Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56816 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:O Ateu e a morte.
« Resposta #325 Online: 24 de Janeiro de 2012, 19:48:47 »
A questão é, quando eu vou estar absolutamente morto? Com conceitos como morte do coração, morte cerebral, morte do crescimento das unhas e dos cabelos? Morte do último DNA com que pudessem me  clonar?

Um clone seu não seria você, seria apenas um clone. A não ser que pudessem clonar suas memórias e implantar no clone, como um transplante de consciência ou algo assim.
Pegou bem o epírito. A idéia era constar até o mais imponderável.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #326 Online: 24 de Janeiro de 2012, 21:27:05 »
[...]
Porem, garanto que não é um pensamento religioso.

Se voce não apresentar evidências, é exatemente o que parece ser: Pensamento mágico (religioso, inclusive).
Foto USGS

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #327 Online: 24 de Janeiro de 2012, 21:39:59 »

A única forma disso não ser um pensamento religioso é se você pude mostrar através do método cientifico que a consciência não dependeria do cérebro para existir . Porquê a consciência? Porque para saber para onde a consciência vai quando a pessoa morre,é preciso saber a origem da consciência antes .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #328 Online: 24 de Janeiro de 2012, 21:48:34 »
Eu não acredito que a morte seja o fim de minha consciência. É algo extremamente complexo de falar, não me vem palavras para expressar o pensamento, as vezes a linguagem é um tanto limitada.

E como não poderia ser?

Pode ser apenas wishfull thinking, o que não tem necessariamente relação com a religiosidade.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #329 Online: 30 de Janeiro de 2012, 13:34:01 »
Penso, como ateu, que embora sinta a perda e viva o luto com intensidade proporcional ao afeto que tenha pela pessoa que falece, por não acreditar em vida após a morte nem em conceitos religiosos ou promessas de vida eterna, já me preparei para essa perda a cada vez que ela é pensada.
E acredito que todos nós em algum momento pensamos na nossa morte ou nade pessoas de que nos cercam (se isso não for exacerbado é um comportamento normal), então por já pensar nisso com naturalidade, já me prepara, de certa forma para quando o evento ocorre.
Digo de certa forma pois nunca estamos totalmente preparados, em especial se é uma morte súbita.
De qulaquer maneira, em minhas perdas vivi de maneira saudável a dor da perda e da saudade, até tabalhar o luto e poder conviver com uma lembrança saudável e positiva.
Vejo na postura de alguns religiosos a negação dos seus discursos de crença, mas conheço outros que agiram de forma bem coerente com sua religião nessas horas.
Acredito enfim que vai muito mais da pessoa e sua personalidade do que de sua religião ou ateísmo.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, 13:46:34 por Bulldog »
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Vitrúvio

• Nível 01
  • *
« Resposta #330 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 21:24:27 »
Sem dúvida o tema “morte” envolve de modo peculiar os ateus e aqueles que professam fé nalgum ser mítico. Evidentemente, também, pode-se afirmar sem medo de um exagero que contradiga a realidade, que a grande maioria das pessoas sofre com a morte daquele que lhe é próximo e querido.

Não sou, como ateu, inabalável frente tais emoções, mas, como sempre, busco encarar o que me cerca com o máximo de racionalidade possível. Ora, no caso da morte, apesar dos sentimentos aflorados, encaro-a como apenas a última fase de um ciclo: o da vida. É natural, imprevisível e inevitável.

É interessante o pensamento de que se pode “imaginar”, apesar do grande exercício de devaneio, como seria estar morto. Quando dormimos e não temos consciência de nós, podemos extrapolar o bom-senso e dizer que está é uma experiência de “como é estar morto”. Pode-se ainda fazer tal raciocínio: como estávamos antes de nascer? Mortos? Se a resposta for positiva, podemos afirmar que um dia já estivemos mortos e sabemos como “é”.

Quanto aqueles que creem, não me permito acreditar que eles realmente têm fé de que há uma vida após a morte. Quão freqüente é ver os crentes (lato senso) se desesperarem ante a pessoa morta? Ora, a promessa de vida eterna e a benevolência do Deus que creem não é reconfortante o suficiente?
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 22:28:57 por Vitrúvio »
"Só na praia bem deserta é que o Sol pode nascer"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #331 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 21:33:48 »
Seja bem vindo Vitrúvio.

Se possível passe no tópico de apresentações.
Foto USGS

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #332 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 01:11:08 »
Seja bem vindo Vitrúvio .

Quando dormimos e não temos consciência de nós, podemos extrapolar o bom-senso e dizer que está é uma experiência de “como é estar morto”. Pode-se ainda fazer tal raciocínio: como estávamos antes de nascer? Mortos? Se a resposta for positiva, podemos afirmar que um dia já estivemos mortos e sabemos como “é”.

É bem provável que esse raciocinio(embora falso) seja a origem da crença humana num universo metafísico e essa crença alimenta a crença numa vida post mortem .

