Autor Tópico: Sobre mim, minha filosofia, ideologia e ceticismos  (Lida 28687 vezes)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
Re: Sobre mim, minha filosofia, ideologia e ceticismos
« Resposta #200 Online: 12 de Maio de 2010, 21:31:30 »
Parece que cada vez que escrevo estou inventando algo, mas na verdade isso é parte do que eu acho. O meu conteúdo é grande mesmo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 12 de Maio de 2010, 21:33:16 »
Ênio,

1. Não existe implicância. A Ciência simplesmente ignora e não perde tempo com besteiras. Aquilo que você chama de evidências não reunem as condições e detalhamento necessários para serem levadas a sério. A visão da vizinha da prima do padeiro que revelou o local aonde o tio havia escondido a chave do cofre antes de morrer não pode ser considerada, mesmo depois de se achar a chave no local revelado por um suposto espírito. É apenas uma estória que pode ser verdadeira e interessante como tantas outras que só servem para alimentar suposições e fortalecer crenças mas está longe de ser uma evidência científica.

2. Já percebeu que você tenta usar os elementos da ciência que você acusa de implicante (e conspiracionista) para explicar aquilo que você decidiu acreditar apenas porque está incluída na base teórica do espiritismo? Percebe como você se agarra a qualquer coisa que possa ajudar a sua crença fazer sentido? Percebe como você trata a palavra "energia" atribuindo a ela uma plasticidade multi-uso?

3. Transcomunicação é pareidolia e os processos envolvidos na captação de vozes e de imagens não são nada científicos. Trata-se de uma "ciência" espírita, praticada por espíritas cheios de wishful thinking para se comunicar com espíritos. Você já se perguntou porque nenhum das centenas de laboratórios equipadíssimos que se dedicam diariamente ao estudo das radiofrequências e telecomunicações com cientistas especializados não captam interferências de vozes ou imagens que são captadas por esses laboratórios caseiros que realizam pesquisas de transcomunicaçào nos fins de semana conduzidas por espíritas embuídos de pensamento desejoso?

Penso então que estudar o neutrino ou partículas semelhantes a ele que passam facilmente pela matéria seria o primeiro passo para investigar a provável ou não existência de uma realidade espiritual.

4. Você comete sempre o mesmo erro como se tivesse um vício de abordagem. Aqui você se agarra ao neutrino como uma esperança que ele comprove aquilo que você acredita. Volte um pouco no tempo. Kardec reuniu meia dúzia de "médiuns" para canalizarem todo tipo de besteira. Separou as mais absurdas e contraditórias, com o que sobrou utilizou a sua experiência de professor de liceu para codificar a doutrina espírita. Você acreditou e agora fica torcendo para que um dia a ciência comprove o que foi ditado pelos espíritos superiores com pensamento desejoso.
« Última modificação: 12 de Maio de 2010, 21:36:40 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 12 de Maio de 2010, 21:35:21 »
Parece que cada vez que escrevo estou inventando algo, mas na verdade isso é parte do que eu acho. O meu conteúdo é grande mesmo.

ficar dando palpites não te coloca como alguém com grande conteúdo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #203 Online: 12 de Maio de 2010, 21:57:56 »
Bem, se há pessoas que implicam com as evidências que são sistematicamente tratadas como farsa, isso não é problema meu. Vou ver se eu leio tal livro. Há sim coisas invisíveis que são produto da nossa imaginação, mas isso não significa necessariamente que, por não vermos uma matéria invisível a nós, esta será inexistente.

Espero que você realmente leia o livro, talvez você possa ver algumas coisas de um ângulo diferente.

Sinceramente não sei de evidência nenhuma que comprove a existência de uma realidade espiritual e ao contrário do que você falou... as pessoas (céticos) não implicam com as “evidências” o que acontece é um processo de busca da verdade. Ninguém deve aceitar nada como verdade se não existem evidências.

