Enquete

Qual é o seu candidato para 2010

Dilma Rousseff (PT)
21 (29.2%)
José Serra (PSDB)
36 (50%)
Branco
0 (0%)
Nulo
15 (20.8%)

Votos Totais: 69

enquete encerrada: 31 de Outubro de 2010, 22:54:13

Autor Tópico: Eleições 2010  (Lida 209361 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Eleições 2010
« Resposta #4175 Online: 11 de Novembro de 2010, 18:04:19 »
Tiririca consegue ler e escrever, mas decisão cabe ao juiz

Deputado federal eleito conseguiu ler as manchetes apresentadas a ele e também escrever uma frase ditada

O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como o comediante Tiririca, conseguiu escrever o ditado a que foi submetido hoje em processo que corre na Justiça Eleitoral de São Paulo. Ele também conseguiu ler em voz alta as manchetes de jornais que foram apresentadas a ele.

A frase ditada foi extraída aleatoriamente de um livro da Justiça Eleitoral. “A promulgação do código eleitoral em fevereiro de 1932 trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral”. As manchetes foram “Procon manda fechar lojas que vendem produtos vencidos” e “O tributo final a Senna”. Para ser candidato no Brasil uma pessoa tem que ser alfabetizada e o Ministério Público levantou a suspeita de que ele não seria alfabetizado. O teste foi feito na manhã desta quinta-feira nas instalações do TRE-SP.

Após pausa para o almoço, Tiririca retornou ao prédio do TRE para participar do depoimento de testemunhas. Segundo o presidente do tribunal, Walter de Almeida Guilherme “não se pode afirmar se ele sabe ler ou escrever” a partir do teste feito. A decisão caberá ao juiz Aloízio Silveira, da primeira zona eleitoral.

Tiririca foi convidado a fazer um teste grafotécnico para constatar que a carta entregue à Justiça Eleitoral havia sido escrita de próprio punho. Mas ele se recusou a fazer o teste grafotécnico, agindo dentro do que prevê a legislação, já que ele não estava obrigado a apresentar provas contra ele mesmo. Por isso foi submetido aos exames de leitura e ditado.

Diplomação

O presidente do TRE-SP, Walter Almeida Guilherme, informou que o deputado eleito "vai ser diplomado, independentemente do resultado ou da decisão do juiz" que julgará se Tiririca é alfabetizado. Segundo Guilherme, "o registro (da candidatura) foi deferido tecnicamente e não existe nenhuma provocação para que se desfaça esse registro".

Testemunhas

No período da tarde desta quinta-feira, o tribunal começou a ouvir as quatro testemunhas do caso. Os nomes não foram divulgados e há vários rumores sobre o tema. As únicas confirmações até agora são de dois nomes. Um deles é o jornalista Victor Ferreira, da revista Época, que numa reportagem escreveu que a grafia dos autógrafos dados por Tiririca era diferente da existente na declaração apresentada à Justiça Eleitoral.

A outra testemunha, citada na reportagem de Ferreira, é o humorista Ciro Botelho, que escreveu o livro "As piadas fantárdigas do Tiririca". Na reportagem da revista, Botelho disse que escreveu o livro sozinho, com base em histórias contadas por Tiririca, e que este não sabe ler nem escrever.

Denúncia

Nesta manhã, Tiririca participou de uma audiência no TRE-SP por conta de uma acusação feita pelo promotor eleitoral Maurício Lopes de fraude na declaração em que afirmou ser alfabetizado para poder se candidatar. O deputado eleito driblou a imprensa ao deixar o TRE-SP.

Os defensores do deputado eleito alegam que ele é alfabetizado, mas que, ao se candidatar, ele contou com a ajuda da mulher para redigir a declaração por ser portador de síndrome que o impede de unir o indicador e polegar.

Tiririca foi eleito com 1.353.820 votos - deputado federal mais votado do País em 2010 - para o cargo de deputado federal nestas eleições pela coligação Juntos por São Paulo (PR/PT/PRB/PC do B/PT do B). Ele é filiado ao Partido da República (PR).

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/tiririca+consegue+ler+e+escrever+mas+decisao+cabe+ao+juiz/n1237824856253.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4176 Online: 11 de Novembro de 2010, 19:04:52 »
Então ele não é analfabeto. Pela legislação pode assumir.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4177 Online: 11 de Novembro de 2010, 21:21:08 »
Ré no caso sanguessugas pede demissão da equipe de transição
Pedido foi aceito e será publicado amanhã (12) no Diário Oficial

Adriano Ceolin, iG Brasília | 11/11/2010 14:38 -

A equipe de transição para o governo Dilma Rousseff teve a sua primeira baixa nesta quinta-feira. A advogada Christiane Araújo de Oliveira pediu exoneração do cargo para o qual havia sido recém-nomeada com salário de R$ 2.600. Ela deixa o grupo após a revelação de que sofre duas ações de improbidade pela Justiça de Alagoas por conta do seu envolvimento na máfia dos sanguessugas. Christiane alega inocência.

