Autor Tópico: Em que se baseia o capitalismo?  (Lida 26290 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Em que se baseia o capitalismo?
« Resposta #125 Online: 14 de Novembro de 2009, 09:45:40 »
Desisto.

As alternativas não-estatais para tudo vão continuar irrefutáveis em sua existência platônica, etérea e nebulosa, onde são perfeitas e maravilhosas, sem nunca serem contrastadas com o que existe na realidade, que também é "refutado" de forma absurdamente generalizada, "não funciona", como se não existisse, e no entanto, não estamos na tal "anarquia" que decorreria dessa inexistência.

É uma pena, porque o assunto de verdade eu acho bem interessante, ao mesmo tempo em que esse posicionamento só acaba causando descrédito a eventuais possíveis, não-fantasiosas, reduções na máquina do estado.

Eu pensava que tentar discutir esse tipo de coisa com comunistas é que era perda de tempo.
Eu me sinto da mesma forma buckaroo, mas o problema está partindo de você ao pedir por uma comparação impossível e irrelevante.

Você insiste quem querer comparar o hoje, com uma ausência do hoje.

Vou repetir o ultimo trecho:
Não é preciso comparar nada com a ausência de estado, isso não existe.

O que você sugere é como ter uma cicatriz e então alguém propor que passar barro todo dia elimina a cicatriz.
Basta constatar que se, após anos tentando tudo que é tipo de barro a cicatriz continua lá, então passar barro não funciona.
O barro é irrelevante, não é preciso comparação de como a cicatriz ficaria se parássemos de passar o barro com como está agora com o barro.

O ônus da prova cabe a quem da a proposta.
Demonstre que a proposta funciona em algum ponto.

O que você diz é mentira deslavada, desculpe. O governo e o estado funcionam sim. A gente está aqui e vê com os próprios olhos, as vezes funcionam bem outras nem tanto. Comparar com algo que não existe e ainda assim pedir que alguém prove que isso que temos hoje é melhor do que teríamos com um sistema que não existe é muita desonestidade da sua parte.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 14 de Novembro de 2009, 12:03:42 »
Esse cara não é um comunista que dia desses surgiu aqui e foi banido? Parece...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 14 de Novembro de 2009, 14:02:31 »
Desisto.

As alternativas não-estatais para tudo vão continuar irrefutáveis em sua existência platônica, etérea e nebulosa, onde são perfeitas e maravilhosas, sem nunca serem contrastadas com o que existe na realidade, que também é "refutado" de forma absurdamente generalizada, "não funciona", como se não existisse, e no entanto, não estamos na tal "anarquia" que decorreria dessa inexistência.

É uma pena, porque o assunto de verdade eu acho bem interessante, ao mesmo tempo em que esse posicionamento só acaba causando descrédito a eventuais possíveis, não-fantasiosas, reduções na máquina do estado.

Eu pensava que tentar discutir esse tipo de coisa com comunistas é que era perda de tempo.
Eu me sinto da mesma forma buckaroo, mas o problema está partindo de você ao pedir por uma comparação impossível e irrelevante.

Você insiste quem querer comparar o hoje, com uma ausência do hoje.

Vou repetir o ultimo trecho:
Não é preciso comparar nada com a ausência de estado, isso não existe.

O que você sugere é como ter uma cicatriz e então alguém propor que passar barro todo dia elimina a cicatriz.
Basta constatar que se, após anos tentando tudo que é tipo de barro a cicatriz continua lá, então passar barro não funciona.
O barro é irrelevante, não é preciso comparação de como a cicatriz ficaria se parássemos de passar o barro com como está agora com o barro.

O ônus da prova cabe a quem da a proposta.
Demonstre que a proposta funciona em algum ponto.

Tudo bem, vamos supor que eu (ou que, hipoteticamente, toda a humanidade) admitisse que o estado, invariavelmente, é a pior das hipóteses possíveis, que ele devesse ter seu fim decretado instantaneamente, subitamente, revolucionariamente.

