Autor Tópico: Sobre mim, minha filosofia, ideologia e ceticismos  (Lida 28686 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
Re: Sobre mim, minha filosofia, ideologia e ceticismos
« Resposta #175 Online: 10 de Maio de 2010, 19:10:31 »
Enio e Micromegas , antes de ficarem discutindo a relação entre calcificação da pineal e capacidade mediúnica que tal seguir a ordem lógica e apresentar as evidências de
Relação entre calcificação do corpo pineal e mediunidade só poderá ser considerada se antes você apresentar evidências de que:

a) há consciência sem a presença de um cérebro
b) esta consciência sem suporte material pode se comunicar
c) as pessoas mais aptas a b têm um teor de calcificação do corpo pineal estatisticamente maior que as pessoas que não têm / têm em nível menor esta capacidade

Até agora não há evidências de a , logo...

Enquanto não houiver evidências de que pode haver consciência sem cérebro a discussão acima é inútil.

Enquanto não houver evidências de que Deus não existe, o ateísmo será sempre uma coisa inútil.

Sempre que vejo esse tipo de argumento me lembro de um capítulo do livro “O Mundo Assombrado pelos Demônios” chamado “O Dragão na Minha Garagem”  e de um trecho de “Deus um Delírio” do Dawkins onde ele cita Bertrand Russell

Segue trecho:

................................................
Outra forma de expressar esse erro é em termos do ónus da prova, e nesse formato ele é demonstrado divertidamente pela parábola de Bertrand Russell sobre o bule celeste.31

Muitos ortodoxos falam como se fosse obrigação dos céticos contraprovar dogmas consagrados, e não dos dogmáticos comprová-los. Isso é, claro, um equívoco. Se eu sugerisse que entre a Terra e Marte há um bule de chá chinês rodando em torno do Sol numa órbita elíptica, ninguém seria capaz de contraprovar minha afirmação, desde que eu tenha tido o cuidado de acrescentar que o bule é pequeno demais para ser revelado até pelos nossos telescópios mais potentes. Mas, se eu prosseguisse dizendo que, como minha afirmação não pode ser contraprovada, é uma presunção intolerável por parte da razão humana duvidar dela, imediatamente achariam que eu estava falando maluquices. Se, porém, a existência do bule tivesse sido declarada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todos os domingos e instilada na cabeça das crianças na escola, a hesitação em acreditar em sua existência se tornaria um traço de excentricidade e garantiria ao questionador o atendimento por psiquiatras numa era esclarecida ou por um inquisidor em eras anteriores.

Não perderíamos tempo falando disso porque ninguém, que eu saiba, tem adoração por bules;* mas, sob pressão, não hesitaríamos em declarar nossa forte crença de que positivamente não existe um bule em órbita. Mesmo assim, em termos estritos, seríamos todos agnósticos ao bule: não podemos provar, com cer-teza, que não existe um bule celeste. Na prática, afastamo-nos do agnosticismo do bule na direção do a-buleísmo.

* Talvez eu tenha falado cedo demais. O The Independent on Sunday de 5 de junho de 2005 trouxe o seguinte item: "Autoridades malaias dizem que seita religiosa que construiu bule sagrado do tamanho de uma casa infringiu normas de planejamento". Veja também a BBC News em http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacinc/4692039.stm.

Um amigo, que foi educado como judeu e ainda observa o Shabat e outros costumes judaicos em nome da lealdade à sua herança histórica, descreve-se como um "agnóstico à fadinha do dente". Ele acha que Deus não é mais provável que a fadinha do dente. Não se pode contraprovar nenhuma das duas hipóteses, e ambas são igualmente prováveis. Ele é ateu exatamente na mesma enorme proporção que é um a-fadinheu. E agnóstico em relação aos dois, exatamente na mesma pequena proporção.