O pedido de exoneração será publicado na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira. Christiane foi denunciada pelo Ministério Público de Alagoas em 2008. Em entrevista ao jornal “O Globo”, a advogada disse que “não há sentença” contra ela. Christiane envolveu-se no escândalo dos sanguessugas quando era funcionária do gabinete do deputado João Caldas, que atualmente é filiado ao PSDB.

O caso foi revelado em 2006 após uma investigação da Polícia Federal que identificou um esquema de fraudes e desvios de recursos do ministério da Saúde para a compra de ambulâncias superfaturadas. Os parlamentares direcionavam emendas para recebimento de propina. Na oportunidade, foram presas 42 pessoas. Entre elas, empresários, servidores da Câmara e do Ministério da Saúde e ex-deputados.

Segundo a assessoria de imprensa da equipe de transição, Christiane telefonou para pedir sua exoneração ainda pela manhã desta quinta-feira. Até agora 25 nomes foram confirmados do grupo de Dilma. Segundo a assessoria, cada nome foi submetido a análises da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/re+no+caso+sanguessugas+pede+demissao+da+equipe+de+transicao/n1237824837502.html

Atheist

• Visitante
« Resposta #4178 Online: 12 de Novembro de 2010, 00:26:11 »
Bom, a desculpa do "eu não sabia" não cola mais... Ela foi denunciada em 2008!!!

E essa tal de Abin... Que tipo de inteligência é essa?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4179 Online: 12 de Novembro de 2010, 11:08:05 »
Prova de alfabetização de Tiririca é insatisfatória, diz promotor

Maurício Lopes afirma que não viu 30% de acerto no ditado, mas admite que deputado eleito se saiu bem na parte de leitura

O promotor eleitoral Maurício Lopes não ficou satisfeito com o resultado do teste feito pelo deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, nesta quinta-feira para mostrar que não é analfabeto. Tiririca foi submetido a um ditado em processo que corre na Justiça Eleitoral de São Paulo. Segundo o promotor, o resultado apresentado não foi suficiente para concluir que Tiririca não é um analfabeto funcional.

“Pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em situações análogas o tribunal considerou que seria considerado alfabetizado quem tivesse acertado 30% de um teste. Eu não vi esses 30% de acerto no ditado”, disse o promotor. Segundo Lopes, Tiririca foi mais proficiente no teste de leitura a que também foi submetido.

A frase ditada foi extraída aleatoriamente de um livro da Justiça Eleitoral. “A promulgação do código eleitoral em fevereiro de 1932 trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral”. As manchetes foram “Procon manda fechar lojas que vendem produtos vencidos” e “O tributo final a Senna”. Para ser candidato no Brasil uma pessoa tem que ser alfabetizada e o Ministério Público levantou a suspeita de que ele não seria alfabetizado. O teste foi feito na manhã desta quinta-feira nas instalações do TRE-SP.

“Na avaliação de Maurício Lopes, o fato de Tiririca ser ou não analfabeto funcional não é a principal, e sim a de que ele teria cometido um crime de falsidade ideológica quando apresentou a documentação necessária para candidatar-se à Câmara: “O mais importante é que o documento (para provar alfabetização) que tinha que ser escrito de próprio punho não foi escrito de próprio punho". Os defensores do deputado eleito alegam que ele é alfabetizado, mas que, ao se candidatar, ele contou com a ajuda da mulher para redigir a declaração por ser portador de síndrome que o impede de unir o indicador e polegar.

A audiência desta quinta-feira durou cerca de 12 horas, e o teor das declarações não foi divulgado. O juiz Aloízio Silveira, da primeira zona eleitoral, não proferiu a sua sentença nem sinalizou sobre quando o fará.

O promotor diz ainda que vários requerimentos formalizados pelo Ministério Público para produzir provas foram indeferidos pelo juiz. O promotor adiantou que vai entrar com mandato de segurança até a próxima terça-feira para pedir a quebra do sigilo bancário e fiscal de Tiririca, que é suspeito de ter ocultado bens na sua documentação de candidato.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/tiririca+promotor+diz+ser+insatisfatoria+prova+de+alfabetizacao/n1237825322417.html

Na minha opinião, o promotor já está exagerando nesse caso.

