Mais uma vez digo que este médico está equivocado! Existe tanto a hipófise quanto a pineal ou epífise. A pineal está mais na parte interna do cérebro, já a hipófise está mais na parte anterior e embaixo. Sinceramente, acho que ele está é ignorando esta glândula. A pineal fica logo acima do cerebelo, mais para a esquerda. Taí a prova de que a pineal existe e é diferente. Ele pode ser médico, mas parece que se esqueceu de de dar uma olhadinha no atlas humano. Vai ver que o ceticismo dele o deixou cego quanto a isso... 
Bom , só agora tive tempo disponível para responder à polêmica sobre a glândula pineal.
Ao questionar a tendência dos esotéricos e espiritualistas em geral de utilizarem termos e teorias científicas com anos de atraso dei o exemplo da glândula pineal como termo inexato para a Glãndula Hipófise.
E , realmente , o termo glãndula pineal era usado incorretamente tanto por alguns médicos mais antigos ( fato que meu professor de anatomia já criticava nas aulas do 1º período da faculdade) como pelos grupos esotéricos que se baseiam na Doutrina Teosófica.
A questão é que existe um ente anatômico cuja denominação oficial pela Nomina Anatômica é Corpo Pineal (
Corpus Pinealis) tendo como sinonímia Epífise *; o termo Glãndula Pineal para este corpo não é consenso anatômico embora conste de publicações científicas.
The pineal body (epiphysis) is a small reddish-gray body, about 8 mm. in length which lies in the depression between the superior colliculi. It is attached to the roof of the third ventricle near its junction with the mid-brain. It develops as an outgrowth from the third ventricle of the brain.
In early life it has a glandular structure which reaches its greatest development at about the seventh year. Later, especially after puberty, the glandular tissue gradually disappears and is replaced by connective tissue.Tanto o texto como a imagem são da edição de 1918 da Anatomia de Gray , sendo que a minha edição ( 29ª de 1977) não apresenta modificações. A imagem postada pelo Enio é derivada do Gray com a nomenclatura modificada
Nos grupos esotéricos que se baseiam na Teosofia ( como é o caso do que eu fazia parte) a Glândula Hipófise é considerada como a região cerebral ligada ao sétimo chakra ( Sahasrara) e responsável pela ligação com os "planos superiores" e pela mediunidade **; a base para estudo eram os livros de C.W Leadbeater em especial "Os Chacras" , que apresenta a imagem abaixo:

Na imagem o sétimo chacra está relacionado à região da Hipófise e não do Corpo Pineal. Outras publicações esotéricas mais recentes mantém esta relação como abaixo:

Em nenhuma das duas imagens da relação entre os chacras e o cérebro a área do Corpo Pineal é assinalado.
O Enio tem razão em uma coisa: realmente me vali da memória para discutir sobre a Pineal e esqueci da existência do Corpo Pineal , que tem importãncia para alguns esotéricos. Como as minhas discussões no grupo esotérico se davam sobre a Hipófise - considerada o nome correto para a Glândula Pineal e cuja origem embriológica dual era usada como "evidência" para o seu papel de portal para o contato com os planos superiores - e a importãncia anatõmica e mesmo endócrina do Corpo Pineal é pequena esqueci de sua existência no meu post que o Gigaview citou.
Resumindo, o termo Glândula Pineal é usado em discussões esotéricas de duas formas:
a) como termo errôneo para a Glândula Hipófise
b) como termo não constante na Nomina Anatômica para o Corpo Pineal , embora por produzir melatonina tenha função endócrina.
O Enio se refere aos cristais de
apatita encontrados no Corpo Pineal ; eles correspondem á calcificação do orgão ( associada á perda de sua função fisiológica) e não sei de inde ele tira uma relação com a mediunidade. Se ainda fossem cristais de
galena...

* Epífise é um sinônimo ainda mais ambíguo o Corpo Pineal. Se perguntado em uma prova 95% dos médicos responderiam que epífise é a extremidade de um osso longo.
**Na verdade Leadbeater se refere ao corpo pineal em uma frase do seu livro Inner life onde , após assimilar a Hipófise à sede do sétimo chacra, diz que em indivíduos altamente espiritualizados a pineal "desperta" e passa a ser a sede do chacra.