Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207861 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #800 Online: 01 de Maio de 2012, 00:08:48 »
Eu trabalho com simulações que geram arquivos de dados de 2GB fácil. E elas sempre vêm às dezenas...

É, aí a nuvem do Tio Bill não aguenta.

O jeito é HD monster, uma horda deles.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #801 Online: 01 de Maio de 2012, 20:55:33 »
O Mussain deve estar usando Windows, porque o pspad só tem para Windows, então não dá pra contar os campos com o awk a não ser que ele instale o cygwin. Mas desconfio que ele pode resolver o problema de outra forma, sem precisar de um passo de contagem de campos.

Dá pra usar um editor de planilhas (Excel ou então o Calc do Open Office / BR Office) para editar o arquivo como se fosse uma tabela, e quando tiver terminado basta salvar o arquivo de novo no formato texto. Talvez precise fazer umas substituições de caracteres via notepad++ ou pspad para deixar o arquivo novamente no formato original com o delimitador "|", mas a possibilidade de trabalhar dentro do Excel ou Calc já deve facilitar muito as coisas. Quando tentar abrir o arquivo texto no Excel/Calc, ele vai perguntar de qual forma os campos estão separados, pode ser por comprimento ou por um caracter separador, daí escolha o caracter "|".

Faça backup do arquivo antes.
Conheço o cygwin. Eu usava o excel, mas descobri que todas as funções que preciso utilizar estão no notepad ++ e mais ainda no pspad. Isso que eu estou falando a companhia FORTES INFORMÁTICA faz, mas apenas para o modelo de seus arquivos, que na pratica é o mesmo modo de escrita do arquivo de exportação e importação.

Da forma que vc está falando, não dá para contar campos, pois não se trata de uma tabela. As linhas na vertical que falei são apenas separatórias (seria melhor um modelo para mostrar). Um exemplo que vc pode criar para ver o modelo é no programa SPED FISCAL ou PIS-COFINS. O banco de dados que falo tem o mesmo modelo. Mesmo modelo, não que seja igual.

Ainda preciso de algo que conte esses benditos campos para mim, e os deixe editá-los livremente.... :(

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #802 Online: 01 de Maio de 2012, 22:14:47 »
Da forma que vc está falando, não dá para contar campos, pois não se trata de uma tabela. As linhas na vertical que falei são apenas separatórias (seria melhor um modelo para mostrar). Um exemplo que vc pode criar para ver o modelo é no programa SPED FISCAL ou PIS-COFINS. O banco de dados que falo tem o mesmo modelo. Mesmo modelo, não que seja igual.

Eu já havia percebido que os caracteres '|' são apenas separatórios, não é esse o problema. Não estou esperando que o arquivo pareça uma tabela dentro de um editor de textos como o notepad++. Esse tipo de arquivo referente a emissão fiscal costuma ter campos que admitem comprimentos diferentes, por exemplo a descrição do produto/serviço pode ser curta como "caixa de clipes" ou comprida como "estojo escolar de madeira faber-castell"; o mesmo vale para campos numéricos como valor unitário e alíquota de ICMS que podem tanto ser 1.00 como 100.00 (só um exemplo para ilustrar a diferença de comprimento, sei que o formato não é exatamente esse). É claro que essas diferenças quebram o alinhamento vertical dos campos, porque uma nota fiscal com esses dois produtos vai ficar mais ou menos assim:

100|caixa de clipes|1|2.99|17.00|...
2277|estojo escolar de madeira faber-castell|4|5.99|17.00|...

Mas se for feita a importação no excel do jeito que falei, o excel vai saber organizar esses campos numa tabela, de uma forma parecida com a que você visualiza no banco de dados, onde os campos continuam tendo comprimentos diferentes, mas a visualização é em formato de tabela. Ele vai exibir assim:

100  caixa de clipes  1  2.99  17.00
  2277  estojo escolar de madeira faber-castell  4  5.99  17.00

Aí você fala: "tá, agora até dá pra contar e editar, mas para mim não serve porque não consigo voltar isso pro formato original". Mas se salvar como arquivo .csv fica facinho voltar os "|" no lugar, vai por mim.