Se esse mundo espiritual é real junto com espíritos e toda aquela lenga-lenga espírita por que não se fazem conhecer de forma absolutamente clara para que todos os céticos calem de uma vez por todas?  Seria extremamente simples.... Fenômenos espirituais sempre “acontecem” com pessoas crédulas, agora eu me pergunto por que não acontecem com pessoas céticas?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #204 Online: 29 de Maio de 2010, 06:04:37 »
Lion

Sinceramente não sei de evidência nenhuma que comprove a existência de uma realidade espiritual e ao contrário do que você falou... as pessoas (céticos) não implicam com as “evidências” o que acontece é um processo de busca da verdade. Ninguém deve aceitar nada como verdade se não existem evidências.

Se esse mundo espiritual é real junto com espíritos e toda aquela lenga-lenga espírita por que não se fazem conhecer de forma absolutamente clara para que todos os céticos calem de uma vez por todas?  Seria extremamente simples.... Fenômenos espirituais sempre “acontecem” com pessoas crédulas, agora eu me pergunto por que não acontecem com pessoas céticas?

Você não sonha enquanto dorme? :arrow: Se sim, aí tem a prova que precisa. :) :arrow: :idea:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #205 Online: 29 de Maio de 2010, 14:07:19 »
Lion

Você não sonha enquanto dorme? :arrow: Se sim, aí tem a prova que precisa. :) :arrow: :idea:

Quê? Sonhos são provas de um mundo espiritual?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #206 Online: 29 de Maio de 2010, 18:06:49 »
Bem, se você sonha com uma situação futura e ela ocorre justamente como no sonho (uma situação que você jamais imaginaria estando acordado), talvez sim. Seria só uma evidência. Não seria uma prova de laboratório, mas ainda assim seria uma evidência para quem teve o sonho. Bem, no meu caso, as premonições que tive estava acordado, consciente. Ou seja, se você prevê uma situação acordado ou sonhando, depende de cada pessoa.

É por isso que existem pessoas que defendem a espiritualidade por conta de tais experiências. Não é só uma questão de fé, mas de vivenciar tais acontecimentos. Se você só tem fé, fica na dúvida. Mas se você vivencia uma situação dessas, acaba afirmando isso, ainda que não tenha como mostrar fisicamente isso. Não estou falando de esquizofrenia, mas sim de situações que evidenciam isso, situações em que o esperado não ocorre.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #207 Online: 29 de Maio de 2010, 18:08:19 »
Lion

Você não sonha enquanto dorme? :) Se sim, aí tem a prova que precisa. :idea:    

........................................................... ......

Quê? Sonhos são provas de um mundo espiritual?

Para mim são. :) :arrow: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #208 Online: 29 de Maio de 2010, 18:19:39 »
Enio

Bem, se você sonha com uma situação futura e ela ocorre justamente como no sonho (uma situação que você jamais imaginaria estando acordado), talvez sim. Seria só uma evidência. Não seria uma prova de laboratório, mas ainda assim seria uma evidência para quem teve o sonho.

Eu não sonho exactamente com o futuro... É mais de estar ciente, que me encontro no "plano astral", ou de sonho lúcido, em que uma pessoa sabe que está a sonhar; ou o lugar - para onde irei - quando me tansformar fisicamente em "defunto". :idea:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #209 Online: 29 de Maio de 2010, 18:53:12 »
Já ouvi espíritas me dizerem que sonhos lúcidos é quando você tem recordação do que experimentou quando estava fora de seu corpo. Não eram sonhos psicológicos, mas situações que sua mente teria vivenciado, fora do corpo, e não fatos corriqueiros. Já tive uns sonhos assim, mas não mais me lembro deles quase, mas é sempre bom anotar sobre tais sonhos, para depois se pesquisar em cima disso.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 29 de Maio de 2010, 19:02:58 »
Bem, se você sonha com uma situação futura e ela ocorre justamente como no sonho (uma situação que você jamais imaginaria estando acordado), talvez sim.

Na nossa vida nós temos milhares ou mesmo milhões de sonhos. Destes, uma pequeniníssima fração (se forem dezenas, é muito) acaba coincidindo mais ou menos com alguma situação real.

Por isso eu pergunto: como os sonhos podem ser "premonitórios" ou "espirituais", se erram em 99,999999% dos casos?

