Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56815 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:como um ateu vê a morte?
« Resposta #300 Online: 22 de Outubro de 2011, 19:18:42 »
Para não repetir o que já disseram, vou me ater apenas a minha visão de morte. Nossa consciência, ou o que quer que seja que nos faz lúcido, torna-se-á nada, e isso me deixa bastante intrigado até, não tenho pressa de descobrir (sério? haha), mas é instigante a ideia de nada ou "mente vazia" que eu teria após a morte. :umm:

Eu entendo essse estado de mente vazia em analogia com quando eu desmaiei com uma anestesia para fazer uma endoscopia. Perdi a consciência por quinze minutos e para mim esse intervalo de tempo não existiu, eu acordei perguntando quando o procedimento ia começar, sendo que ele já tinha acabado... Para minha experiência subjetiva esse foi um intervalo de tempo que não existiu, é como se estivesse morto.

Pois é, agora imagine isso pra sempre, é isso que me intriga.

Não devia intrigar. Kant disse que o tempo é a duração da consciência e depois você não morreu.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #301 Online: 22 de Outubro de 2011, 19:20:40 »
O que eu quero dizer é que algo que eu não consigo imaginar, apenas isso.  :?
Codex, prazer.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #302 Online: 22 de Outubro de 2011, 19:29:46 »
O que eu quero dizer é que algo que eu não consigo imaginar, apenas isso.  :?

Então  :ok:, porque o seu texto dava a entender outra coisa.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #303 Online: 22 de Outubro de 2011, 23:16:27 »
mas se a ideia da morte for apenas um nada ou fim de tudo , não estariamos automaticamente considerando que a existência de um espirito ( essência, alma) que as correntes a maior parte da correntes esotéricas pregam ser um ente eterno ou imortal ser apenas aqui tratado como um ser mortal como carne e osso ? então segue com isso que alma não seja nada divino mas sim algo da criação não de um criador?

Se você diz que alma é sinônimo de mente, então sim, eu acredito em alma. Mas em geral a palavra alma não é sinônimo de mente e usá-la como tal só confunde mais o que entendemos como uma coisa ou outra. No meu entendimento a diferença entre alma e mente é que a alma não depende do cérebro e não é produzida por fenômenos materiais, e é por isso que em tese ela sobreviveria à morte do corpo; a mente pelo contrário é produzida por fenômenos materiais localizados exatamente no cérebro e por isso mesmo não pode sobreviver a sua perda. Nesses termos eu acredito em mentes, mas não em almas.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #304 Online: 26 de Outubro de 2011, 00:44:43 »
Toda vez que alguem me pergunta como um ateu vê a morte,me lembro dessa musica do Muse(titulo bastante apropriado por sinal):

<a href="http://www.youtube.com/v/seNrC4_5Xxs" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/seNrC4_5Xxs</a>
« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, 00:58:21 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:O Ateu e a morte.
« Resposta #305 Online: 26 de Outubro de 2011, 15:23:19 »
Tópicos unidos.

Renyar, antes de abrir um novo tópico, lembre-se de usar o sistema de busca do fórum para verificar se já não existe um tópico com o mesmo tema.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #306 Online: 26 de Outubro de 2011, 22:29:49 »

Para não repetir o que já disseram, vou me ater apenas a minha visão de morte. Nossa consciência, ou o que quer que seja que nos faz lúcido, torna-se-á nada, e isso me deixa bastante intrigado até, não tenho pressa de descobrir (sério? haha), mas é instigante a ideia de nada ou "mente vazia" que eu teria após a morte. :umm:

Eu entendo essse estado de mente vazia em analogia com quando eu desmaiei com uma anestesia para fazer uma endoscopia. Perdi a consciência por quinze minutos e para mim esse intervalo de tempo não existiu, eu acordei perguntando quando o procedimento ia começar, sendo que ele já tinha acabado... Para minha experiência subjetiva esse foi um intervalo de tempo que não existiu, é como se estivesse morto.

Pois é, agora imagine isso pra sempre, é isso que me intriga.

Não devia intrigar. Kant disse que o tempo é a duração da consciência e depois você não morreu.

Bem, tente imaginar sua consciência antes de nascer...vai ser assim depois que morrer...

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #307 Online: 17 de Janeiro de 2012, 21:02:44 »
Somos animais! E dentro da lógica da natureza estamos aqui prá preservar a espécie. Enquanto existirem seres humanos eu me considero vivo.     Simples assim.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 21:58:18 por zambest »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #308 Online: 17 de Janeiro de 2012, 21:06:19 »
Somos animais! E dentro da lógica da natureza estamos aqui prá preservar a espécie. Enquanto existirem seres humanos eu me considero vivo.

