Bem, se há pessoas que implicam com as evidências que são sistematicamente tratadas como farsa, isso não é problema meu. Vou ver se eu leio tal livro. Há sim coisas invisíveis que são produto da nossa imaginação, mas isso não significa necessariamente que, por não vermos uma matéria invisível a nós, esta será inexistente.
Já no caso dos neutrinos, ainda não seria a prova da espiritualidade em si, mas mostra que existe matéria que nos é invisível e dificilmente detectada. Os corpos mal detectam tais partículas, portanto não as absorvem, pois elas passam direto. E é assim mesmo em relação ao espírito, ele passa pela matéria. Eles vêem a Terra e a percebem, porém a matéria física mal os absorve. Eles não percebem a nossa matéria por órgãos materiais, mas certamente por meio de várias formas de energia que haveriam no ambiente. Pode até mesmo haver mais tipos de matéria desse tipo, invisível e que não reage com a matéria ordinária. É só uma questão de tempo, com certeza.
O neutrino não seria ainda uma prova, mas uma evidência que nos mostra que existe este tipo de matéria, o que nos faz abrir novas possibilidades. Às vezes a descoberta de uma partícula poderia até mesmo mudar nossas convicções. Portanto não subestime o poder das partículas (ao menos no campo da física)!
O espírito teria contato com a matéria por meio da energia gerada por esta. Os processos neurais são energia, a nossa consciência em vigília é resultado do metabolismo. E é pelos processos neurais que o espírito se mantém ligado ao corpo, pela energia liberada pelas células. E durante o sono, quando a atividade metabólica diminui, a quantidade de energia gerada seria suficientemente baixa para permitir um desligamento parcial do espírito no corpo. Mas na hora do despertar, imediatamente quando o metabolismo fica mais ativo, nós que estamos parcialmente desligados do corpo, voltamos a nos prender totalmente nele.
Mas porque defendo isso? Pois energia é uma forma mais sutil de matéria. Matéria e energia são uma só, mas em diferentes estados. E já que energia é muito mais sutil que matéria, então o espírito, que seria uma matéria já muito sutil à nossa, se ligaria diretamente não com a matéria densa em si, mas com energia gerada pela densa matéria, por processos metabólicos.
No caso da transcomunicação, a comunicação se dá pela interação do espírito com a eletricidade, que é energia, assim como pela energia gerada no tubo catódico (a imagem que sai da TV). O mesmo em relação ao rádio, interage com a eletricidade ou com alguma outra forma de energia no ambiente e acaba manipulando o som. Alguns dizem que a presença de cristais próximo ao aparelho aumenta a eficiência, como os experimentos de Hans-Otto Koenig. Pelo que li, a comunicação ficava bem nítida. Talvez seja algo parecido com a captação de espíritos pelo corpo pineal...
Penso então que estudar o neutrino ou partículas semelhantes a ele que passam facilmente pela matéria seria o primeiro passo para investigar a provável ou não existência de uma realidade espiritual.