Jogar cara ou coroa é mais "premonitório" ou "espiritual" do que sonhar. Está tudo na cabeça de quem quer acreditar.
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 29 de Maio de 2010, 19:05:40 »
Enio

Bem, se você sonha com uma situação futura e ela ocorre justamente como no sonho (uma situação que você jamais imaginaria estando acordado), talvez sim. Seria só uma evidência. Não seria uma prova de laboratório, mas ainda assim seria uma evidência para quem teve o sonho.

Eu não sonho exactamente com o futuro... É mais de estar ciente, que me encontro no "plano astral", ou de sonho lúcido, em que uma pessoa sabe que está a sonhar; ou o lugar - para onde irei - quando me tansformar fisicamente em "defunto". :idea:

já tive 8.332 sonhos desses, conscientes, etc.. só acreditava que era plano astral enquanto era crente. Quando você deixa de ser crente, você sente e interpreta os mesmos senhos de maneiras completamente distintas
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #212 Online: 30 de Maio de 2010, 00:10:50 »
No caso do sonho, primeiro você deveria se lembrar dele. Ou então quando o fato ocorre, você se lembrar do sonho que teve, aquele mesmo sonho da situação vivida. Eu não acho que sonhos erram. A maioria seriam só sonhos psicológicos, de situações corriqueiras ou de situações das quais tanto se deseja. Mas estou falando em sonhos de situações que você não imaginaria enquanto acordado. E depois aquilo ocorrer exatamente. Quando se fala em sonhos premonitórios, alguns acham que a maioria erra. Não erra. Aliás, só é considerado premonição quando aquele fato previsto ocorre. Premonição não é cara ou coroa. Você sonha, sente, vem a imagem da situação em sua mente (seja sonhando ou acordado) e depois de algum tempo (curto ou longo prazo) ocorre. E quando ocorre você acaba se lembrando exatamente daquela inspiração que lhe veio em mente, seja em pouco ou há muito tempo atrás. É assim que premonição funciona. Eu já tive isso e inclusive cheguei a umas conclusões sobre isso.

Só é premonição quando o fato previsto fatalmente ocorre. Caso contrário, é probabilidade, sugestão. A premonição seria aquela provável situação ocorrida. Ainda mais quando se trata de situações previstas durante a infância, como no meu caso. De situações que já ocorreram comigo e que ainda tenho algumas em mente que estão para ocorrer. Já até previ situações em relação a uma moça que ainda gosto! E eu nunca tive muito contato com ela. Eu me pergunto porque previ certos fatos em relação à ela, e não em qualquer um.

Por exemplo, previ que a tal moça, que frequentou o centro espírita, que viria a trabalhar no sábado e que por isso frequentaria menos o centro, e que tinha em mente uma estranha relação dela com um shopping da minha cidade... e calhou de eu ouvir a mãe dela falando que ela conseguiu emprego numa loja deste shopping! E já tinha isso em mente desde o início do ano passado. Soube disso em abril daquele ano. E ainda mais! Eu já tinha em mente uma relação dela com o time do flamengo... e meses depois, no orkut dela, soube que pensaria em se tornar flamenguista, como o irmão dela. E pior é que, de acordo com um pressentimento de infância, algo terrível estará para ocorrer com ela, provavelmente um acidente... pois isso tem relação com sequela física. Serei mais específico... trata-se, certamente, de amputação de membro!

Temo que isso possa vir a ocorrer comigo, aliás, desde a infância por este mesmo pressentimento, desde os 7 anos que me atormenta.

Digo, de que pressinto que um dia ainda estaria para ter um relacionamento amoroso com alguém que virá a sofrer isso. E isso vai ter um impacto muito profundo no meu lado emocional. É bem provável que isso venha a mudar até a minha personalidade, da forma como irei ficar impressionado. E então me encontrarei numa situação muito difícil, além de outras consequências, e então terei que me defender disso tudo, mostrando toda a verdade à ela, provando que previ isso de fato. E tenho até registro disso. Ou seja, já estou me adiantando, me preparando para uma situação que sinto que está a ocorrer, assim como em muitas outras desse tipo que já ocorreram comigo.