E então, o que acontece em seguida?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #129 Online: 14 de Novembro de 2009, 20:32:31 »
Nah, não é o Comissário do Povo. As frases do anarcapitalista fazem sentido, mesmo que só parcialmente. Duvido que Comissário conseguisse fingir elogios ao capitalismo. O problema é que o anarcapitalista é um papagaio... :histeria:

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 14 de Novembro de 2009, 21:44:27 »
Isso tá me cheirando a golpe! É o mesmo estilo alucinado...

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #131 Online: 15 de Novembro de 2009, 01:11:10 »
Anarco-capitalista,

Você acredita mesmo que o homem é "bom" o suficiente para respeitar seu semelhante e evitar o caos?

Se a resposta for positiva, sinto lhe informar que você está mais próximo das premissas revolucionárias do comunismo que defende a mesma visão romântica do homem. Isso é ingenuidade juvenil.

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #132 Online: 15 de Novembro de 2009, 01:14:01 »
O que você diz é mentira deslavada, desculpe. O governo e o estado funcionam sim.
Então prove.
A gente está aqui e vê com os próprios olhos, as vezes funcionam bem outras nem tanto.
O que se vê é que ele não funciona.
Cite um exemplo de algo que o governo tenha resolvido. O ônus é seu.
Comparar com algo que não existe e ainda assim pedir que alguém prove que isso que temos hoje é melhor do que teríamos com um sistema que não existe é muita desonestidade da sua parte.
Quem continua falando em comparação não sou eu, e, em nenhum momento afirmei que remover o governo simplesmente irá melhorar as coisas.
Desonestidade é essa inversão insistente.

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #133 Online: 15 de Novembro de 2009, 01:22:44 »
Tudo bem, vamos supor que eu (ou que, hipoteticamente, toda a humanidade) admitisse que o estado, invariavelmente, é a pior das hipóteses possíveis, que ele devesse ter seu fim decretado instantaneamente, subitamente, revolucionariamente.

E então, o que acontece em seguida?
Fazendo isso que sugere?
Em seguida ocorreria um caos, uma vez que desequilibraria as coisas, muitos grupos diferentes lutariam e a tendência é que com o tempo diversos governos novos atingissem a estabilidade no controle de estados-nações.
Voltaríamos ao que temos hoje.

O que temos hoje é o resultado do que vocês parecem entender por anarquia, é o resultado da incapacidade do homem em se organizar.
Qualquer tentativa de organização que falhe resulta em algo semelhante ao que temos hoje, embora existam muitas variações possíveis desse mesmo sistema.

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #134 Online: 15 de Novembro de 2009, 01:32:52 »
Anarco-capitalista,

Você acredita mesmo que o homem é "bom" o suficiente para respeitar seu semelhante e evitar o caos?

Se a resposta for positiva, sinto lhe informar que você está mais próximo das premissas revolucionárias do comunismo que defende a mesma visão romântica do homem. Isso é ingenuidade juvenil.
Não acho que isso tenha qualquer relação com bondade.
Trata-se de incentivo, punição, desejo e aprendizado.
A humanidade recebe os incentivos para agir direito, é punida ao agir errado, aprende com os erros e tem o desejo pela liberdade e por uma vida melhor.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #135 Online: 15 de Novembro de 2009, 08:14:15 »
Pessoal, como faço para inserir imagens aqui, hein? Acho que neste tópico é só o que resta fazer agora.

Fiz um desenho no paint-brush que sintetiza os meus posts, os do DDV, do Buckaro, e outros.

Bom, enquanto não aprender a colocar desenhos do Paint aqui, só me resta argumentar.