Agora, o que pode ter acontecido é que eu tenha deduzido errado o motivo para a contagem dos campos. Achei que era para ajudar a se orientar no arquivo original, onde os dados estão desalinhados. Se for outro motivo, esclareça aí pra gente.
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, 22:35:42 por Digão »

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #803 Online: 02 de Maio de 2012, 01:03:41 »
E pq não um HD externo?

outra coisa q eu faço é ter a partição de sistema separada da de dados, assim, se precisar "formatar" não perco os dados.
Realmente o hd externo é um bom começo. Seria preferível a HD solid state pois se cair no chão tem mais chance de não danificar.
Regra número 1 para backups: Manter pelo menos 2 cópias em lugares físicos separados,
então particionar a hd é um risco, pois se ela dá pau, já era. Se pegar fogo no ambiente, então...
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #804 Online: 02 de Maio de 2012, 05:28:32 »
E pq não um HD externo?

outra coisa q eu faço é ter a partição de sistema separada da de dados, assim, se precisar "formatar" não perco os dados.
Realmente o hd externo é um bom começo. Seria preferível a HD solid state pois se cair no chão tem mais chance de não danificar.
Regra número 1 para backups: Manter pelo menos 2 cópias em lugares físicos separados,
então particionar a hd é um risco, pois se ela dá pau, já era. Se pegar fogo no ambiente, então...

Eu não disse que seria a solução para todos os problemas, mas certamente é solução para o que parece ser a causa mais comum de perda de dados de usuários de Windows: "ter que formatar" e os dados estarem na mesma partição.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #805 Online: 02 de Maio de 2012, 09:49:36 »
Acho que a única coisa que eu enlouqueceria se perdesse seriam os mais de 40 GB de músicas que eu acumulei desde que comecei a acessar a internet.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #806 Online: 02 de Maio de 2012, 10:01:15 »

Eu assino embaixo na partição separada, recomendo fortemente. Mas depois de feito vai exigir atenção durante as formatações, para não apagar nenhuma partição importante por engano. Fora isso é um sossego, começo a salvar os dados sempre nela e fico bem em paz na hora do "ih, vai ter que formatar" (a não ser que você seja como meu irmão tonto que salvava tudo em "Meus Documentos" na mesma partição que o Windows (mas por sorte consegui recuperar com um programa de recuperação de dados, o Recuva, que por sinal é free). Não que você precise perder o hábito de salvar no "Meus Documentos", mas dá pra mudar essa pasta de local e jogar na partição adequada.

Meu único drama com backup agora é a placa-mãe não ter suporte para fazer um espelhamento em RAID. :( Sou meio medroso com os discos/nuvens virtuais. Com HD externo dá pra ficar contente?
« Última modificação: 02 de Maio de 2012, 10:06:49 por Digão »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #807 Online: 02 de Maio de 2012, 10:05:49 »
HD externo + um script esperto de rsync e você não terá dores de cabeça! :ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #808 Online: 02 de Maio de 2012, 10:33:28 »
Acho que a única coisa que eu enlouqueceria se perdesse seriam os mais de 40 GB de músicas que eu acumulei desde que comecei a acessar a internet.
Os meus arquivos de fotos e músicas estão todos no adrive.com, tem que ter paciência, os arquivos demoram para subir (upload), tudo que fotografo mando para lá, e gravo em dvd, e tenho na hd, então de alguma maneira posso salvá-los.