E tenho até testemunha oral, que é a própria orientadora do centro que frequento. Ou seja, já estou me armando. E farei isso para que depois ninguém me chame de louco ou esquizofrênico, pra que as pessoas vejam que realmente previ isso. E vejam que isso era inevitável, até porque eu nem sei quando ou onde isso vai ocorrer (a fatalidade dela), portanto não há nada que poderia fazer por ela, pra evitar isso. Se bem que eu já dei um conselho à ela, digo, para não ficar bebendo... Já fiz minha parte pra tentar evitar isso. Outro detalhe... não sei quando isso vai ocorrer.

Portanto, realmente neste caso, não é probabilidade de forma alguma. Pelo menos não comigo. Se situações assim ocorrem fatalmente e eu já as tinha em mente... E mais uma coisa. Não foi em sonho nenhuma desta premonições. Em todas elas eu as tive consciente. Elas vêem em mim em forma de imagem mental ou por uma vaga inspiração. E então ocorrem, mais cedo ou mais tarde. E então a necessidade de já ter um preparo prévio pra não me ferrar.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #213 Online: 30 de Maio de 2010, 01:52:19 »
Então essa coisa de "premonição" acontece comigo o tempo todo!

Vejam vocês, hoje mesmo eu estava parado esperando o sinal fechar para os carros e previ que, assim que fechasse o sinal e os carros parassem, eu ia atravessar a rua e em instantes estaria do outro do lado da rua.
Foi dito e feito! Em instantes no futuro, eu estava realmente do outro do lado da rua.

Incrível, não é?  :oba:

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #214 Online: 30 de Maio de 2010, 02:15:41 »
Após tantas explicações lógicas eu me rendo. Realmente os sonhos são manifestações transcendentais.   ::)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 30 de Maio de 2010, 07:55:00 »
Após tantas explicações lógicas eu me rendo. Realmente os sonhos são manifestações transcendentais.

Também me rendo a tão fortes evidências. Aliás, tive um sonho esta noite de que ia almoçar hoje, e estou com um forte pressentimento de que ele vai ser realizar :susto:!
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 30 de Maio de 2010, 08:01:02 »
Por exemplo, previ que a tal moça, que frequentou o centro espírita, que viria a trabalhar no sábado e que por isso frequentaria menos o centro, e que tinha em mente uma estranha relação dela com um shopping da minha cidade... e calhou de eu ouvir a mãe dela falando que ela conseguiu emprego numa loja deste shopping! E já tinha isso em mente desde o início do ano passado. Soube disso em abril daquele ano. E ainda mais! Eu já tinha em mente uma relação dela com o time do flamengo... e meses depois, no orkut dela, soube que pensaria em se tornar flamenguista, como o irmão dela. E pior é que, de acordo com um pressentimento de infância, algo terrível estará para ocorrer com ela, provavelmente um acidente... pois isso tem relação com sequela física. Serei mais específico... trata-se, certamente, de amputação de membro!

Temo que isso possa vir a ocorrer comigo, aliás, desde a infância por este mesmo pressentimento, desde os 7 anos que me atormenta.

Digo, de que pressinto que um dia ainda estaria para ter um relacionamento amoroso com alguém que virá a sofrer isso. E isso vai ter um impacto muito profundo no meu lado emocional. É bem provável que isso venha a mudar até a minha personalidade, da forma como irei ficar impressionado. E então me encontrarei numa situação muito difícil, além de outras consequências, e então terei que me defender disso tudo, mostrando toda a verdade à ela, provando que previ isso de fato. E tenho até registro disso. Ou seja, já estou me adiantando, me preparando para uma situação que sinto que está a ocorrer, assim como em muitas outras desse tipo que já ocorreram comigo.

E tenho até testemunha oral, que é a própria orientadora do centro que frequento. Ou seja, já estou me armando. E farei isso para que depois ninguém me chame de louco ou esquizofrênico, pra que as pessoas vejam que realmente previ isso. E vejam que isso era inevitável, até porque eu nem sei quando ou onde isso vai ocorrer (a fatalidade dela), portanto não há nada que poderia fazer por ela, pra evitar isso. Se bem que eu já dei um conselho à ela, digo, para não ficar bebendo... Já fiz minha parte pra tentar evitar isso. Outro detalhe... não sei quando isso vai ocorrer.

