Bem, se é fictício ou não, acho que não. Foi através deste espírito que ele desenvolveu sua moral. Senão não teria feito tanto sucesso. Há médiums que, em sua mediunidade, são mais propensos à ouvir vozes, outros só vêem espíritos. Outros só psicografam. Mas há aqueles que ouvem, vêem e psicografam, além de outras manifestações. Mas estes são mais raros (melhor dizendo, o médium completo). A maioria dos médiums são incompletos, só tem uma ou outra habilidade.
Certamente há aqueles que se fazem passar por médiums para ganhar fama e dinheiro. Mas veja o caso do Chico. Ele sempre foi paupérrimo, nunca se considerou o autor dos livros que escreveu e ainda trazia conforto aos desesperados. Não acho que alguém assim seria um charlatão. Senão teria é enriquecido.
Há uma outra forma de se ver a esquizofrenia, diferentemente do ponto de vista psiquiátrico. Digo, que a esquizofrenia, no caso, a que gera alucinação, seria só uma mediunidade desordenada, em desenvolvimento. Mas como existem vários tipos de esquizofrenia, então não poderia generalizar todas elas em mediunidade. Que alguns esquizofrênicos só seriam assim por estarem sob influência de obcessores. Outros não seriam doentes e teriam uma vida normal, sem delírios. Não teriam uma visão distorcida da realidade. Veriam as coisas como são, mas também teriam este contato extrafísico.
De fato há aqueles que sofrem de paranóia justamente porque temem estas manifestações, não tem um conhecimento mais aprofundado e as olham como se fossem uma maldição, uma ameaça à vida destas pessoas. Além disso, o médium já desenvolvido ele não vê manifestações desordenadas. Ele vê sim imagens de pessoas aparecendo, mas não como algo distorcido, sem sentido ou algo que altere o conteúdo da realidade material.
Portanto, neste caso, na visão espírita, a esquizofrenia de alucinação nada mais seria do que esta mediunidade, só que mal desenvolvida. Além disso, a mediunidade não leva à loucura. A loucura vai depender da predisposição orgânica do indivíduo. Portanto nem todo médium é louco, delirante.