Cyber,para começar foi razoável
1- Por favor pondere onde as pessoas se sentiriam com menos liberdade,
Com menos liberdade? Bem, provavelmente empresários possam ficar realmente chateados em ver seus ganhos diminuírem. Em não terem mais a "liberdade" de possuir aquilo que os trabalhadores [usando máquinas] geram durante o trabalho. Não teria mais a liberdade de usufruir de riquezas sem trabalhar e contribuir. Mas creio que para a maioria da população, o padrão de vida iria aumentar ao invés de diminuir.
Olha, eu tento ter paciência mas é difícil. Não vou entrar na sua discussão de empresários malvados, vou me focar nos pequenos empreendedores que geram mais de 50% dos empregos do brasil.
Não disse algo maniqueísta do tipo "empresários malvados". Mas é fato que empresários teriam seus ganhos diminuídos. Aliás, este seria um tipo de emprego que nem teria como existir da mesma forma que é hoje.
2- A liberdade de imprensa é algo que será mantida?
Com certeza.
Ahhh.. sim? Porque não rolou em todas as implementações?
Digamos que alguém começa a mostrar as contradições do modelo e quer fazer um partido capitalista?
Que façam então. Desde que não sejam financiados por estrangeiros, que não tentem fazer guerra civil, golpes de estado, ir contra as leis ou coisas assim, que façam o seu partido capitalista. Assim como atualmente existem partidos comunistas.
3- Será necessário quebrar alguns ovos para fazer um omelete?
Empresários, grandes proprietários e demais pessoas que perderem privilégios estarão dispostos à instigar golpes de estado? Haverão tropas estrangeiras se intrometendo? Se for o caso, aí pode-se lidar com ameaças à ordem e à soberania da mesma forma que em qualquer outra sociedade.
Não foi essa a pergunta: Não pensa que donos de empresas são grandes empresãrios, pare com esse espantalho.
Eu respondi uma pergunta com uma condicional (if-then-else...). O caso em que seria necessário usar a força seria apenas nos casos que comentei. E "dono de empresa" = "empresário". Não estou julgando que todos eles são milionários, sei que não é assim. Mas é que se houver uma resistência às mudanças, é de se esperar que as pessoas por trás dela sejam as que estão perdendo mais com as mudanças. No caso, é fato que serão os empresários e grandes proprietários.
4- O que essa implementação trará de melhor do que existe na Suécia, Suiça, Noruega, Finlandia, Dinamarca, Canada, Coréia do Sul, Japão, etc..?
Diminuição considerável de desigüaldade. Aumento do padrão de vida de uma boa parte da população (embora uma minoria teria uma perda de seus padrões de vida). Sociedade mais democrática. Desemprego muito menor ou praticamente inexistente. Superação de barreiras existentes no capitalismo para todas estas coisas
Mentira. tem alguma evidência.
Mais... porque todos os casos falharam?
Eu comentei nas mensagens anteriores sobre os limites existentes dentro do capitalismo para todas estas coisas. O que eu estaria removendo seriam as causas destes limites para que eles deixem de exstir ou tornem-se mais flexíveis. E já comentei sobre os fracassos das experiências anteriores. O melhor à fazer não é negar as falhas, mas tentar aprender com elas. O que proponho não se encaixa bem nas experiências do modelo soviético que foram implantadas em massa no século XX.
Não estamos em uma sociedade escravocrata. E você não deve ter entendido o texto do Popper.
Não disse que estamos. Foi apenas um exemplo.
Com relação ao texto do Popper, não acho que o que aconteceu foi uma falha de compreensão. Acho que é mais um resultado da forma diferente que eu estou avaliando e concluindo quais seriam os maiores problemas da sociedade. Eu estou enxergando que uma boa parte dos problemas, na verdade seriam causados por falhas estruturais. Por causa disso, existiriam vários problemas aparentes que, ao serem atacados, acabariam ressurgindo mais tarde, da mesma forma que ao atacar sintomas de uma doença, mascaramos suas causas e fazemos com que eles apareçam novamente mais tarde.
Apesar disso, não discordo totalmente de Popper. Por causa disso, eu acho que todos os problemas que puderem ser resolvidos dentro do capitalismo, deveriam ser resolvidos antes de uma transição para outro modelo. Não fazer isso certamente traria problemas mais tarde por fazer com que os problemas de transição se acumulem com muitos outros problemas prévios.
Também concordo com o DDV na avaliação que que a minha opinião é minoritária e que não encontram respaldo na opinião da maioria da população. Paciência, nunca tive nenhuma ilusão de que estas opiniões tem respaldo popular atualmente. Mas é para isso que servem discussões e liberdade de expressão. Talvez algum dia isso mude.