Gostaria que o anarco saísse do "modo comentarista esportivo" e fosse mais objetivo, porém, profundo nas respostas. Eu gostaria que refutasse com argumentos (e não com juízos valorativos) os seguintes pontos que não têm conexão uns com ou outros, mas tratam das três únicas possibilidades de defesa da sua "tese":

1- Anarquismo é uma utopia anti-liberal: Escrevem sobre anarquismo aqui como se isso fosse a utopia máxima do liberalismo, contudo, Marx pregava a ditadura do proletariado como meio para tomada de poder, mas o fim seria a sociedade sem Estado. Na sociedade imaginada porMarx, não haveria necessidade de coerção. Não se pode defender uma coisa dessas sem uma visão dos seres humanos que irradie otimismo. Não existe tamanho otimismo por parte dos liberais que, no geral, desconfiam da natureza humana. Os comunistas acreditavam ser possível "consertar os homens" com a mudança radical na econômia. Marx era um defensor feroz da tábula rasa, uma visão radical que diz ser possível mudar as pessoas porque suas mentes são como folhas em branco que vão sendo preenchidas pela experiência na sociedade. Liberais costumam rejeitar isso e acatar a natureza humana como ela é. Mas você precisa necessariamente defender a mesma visão radical de Marx: a tábula rasa.

2- Anarquismo representa preferir a tragédia ao mundo atual: Acreditar que a complexidade das relações sociais humanas podem ser reduzidas ao esquema arbirtrário "incentivo, punição, desejo e aprendizado" significa colocar em risco as leis e regras que regulam as relações entre os indívuduos em nome da idéia de que a tragédia é preferível ao estado de coisas atuais. Isso mesmo, afinal de contas, colocar em risco os fragéis acordos que garantem a vida em sociedade desde o nascimento da civilização é fazer da humanidade um apostador de Las Vegas que vai para o cassino pronto para apostar tudo que tem, o famoso "tudo ou nada". Existe um risco inerente a todas as mudanças, porque não podemos conhecer seus resultados a priori, e escolher viver numa sociedade anarco-capitalista é trocar o experimentado pelo não-experimentado , trocar o fato pelo mistério, o familiar pelo desconhecido, o presente possível pelo futuro utópico (Oakshott).  

3- Anarquismo exige fé inabalável no ser humano: Fantasias utópicas elaboradas por pensadores de gabinete tendem a ignorar as graves falhas de caráter do ser humano. Com exceção dos eremitas eruditos, todos sabemos que a convivência entre os humanos será impossível no dia em que forem abolidas as regras que impedem o caos completo em nome da idéia de que as pessoas serão "incentivadas" ou "aprenderão" com seus erros. É o mesmo que apostar que tirando os semáforos das ruas deixaremos de ver acidentes. Multas? Não, as pessoas vão apreender gradualmente a sempre fazer a coisa certa. A imbecilidade disso tudo reside em acreditar que a racionalidade per si leva as pessoas a agirem moralmente.Mas agentes racionais pensando no próprio interesse não acharão equivocado trapacear ou matar quando a possibilidade de lucro for alta e a possibilidade de ser punido for próxima de zero. Pintar este quadro do ser humano implica em reeditar o Bom Selvagem de Rousseau e ignorar nossas limitações cognitivas que impedem um conhecimento ilimitado da vida.    

« Última modificação: 15 de Novembro de 2009, 08:22:41 por Blues Brother »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 15 de Novembro de 2009, 09:33:06 »
O que você diz é mentira deslavada, desculpe. O governo e o estado funcionam sim.
Então prove.
A gente está aqui e vê com os próprios olhos, as vezes funcionam bem outras nem tanto.
O que se vê é que ele não funciona.
Cite um exemplo de algo que o governo tenha resolvido. O ônus é seu.
Comparar com algo que não existe e ainda assim pedir que alguém prove que isso que temos hoje é melhor do que teríamos com um sistema que não existe é muita desonestidade da sua parte.
Quem continua falando em comparação não sou eu, e, em nenhum momento afirmei que remover o governo simplesmente irá melhorar as coisas.
Desonestidade é essa inversão insistente.

Eu estudei numa escola pública. Provado
Precisei da justiça uma vez, e fui atendido a contento, com demora, porque estamos no Brasil, mas fui atendido, portanto funciona.
Continua sendo desonesto. A única coisa que você fez aqui foi dizer que o governo não funciona e dizer que a anarquia seria melhor, se isso não é comparação, o que é então?

