Então está dizendo que o PT era mais competente na oposição do que o PSDB/DEM hoje? Não tinha pensado por esse lado.
É exatamente o que estou dizendo. Veja só o comportamento da oposição desde 01/01/2003: de cautelosa simpatia a um moderado "bico" por causa da ortodoxia econômica de Lula e da popularidade do presidente. Do Mensalão em diante eu pensei que chegariam a pedir o Impeachment (o que seria, em minha opinião, um erro). Depois resolveram adotar a tática do sangramento lento. Conseguiram com isso abater vários grão-petistas envolvidos na sucessão de escândalos, o que achei muito bom; mas não conseguiram construir uma crítica objetiva ao Lula que não passasse do "ele sabia de tudo".
O resultado foi o que se viu em 2006.
De lá para cá não mudou nada. O DEM poderia representar uma oposição de Direita legítima, mas primeiro, se ressente do rótulo "direitista" não sei por quê. Segundo, não tem um discurso coerente (coisa que nenhum partido brasileiro tem, aliás, salvo talvez o PSTU ou PSOL). Terceiro, fazem uma oposição muito centrada no indivíduo Lula. Já se viu que isso não dá certo.
O PSDB está tentando se achar desde que o FHC saiu do Alvorada, e tenta se apoiar no fato de não ser o Lula. Além disso, brigam internamente de tal forma que levam meses para decidir qualquer coisa urgente.
Mas acho que a oposição ficou mais perdida porque o PT tomou o discurso de modernização do Estado do PSDB, e acho que o Brasil só ganharia com uma oposição de direita que fosse mais coerente e soubesse absorver posições que estão mais à esquerda do eleitorado, o inverso feito pelo PT. Ou alguém acha um discurso coerente e de proposição, ou a aliança PT/PMDB vai governar cada vez com mais força.
Concordo. O PT mudou o discurso e conseguiu eleger o Presidente duas (três?) vezes. A oposição nem assume que é Direita, nem consegue concordar sobre o que não é.