Eu não disse que seria a solução para todos os problemas, mas certamente é solução para o que parece ser a causa mais comum de perda de dados de usuários de Windows: "ter que formatar" e os dados estarem na mesma partição.
Realmente é o que todos deviam fazer, ter uma partição só para o Sistema e as demais para os arquivos, inclusive eu que uso o Windows tenho a prática de mudar o meus documentos para as partições dos arquivos, é fácil fazer isto. No Linux e Mac, não sei como isso funciona.
« Última modificação: 02 de Maio de 2012, 10:36:22 por zambest »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #809 Online: 02 de Maio de 2012, 12:36:36 »
Realmente é o que todos deviam fazer, ter uma partição só para o Sistema e as demais para os arquivos, inclusive eu que uso o Windows tenho a prática de mudar o meus documentos para as partições dos arquivos, é fácil fazer isto. No Linux e Mac, não sei como isso funciona.
Na hora de instalar, basta definir uma partição separada para /home (equivale ao Meus Documentos do Windows).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #810 Online: 02 de Maio de 2012, 12:38:37 »
Na hora de instalar, basta definir uma partição separada para /home (equivale ao Meus Documentos do Windows).

Que é exatamente o que eu faço.

Só acho que  o /home é mais que o Meus Documentos do Windows. Mas parece que depois do Windows XP, a política de diretórios mudou um pouco.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #811 Online: 02 de Maio de 2012, 13:04:37 »
Só acho que  o /home é mais que o Meus Documentos do Windows. Mas parece que depois do Windows XP, a política de diretórios mudou um pouco.

Não saberia dizer porque ainda estou no XP.  ::) Mas no Linux, onde o controle de acesso a arquivos é bem organizadinho, o local correto para o usuário comum guardar arquivos é em seu subdiretório correspondente dentro de /home, que também guarda algumas configurações de programas.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #812 Online: 06 de Maio de 2012, 18:16:54 »
Bah, de vez enquando metade do meu monitor "fecha", "comprime"... Imagino que saibam o que é. Deve estar pifando, ai ai...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #813 Online: 06 de Maio de 2012, 18:23:16 »
É de tubo?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #814 Online: 06 de Maio de 2012, 18:40:07 »
É. :(

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #815 Online: 06 de Maio de 2012, 18:45:08 »
 :rip:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #816 Online: 06 de Maio de 2012, 19:14:31 »
Bah, de vez enquando metade do meu monitor "fecha", "comprime"... Imagino que saibam o que é. Deve estar pifando, ai ai...

Já tentou aproximar um imã da tela? Talvez ajude...

:hipocrita:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #817 Online: 06 de Maio de 2012, 19:24:55 »
È, tá na hora de vir pro séc XXI
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #818 Online: 06 de Maio de 2012, 21:08:26 »

É, eu sei física básica para saber que isto não é uma boa idéia. :P

È, tá na hora de vir pro séc XXI

Mas o século XX é mais legal! Eles têm Beatles, Muppets, De volta pro futuro. Varíola, também.

Bem, o monitor já teve seus 8-9 anos de vida. Teve uma vida longa... Descanse em paz...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #819 Online: 06 de Maio de 2012, 21:28:10 »
Bom, tem um De Volta pro Futuro que se passa em 2015 ::)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #820 Online: 06 de Maio de 2012, 22:00:06 »
Defletor. Aconteceu com meu antigo monitor também há muuuuuuuito tempo atrás. O conserto nem sai tão caro, mas dependendo da idade do seu monitor sugiro já comprar um novo, até porque a tendência é aparecerem outros problemas em breve.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #821 Online: 06 de Maio de 2012, 22:06:37 »
Esse papo me deixou curioso, qual é a expectativa de renda pra quem trabalha com física?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #822 Online: 06 de Maio de 2012, 23:23:02 »

Eutanásia...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline alersson

• Nível 10
  • *
« Resposta #823 Online: 08 de Maio de 2012, 00:32:15 »
Adrive, RAID, hd externo, partição separada...
acho que eu estou ficando ultrapassado :umm:
será que só eu aqui que usa DVDs para backup?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #824 Online: 08 de Maio de 2012, 06:44:44 »
Adrive, RAID, hd externo, partição separada...
acho que eu estou ficando ultrapassado :umm:
será que só eu aqui que usa DVDs para backup?
Se você tem pouca coisa para guardar, DVDs funcionam (mas é bom testá-los depois).
Na verdade, com pouca coisa até pendrive serve.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!