Quanto aqueles que creem, não me permito acreditar que eles realmente têm fé de que há uma vida após a morte. Quão freqüente é ver os crentes (lato senso) se desesperarem ante a pessoa morta? Ora, a promessa de vida eterna e a benevolência do Deus que creem não é reconfortante o suficiente?

Nesses momentos,os crentes viram céticos .
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2012, 01:36:25 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #333 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 16:57:22 »
Eu lidei em pouco mais de 6 anos com a morte de meu pai e de minha mãe, e ela me dizia:" eu não tenho medo da morte, eu tenho medo é de morrer". O que ela queria dizer é que temia muito sofrer antes de morrer. E ela teve muita sorte, viveu uma vida consideravelmente boa e morreu aos 83 anos sem sofrimentos. Eu acho que é mais difícil de lidar com a dor física que uma doença pode provocar do que com a morte em si. Meu pai era demais apegado à vida e dizia sobre a morte: " já pensou passar o resto da vida morto?". E eu acho o contrário: já pensou passar o resto da vida vivo?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #334 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 10:35:07 »
Frase de uma amiga minha, sem nenhum tom agressivo como possa parecer escrito: "É mais difícil para um ateu quando um pai, uma mãe, alguém muito querido, morre?".

Fiquei sem saber como responder.

Bom, nunca perdi alguém realmente próximo. Quem já perdeu, como se sentiu?

E é possível demonstrar que há relação entre o que se sente nessa situação e o ser ateu? Duvido muito...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #335 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 10:52:58 »
Frase de uma amiga minha, sem nenhum tom agressivo como possa parecer escrito: "É mais difícil para um ateu quando um pai, uma mãe, alguém muito querido, morre?".

E é possível demonstrar que há relação entre o que se sente nessa situação e o ser ateu? Duvido muito...

É muito mais simples na minha opinião. Não é preciso "racionalizar" a morte através do ponto de vista religioso. Não há nós para desatar na nossa mente. Quanto ao aspecto do sentimento de perda, do "conforto", eu não acho que a religião faça tanta diferença assim. Todas as pessoas religiosas, independente do grau, sofrem do mesmo jeito.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #336 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 11:27:01 »

Li todas as respostas antes de expor minha opinião.

A verdade dos fatos é que a a "dor" da morte de um ente querido varia de personalidade para personalidade, e não de crença para crença.

Voce vai encontrar religiosos e ateus desesperados ou conformados com a morte de um ente querido.

Agora, quanto ao "conforto"; ao conformismo, cada um tem a sua maneira de pensar.

Enquanto que o teísta pensa que algum dia irá encontrar todos novamente, um ateu/agnóstico pode se confortar com vários pensamentos ao estilo:

- Se estivemos mortos no infinito passado, porque igualmente não podemos continuar mortos no infinito futuro?
- Morrer é tão natural quanto nascer.
- Somente o fato de eu , em algum momento de existencia no universo, ter existido e ter consciencia de quem sou, por si já é confortante.
- Não sou diferente das pessoas que já morreram e nem das que ainda irão nascer.

E por ai vai.
Ainda não perdi nenhum ente querido próximo, mas sei que , no meu caso, não irá demorar (Meu pai tem mais de 90 anos e minha mãe problemas graves de saúde). Todavia, somente o fato de saber que me livrei de fantasias, sobrando a pura consciencia para que não me ofusque em meu pensar ["dogmamente" falando], creio que me sentirei bem melhor (ou meno mal) , caso eu fosse teísta, com a morte dos meus pais.
Digo isso porque não terei nenhum Deus para culpar ou para me fazer sentir revoltado mediante os problemas da vida. Somente por ter esse sentimento ruim a menos, creio que me sentirei menos mal.

« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2013, 11:35:27 por Novag »

Offline Drucci

• Nível 00
  • *
« Resposta #337 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 11:05:20 »
A verdade dos fatos é que a a "dor" da morte de um ente querido varia de personalidade para personalidade, e não de crença para crença.

Voce vai encontrar religiosos e ateus desesperados ou conformados com a morte de um ente querido.

Concordo com o ponto de vista, não acredito que o fato de crer em alguma religião mude o sentimento da perda de um ente querido.

Não posso atestar o meu sentimento com esta experiência, como em algumas respostas do tópico, nunca perdi um ente querido. Mas acho triste constatar que o meu avô, já com a saúde fragilizada aos 85 anos, "morre" de medo da morte. Ele que nunca deixa de ir à igreja, que foi uma pessoa correta durante toda sua vida (ao menos acredito que foi), no momento em que se encontra próximo de reencontrar as pessoas que perdeu e de ter todos os benefícios pregados por sua religião quando chegada a morte, também tem medo.