O bule de Russell representa, é claro, um número infinito de coisas cuja existência é concebível e não pode ser descartada com provas. O grande advogado americano Clarence Darrow disse: "Não acredito em Deus, pois não acredito na Mamãe Ganso".** O jornalista Andrew Mueller acha que se comprometer com qualquer religião específica "não é mais nem menos estranho que optar por acreditar que o mundo tem a forma de um losango e que é carregado pelo cosmos nas pinças de duas enormes lagostas verdes chamadas Esmeralda e Keith".32 Um favorito dos filósofos é o unicórnio invisível, intangível e inaudível cuja existência as crianças tentam todo ano negar com provas no Camp Quest.* Uma divindade popular na internet hoje em dia — e tão impossível de ser contraprovada quanto Javé ou qualquer outra — é o Monstro de Espaguete Voador, que muitos afirmam tê-los tocado com seus apêndices de massa.33 Adorei saber que o Evangelho do Monstro de Espaguete Voador foi publicado em livro,34 tendo sido muito aclamado. Não o li, mas quem precisa ler um evangelho quando simplesmente se sabe que é verdade? Aliás, tinha que acontecer — um Grande Cisma já ocorreu, resultando na Igreja Reformada do Monstro de Espaguete Voador.35

** Mamãe Ganso (Mother Goose): referência à fictícia autora de uma série muito popular de contos infantis publicada em Londres no século XVIII. (N. T.)
* O Camp Qüest eleva a instituição americana do acampamento de verão a uma nova e admirável dimensão. Diferentemente de outros acampamentos de verão que seguem estilo religioso ou do escotismo, o Camp Quest, fundado por Edwin e Helen Kagin em Kentucky, é administrado por humanistas laicos, e as crianças são incentivadas a pensar por si sós, com ceticismo, enquanto se divertem com todas as atividades ao ar livre tradicionais (www.camp-quest.org). Outros Camp Quests com um ethos semelhante surgiram no Tennessee, em Minnesota, em Michigan, em Ohio e no Canadá.

O ponto principal desses exemplos extremos é que eles são todos impossíveis de ser contraprovados, embora ninguém ache que a hipótese da existência deles esteja no mesmo nível de probabilidade que a hipótese de sua inexistência. A tese de Russell é de que o ônus da prova recai sobre os crentes, não sobre os incrédulos. A minha é de que a probabilidade a favor do bule (monstro de espaguete, Esmerelda e Keith, unicórnio etc.) não é igual à probabilidade contra ele.

O fato de que bules em órbita e fadinhas do dente não podem ter sua inexistência comprovada não é considerado, por nenhuma pessoa racional, o tipo de fato que solucione um debate interessante. Ninguém se sente obrigado a comprovar a inexistência dos milhões de coisas fantásticas que uma imaginação fértil e brincalhona é capaz de sonhar. Eu me divirto com a estratégia, quando me perguntam se sou ateu, de lembrar que o autor da pergunta também é ateu no que diz respeito a Zeus, Apoio, Amon Ra, Mithra, Baal, Thor, Wotan, o Bezerro de Ouro e o Monstro de Espaguete Voador. Eu só fui um deus além.

Todos nós nos sentimos no direito de manifestar um ceticismo extremo, chegando ao ponto da descrença pura e simples — exceto pelo fato de que, no caso de unicórnios, fadinhas do dente e dos deuses da Grécia, de Roma, do Egito e dos vikings, não há necessidade (hoje em dia) de se preocupar com isso. No caso do Deus abraâmico, porém, há a necessidade de se preocupar, porque uma proporção significativa das pessoas com quem dividimos o planeta acredita mesmo, convictamente, em sua existência. O bule de Russell demonstra que a onipresença da crença em Deus, se comparada à crença em bules celestes, na teoria não inverte o ônus da prova, embora pareça invertê-lo em termos de política na prática. O fato de que não se pode provar a inexistência de Deus é aceito e trivial, nem que seja só no sentido de que nunca podemos provar plenamente a inexistência de nada. O que interessa não é se a inexistência de Deus pode ser comprovada (não pode), mas se sua existência é possível Essa é outra história. Algumas coisas não comprováveis são julgadas, de modo sensato, bem menos possíveis que outras coisas não comprováveis. Não há motivo para achar que Deus está imune à análise ao longo do espectro das probabilidades. E certamente não há motivo para supor que, só porque Deus não pode ter sua existência comprovada ou descartada, a probabilidade de sua existência seja de 50%. Pelo contrário, como veremos.
.........................................................

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #176 Online: 10 de Maio de 2010, 20:34:07 »
Dbohr

.......................

無門關 - Mumonkan

Sobre a hipófise/ pituitária: o que se está dizendo é que elas não têm, nem nunca tiveram qualquer relação com espíritos ou poderes paranormais. Todas as alegações em contrário nunca tiveram um pingo de evidência a favor...

Volto a relembrar uma experiência na qual participei e influenciou profundamente a minha posição em relação à metafísica.

«Na leitura de um livro sobre "Raja-Ioga", deparei com um argumento, que eu considerei  muito razoável.