Muito interessante esse seu ponto de vista, apesar de meu ponto de vista ser tão oposto a esse.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #309 Online: 17 de Janeiro de 2012, 21:22:16 »
Somos animais! E dentro da lógica da natureza estamos aqui prá preservar a espécie. Enquanto existirem seres humanos eu me considero vivo.

Muito interessante esse seu ponto de vista, apesar de meu ponto de vista ser tão oposto a esse.

Qual é o seu ponto de vista?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #310 Online: 18 de Janeiro de 2012, 12:49:12 »
Quando eu morrer eu vou estar morto, não importando quantas pessoas vivas existem? :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #311 Online: 18 de Janeiro de 2012, 15:08:17 »
A questão é, quando eu vou estar absolutamente morto? Com conceitos como morte do coração, morte cerebral, morte do crescimento das unhas e dos cabelos? Morte do último DNA com que pudessem me  clonar?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #312 Online: 18 de Janeiro de 2012, 17:18:07 »
A questão é, quando eu vou estar absolutamente morto? Com conceitos como morte do coração, morte cerebral, morte do crescimento das unhas e dos cabelos? Morte do último DNA com que pudessem me  clonar?

Você não vai saber mas alguém vai decidir através de um critério para se livrar rapidamente do seu corpo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #313 Online: 18 de Janeiro de 2012, 20:43:37 »

Você não vai saber mas alguém vai decidir através de um critério para se livrar rapidamente do seu corpo.

E para ficar com os seus bens.  :hihi:
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #314 Online: 18 de Janeiro de 2012, 20:58:31 »

...ou vendê-lo para uma fábrica de soylent green. :hihi:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #315 Online: 18 de Janeiro de 2012, 21:07:35 »

Assim, genericamente falando não fazem sentido nem a pergunta nem a resposta.  |(

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #316 Online: 18 de Janeiro de 2012, 21:15:05 »

A morte cerebral é, pelo que eu sei, a condição para se declarar legalmente alguém como morto.

A clonagem humana para formar, por exemplo, um novo sergiomgbr não é factível hoje.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #317 Online: 18 de Janeiro de 2012, 22:01:11 »

A morte cerebral é, pelo que eu sei, a condição para se declarar legalmente alguém como morto.

Isso que é o bicho! Já pensou ficar vivo de alguma forma quando nada no corpo responde, sendo que talvez o próximo avanço da medicina seja trazer uma pessoa de volta nesse estágio ou até mais?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #318 Online: 18 de Janeiro de 2012, 22:12:01 »

Isso que é o bicho! Já pensou ficar vivo de alguma forma quando nada no corpo responde, sendo que talvez o próximo avanço da medicina seja trazer uma pessoa de volta nesse estágio ou até mais?

Por definição isso não será possível.

Designa-se por Morte Cerebral ou Morte Encefálica a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais relacionadas com a existência consciente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Morte_cerebral

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #319 Online: 18 de Janeiro de 2012, 22:14:05 »
Talvez, você esteja confundindo morte cerebral com coma.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #320 Online: 18 de Janeiro de 2012, 22:26:56 »
Talvez, você esteja confundindo morte cerebral com coma.
Não, querido, eu não estou levando em consideração conceitos como esse que você apresentou. É só uma conjectura!

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #321 Online: 22 de Janeiro de 2012, 07:56:15 »
Quando eu morrer eu vou estar morto, não importando quantas pessoas vivas existem? :P
Por aí.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #322 Online: 24 de Janeiro de 2012, 17:08:09 »
 Eu não acredito que a morte seja o fim de minha consciência. É algo extremamente complexo de falar, não me vem palavras para expressar o pensamento, as vezes a linguagem é um tanto limitada.

Porem, garanto que não é um pensamento religioso.

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #323 Online: 24 de Janeiro de 2012, 17:28:41 »
Eu não acredito que a morte seja o fim de minha consciência. É algo extremamente complexo de falar, não me vem palavras para expressar o pensamento, as vezes a linguagem é um tanto limitada.

Porem, garanto que não é um pensamento religioso.
E como não poderia ser?
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #324 Online: 24 de Janeiro de 2012, 17:50:08 »

Um clone seu não seria você, seria apenas um clone. A não ser que pudessem clonar suas memórias e implantar no clone, como um transplante de consciência ou algo assim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!