Uma favela carioca não é somente fruto do Estado/governo, é fruto antes de mais nada de condições financeiras e também de uma mentalidade urbana, que jogou os pobres pra periferia.
É um problema que o governo não elimina e ainda agrava.
As pessoas se aglomeram nas cidades porque vem em busca da riqueza. Estar próximo a riqueza beneficia as pessoas.
A condição natural do homem é a miséria, quando existem cidades onde muita riqueza já foi criada as pessoas correm na direção dela para se beneficiarem dessa riqueza.
É como uma fábrica de tijolos, quando uma cidade possui uma, pessoas podem buscar trabalho nela, dentro dela as pessoas são capazes de criar mais riqueza do que criariam fora da fábrica.
O problema é que ao correr em busca de riqueza, as pessoas se aglomeram de forma desordenada. Esse problema não tem sido corrigido pelo governo, nem precisa ser corrigido por uma corporação que se baseia no roubo riqueza, uma vez que roubar riqueza atrapalha a poupança e o investimento, isso significa que uma corporação baseada no roubo atrapalha a criação de riqueza nova e como vimos, o problema esta relacionado a ausência de riqueza.
Uma organização que se baseia no roubo de riqueza está na verdade prestando um de-serviço a essa mesma população.
O pior do governo nem é o roubo, mas o monopólio da lei.
Eu ando na rua tranquilamente, e não vejo nenhuma falta de ordem. Minha cidade tem um governo e fora os problemas corriqueiros, funciona satisfatoriamente bem, tapa buracos na rua, administra escolas, limpa as ruas...etc nenhuma desordem, nenhuma anarquia.
E faz tudo isso com dinheiro roubado e através de um monopólio, por isso é tão ineficiente na prestação destes mesmos serviços.
O governo não só é desnecessário na prestação destes serviços, como ao trabalhar com dinheiro roubado e ser monopolista, está atrapalhando a criação de riqueza.
Escolas, ruas e serviços de limpeza, tudo isso é riqueza.
O governo ao ofertar isso tudo através de dinheiro roubado, cria uma distorção no mercado, quando ele não decreta monopólio, o que oferta é tão prejudicial quanto a pirataria, uma vez que ele elimina mercado de empresas que trabalham com a criação de riqueza nova e substitui por serviços fruto de redistribuição de renda forçada.
Posso lhe dizer seguramente que nos EUA o governo funciona muito melhor. Nada com perfeição, longe disso, mas com um bom índice de satisfação da população.
Alguns lugares o governo pode se pior outros melhor, mas funciona e não consigo enxergar onde ele falha totalmente como você diz, e não consigo imaginar uma sociedade sem um forma organizada de convivência.
Os EUA não são mais ricos por terem um governo melhor, tem um governo melhor por serem mais ricos.
Em qualquer lugar do mundo a forma como o governo trata do pobre é diferente da forma como ele trata o rico. O governo do EUA não só atrapalha a própria economia americana, como também atrapalha a nossa, tanto que a crise criada pelo governo de lá, veio nos atrapalhar aqui.
A percepção individual e satisfação das pessoas não é evidencia de funcionalidade.
O erro é achar que o governo é uma forma de organizada de convivência, ele é na verdade sintoma e reflexo do problema.
Nada do que ele faz precisa ser feito por ele, e a forma pela qual ele faz acarreta em resultados negativos.
E se remover o governo, um grande problema surgiria, qual organização seria implementada em seu lugar? Ou não teríamos uma forma organizada de convivência?Se não for em forma de governo e estado, outra forma organizada teria que se formar, e do que chamariamos essa nova forma de governança? Governo? Desgoverno?Anarco-capitalismo?
E não vivemos numa economia estatal e nem privada e sim numa economia mista, com bastante variantes, que nos permite analisar com bastante clareza, até quanto o estado pode ter de eficiência e uma empresa privada também. Ninguém aqui defendeu o estado/governo como supra sumo de tudo que é bom e sou crítico o bastante pra reconhecer sérias falhas e sou lúcido o bastante para enxergar o quanto nosso sistema de organização pode contribuir para nossa cidadania. Sua argumentação nos faz parecer idiotas que não enxergam o que se passa em sua própria vida e não se deu conta em que fórum está escrevendo. Sou cético, antes de tudo.
Amém pra sua religião.
A religião é a sua, é o estado.
A anarquia não vem ensinar qual a cura para a AIDS que assola a sociedade, apenas aponta o fato mais do que óbvio de que essa "benzedeira" estatal não está resolvendo o problema e ainda o está agravando ao oferecer ilusão de melhora.