acusou erros de leitura. Considerando que nos ultimos 8 meses tenho levado o note de bike todo dia e chegue até a cair da bike e rolar sobre o laptop, não estou surpreso.

Chegue em casa ontem, bootei um CD do ubuntu e usei o ddrescue para fazer imagens das ppartições tentando corrigir erros de leitura, para hoje comprar o HD novo e trocar. Felizmente mes passado eu achei que tava perigoso andar sem backup e comprei um HD externo de 2TB.

Pra substituir o interno, comprei um Seagate Momentus XT, que tem um SSD de 4GB embutido, para armazenar os dados mais acessados e perder menos tempo para obte-los depois.

Depois de 24h de cópia das imagens, só foi necessário reparar  135kB de erross de leitura. Terminada ca cópia, fui abrir o note pra trocar o disco e descobri que justamente pro HD o parafuso é minúsdculo e minha chave não serve! :hmph:

Amanhã é domingo e segunda-feira é feriado (dia da rainha), então não vai ter nada aberto pra eu comprar um conjuntinho de chaves. Só se eu encontrar algo na feira livre que rolano dia da rainha.

Até trocar o disco não vai dar pra trabalhar direito porque vai ser um porre fazer o controle de ver são dos arquivos... Saco!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #784 Online: 29 de Abril de 2012, 03:12:40 »
Considerando que nos ultimos 8 meses tenho levado o note de bike todo dia e chegue até a cair da bike e rolar sobre o laptop, não estou surpreso.
Motivo pelo qual tenho medo de comprar moto...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #785 Online: 29 de Abril de 2012, 08:12:46 »
Considerando que nos ultimos 8 meses tenho levado o note de bike todo dia e chegue até a cair da bike e rolar sobre o laptop, não estou surpreso.
Motivo pelo qual tenho medo de comprar moto...

Admito que meu notebook também não recebe lá um tratamento muito humano. Eu jogo ele de um lado para o outro, já tomou altos tombos e volta e meia derrubo suco nele.

Olhando sob esse aspecto, foi um herói ter resistido a esse um ano e meio.

Vou tentar comprar um HD novo no ML e o cara mora ao lado do trabalho, já vou lá buscar e ver se arrumo um case pra passar o que for possível recuperar pro HD novo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #786 Online: 29 de Abril de 2012, 08:51:14 »
Notebook deveria ter HD pequeno para forçar o backup diário.
Não se deve confiar nele para guardar nada de importante ou comprometedor (já que pode ser roubado).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #787 Online: 29 de Abril de 2012, 09:53:21 »
Notebook deveria ter HD pequeno para forçar o backup diário.
Não se deve confiar nele para guardar nada de importante ou comprometedor (já que pode ser roubado).

Por algum tempo isso vai ser padrão, porque o numero de laptops com SSD está aumentando e acima dos 80GB, começa a ficar muito caro.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #788 Online: 29 de Abril de 2012, 15:07:01 »
Uso o notepad ++ e pspad para edições de arquivos, relacionados importação documentos fiscais. Gostaria de saber se há um programa semelhante, um plugin, sei lá, que conte automaticamente os campos quando eu clicar num determinado local. As linhas são contadas e fáceis de localizar, em ambos, porém nenhum dos dois fazem a contagem automaticamente dos campos... O sistema FORTES AC tem uma exibição (não edição) e conta automaticamente esses campos, quando num simples clique. Gostaria de algo parecido, mas que me deixasse editalos livremente... Quem mexe com banco de dados, dá uma ajuda aê....

Mussain, o que você chama de campos? Que formato têm esses campos? Uma linha pode ter mais de um campo?

Cara, seria bom eu te mostrar um modelo de uma linha, mas não tenho aqui agora. Tentarei descrever:

Os dados são simples, onde há linha e campos (seria bom tabelar por coluna também, mas acho que é pedir demais). São várias linhas, onde as primeiras geralmente são dados das empresas, para efeito de importação, seja lá em que sistema for. Dentro de uma linha pode haver vários campos. A edição desses campos é justamente o alimento no banco de dados, por exemplo, cada campo que deve-se preencher para emissão de uma nota fiscal.

Dentro do arquivo txt esses campos assumem o mesmo caráter quando faz referência à um "objeto" comum, por exemplo, as linhas que  fazem referência à um produto sempre têm o mesmo padrão, ou seja, a mesma quantidade de campos e padronização de dados. Esses campos são separados por uma pequena linha vertical, ou seja, cada campo, que é editável, é separado por uma linha vertical.