Qualquer pessoa, que fosse capaz de se colocar confortavelmente relaxado, num sofá ou numa cama, podia demonstrar a si próprio a estranha propriedade que o"EU" tinha de se poder desdobrar em dois.

Debati com um amigo tal argumento - e concluímos - que se era praticável, bastava experimentar a "receita" contida no livro.

E assim foi - mas antes de ensaiarmos a experiência - comprometemo-nos, a ajudar o outro de forma “metafísica” para o caso de obtermos sucesso na experiência.

Sozinho, num quarto completamente às escuras – deitado numa cama – e a tentar alcançar um profundo relaxe, quando subitamente, me senti absolutamente paralisado e sem fala.

Um vulto na escuridão, enfiou as mãos dentro do meu cérebro, e com o que me pareceu um bisturi gelado, cortou ao meio uma bolinha que eu supostamente tenho lá dentro.

Não senti dor. Mas a partir desse momento a paralisia desapareceu e eu mergulhei através da cama até ao chão. Nesse momento, interroguei-me se não tinha caído da cama abaixo. 

Levantei-me completamente nu. Olhei para a cama para confirmar a queda e fiquei estarrecido de espanto, ao verificar que estava em dois lugares ao mesmo tempo: nu a olhar-me deitado na cama completamente vestido. Automaticamente pensei: a experiência tinha resultado…!?!...

Na manhã seguinte agradeci ao amigo que me ajudara na estranha experiência, e ele confessou que não deu por nada.

Todavia isso foi o começo da minha aprendizagem, na aquisição do sonho lúcido, conforme literatura a respeito.

Por causa desses estranhos sonhos e dos seus mais estranhos conteúdos, passei a suspeitar, que se calhar é plausível que o sono e os sonhos são o portal, para o encontro pessoal com a espiritualidade. :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #177 Online: 10 de Maio de 2010, 20:38:43 »
Enio e Micromegas , antes de ficarem discutindo a relação entre calcificação da pineal e capacidade mediúnica que tal seguir a ordem lógica e apresentar as evidências de
Relação entre calcificação do corpo pineal e mediunidade só poderá ser considerada se antes você apresentar evidências de que:

a) há consciência sem a presença de um cérebro
b) esta consciência sem suporte material pode se comunicar
c) as pessoas mais aptas a b têm um teor de calcificação do corpo pineal estatisticamente maior que as pessoas que não têm / têm em nível menor esta capacidade

Até agora não há evidências de a , logo...

Enquanto não houiver evidências de que pode haver consciência sem cérebro a discussão acima é inútil.

Enquanto não houver evidências de que Deus não existe, o ateísmo será sempre uma coisa inútil.

Bobagem e argumento irrelevante.
Não estamos discutindo a existência ou não de Deus , mas a existência ou não de consciência sem cérebro.
Não há conexão lógica ou necessária entre as duas já que a existência de consciência post-mortem não seria uma prova da existência de Deus , nem o contrário.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #178 Online: 10 de Maio de 2010, 20:47:50 »
Por causa desses estranhos sonhos e dos seus mais estranhos conteúdos, passei a suspeitar, que se calhar é plausível que o sono e os sonhos são o portal, para o encontro pessoal com a espiritualidade. :)

Lusitano, você está de brincadeira, né?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #179 Online: 10 de Maio de 2010, 21:07:54 »
Lion

Citação de: lusitano  em  Hoje às 20:34:07Por causa desses estranhos sonhos e dos seus mais estranhos conteúdos, passei a suspeitar, que se calhar é plausível que o sono e os sonhos são o portal, para o encontro pessoal com a espiritualidade.

........................................................... .....

Estou simplesmente relatando a minha experiência pessoal :!: :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 10 de Maio de 2010, 21:17:42 »
Palestra do professor dr.sérgio felipe de oliveira, neurologista clínico, neuro cientista, psiquiatra e pesquisador da glândula pineal (ou, Glãndula Hipófise, se assim preferem  :D). Ele começa a falar dos cristais de apatita a partir do 3º vídeo.
[...]
Mas a glândula pineal não se calcifica depois dos 10 anos de idade?

De fato, ocorre o processo bio-mineral da glândula e ela se calcifica. Em minha tese de doutorado da USP, investiguei os cristais da glândula pineal mediante a difração dos raios X.

