Toda vez que ouço (ou, no caso leio) essa história de que "nunca existiu um comunismo verdadeiro" penso no argumento religioso "se fez algo errado, então não era um cristão verdadeiro".
Fabrício, não vejo sentido em sua comparação do assunto com questões religiosas.
Só acho que há uma falsa questão nessa discussão, que é a tentativa de criar uma dicotomia onde ela não existe de fato.
E como sempre, em qualquer discussão envolvendo dicotomias, ainda que míticas, as paixões tendem a superar a razão, levando a fortes mal entendidos.
Pelo que você está dizendo, parece que ficou com a impressão de eu seja um "comunista" ou algo assim, mas não é o caso. Minha visão de um bom sistema econômico é aquele que envolve o papel do Estado dentro de limites bem definidos, e sob constante vigilância da população.
Nada no mundo pode substituir a liberdade de iniciativa do ser humano.
No entanto, na minha convicção, e com base em meus limitados conhecimentos do ideário marxista, acho que esse ideário jamais foi colocado em prática em lugar nenhum do mundo, mesmo porque considero-os impraticáveis, irreais, desgarrados da realidade humana.