Portanto, realmente neste caso, não é probabilidade de forma alguma. Pelo menos não comigo. Se situações assim ocorrem fatalmente e eu já as tinha em mente... E mais uma coisa. Não foi em sonho nenhuma desta premonições. Em todas elas eu as tive consciente. Elas vêem em mim em forma de imagem mental ou por uma vaga inspiração. E então ocorrem, mais cedo ou mais tarde. E então a necessidade de já ter um preparo prévio pra não me ferrar.

Enio, me responda uma coisa: e se esse tal acidente com amputação de membro da sua namorada em potencial nunca acontecer, você vai admitir que não existe premonição nenhuma ou vai arrumar alguma hipótese ad hoc para continuar com sua crença, que parece tão necessária para sua vida?
"Deus prefere os ateus"

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #217 Online: 30 de Maio de 2010, 11:11:30 »
"Agnóstico"

...

já tive 8.332 sonhos desses, conscientes, etc.. só acreditava que era plano astral enquanto era crente. Quando você deixa de ser crente, você sente e interpreta os mesmos senhos de maneiras completamente distintas

Então você mudou de opinião acerca do sonho ser uma indicação do plano "astral", apenas porque deixou de ser crente espírita kardecista?

Quando hoje em dia você sonha conscientemente, qual é a interpretação que lhe dá... Suponha que começava a sonhar conscientemente, que "deus" lhe fala?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #218 Online: 30 de Maio de 2010, 11:19:00 »
Johnny Cash

.....................................

"Hay gobierno? Soy contra!"

Vejam vocês, hoje mesmo eu estava parado esperando o sinal fechar para os carros e previ que, assim que fechasse o sinal e os carros parassem, eu ia atravessar a rua e em instantes estaria do outro do lado da rua.
Foi dito e feito! Em instantes no futuro, eu estava realmente do outro do lado da rua.

Incrível, não é? :oba:

Fantástico :!: :arrow: :ok: Isso demonstra que todos nós somos videntes. :idea: 

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 30 de Maio de 2010, 14:45:23 »
"Agnóstico"

...

Então você mudou de opinião acerca do sonho ser uma indicação do plano "astral", apenas porque deixou de ser crente espírita kardecista?

Quando hoje em dia você sonha conscientemente, qual é a interpretação que lhe dá... Suponha que começava a sonhar conscientemente, que "deus" lhe fala?

Foi um processo. Quanto mais eu via que minha crença era ilógica, melhor eu conseguia interpretar meus sonhos sem a optica religiosa. Conseguir interpretar que as "mensagens" dos sonhos eram todas fruto de conhecimento próprio, experiências anteriores revividas pelo cérebro em momentos de funcionamento peculiar, fizeram até que, ao longo do tempo, meus sonhos "mágicos" fossem deixando de acontecer e sendo trocados por sonhos mais cotidianos, pois a crença é um dos fatores que seu cérebro usa para criar os sonhos.

Hoje sonhos com espíritos etc.. são raríssimas... e como minha quantidade de sonhos conscientes é muito grande, toda a vez que eu tenho sonhos assim começo a interpelar o "espírito", procurar coisas que eu não saiba... e sempre encontro eu mesmo.

Também tento, quando em um lugar, achar alguma coisa que possa ser referenciada e encontrada depois quando estou acordado

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #220 Online: 30 de Maio de 2010, 15:06:24 »
Vejam vocês, hoje mesmo eu estava parado esperando o sinal fechar para os carros e previ que, assim que fechasse o sinal e os carros parassem, eu ia atravessar a rua e em instantes estaria do outro do lado da rua. Foi dito e feito! Em instantes no futuro, eu estava realmente do outro do lado da rua.

Também me rendo a tão fortes evidências. Aliás, tive um sonho esta noite de que ia almoçar hoje, e estou com um forte pressentimento de que ele vai ser realizar!

Não, isso não é premonição, apenas fatos esperados, corriqueiros. Uma típica premonição ocorre quando se prevê um fato do qual você mesmo não esperaria e ficaria surpreso. E isso já ocorreu comigo, como nos exemplos que citei. Não estão me levando a sério!