Eu usei também a tomografia computadorizada e a resonância magnética. Tive a oportunidade de observar nos cristais uma micro circulação sangüínea que os mantinha metabolicamente ativos e vivos.

Acredito que sejam estruturas diamagnéticas que repelem ligeiramente o campo magnético, cujas ondas se deixam ser recocheteadas de um cristal a outro. Isso é como um seqüestro dos campos magnéticos pela glândula. Quanto mais cristais uma pessoa tem, mais possibilidades terá de captar as ondas eletromagnéticas. Os Médiums ostensivos têm mais cristais.

As bio-apatitas são diamagnéticas, pois todos os materiais não ferromagnéticos o são. E ela não repele o campo magnético e sim é repelida por ele pois apresenta susceptibilidade negativa conforme a Lei de Lenz.

Dada a baixíssima intensidade do efeito supradescrito, gostaria que fosse demonstrado pelos espíritas, via artigo científico, que a quantidade de massa de bio-apatita na glândula dos médiuns, realmente faz o "sequestro dos campos magnéticos" (sic).

Calma, meu caro Geotecton, se o artigo ciêntífico ainda não foi apresentado é por que ainda está em estudo. Não é porque todos esperam uma resposta que vão sair por ai publicando qualquer coisa, somente para satisfazer as pessoas. primeiro descobriu a roda para depois aprensentar o carro

abs

Sim é possível que este pesquisador esteja sendo extremamente minucioso. Ou apenas esteja fazendo proselitismo. Eu levanto sérias dúvidas quanto à qualidade deste estudo, pois as palavras do suposto pesquisador sugerem que ele nada conhece de física, cristalografia ou mineralogia:

Acredito que sejam estruturas diamagnéticas que repelem ligeiramente o campo magnético, cujas ondas se deixam ser recocheteadas de um cristal a outro. Isso é como um seqüestro dos campos magnéticos pela glândula. Quanto mais cristais uma pessoa tem, mais possibilidades terá de captar as ondas eletromagnéticas. Os Médiums ostensivos têm mais cristais.

Vou lhe conceder o benefício da dúvida. Mas até a publicação dos resultados em uma revista científica especializada, o que se tem é mais um "wishful thinking" espírita. Nada mais.

Cordiais saudações.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 10 de Maio de 2010, 21:22:14 »

Claro que ele está de brincadeira...Como alguém pode confundir um sonho lúcido com uma experiência de abdução por ETs?  :stunned:

O lusitano deve ter algum tipo de sonda alienígena implantada no cérebro que recebe ordens de uma base instalada na face oculta da Lua para ele postar aqui no CC.  :)
« Última modificação: 10 de Maio de 2010, 21:25:10 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 10 de Maio de 2010, 21:27:17 »
Palestra do professor dr.sérgio felipe de oliveira, neurologista clínico, neuro cientista, psiquiatra e pesquisador da glândula pineal (ou, Glãndula Hipófise, se assim preferem  :D). Ele começa a falar dos cristais de apatita a partir do 3º vídeo.
[...]
Mas a glândula pineal não se calcifica depois dos 10 anos de idade?

De fato, ocorre o processo bio-mineral da glândula e ela se calcifica. Em minha tese de doutorado da USP, investiguei os cristais da glândula pineal mediante a difração dos raios X.

Eu usei também a tomografia computadorizada e a resonância magnética. Tive a oportunidade de observar nos cristais uma micro circulação sangüínea que os mantinha metabolicamente ativos e vivos.

As bio-apatitas são diamagnéticas, pois todos os materiais não ferromagnéticos o são. E ela não repele o campo magnético e sim é repelida por ele pois apresenta susceptibilidade negativa conforme a Lei de Lenz.

Dada a baixíssima intensidade do efeito supradescrito, gostaria que fosse demonstrado pelos espíritas, via artigo científico, que a quantidade de massa de bio-apatita na glândula dos médiuns, realmente faz o "sequestro dos campos magnéticos" (sic).

Calma, meu caro Geotecton, se o artigo ciêntífico ainda não foi apresentado é por que ainda está em estudo. Não é porque todos esperam uma resposta que vão sair por ai publicando qualquer coisa, somente para satisfazer as pessoas. primeiro descobriu a roda para depois aprensentar o carro

abs

Sim é possível que este pesquisador esteja sendo extremamente minucioso. Ou apenas esteja fazendo proselitismo. Eu levanto sérias dúvidas quanto à qualidade deste estudo, pois as palavras do suposto pesquisador sugerem que ele nada conhece de física, cristalografia ou mineralogia:

Vou lhe conceder o benefício da dúvida. Mas até a publicação dos resultados em uma revista científica especializada, o que se tem é mais um "wishful thinking" espírita. Nada mais.

