Autor Tópico: Código de Platão é decifrado e abre novos conceitos para ciência e religião.  (Lida 13726 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Código de Platão é decifrado e abre novos conceitos para ciência e religião.
« Resposta #50 Online: 03 de Julho de 2010, 13:38:52 »
Os escritos secretos de alguém que não aceitava a existência de números irracionais e não conhecia o zero vão abrir novos conceitos para a ciência...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
Re: Código de Platão é decifrado e abre novos conceitos para ciência e religião.
« Resposta #51 Online: 03 de Julho de 2010, 14:24:56 »
Errado de novo. Mesmo no zero absoluto ainda haveria um mínimo de movimento.
E haveria vida, se caso isso acontecesse? lógico que não!

Foi o que o autor quis dizer

abs
« Última modificação: 03 de Julho de 2010, 18:39:13 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #52 Online: 03 de Julho de 2010, 14:56:49 »
"Nada do que é humano me é estranho", já ciências exatas...
E ciências exatas é criação do homem ou ja existia/existe no universo, meu caro?

Estamos há 4,5 bilhões de anos luz do bigbang. Uma galáxia que está há 100 milhões de anos luz do bigbang, e, digamos que existe vida inteligente nesta galáxia; acaso as leis da física, ou as ciências exatas,  ja não teriam sido interpretadas primeio por eles? Mesmo que não houvesse vida inteligente, as leis da física deixaria de existir?  

Dar-se o mesmo se olharmos para o futuro: uma galáxia há 8 bilhões de anos luz da nossa, as leis da física podem ser interpretadas por qualquer vida inteligênte, pois as leis da Natureza/física existe na natureza para quem tiver inteligência para interpreta-las, e não, de forma alguma, criação do ser humano; ele apenas as interpretou.

Não sei porque é tão difícil de entender isso: Que o ser humano não cria coisa alguma. Ele apenas descobre ou interpreta o que ja existe, porque tem inteligência de decifrar os códigos básicos da natureza. "Eu queria que as pessoas compreendessem que a natureza lhes deu olhos para que vissem suas obras, mas também cérebros para que pudessem compreendê-las." Galileu

Os seres humanos que compreendem isso, se torna mais humildes

« Última modificação: 03 de Julho de 2010, 18:58:01 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 03 de Julho de 2010, 16:33:30 »
[...] a matemática, por si só, não mapeia a realidade, pois não possui nenhum significado intrínseco. [...]

Pergunto mais uma vez: o que é que, por si só, mapeia a realidade?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #54 Online: 03 de Julho de 2010, 19:48:23 »
Errado de novo. Mesmo no zero absoluto ainda haveria um mínimo de movimento.

E haveria vida, se caso isso acontecesse? lógico que não!
Se você confunde vida com movimento, Micrômegas, pode estar fazendo apenas um reducionismo simplista demais das coisas ainda que "aceitável" num latu sensu. Mas se entende a vida (incluindo-se, aí, o que se chama de consciência, mente, alma...) como transcendente, metafísica (o que se depreende, com obviedade, das suas palavras) então já não há vida agora no universo, nem nunca houve.

"Nada do que é humano me é estranho", já ciências exatas...
E ciências exatas é criação do homem ou ja existia/existe no universo, meu caro?
É óbvio que toda ciência é criação mental. Ciência NÃO é natureza, mas tentativa de "interação" mental com ela.

Estamos há 4,5 bilhões de anos luz do bigbang. Uma galáxia que está há 100 milhões de anos luz do bigbang, e, digamos que existe vida inteligente nesta galáxia; acaso as leis da física, ou as ciências exatas,  ja não teriam sido interpretadas primeio por eles? Mesmo que não houvesse vida inteligente, as leis da física deixaria de existir?
Embora eu mesmo não seja muito ortodoxo neste sentido, digo que sua "linguagem científica" está muito confusa, sem sentido.

O universo e seus processos existem. Imaginar como ele seria caso não houvesse "estruturas vivas" (e "conscientes") nele é inútil extrapolação filosófica e, lamentavelmente, não inócua. Resta, entretanto, o fato de que as leis físicas são, SIM, construções puramente mentais (invenções humanas, as que conhecemos).

