Acho que não faz sentido comparar o valor do salário mínimo dos EUA convertendo de dólar ra Real. O salário mínimo lá é de 1160 dinheiros e aqui é de 500 e poucos dinheiros. Tem que ver quantos dinheiros custa uma "cesta básica" em cada pais e comparar pelo poder de compra.
Ciente disso. Não sei como comparar o poder de compra do mínimo de lá com o daqui, até porque tanto lá como aqui isso varia
de estado para estado (lembrando que em certos estados dos EUA não existe salário mínimo). O que sei é que quem vive de salário
mínimo por lá vive muito mal. Esse valor que citei mal dá para pagar um aluguel em muitos lugares. A alimentação por lá costuma
ser mais cara do que aqui também. Não é de se surpreender que os EUA tenham o maior índice Gini dos países desenvolvidos (próximo
ao do México e da Argentina)*.
*Off: E, segundo http://en.wikipedia.org/wiki/Gini_index está com uma tendência de crescimento desde o final dos anos 70.
Não tenho tempo para desenvolver o tema agora.
Mas basta ver as desvantagens do índice Gini, indicados no próprio "link".
Como ignorar o fato de que os EUA recebem mais imigrantes que qualquer outro país, talvez mais que a soma de todos os demais países desenvolvidos?
Os EUA ficam atrás de Portugal, Argélia, Egito e Paquistão!
Precisa dizer mais alguma coisa sobre a qualidade deste índice?
P.S.
Se eu não estiver enganado, o salário mínimo existe em todas as unidades da federação nos EUA desde a administração Kennedy e na maioria das unidades o valor estadual é maior que o mínimo nacional.