Cordiais saudações.

Nada de wishful thinking é bullshit mesmo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #183 Online: 10 de Maio de 2010, 21:28:41 »

Claro que ele está de brincadeira...Como alguém pode confundir um sonho lúcido com uma experiência de abdução por ETs?  :stunned:

O lusitano deve ter algum tipo de sonda alienígena implantada no cérebro que recebe ordens de uma base instalada na face oculta da Lua para ele postar aqui no CC.  :)

Tem muito ateu/cético tendo encontros com a espiritualidade porque essa galera aqui tem cada sonho maluco.  :lol:

O que você sonhou hoje? ---> ../forum/topic=14968.0.html  
« Última modificação: 10 de Maio de 2010, 21:31:15 por Lion »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #184 Online: 11 de Maio de 2010, 10:15:56 »
Gigaview

........................................................... ...

Claro que ele está de brincadeira...Como alguém pode confundir um sonho lúcido com uma experiência de abdução por ETs? 

O lusitano deve ter algum tipo de sonda alienígena implantada no cérebro que recebe ordens de uma base instalada na face oculta da Lua para ele postar aqui no CC.

Caríssimo Gigaview: não há dúvida que você é incrivelmente divertido :!: :ok:

Só que não estou de brincadeira mesmo :!: Vá lá que confundo sonho lúcido, com abdução alienígena futurista. Afinal sou viajante espaço-temporal... Nado pelo espaço, numa órbita solar, que demora 365/6 dias a completar-se, a uma velocidade média de 100.000 km/hora. Isto é: navego a bordo dum planeta chamado Terra, que se desloca pelo espaço-tempo a uma velocidade alucinante, tipo Mach 80. :)

Digo estas coisas tão interessantes, baseado em informações fornecidas pelos caros astrónomos, tipo "Carl Sagan". :arrow: :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #185 Online: 11 de Maio de 2010, 19:13:09 »
Gigaview

O lusitano deve ter algum tipo de sonda alienígena implantada no cérebro que recebe ordens de uma base instalada na face oculta da Lua para ele postar aqui no CC.

Como é que você "adivinhou", por acaso não será "médium" :?: :arrow: :idea: É que eu nunca contei essa particularidade a ninguém... 8-)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 11 de Maio de 2010, 19:22:03 »
Onde ela chegou a tal conclusão, não sei, mas com certeza por meio de estudos e pesquisa. Até porque ela chegou a explicar a composição molecular deste cristal, todo o mecanismo do corpo pineal e tudo mais. Se bem que já vi na TV uma pesquisa que o médium mais ativo ele tem uma concentração maior neste corpo pineal. Que foi visto em ressonância magnética que no médium a pineal toda é branca, densa. Já no não-médium a pineal fica escura. Ou seja uma comparação entre 2 cérebros. Outros médiums já foram pesquisados e o resultado foi semelhante.
A composição molecular do cristal e o mecanismo do corpo pineal são conhecidos, mas não por estudos ou pesquisa dela. E isso não tem absolutamente nada a ver com a afirmação de que eles tem qualquer "propriedade espiritual", que não passa de achismo por parte dela sem qualquer evidência.

E você não respondeu minha pergunta anterior. Realmente é mais confortável continuar a crer nessa explicação pseudo-científica e empurrar todos os problemas de consistência lógica dela para debaixo do tapete...

Portato há sim pesquisa neste ramo. Infelizmente a comunidade cientíifica, por saber que isso gera polêmica, acaba não levando muito a sério. Quando uma pesquisa gera polêmica, acaba excluída, mesmo que tenha um fundo de verdade nela. Por detrás da comunidade científica (os líderes), há toda uma organização envolvida, todo um monte de interesses particulares entre a elite. Infelizmente esta elite acha que colocar a espiritualidade na ciência é sinônimo de colocar crença religiosa na ciência, o que é diferente.
Claro, há um complô mundial de cientistas malvados junto com a elite dominante e os iluminati para abafar qualquer descoberta espiritual  ::)

Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 11 de Maio de 2010, 19:34:46 »
Recai numa variação do mesmo problema que expus antes, mesmo dando qualquer benefício da dúvida a essa afirmação. Esse pessoal fala como se a glândula pineal fosse o único local do corpo humano com hidroxiapatita e como se os médiuns tivessem uma quantidade significativamente maior dela do que os não médiuns. Além do fato da diferença ser mínima (já que a glândula é diminuta, do tamanho de uma ervilha e todas as pessoas acabam produzindo esses cristais, que aumentam com a idade), como já falei, esse é um mineral presente em todas as estruturas ósseas e dentárias. Em particular, você tem uma verdadeira "caixa" (o crânio) envolvendo e blindando a pineal, ou seja, qualquer "explicação" de "captação de campos magnéticos" ou similares não passa de besteira.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #188 Online: 11 de Maio de 2010, 22:53:00 »
Essa energia eletromágnética para poder penetrar o crânio teria que ser muito penetrante. De fato acho que o espírito é em si, para nós, uma forma muito penetrante de energia, talvez mais que o raio gama. Num universo de matéria um pouco mais sutil que a nossa, o nosso raio gama seria uma energia fraca (para os espíritos que lá vivem), e haveria uma forma de energia muito mais penetrante em tal universo, isso pro nosso ponto de vista.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 11 de Maio de 2010, 23:18:09 »
Essa energia eletromágnética para poder penetrar o crânio teria que ser muito penetrante. De fato acho que o espírito é em si, para nós, uma forma muito penetrante de energia, talvez mais que o raio gama. Num universo de matéria um pouco mais sutil que a nossa, o nosso raio gama seria uma energia fraca (para os espíritos que lá vivem), e haveria uma forma de energia muito mais penetrante em tal universo, isso pro nosso ponto de vista.

Você quer acreditar nessa bobagem e aí você arruma algo que "deve ser muito penetrante".

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #190 Online: 11 de Maio de 2010, 23:23:20 »

Você quer acreditar nessa bobagem e aí você arruma algo que "deve ser muito penetrante".

:histeria: :histeria: :histeria:

Enio,
Uma pergunta pessoal, se não quiser responder tudo bem.
Quais são as suas leituras? Quais os livros você anda lendo?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #191 Online: 12 de Maio de 2010, 06:48:48 »
Não, isso tem base no conteúdo espírita. E, se espíritos são feitos de uma matéria que penetra na nossa, então não haveria problema em achar que emitam radiações mais penetrantes também. Porém essa radiação não é o raio gama, mas sim uma que não é captada pelos sentidos, exceto para o médium que percebe não por meio dos sentidos, mas pela mente. Uma matéria que não reage com a nossa. Não é ionizante.

Por enquanto não ando lendo livros.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #192 Online: 12 de Maio de 2010, 07:56:48 »
Enio

Não, isso tem base no conteúdo espírita. E, se espíritos são feitos de uma matéria que penetra na nossa, então não haveria problema em achar que emitam radiações mais penetrantes também. Porém essa radiação não é o raio gama, mas sim uma que não é captada pelos sentidos, exceto para o médium que percebe não por meio dos sentidos, mas pela mente. Uma matéria que não reage com a nossa. Não é ionizante.

Os neutrinos, segundo os especialistas, são hiper-penetrantes.

Neutrino:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O neutrino é uma partícula sub-atómica dificilmente detectada porque sua interação com a matéria é muito fraca, sua carga é neutra e sua massa extremamente pequena. A sua formação se dá em diversos processos de desintegração em que sofre transição para um estado de energia mais baixa, como quando o hidrogênio é convertido em hélio no interior do Sol. Neste momento são gerados todos os comprimentos de ondas.

A maioria dos neutrinos que atravessam a Terra são provenientes do Sol, e mais de 50 trilhões deles passam através do seu corpo a cada segundo[1.

Matéria transparente:

Para a passagem dos neutrinos, a matéria é transparente, isto quer dizer que atravessam a Terra (e presume-se o Sol) praticamente sem perder energia. Além disto, presume-se também que apenas uma pequena fração das partículas é detida pela matéria ordinária.