E agora tenho certeza, da primeira impressão que tive aqui de você. Tu és um pregador. Nada mais.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 15 de Novembro de 2009, 12:27:39 »
Não é "pregador", ele quer ridicularizar os conceitos de privatização e estado mínimo ou mais enxuto.

O instinto inicial de uns, de que era troll, acabou se mostrando certo. O engraçado é que duvido que teriam se passado seis páginas com um equivalente comunista, que dissesse que, como existem as leis de proteção ao consumidor, as empresas privadas "não funcionam" e "só criam problemas quando se propunham a resolvê-los", sendo a solução estatizar absolutamente tudo.

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #138 Online: 15 de Novembro de 2009, 15:42:13 »
Ilusão pura.
A escola publica agrava o problema.

Uma escola é como qualquer riqueza, ela necessita ser criada.
Quando o governo rouba de quem cria riqueza ele atrapalha a criação de riquezas-escolas, depois ele OFERTA escola grátis (que na verdade custa mais caro) e ela tem no mercado o mesmo efeito prejudicial da PIRATARIA.

Só que as pessoas continuam querendo ignorar a lei da oferta e da demanda quando fazem essas coisas, além de continuar ignorando o fato óbvio de que em qualquer lugar do mundo o rico estuda melhor do que o pobre, prova clara de que um bom sistema de educação é fruto da riqueza.

Citou mais um exemplo claro de como o governo AGRAVA o problema.
Continuo esperando uma prova de funcionalidade.
Precisei da justiça uma vez, e fui atendido a contento, com demora, porque estamos no Brasil, mas fui atendido, portanto funciona.
Continua sendo desonesto.
Meu avô teve terras griladas (roubadas) certa vez e ao tentar resolver o problema legalmente não conseguiu, então usou de outros meios para conseguir justiça e ficou encrencado nesse mesmo sistema judiciário.
Você cita mais um caso onde o monopolio estatal não resolve o problema e ainda agrava.

Não sou eu quem é desonesto, é você quem é um iludido.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2009, 15:48:32 por anarcapitalista »

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #140 Online: 15 de Novembro de 2009, 16:08:57 »
1- Anarquismo é uma utopia anti-liberal: Escrevem sobre anarquismo aqui como se isso fosse a utopia máxima do liberalismo, contudo, Marx pregava a ditadura do proletariado como meio para tomada de poder, mas o fim seria a sociedade sem Estado. Na sociedade imaginada porMarx, não haveria necessidade de coerção. Não se pode defender uma coisa dessas sem uma visão dos seres humanos que irradie otimismo. Não existe tamanho otimismo por parte dos liberais que, no geral, desconfiam da natureza humana. Os comunistas acreditavam ser possível "consertar os homens" com a mudança radical na econômia. Marx era um defensor feroz da tábula rasa, uma visão radical que diz ser possível mudar as pessoas porque suas mentes são como folhas em branco que vão sendo preenchidas pela experiência na sociedade. Liberais costumam rejeitar isso e acatar a natureza humana como ela é. Mas você precisa necessariamente defender a mesma visão radical de Marx: a tábula rasa.

2- Anarquismo representa preferir a tragédia ao mundo atual: Acreditar que a complexidade das relações sociais humanas podem ser reduzidas ao esquema arbirtrário "incentivo, punição, desejo e aprendizado" significa colocar em risco as leis e regras que regulam as relações entre os indívuduos em nome da idéia de que a tragédia é preferível ao estado de coisas atuais. Isso mesmo, afinal de contas, colocar em risco os fragéis acordos que garantem a vida em sociedade desde o nascimento da civilização é fazer da humanidade um apostador de Las Vegas que vai para o cassino pronto para apostar tudo que tem, o famoso "tudo ou nada". Existe um risco inerente a todas as mudanças, porque não podemos conhecer seus resultados a priori, e escolher viver numa sociedade anarco-capitalista é trocar o experimentado pelo não-experimentado , trocar o fato pelo mistério, o familiar pelo desconhecido, o presente possível pelo futuro utópico (Oakshott).  

