ok concordo contigo.
Não é a analogia mais perfeita mesma... acho que nenhuma é. Mas você entendeu os componentes da religião que estou dizendo que os devotos do socialismo possuem, não?
Entendo o que quis dizer, claro. Mas acho exagerado, esse tempo já passou. Agora é época de criticar o monopólio das idéias, ser crítico com o que está, não com o que passou ( sem esquecer o que passou). Fazer defesa radical do socialismo ou contra ele era na época da Guerra Fria, os tempos mudaram, agora até o Presidente dos EUA é rotulado de esquerdista.
Fazer pouco das idéias de Marx, porque o socialismo/totalitarismo se inspirou nelas, é fazer pouco de muitas idéias das quais até os mais conservadores defendem como legítimas para compreender o capitalismo e o sistema que ele representa, algumas podem ser refutadas outras podem ser desconsideradas, mas em seu total, Marx moldou boa parte do modo pensante do último seculo, tanto para um lado, como para outro, tanto para o bem como para o mal, se assim preferir.
Compreendo seu lado anticomunista/socialista, a gente já debateu bastante, defender o ideal socialista para você é defender tudo aquilo no qual ele de certo modo nele foi vivenciado, como a barbárie da ditatura stalinista ou o genocídio do Kmer Vermelho, mas é um lado que outros regimes de outras ideologias também o praticaram, portanto não é algo que pode ser associado com exclusividade aos regimes totalitários de esquerda, existiram outros, de outros espectros ideológicos, tanto nessa época, quanto de outras, tão bárbaros quanto, e outros nem tanto.
Assim, ao questionar as idéias socialistas, seria de bom tom e muito mais convincente com o lado oposto, se explanasse os erros dessas idéias, como seu lado utópico, por exemplo, sem associá-la diretamente como causadora em última instância, de uma ilusão (religião) ou de regimes autocráticos super repressores. Desse modo, se distanciaria do componente ideológico característico ( nesse caso seria de direita, mas o contrário também serve) daqueles que querem combater idéias apenas para provar que as que vive são superiores, quando na realidade são muito imperfeitas. As idéias de um regime socialista faleceram, porque o capitalismo foi mais eficiente em produzir riquezas, essa é uma boa explicação, sem recorrer a erros, como os que não correspondem a um fato associado ou a negação total.