Para se ter uma idéia da transparência da matéria, suponha-se que houvesse um detector de neutrinos e fótons cuja passagem fosse medida quando provindos do Sol e o aparelho hipotético os deixasse passar, ou seja, apenas contasse a quantidade de ambos. Os fótons após contados seriam detidos pela Terra, os neutrinos não. Quer dizer, ao virar o instrumento para a o chão durante a noite, e posicionando-o enxergando o Sol através da Terra, seriam contados quase em sua totalidade os neutrinos solares, muito poucos seriam detidos, o planeta é transparente.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #193 Online: 12 de Maio de 2010, 08:26:02 »

Que tal apresentar evidências da existência de espíritos antes de surfar na maionese?
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #194 Online: 12 de Maio de 2010, 10:00:58 »

Enio,
Quando você tiver disponibilidade para ler talvez se interesse por alguns dos livros sugeridos no link abaixo. Pessoalmente sugiro como leitura inicial  “O Mundo Assombrado Pelos Demônios” de Carl Sagan. Você parece ser um cara inteligente, mas se nega a ver o óbvio que é a ausência de qualquer evidencia de espíritos e mesmo assim monta uma teoria sem pé nem cabeça tendo como base os espíritos que são inexistentes.  Não adianta nada ficar falando sobre energia penetrante, universo com matéria sutil, médiuns, cristais brilhantes e coisas do tipo se nada disso tem comprovação. Pessoalmente não tenho dúvida que todas essas coisas existem, mas elas existem dentro da cabeça de algumas pessoas, não fazem parte do mundo real. 

Literatura básica para um bom cético -->  ../forum/topic=21235.0.html 

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 12 de Maio de 2010, 11:31:40 »
Não, isso tem base no conteúdo espírita.

Como é que você quer discutir receitas de farofa de pirilimpimpim se nem sabemos se existe o pirilipimpim?

Um dia disseram para você que o pirilipimpim tem propriedades antigravitacionais e você acreditou e agora você procura justificativas para as propriedades antigravitacionais do pirilimpimpim do tipo...para fazer as coisas flutuarem o pirilimpimpim deve ser constituído disso...ou daquilo.... se comporta assim...ou assado. Mas você não questiona se o pirilimpimpim existe mesmo.

Utilizando o espiritismo como base você pode chegar a todo tipo de besteira. Espíritos podem tudo e tudo podem porque, até o momento, são seres imaginários. Os espíritas aceitam em consenso uma lista de propriedades mágicas atribuídas aos espíritos que foram imaginadas por Kardec. Da mesma forma que o pó de pirilimpimpim, você não se preocupa se a base de conteúdo é verdadeira, busca apenas explicações para qu as propriedades mágicas façam sentido.
« Última modificação: 12 de Maio de 2010, 20:34:46 por Gigaview »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 12 de Maio de 2010, 20:31:22 »
E no processo inventa sem o menor pudor todo tipo de hipótese absurda...
"Deus prefere os ateus"

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #197 Online: 12 de Maio de 2010, 20:40:01 »
Bem, se há pessoas que implicam com as evidências que são sistematicamente tratadas como farsa, isso não é problema meu. Vou ver se eu leio tal livro. Há sim coisas invisíveis que são produto da nossa imaginação, mas isso não significa necessariamente que, por não vermos uma matéria invisível a nós, esta será inexistente.

Já no caso dos neutrinos, ainda não seria a prova da espiritualidade em si, mas mostra que existe matéria que nos é invisível e dificilmente detectada. Os corpos mal detectam tais partículas, portanto não as absorvem, pois elas passam direto. E é assim mesmo em relação ao espírito, ele passa pela matéria. Eles vêem a Terra e a percebem, porém a matéria física mal os absorve. Eles não percebem a nossa matéria por órgãos materiais, mas certamente por meio de várias formas de energia que haveriam no ambiente. Pode até mesmo haver mais tipos de matéria desse tipo, invisível e que não reage com a matéria ordinária. É só uma questão de tempo, com certeza.

O neutrino não seria ainda uma prova, mas uma evidência que nos mostra que existe este tipo de matéria, o que nos faz abrir novas possibilidades. Às vezes a descoberta de uma partícula poderia até mesmo mudar nossas convicções. Portanto não subestime o poder das partículas (ao menos no campo da física)!

O espírito teria contato com a matéria por meio da energia gerada por esta. Os processos neurais são energia, a nossa consciência em vigília é resultado do metabolismo. E é pelos processos neurais que o espírito se mantém ligado ao corpo, pela energia liberada pelas células. E durante o sono, quando a atividade metabólica diminui, a quantidade de energia gerada seria suficientemente baixa para permitir um desligamento parcial do espírito no corpo. Mas na hora do despertar, imediatamente quando o metabolismo fica mais ativo, nós que estamos parcialmente desligados do corpo, voltamos a nos prender totalmente nele.