3- Anarquismo exige fé inabalável no ser humano: Fantasias utópicas elaboradas por pensadores de gabinete tendem a ignorar as graves falhas de caráter do ser humano. Com exceção dos eremitas eruditos, todos sabemos que a convivência entre os humanos será impossível no dia em que forem abolidas as regras que impedem o caos completo em nome da idéia de que as pessoas serão "incentivadas" ou "aprenderão" com seus erros. É o mesmo que apostar que tirando os semáforos das ruas deixaremos de ver acidentes. Multas? Não, as pessoas vão apreender gradualmente a sempre fazer a coisa certa. A imbecilidade disso tudo reside em acreditar que a racionalidade per si leva as pessoas a agirem moralmente.Mas agentes racionais pensando no próprio interesse não acharão equivocado trapacear ou matar quando a possibilidade de lucro for alta e a possibilidade de ser punido for próxima de zero. Pintar este quadro do ser humano implica em reeditar o Bom Selvagem de Rousseau e ignorar nossas limitações cognitivas que impedem um conhecimento ilimitado da vida.    

O anarquismo não traz proposta, por isso não é um sistema, nem pode ser chamado de utópico.
Ele não necessita da tábula rasa.
As pessoas já são livres para fazer o que querem.
Entre tudo o que as pessoas livres fazem está matar, roubar, estuprar e governar.

É o estatismo quem utópicamente entendo o governo como uma instituição mágica que resolve o problema, uma instituição onde as pessoas deixam de agir como são e passam a agir em pró do bem comum.
Criam o governo com a desculpa de que as pessoas são ignorantes e por isso precisam ser governadas, ou então fazem o que querem.
O delírio é não notar que o governo é formado por essas mesma pessoas ignorantes e nada impede que elas usem da concentração de poder do estado para fazer através dele o que querem.

A idéia de que a anarquia como vocês a entendem não é experimentada é absolutamente falsa, o estado atual é o resultado da ausência de ordem e da ausência de uma força mágica reguladora do comportamento humano.

Só que a anarquia de fato não prega isso, ela apenas percebe que o governo não resolve o problema, ele é o resultado do problema.

É mais uma vez o estatismo quem exige fé no ser humano, é ele quem pede que se eleja desconhecidos para cuidar da nossa vida melhor do que nós mesmos faríamos sozinhos.
O estatismo não percebe que os governantes são pessoas e as pessoas não são confiáveis e por isso não podem ter o monopólio da lei.

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #141 Online: 15 de Novembro de 2009, 18:33:53 »
Vocês estão sendo irracionais, tanto que estão trazendo até Marx pra discussão.
Eu já apontei o problema no raciocinio de vocês.

Vocês estão trabalhando através de uma inversão, estão tentando refutar a anarquia, mas a anarquia não é por si uma proposta e por isso não pode ser refutada por meio da refutação de idéias individuais de anarquistas.

A proposta é o estatismo, a anarquia refuta essa proposta, sendo assim, a única forma de refutar a anarquia é defendendo o estatismo ao demonstrar sua funcionalidade.

A discussão tem que girar em torno do ataque e defesa do estado, não da anarquia.   ::)

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #142 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:03:33 »
O anarquismo não traz proposta, por isso não é um sistema, nem pode ser chamado de utópico.
Ele não necessita da tábula rasa.
As pessoas já são livres para fazer o que querem.
Entre tudo o que as pessoas livres fazem está matar, roubar, estuprar e governar.

OK. Vamos fingir que o mundo que você pinta realmente existe:

Eu mato você.
Eu estupro sua irmã.
Eu roubo toda sua família.

a) Nada acontece comigo, portanto, sou livre para voltar a fazer as três coisas, respectivamente, com seu irmão, seu pai e sua namorada no dia seguinte.

b) Eu não sou denunciado, não sou preso, não sou levado à julgamento e entendo que a sociedade aprova ou é indeferente ao que fiz.

Você AFIRMA que as pessoas são livres para matar roubar e estuprar, portanto, prove que eu posso praticar todos os crimes que descrevi e, uma vez identificado, nada acontecerá comigo ou à minha liberdade.