Bem, eu não tenho certeza se vai acontecer, mas como já tive diversas revelações desse tipo, e como eu já cheguei a prever fatos de uma outra pessoa, então não poderia desconsiderar isso. Ainda mais justamente com tal moça. Portanto daí vem essa necessidade. Porém eu jamais desejaria uma situação dessas. Sempre temi isso. De fato recentemente ocorreram situações que já tinha em mente desde criança. Não situações esperadas, corriqueiras, mas situações das quais se ficaria surpreso. E algumas delas de fato tinham relação com tal moça...

Mas que pra mim já eram esperadas, pelo fator premonição. Se não fosse assim então nem estaria falando sobre isso aqui.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #221 Online: 30 de Maio de 2010, 15:12:54 »
"Agnóstico"

Hoje sonhos com espíritos etc.. são raríssimas... e como minha quantidade de sonhos conscientes é muito grande, toda a vez que eu tenho sonhos assim começo a interpelar o "espírito", procurar coisas que eu não saiba... e sempre encontro eu mesmo.

Também tento, quando em um lugar, achar alguma coisa que possa ser referenciada e encontrada depois quando estou acordado

Parece-me que o seu modo de interpretar os sonhos, é muito razoável :!: :arrow: :ok:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #222 Online: 30 de Maio de 2010, 15:39:16 »
Johnny Cash

.....................................

"Hay gobierno? Soy contra!"

Incrível, não é? :oba:

Fantástico :!: :arrow: :ok: Isso demonstra que todos nós somos videntes. :idea:  

Pois é, não é mesmo fantástico?
Mas nem todo mundo tem essas habilidades incríveis.

*Obviamente fui irônico quando escrevi o que está acima (a história da rua). Estou com medo de me levarem a sério.
« Última modificação: 30 de Maio de 2010, 15:42:34 por Johnny Cash »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #223 Online: 30 de Maio de 2010, 15:42:02 »
Vejam vocês, hoje mesmo eu estava parado esperando o sinal fechar para os carros e previ que, assim que fechasse o sinal e os carros parassem, eu ia atravessar a rua e em instantes estaria do outro do lado da rua. Foi dito e feito! Em instantes no futuro, eu estava realmente do outro do lado da rua.

Também me rendo a tão fortes evidências. Aliás, tive um sonho esta noite de que ia almoçar hoje, e estou com um forte pressentimento de que ele vai ser realizar!

Não, isso não é premonição, apenas fatos esperados, corriqueiros. Uma típica premonição ocorre quando se prevê um fato do qual você mesmo não esperaria e ficaria surpreso. E isso já ocorreu comigo, como nos exemplos que citei. Não estão me levando a sério!

Bem, eu não tenho certeza se vai acontecer, mas como já tive diversas revelações desse tipo, e como eu já cheguei a prever fatos de uma outra pessoa, então não poderia desconsiderar isso. Ainda mais justamente com tal moça. Portanto daí vem essa necessidade. Porém eu jamais desejaria uma situação dessas. Sempre temi isso. De fato recentemente ocorreram situações que já tinha em mente desde criança. Não situações esperadas, corriqueiras, mas situações das quais se ficaria surpreso. E algumas delas de fato tinham relação com tal moça...

Mas que pra mim já eram esperadas, pelo fator premonição. Se não fosse assim então nem estaria falando sobre isso aqui.

Enio, da forma que você diz, aparentemente é muito fácil ter essas "premonições".
Você tem "visões" de coisas que pensa que vai acontecer, mas não sabe quando nem com quem e etc.

Ora, então é só observar se acontecerá algo similar no futuro? E se não acontecer, tudo bem?
Eu posso ter uma visão de que um dia, eu terei um filho, mas ainda não sei se com minha namorada ou outra mulher... se um dia então, eu de fato tiver um filho, serei um magnífico vidente?

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #224 Online: 30 de Maio de 2010, 20:35:47 »

Enio e Lusitano,

As “experiências espirituais” relacionadas aos sonhos e premonições não poderiam ter outras explicações como sugerem esses artigos?

http://www.skepdic.com/brazil/dejavu.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9j%C3%A0_vu

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!