Mas porque defendo isso? Pois energia é uma forma mais sutil de matéria. Matéria e energia são uma só, mas em diferentes estados. E já que energia é muito mais sutil que matéria, então o espírito, que seria uma matéria já muito sutil à nossa, se ligaria diretamente não com a matéria densa em si, mas com energia gerada pela densa matéria, por processos metabólicos.

No caso da transcomunicação, a comunicação se dá pela interação do espírito com a eletricidade, que é energia, assim como pela energia gerada no tubo catódico (a imagem que sai da TV). O mesmo em relação ao rádio, interage com a eletricidade ou com alguma outra forma de energia no ambiente e acaba manipulando o som. Alguns dizem que a presença de cristais próximo ao aparelho aumenta a eficiência, como os experimentos de Hans-Otto Koenig. Pelo que li, a comunicação ficava bem nítida. Talvez seja algo parecido com a captação de espíritos pelo corpo pineal...

Penso então que estudar o neutrino ou partículas semelhantes a ele que passam facilmente pela matéria seria o primeiro passo para investigar a provável ou não existência de uma realidade espiritual.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 12 de Maio de 2010, 20:54:59 »
tenho uma caixa de madeira com um objeto dentro.
Peça para qualquer dos um centilhoes de mediuns para solicitar ao espirito que veja qual é esse objeto e me conte.

Simples assim, ia resolver o problema do mundo, e calar  boca de todos os céticos.

Para provar que espiritos existem tem que provar que existem, e não ficar fazendo conjecturas sobre neutrinos PQP.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 12 de Maio de 2010, 21:13:47 »
Já no caso dos neutrinos, ainda não seria a prova da espiritualidade em si, mas mostra que existe matéria que nos é invisível e dificilmente detectada. Os corpos mal detectam tais partículas, portanto não as absorvem, pois elas passam direto. E é assim mesmo em relação ao espírito, ele passa pela matéria. Eles vêem a Terra e a percebem, porém a matéria física mal os absorve. Eles não percebem a nossa matéria por órgãos materiais, mas certamente por meio de várias formas de energia que haveriam no ambiente. Pode até mesmo haver mais tipos de matéria desse tipo, invisível e que não reage com a matéria ordinária. É só uma questão de tempo, com certeza.

O neutrino não seria ainda uma prova, mas uma evidência que nos mostra que existe este tipo de matéria, o que nos faz abrir novas possibilidades. Às vezes a descoberta de uma partícula poderia até mesmo mudar nossas convicções. Portanto não subestime o poder das partículas (ao menos no campo da física)!

O espírito teria contato com a matéria por meio da energia gerada por esta. Os processos neurais são energia, a nossa consciência em vigília é resultado do metabolismo. E é pelos processos neurais que o espírito se mantém ligado ao corpo, pela energia liberada pelas células. E durante o sono, quando a atividade metabólica diminui, a quantidade de energia gerada seria suficientemente baixa para permitir um desligamento parcial do espírito no corpo. Mas na hora do despertar, imediatamente quando o metabolismo fica mais ativo, nós que estamos parcialmente desligados do corpo, voltamos a nos prender totalmente nele.

Mas porque defendo isso? Pois energia é uma forma mais sutil de matéria. Matéria e energia são uma só, mas em diferentes estados. E já que energia é muito mais sutil que matéria, então o espírito, que seria uma matéria já muito sutil à nossa, se ligaria diretamente não com a matéria densa em si, mas com energia gerada pela densa matéria, por processos metabólicos.

No caso da transcomunicação, a comunicação se dá pela interação do espírito com a eletricidade, que é energia, assim como pela energia gerada no tubo catódico (a imagem que sai da TV). O mesmo em relação ao rádio, interage com a eletricidade ou com alguma outra forma de energia no ambiente e acaba manipulando o som. Alguns dizem que a presença de cristais próximo ao aparelho aumenta a eficiência, como os experimentos de Hans-Otto Koenig. Pelo que li, a comunicação ficava bem nítida. Talvez seja algo parecido com a captação de espíritos pelo corpo pineal...

Penso então que estudar o neutrino ou partículas semelhantes a ele que passam facilmente pela matéria seria o primeiro passo para investigar a provável ou não existência de uma realidade espiritual.

Ênio, você tem consciência de que todas as suas teorias vão sendo inventadas à medida que você escreve, e que não existe a menor evidência disso tudo? Que é pura viagem?

Você é parente do Lusitano?
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!