Era um voto dado esperando uma justificativa Geo
.
Talvez.
Mas ainda é um critério estranho para alguém como o Luiz Souto.
Geo a questão não é apenas os apoios dados em período eleitoral , onde a hipocrisia de PSDB e PT está comendo solta.
É claro que eu sei que Garotinho não é melhor que Malafaia em se tratando do laicismo ( embora seja difícil ganhar em ruindade da TFP). Mas a questão é que o PT não é igual PSDB na sua base de militância.
Na base do PT existem militantes dos movimentos de mulheres , movimentos de homossexuais e de comunidades eclesiais , militantes estes que participam em nome do PT nestes movimentos e fizeram parte da elaboração do PNDH-3 que está sob ataque das lideranças religiosas. O PSDB não tem nem nunca teve isto.
É claro que a direção do PT há muito tempo se descolou desta base militante e costura seus acordos de cúpula para fins eleitorais mas ao mesmo tempo ela não pode descartá-los já que eles que mantém a ligação com a base de apoio sindical , comunitária e etc...
Para após o período eleitoral , que é quando na prática as questões sobre aborto , direitos dos homossexuais , etc terão de ser levadas ao congresso a pressão desta militância de base pode ( friso o condicional) levar a uma modificação na relação do PT com os apoios eleitorais de hoje , uma vez garantida a vitória de Dilma.
Não estou dizendo que isto ocorrerá mas que do lado do PT há espaço para pressão de sua base ( que inclui de líderes comunitários a intelectuais) , calados neste período eleitoral por conta da necessidade de ganhar , mas que podem ( friso o condicional de novo) influir no período pós-eleitoral. Não há este tipo de relação base-cúpula no PSDB/DEM e a posição empenhada atual de Serra com o reacionarismo religioso não terá possibilidade de influência por pressão interna.
Portanto , ao contrário do que acha o Agnóstico , o meu não é um voto dado esperando justificativa , mas o voto racional de um ex- militante petista , sem ilusões quanto ao PT , no que poderá ( condicional frisado pela terceira vez) ser o menos pior.