O ônus da prova cabe à você.  

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #143 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:06:29 »
É o estatismo quem utópicamente entendo o governo como uma instituição mágica que resolve o problema, uma instituição onde as pessoas deixam de agir como são e passam a agir em pró do bem comum.

Hobbes, o maior defensor do Estado, jamais disse que o mesmo era uma instituição mágica ou algo do tipo.

Por favor, cite um único pensador fora da tradição marxista que defenda uma asneira como esta.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2009, 22:15:18 por Blues Brother »

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #144 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:11:03 »
O delírio é não notar que o governo é formado por essas mesma pessoas ignorantes e nada impede que elas usem da concentração de poder do estado para fazer através dele o que querem.

A teoria moderna do Estado leva em consideração que as pessoas que governam não são superiores. É por isso que a democracia funciona com a SEPARAÇÃO dos Três poderes, que impõe limites uns aos outros. Espero que você não coloque ditaduras comunistas e democracias liberais no mesmo saco do "estatismo".

A melhor forma de deter a cobiça de um grupo é colocar outro grupo para concorrer em poder com ele.

Não requer fé e, sim, CETICISMO. Ao contrário da sua não-proposta mirabolante de anarcocapitalismo.

Você, pelo visto, nunca leu Montesiqueu, nem Hobbes e nem Tocqueville. Deveria.  
« Última modificação: 15 de Novembro de 2009, 22:17:03 por Blues Brother »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #145 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:21:52 »
Vocês estão trabalhando através de uma inversão, estão tentando refutar a anarquia, mas a anarquia não é por si uma proposta e por isso não pode ser refutada por meio da refutação de idéias individuais de anarquistas.
A inversão indevida da anarquia coloca o anarquismo de forma individualmente refutável sob a proposta inversa do anárquico trabalho entre análine não recorrente da anarquia refurável dentro do anarquismo regutávez por anarquismo...

Eu heim, que conversa chata

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:39:50 »
Não é "pregador", ele quer ridicularizar os conceitos de privatização e estado mínimo ou mais enxuto.

O instinto inicial de uns, de que era troll, acabou se mostrando certo. O engraçado é que duvido que teriam se passado seis páginas com um equivalente comunista, que dissesse que, como existem as leis de proteção ao consumidor, as empresas privadas "não funcionam" e "só criam problemas quando se propunham a resolvê-los", sendo a solução estatizar absolutamente tudo.

Não quis usar esse termo, mas é isso.Troll.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #147 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:43:45 »
Eu não acho que o anarco seja troll, só que falar como pastor evangélico tem pouco êxito nesse fórum...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:53:05 »
Ainda imagino se ele o Comissário não são as mesmas pessoas...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 15 de Novembro de 2009, 22:54:06 »
Ilusão pura.
A escola publica agrava o problema.

Uma escola é como qualquer riqueza, ela necessita ser criada.
Quando o governo rouba de quem cria riqueza ele atrapalha a criação de riquezas-escolas, depois ele OFERTA escola grátis (que na verdade custa mais caro) e ela tem no mercado o mesmo efeito prejudicial da PIRATARIA.

Só que as pessoas continuam querendo ignorar a lei da oferta e da demanda quando fazem essas coisas, além de continuar ignorando o fato óbvio de que em qualquer lugar do mundo o rico estuda melhor do que o pobre, prova clara de que um bom sistema de educação é fruto da riqueza.

Citou mais um exemplo claro de como o governo AGRAVA o problema.
Continuo esperando uma prova de funcionalidade.
Continua sendo desonesto.
Meu avô teve terras griladas (roubadas) certa vez e ao tentar resolver o problema legalmente não conseguiu, então usou de outros meios para conseguir justiça e ficou encrencado nesse mesmo sistema judiciário.
Você cita mais um caso onde o monopolio estatal não resolve o problema e ainda agrava.

Não sou eu quem é desonesto, é você quem é um iludido.  

Aaaaméeem!!!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!