repito também. A eleição está polarizada. Quem ganhará será a Dilma ou o Serra. Faço questão de votar nulo para mostrar que há um hiato atual na representação dos anseios da população. Se você não vê significado nisso, azar.
Não critico quem decide votar nulo, embora também ache uma forma contraproducente de protestar, mas discordo do argumento em negrito.
No que diz respeito a eleições, o brasileiro tem se mostrado, antes de tudo, pragmático. A lógica para a maioria dos eleitores é simples:
"1) minha vida melhorou durante o atual governo. 2) O Poste promete ser uma continuação do governo atual.
Ergo votarei no poste."
Sutilezas como política externa, compromisso com a ética e administração responsável não parecem ter grande prioridade na cabeça do brasileiro médio.
No meu caso, pretendo exercitar meu próprio pragmatismo votando para governador no candidato apoiado pelo Lula (por ter feito um bom
primeiro governo e ser menos pior que a alternativa), para deputados estaduais votarei naqueles que apoiarão o governador. Para senador
e dep. federal, votarei na oposição, pois parece que o Poste vai ganhar mesmo. Para presidente, taparei o nariz e votarei no Serra.
Sabem quando aparecem aquelas noticias dizendo que um um país qualquer foi aprovada uma lei absurda e que a oposição, em protesto, não compareceu ao parlamento? Então, a lei absurda foi aprovada e o protesto não teve efeito nenhum, a não ser facilitar a vida de quem propos o projeto absurdo. Votar nulo é um direito, se for o caso de não ter NINGUÉM pra votar, até passa, mas como forma de protesto é completamente inútil.
Pois é. Aconteceu na Venezuela: a oposição boicotou uma eleição. Resultado? O parlamento de lá ficou totalmente controlado por chavistas.