Dar-se o mesmo se olharmos para o futuro: uma galáxia há 8 bilhões de anos luz da nossa, as leis da física podem ser interpretadas por qualquer vida inteligênte, pois as leis da Natureza/física existe na natureza para quem tiver inteligência para interpreta-las, e não, de forma alguma, criação do ser humano; ele apenas as interpretou.
Você precisa perceber (ou não precisa, se preferir continuar iludido) que o que chama de "leis da Natureza/física" são *A PRÓPRIA* interpretação humana da natureza e não a natureza em si. Entende-se isso, mais facilmente, quando se faz pesquisa, diretamente.

Não sei porque é tão difícil de entender isso: Que o ser humano não cria coisa alguma. Ele apenas descobre ou interpreta o que ja existe, porque tem inteligência de decifrar os códigos básicos da natureza. "Eu queria que as pessoas compreendessem que a natureza lhes deu olhos para que vissem suas obras, mas também cérebros para que pudessem compreendê-las." Galileu
Engana-se, você. Há, SIM, algo que o ser humano pode criar (DO NADA). A única coisa que o ser humano cria, que é dele mesmo e não se encontra na natureza, é a ilusão. Penso que até os céticos auto-enganados daqui entendem isso e, agora, vejo uma contradição sua: de fato, o ser humano não cria coisas reais mas cria interpretações. São estas CRIAÇÕES HUMANAS que você chama "leis da natureza".

Os seres humanos que compreendem isso, se torna mais humildes
O que nos torna mais humildes é entender-mos que, num sentido amplo, a diferença entre nós e uma pedra qualquer é, mais ou menos, como a diferença entre uma biela e um motor ou, um pouco melhor, entre um pedaço de silício e um  processador. Nada mais que isso.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #55 Online: 03 de Julho de 2010, 19:49:45 »
[...] a matemática, por si só, não mapeia a realidade, pois não possui nenhum significado intrínseco. [...]

Nada.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #56 Online: 03 de Julho de 2010, 20:45:38 »
Uso "mapeia" no seguinte sentido: não há uma correspondência biunívoca entre expressões matemáticas e o "verdadeiro significado do mundo". São apenas aproximações, por melhores que sejam.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #57 Online: 03 de Julho de 2010, 20:54:55 »
Dizer que a matemática não tem significado intrínseco é como dizer que a linguagem também não tem.
Exatamente e, como eu já disse antes (se você se lembra), a matemática é, apenas, uma linguagem HUMANA e, de modo algum, a "linguagem da natureza" (como se costuma pensar). Nenhuma linguagem tem significado intrínseco de forma que, para traduzir qualquer linguagem, é necessário ter o código gerado durante sua criação. Sem o código, qualquer linguagem nada significa.
O que eu fiz foi pegar o conceito que mais teve significado na mensagem dele e destacar. É uma recursividade possível na linguagem. No seu caso está usando o termo código com uma certa propriedade que poderia ser equiparada a linguagem, como no caso da linguagem científica. Por exemplo, os genes são o código da vida.
Há confusão em suas construções linguísticas (o que dificulta a minha compreensão do que diz -- ou quer "tentar" dizer -- e deve afetar, também, a compreensão do que digo).

Os genes não são o código da vida. São códigos que usamos para tentar interpretar processos e fenômenos mais fundamentais da vida (totalmente INVENTADOS por mentes humanas, os que conhecemos). Códigos linguísticos são regras interpretativas dos símbolos e das associações dos símbolos linguísticos. A natureza não possui nenhum código definível em si mesma. É esta a razão da linguagem ser tão "perigosa" para a apreensão da mesma (da natureza).

A própria matemática é uma realidade da vida e conseguentemente do universo.
A matemática pode ser uma realidade da vida cognitiva humana mas, definitivamente, não do universo. Esta ligação consequente que você estabeleceu entre a "vida" e o universo explicita um pensamento antropocêntrico e, até, antropomórfico universal incompatível com ceticismo.
Um universo "morto" não quer dizer que seja diferente do qual temos.
De fato, não é diferente mesmo. O universo que "temos" (você é quem diz -- eu, antes, preferiria dizer *que nos CONtém*) é morto no sentido de que "vida" (o conceito que a mente tem de) é mais uma construção ilusória da mente. Não há vida no universo e nem o mesmo é vivo ou é vida. Há processos e as categorizações dos mesmos são mais construções ilusórias da mente QUANDO A MENTE PROJETA SUAS CARACTERÍSTICAS, SUAS PROPRIEDADES NESSES PROCESSOS.

