( A propósito, não foi você que uma vez contou uma história sobre um cão ter lhe oferecido uma fruta, ou algo assim? )
Fui 
Não me lembro os detalhes mas no seu relato o cão pareceu ter reagido a um pensamento seu.
Creio ter uma explicação mais plausível que a sua.
Sua conjectura envolve a hipótese de comunicação telepática entre humanos e animais selvagens,
com estes últimos sendo capazes de entender a linguagem humana em seu idioma específico - mesmo o cão
além de selvagem viver em outro país - e ainda ser solícito e disposto a atender os anseios de um perfeito
desconhecido.
Bom, a minha conjectura considera apenas a hipótese de ter sido simples coincidência.

Então você dirá : " Mas qual a probabilidade de um cachorro ter exatamente uma reação que parecia se
encaixar em um pensamento meu? "
E eu responderei: " E qual a chance de um cão africano ser telepata e falar português? "
Veja, estas incríveis coincidências são mais fáceis de se explicar do que imaginam. Se eu pedisse a alguém para escolher 6 números entre 100 ao acaso e depois sorteasse exatamente os 6 números que a pessoa escolheu ninguém pensaria ter sido coincidência. No entanto tal coincidência ocorre quase toda semana com os felizes ganhadores da Mega sena e nem por isso procuramos explicações extraordinárias.
É claro que milhões apostam e apenas um ou dois acertam, o que está perfeitamente de acordo com os modelos probabilísticos, mas suponha que estes um ou dois não soubessem da existência das outras milhões de apostas e julgassem que apenas eles participaram do sorteio...
Nesse caso ninguém os convenceria de ter se tratado de pura coincidência.
É o que ocorre com muitos fatos que ocorrem ao acaso e acabam sendo interpretados por seus protagonistas como eventos sobrenaturais. No mundo há quase 7 bilhões de pessoas, e todos os dias alguns bilhões interagem várias vezes com cães e outros animais. Há bilhões de pessoas, todos os dias, pensando alguma coisa e imaginando alguma coisa, enquanto observa o comportamento causal de algum animal irracional, certamente alheio ao distante e incompreensível universo intelectual de um ser humano.
Ora, com tanta gente assim passa a ser altamente provável que alguma pessoa, em algum lugar, pense em algo aleatório e por acaso o animal realize alguma ação que pareça estar relacionada com tal pensamento.
Mas ninguém vai convencer o tal sujeito de que não foi telepatia.
Então o sujeito relata o episódio para todos os amigos e familiares, e sempre vai contar este caso quando surgir oportunidade. Além disso hoje vivemos em uma aldeia global, e então ele comenta na internet e milhões de pessoas ( ou pelo menos centenas né ) leiem o seu relato.
Assim muitos são convencidos de que estes fenômenos realmente existem quando na verdade não passaram de simples acaso.
É análogo ao que acontece com a superstição do número 13. Todos nós conhecemos inúmeros casos de azar relacionados ao número 13, sendo talvez o mais famoso o episódio quase trágico da Apolo 13. Mas ora bolas!,
quantos zilhões de eventos que poderiam ser relacionados ao 13 acontecem todos os dias? Incontáveis!
A maioria deles acontecimentos ordinários e portanto as pessoas nem se lembram de associa-los a nenhuma superstição. Uma sexta-feira 13 é um dia normal para quase todas as pessoas, mas vá um acidente te acontecer em uma sexta 13 e você passa a acreditar nesta bobagem para o resto da vida.
É assim que funciona.