Eu não sou religioso, mas também não me considero ateu. Vejo a morte com temor, mas tento ao máximo me acostumar com a ideia de perder as pessoas que amo e de que minha vida chegará ao fim  em algum ponto. Quanto ao que vem ou não vem depois disso, tento ao máximo não perder meu tempo divagando a respeito, por mais que seja inevitável. Independente de religião ou falta dela, acredito que o mesmo fim se apresenta pra qualquer forma de vida.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #338 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 11:13:26 »
Ou seja, o sentimento da perda de alguém próximo, ou de ver alguém morrendo, é laico.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #339 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 11:15:12 »
Ou seja, o sentimento da perda de alguém próximo, ou de ver alguém morrendo, é laico.
a maneira de lidar com essa angustia e dor é que varia... para alguns pode passar por uma fantasia consoladora.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #340 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 12:06:33 »
Olha, os únicos dogmas que realmente perturbam são os de sofrimento e/ou gozo eterno. A morte, em se tratando de materialismo, realmente não pertuba. Simplesmente acaba. Não haverá nenhum motivo para sofrimento. Algo tão comum quanto nascer. No caso da crença que compartilho simpatia, a morte simplesmente não existe, logo, não tenho com o que me preocupar. Há apenas a vida seguido de vida eternamente....Ah, e não posso provar isto, por favor, não insistam. Trata-se apenas de crença. Obrigado.  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #341 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 12:11:39 »
Eu acho que se você tem certeza de que seus entes queridos vão para um lugar melhor, e que estarão lhe esperando quando você se for, não há muito espaço para tristeza em situações de perda.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #342 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 12:42:04 »
De fato não há! Esses seriam os religiosos conformados, digamos assim.

Todavia tal raciocino não pode servir de premissa para dizer que os céticos  ficariam desesperados em situações similares. (Tristes, todos ficamos)
Eis um exemplo disso:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL701303-5602,00-CANCER+MATA+PROFESSOR+QUE+FICOU+FAMOSO+PELO+VIDEO+DA+ULTIMA+AULA+NA+WEB.html

Não sei se ele era ou não religioso, mas em sua ultima palestra recusou-se a falar sobre sua doença, espiritualidade e religião, focando mais nos seus feitos e  objetivos alcançados.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2013, 12:46:41 por Novag »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #343 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 12:52:09 »
Eu fico desesperado só de pensar em uma situação de perda de um familiar.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #344 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 13:32:11 »
Amigo, tenha certeza de que não seria diferente se você tivesse qualquer tipo de crença. É algo que está em você.

Sabe, teve épocas em que eu tambem me desesperava so de pensar isso. Porém, tudo não passava de uma luta interna contra o meu egocentrismo tolo (não digo que é o caso dos que se desesperam). Foi somente depois que tive a noção e aceitação exata de quem eu realmente sou; de quem realmente somos ("nada" nesse universo), é que minha consciencia foi desengarrafada, experimentando assim um tipo de extase proveniente da honestidade intelectual que nenhum "espirito Santo" até hoje foi capaz de fazer em mim.

Sim, eu sei... Todos temos o instinto de auto preservação, e esse "instinto" tem uma forte influencia em nossa consciencia fazendo com que tenhamos reações mentais ao estilo da que você disse acima.

- Novag, você é "frio"?

Não. Sou realista e honesto para comigo mesmo! Tambem amo meus pais e não quero perdê-los, mas ao menos "agora" sei que não irei me sentir injustiçado por causa do plano divino quando perdê-los. O dia que meus pais cairem mortos, eu não irei ficar me fazendo perguntas tolas sobre o "porque". Apenas irei dizer : - Fudeu! - com base em meus sentimentos; esperando , pelo tempo, que eles passem, assim como tudo passa em nossas vidas.

É por isso que eu sempre digo: O real sentido da vida está é o "Aqui /Agora" 

Vamos viver o presente, sem lembrar do passado ou sonhar com o futuro.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #345 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 14:23:41 »
:ok:

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #346 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 15:00:57 »
O pior sentimento de perda pela morte eh a de perda de um filho. Acho que eu me mataria num caso desses. E nesse ponto eu acho que acreditar em vida após a morte seria bem mais reconfortante.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #347 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 16:05:24 »

Vamos viver o presente, sem lembrar do passado ou sonhar com o futuro.

Apoiado.

Offline conscius

• Nível 00
  • *
« Resposta #348 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 19:40:55 »
Eu acredito em vida após a vida (li desta forma no fórum e gostei) e encaro a morte como algo natural, a desativação do corpo, de um veículo, mas isso não me torna indiferente ao falecido e principalmente aos seus familiares.

Não digo que isso me reconforte, pois não a utilizo como subterfúgio, procuro racionalizar (mesmo que para a grande maioria dos integrantes deste clube virtual de debates seja algo fantasioso) que se nascemos para depois morrer, pode ser um indício de que estamos apenas de passagem.

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, 20:17:02 por conscius »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #349 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 21:51:46 »
O descrente deseja tanto a morte quanto o crente. A relação que tem com ela é só realista, como diferença.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!