Assunto: Bateria do laptpo.......
Qual a melhor forma de uso do laptop......usando a bsateria , e carregando, ou direto na rede?
Se a bateria for de lítio, o ideal é evitar que ela fique muito aquecida e se não for usá-la por muito tempo (meses, anos), pode valer a pena deixá-la de fora do note. Nesse caso, é bom armazená-la com 40% de carga mais ou menos.
Temperatura alta e ciclos de recarga é o que costuma diminuir a vida útil das baterias de lítio. Não é necessário ficar fazendo ciclos na bateria, descarregando e recarregando e também não há "efeito memória". Isso é coisa das baterias de Níquel-cádmio.
Minha bateria tem quase dois anos e eu costumo suar o laptop com a bateria 100% carregada e ligado à tomada, poucas vezes uso a bateria. Desde então, a capacidade máxima dela só diminuiu em 2%.
Uma coisa que se deve evitar é descarregar pouco a bateria (2 a 5%) e recarregá-la. Cada vez que a bateria é carregada, mesmo que poucos % considera-se um ciclo de carga e descarga e isso diminui a vida dela. Parece que uma bateria de laptop costuma ser feita para 300 a 600 ciclos de recarga.
Por isso às vezes você pode ver que sua bateria está em 98% e o laptop conectado à tomada, mas não recarrega nada. Alguns computadores têm um dispositivo que impede que a bateria seja recarregada se a carga for superior a 95-98% justamente para evitar "gastar" um ciclo desse.
Não tenhoa qui os lugares onde vi essas informações, mas eu pesquisei sobre isso quando minha bateria da Dell morreu.