It's an award I've won"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4180 Online: 12 de Novembro de 2010, 11:09:17 »
Parece que querem muito tirar Tiririca e pôr o próximo da lista do PR...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Temma

• Visitante
« Resposta #4181 Online: 12 de Novembro de 2010, 11:26:01 »
Parece que querem muito tirar Tiririca e pôr o próximo da lista do PR...

mas se não me engano os votos para o tiririca seriam anulados, e não ficariam para a legenda. O benefício é pra outros partidos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4182 Online: 12 de Novembro de 2010, 12:54:14 »
Um dos beneficiados pelo impedimento da Tiririca seria José Genoíno, se bem me lembro.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4183 Online: 12 de Novembro de 2010, 14:22:57 »
Ai tem coisa

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #4184 Online: 12 de Novembro de 2010, 15:39:02 »
Mas falsificar uma declaração de próprio punho é realmente uma acusação gravíssima para um deputado. É como falsificar uma assinatura.
Não sei se deveria impedir a sua eleição, mas pelo menos uma condenação com uma multa salgada ... se for comprovado é claro.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #4185 Online: 12 de Novembro de 2010, 16:42:47 »
E essa tal de Abin... Que tipo de inteligência é essa?

Temma

• Visitante
« Resposta #4186 Online: 12 de Novembro de 2010, 16:54:09 »
Um dos beneficiados pelo impedimento da Tiririca seria José Genoíno, se bem me lembro.

FICA TIRIRICA,FICA!!!

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4187 Online: 12 de Novembro de 2010, 17:20:31 »
Mas falsificar uma declaração de próprio punho é realmente uma acusação gravíssima para um deputado. É como falsificar uma assinatura.
Não sei se deveria impedir a sua eleição, mas pelo menos uma condenação com uma multa salgada ... se for comprovado é claro.
E se for verdade o fato de que ele tem dificuldade com os movimentos da mão? Reclamar que ele não escreveu também me parece exagero se isso for demonstrado.

It's an award I've won"

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #4188 Online: 13 de Novembro de 2010, 16:43:04 »
E se for verdade o fato de que ele tem dificuldade com os movimentos da mão? Reclamar que ele não escreveu também me parece exagero se isso for demonstrado.
Acho essa hipótese inverossímil, pois dá para escrever bem com uma caneta entre quaisquer dois dedos adjacentes da mão (fiz o teste aqui), uma vez que vi no jornal que ele alega ter dificuldade de coordenação entre os dedos polegar e indicador. Além do mais tem a denúncia de que ele dá autógrafos com a maior facilidade.

Independente disso eu acho que se um analfabeto pode votar, ele tb poderia se eleger ... mas a regra é outra ...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4189 Online: 13 de Novembro de 2010, 17:31:29 »
Acho essa hipótese inverossímil, pois dá para escrever bem com uma caneta entre quaisquer dois dedos adjacentes da mão (fiz o teste aqui), uma vez que vi no jornal que ele alega ter dificuldade de coordenação entre os dedos polegar e indicador. Além do mais tem a denúncia de que ele dá autógrafos com a maior facilidade.

Independente disso eu acho que se um analfabeto pode votar, ele tb poderia se eleger ... mas a regra é outra ...
Entre votar e legislar vai uma looonga distancia......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4190 Online: 13 de Novembro de 2010, 18:04:29 »
Como alguém vai legislar sem conseguir ler as leis ou até mesmo elaborar uma?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #4191 Online: 13 de Novembro de 2010, 18:06:06 »
Entre votar e legislar vai uma looonga distancia......
Verdade ... é complicado ... mas no caso do Tiririca eu acho que a questão que pega mesmo seria uma suposta tentativa de fraude.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4192 Online: 13 de Novembro de 2010, 18:08:11 »

FICA TIRIRICA,FICA!!!

Começa agora o movimento "Tiririca Fica!"
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #4193 Online: 13 de Novembro de 2010, 18:08:39 »
Como alguém vai legislar sem conseguir ler as leis ou até mesmo elaborar uma?
É ... polêmico ... mas como consegue votar se não sabe ler leis, notícias, etc. Acho que um deputado tem mais é que votar a favor das propostas dos que o elegeram, e um anarfa a princípio consegue ... imagino

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4194 Online: 13 de Novembro de 2010, 18:11:14 »
O que voces acham da ideia de não permitir o voto de analfabetos e dos jovens entre 16 e 18 anos incompletos?
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #4195 Online: 13 de Novembro de 2010, 18:31:31 »
O que voces acham da ideia de não permitir o voto de analfabetos e dos jovens entre 16 e 18 anos incompletos?
Complicado Geotecton ... mas tb acho que não vai fazer muita diferença, pois a população analfabeta já é minoria, e tende a ser cada vez menor ou virtualmente desaparecer. Casos como o do Tiririca são e serão cada vez mais raros.
Agora sobre os jovens, qual o problema ou o benefício de eles votarem ou não?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4196 Online: 13 de Novembro de 2010, 18:37:41 »
Complicado Geotecton ... mas tb acho que não vai fazer muita diferença, pois a população analfabeta já é minoria, e tende a ser cada vez menor ou virtualmente desaparecer. Casos como o do Tiririca são e serão cada vez mais raros.
Agora sobre os jovens, qual o problema ou o benefício de eles votarem ou não?

