Da forma que vc está falando, não dá para contar campos, pois não se trata de uma tabela. As linhas na vertical que falei são apenas separatórias (seria melhor um modelo para mostrar). Um exemplo que vc pode criar para ver o modelo é no programa SPED FISCAL ou PIS-COFINS. O banco de dados que falo tem o mesmo modelo. Mesmo modelo, não que seja igual.
Eu já havia percebido que os caracteres '|' são apenas separatórios, não é esse o problema. Não estou esperando que o arquivo pareça uma tabela dentro de um editor de textos como o notepad++. Esse tipo de arquivo referente a emissão fiscal costuma ter campos que admitem comprimentos diferentes, por exemplo a descrição do produto/serviço pode ser curta como "caixa de clipes" ou comprida como "estojo escolar de madeira faber-castell"; o mesmo vale para campos numéricos como valor unitário e alíquota de ICMS que podem tanto ser 1.00 como 100.00 (só um exemplo para ilustrar a diferença de comprimento, sei que o formato não é exatamente esse). É claro que essas diferenças quebram o alinhamento vertical dos campos, porque uma nota fiscal com esses dois produtos vai ficar mais ou menos assim:
100|caixa de clipes|1|2.99|17.00|...
2277|estojo escolar de madeira faber-castell|4|5.99|17.00|...
Mas se for feita a importação no excel do jeito que falei, o excel vai saber organizar esses campos numa tabela, de uma forma parecida com a que você visualiza no banco de dados, onde os campos continuam tendo comprimentos diferentes, mas a visualização é em formato de tabela. Ele vai exibir assim:
100 | caixa de clipes | 1 | 2.99 | 17.00 |
2277 | estojo escolar de madeira faber-castell | 4 | 5.99 | 17.00 |
Aí você fala: "tá, agora até dá pra contar e editar, mas para mim não serve porque não consigo voltar isso pro formato original". Mas se salvar como arquivo .csv fica facinho voltar os "|" no lugar, vai por mim.
Agora, o que pode ter acontecido é que eu tenha deduzido errado o motivo para a contagem dos campos. Achei que era para ajudar a se orientar no arquivo original, onde os dados estão desalinhados. Se for outro motivo, esclareça aí pra gente.