E aê, acha que dá pra desenrolar?

se conseguir algo, manda pra cá:

mussagerito@hotmail.com

valeussss!!

« Última modificação: 29 de Abril de 2012, 15:11:16 por Mussain! »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #789 Online: 29 de Abril de 2012, 16:41:40 »
awk -F'|'  '{print $1,$2,$3}' arquivo.txt

::)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #790 Online: 29 de Abril de 2012, 18:19:13 »
Mas eu não sou e nem quero trabalhar com TI hehehe... Meus conhecimentos em informática são tudo por brincadeira, zuação. Por isso não vou buscar hoje entender uma linguagem de programação. Eu não quero programar nada, só utilizar os programas já feitos, e seus complementos. Cê tiver um aê, manda.

Mas quando tiver na vida de contador um nomezinho mais renomado por aqui, vou começar a estudar informática de verdade hehehehehehehe

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #791 Online: 30 de Abril de 2012, 02:27:32 »
O Mussain deve estar usando Windows, porque o pspad só tem para Windows, então não dá pra contar os campos com o awk a não ser que ele instale o cygwin. Mas desconfio que ele pode resolver o problema de outra forma, sem precisar de um passo de contagem de campos.

Dá pra usar um editor de planilhas (Excel ou então o Calc do Open Office / BR Office) para editar o arquivo como se fosse uma tabela, e quando tiver terminado basta salvar o arquivo de novo no formato texto. Talvez precise fazer umas substituições de caracteres via notepad++ ou pspad para deixar o arquivo novamente no formato original com o delimitador "|", mas a possibilidade de trabalhar dentro do Excel ou Calc já deve facilitar muito as coisas. Quando tentar abrir o arquivo texto no Excel/Calc, ele vai perguntar de qual forma os campos estão separados, pode ser por comprimento ou por um caracter separador, daí escolha o caracter "|".

Faça backup do arquivo antes.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #792 Online: 30 de Abril de 2012, 18:06:55 »
Bem, computador restaurado, mas milhares de fotos, arquivos, trabalhos e similares perdidos...

E senhas... tantas e tantas senhas... :(

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #793 Online: 30 de Abril de 2012, 18:26:30 »
Aprendendo com os erros... alguém recomenda um bom serviço de backup online?

De preferência um que não tenha expectativas de ser fechado pelo FBI... :lol:

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #794 Online: 30 de Abril de 2012, 18:57:27 »
Aprendendo com os erros... alguém recomenda um bom serviço de backup online?

De preferência um que não tenha expectativas de ser fechado pelo FBI... :lol:
Use o www.adrive.com  tem 50 GB de espaço grátis, tenho arquivos nele já faz mais de dez anos e é seguro. Tem opções pagas para mais espaço. :ok:
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #795 Online: 30 de Abril de 2012, 20:40:13 »
Então vai ser um dos... vou manter uns 3, só por garantia... :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #796 Online: 30 de Abril de 2012, 20:52:06 »
E pq não um HD externo?

outra coisa q eu faço é ter a partição de sistema separada da de dados, assim, se precisar "formatar" não perco os dados.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #797 Online: 30 de Abril de 2012, 20:55:52 »
Credo, o que vocês têm de tão importante nesses HDs?

Únicas coisas que eu perderia pra sempre se desse pau no meu HD são milhares de fotos, mas eu nem sou tão saudosista assim. Ah, e meu save de 50 horas no Skyrim :lol: O resto nada que umas horas de download não resolvessem.

Trabalhos da faculdade, arquivos importantes do trabalho, etc, eu sempre tenho em mais um pendrive ou no e-mail.

EDIT: se vocês têm coisas realmente importantes no HD do computador, demoraram pra fazer um RAID 1.
« Última modificação: 30 de Abril de 2012, 20:57:53 por Di Gaúcho »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #798 Online: 30 de Abril de 2012, 21:11:47 »
Credo, o que vocês têm de tão importante nesses HDs?

Segredos inconfessáveis.  :hihi:

Eu uso o Dropbox. Agora tem também 20 Gb no SkyDrive, da Microsoft. Dá para quebrar o galho bem.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #799 Online: 30 de Abril de 2012, 21:34:52 »
Eu trabalho com simulações que geram arquivos de dados de 2GB fácil. E elas sempre vêm às dezenas...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!