Sobre os jovens o que me intriga é que eles são considerados como capazes e imputáveis na escolha de governantes e legisladores mas são inimputáveis civilmente, no caso de cometerem alguma contravenção ou crime, seja contra a vida ou contra o patrimônio.

Acho isto contraditório.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2010, 19:03:26 por Geotecton »
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #4197 Online: 13 de Novembro de 2010, 18:47:03 »
Sobre os jovens o que me intriga é que eles são considerados como capazees e imputáveis na escolha de governantes e legisladores mas são inimputáveis civilmente, no caso de cometerem alguma contravenção ou crime, seja contra a vida ou contra o patrimônio.
Acho isto contraditório.
Sim é um pouco ... mas talvez seja toda a fase da adolescência ... é uma fase de transição onde não estão definidos estas questões com clareza.
Eu acho que é bom o voto facultativo para essa idade, pois os que tiverem interesse em votar e aprender melhor sobre cidadania, democracia, etc tem essa oportunidade, e como eles tb são uma minoria, não vejo mal em princípio.

Agora sobre as responsabilidades, eu acho que elas deveriam crescer gradualmente com a idade, assim como os direitos no caso do voto. Assim, concordo que deva se ter algum critério de responsbilização de crimes, etc onde quanto mais próximo dos 18 anos maior o grau de responsabilidade e de penalização.
Eu acho que a lei brasileira, ou a sua aplicação, ou as instituições que a aplicam, realmente não fazem um bom trabalho, como temos o caso do Champinha que matou o casal de adolescentes e saiu livre e solto com menos de 1 ano de internação (acho). Nesse caso, acho que ele deveria ficar internado por mais tempo, pois o crime foi gravíssimo. Logo o critério de que aos 18 anos ele fosse libertado é falho na minha opinião. Mas tb teve um caso nos EUA onde um garoto de 9 anos (acho) foi condenado a prisão perpétua ... um exagero.

O bom senso deveria prevalecer ... deveria

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4198 Online: 17 de Novembro de 2010, 12:51:25 »
Após eleição, STM libera processo de petista

Passadas as eleições, o Superior Tribunal Militar (STM) liberou ontem o acesso ao processo aberto durante a ditadura militar contra a presidente eleita, Dilma Rousseff. A consulta à ação estava indisponível por determinação do presidente do STM, Carlos Alberto Soares, que dizia temer o uso político das informações durante o período eleitoral.

Por 10 votos a 1, o plenário do STM autorizou acesso amplo e irrestrito ao processo instaurado em 1970, quando Dilma militava em movimentos contrários ao regime militar. Além dela, outras 71 pessoas são citadas na ação penal, na qual são relatadas situações de torturas.

Os ministros atenderam a pedido do jornal Folha de S. Paulo, que tentava consultar o processo desde maio. Em agosto, o jornal protocolou um mandado de segurança pedindo que as informações fossem liberadas. Até ontem o acesso estava proibido.

Antes da eleição, o STM começou a discutir o caso. Poucos dias antes do segundo turno, a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu adiar o julgamento, impedindo o acesso ao processo e blindando Dilma.

Após o julgamento, a advogada do jornal, Taís Gasparian, lamentou que o acesso só tenha sido liberado após as eleições. Segundo ela, foi 'uma vitória da sociedade, que poderá ter acesso a documentos históricos'.

Relator do mandado de segurança, o ministro Marcos Torres foi o único a votar contra a liberação. Ele propôs que só houvesse liberação da ação se os 72 citados fossem consultados, o que foi rejeitado. Incisivo, o ministro José Coelho Ferreira disse que uma pessoa que quer servir o País não pode querer que fatos históricos ligados à sua vida sejam subtraídos da informação do povo.

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/artigo.aspx?cp-documentid=26380192

It's an award I've won"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4199 Online: 17 de Novembro de 2010, 14:02:26 »

Só há crime de falso se o documento tem potencial lesivo. Caso ele prove que sabe ler e escrever, como parece que já provou, não há crime, pois o documento não tem potencial lesivo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!