Somos nós mesmos, seres vivos, que nos diferenciamos dos seres não-vivos.
Mas é muita confusão e falta de clareza MESMO (deve ser efeito do "barroquismo" gerado pela filosofação). "Seres não-vivos" soa estranho ainda que o substantivo ser aplique-se, de fato, a qualquer coisa que simplesmente "exista". Nos diferenciamos (no sentido que você insinua querer tomar das palavras) do que "não é vivo" não a partir da nossa condição de "seres vivos", mas de seres mentais, porém essa "diferenciação", quando vista como transcendente, é mero produto de fantasia mental, como crer que linguagens criadas pela mente podem possuir significado intríseco, autônomo. Ou, o que pode ser pior, crer que essas linguagens podem ser representações fidedignas da estrutura da natureza.

Eu posso não ter sido bem claro no meu post, o que nem sempre é possível, devido ao reduzido espaço utilizado.
Sem dúvida, não foi mesmo e, realmente, nem sempre é possível ser claro (fato que demonstra a ausência de significado intrínseco em nossa linguagem intercomunicativa) e você continua não sendo: "Reduzido espaço utilizado". O que você quis dizer com isso? Aqui, diferentemente daquele site a que te direcionei (em que eu tinha, por vezes, que abreviar as palavras para que meus comentários coubessem nos 500 caracteres disponíveis -- na época em que escrevi, pelo menos),por exemplo, há bastante espaço para escrever. Lá eu tinha que me esforçar para ser bem claro e concatenado.  Mas te adianto que, como eu já disse, não é por falta de espaço ou de tempo que nem sempre é possível ser linguisticamente claro. É porque nenhuma linguagem tem significado intrínseco mesmo. Contudo, teria sido melhor se tivesse dito que não teve *tempo* para glosar com mais clareza.

P.S. Lembra-se de que 'lá' comentei sobre uma "linguagem de máquina" da natureza, a qual os cientistas compreendem?

Não entendi essa suposta falta de significado da matemática.
Não é suposta e, para perceber isso, você precisa libertar-se um pouco mais da filosofia.
Liberdade é um dos conceitos mais amplamente empregados e utilizados na filosofia. E conselhos comportamentais e cognitivos são uma grande marca da religião e da auto-ajuda. Você se torna muito repetitivo com esse discurso e demonstra mais sobre você mesmo.
Se liberdade é um conceito amplamente empregado em filosofia, garanto-te que não tenho nenhuma responsabilidade (culpa) por isto, e não estou oferecendo conselho nenhum aqui. Liberdade é um conceito usado em Física, se desconhece. Estou apontando para a condição necessária para que possa entender o que você mesmo afirmou não ter entendido.

Se demonstro mais sobre mim mesmo está ótimo (desde que esteja me entendendo corretamente) mas, acusar-me de repetitividade é algo descabido. Que outra alternativa há, além da repetição (ainda que de "formas variadas"), quando o interlocutor não nos entende? Só se for a desistência (que eu costumo muito usar).

Então o termo "significado intrínseco" não possui um significado intrínseco. Se você quer derrubar a matemática ou outras linguagens através da própria linguagem, estará caindo em contradição.
E não possui mesmo. Não me pareceu que o objetivo do Dbohr fosse "derrubar" a matemática ou qualquer outra linguagem específica (tenho impressão de que você tomou a coisa como pessoal).

Eu já disse antes, mais de uma vez (procure analisar BEM isso): o problema maior da ilusão é que ela não pode ser observada diretamente pelo iludido. Só pode ser percebida indiretamente. No caso específico das linguagens humanas, este problema da ilusão é o maior de todos pois a mente humana *É* a linguagem. É preciso entender isso para que seja possível "libertar-se" dela, o que é muito difícil, me parece (tem me parecido aqui, pelo menos).
Parece os escolhidos de deus dizendo que somente os escolhidos podem saber de deus, tinha um recentemente aqui assim, não me recordo o nick dele. Ilusão é o conceito que está usando para proferir sua idéia do que é correto e o que não é correto. Claro que não é só sua, existem idéias para dar e vender no universo. Ainda bem que você comprou a do ceticismo e está até defendendo o ceticismo de "verdade".
Querendo usar do meu próprio veneno contra mim, Adriano? Causas-me risos, meu caro. É inútil e disparatado comparar-me a estes.
Deve estar se referindo ao Nada -- o maior viajante maionésico que vi por aqui. Não me ofendo, mas sinto por você, em vê-lo exibir tão tacanha capacidade discriminadora, o que muito me entristece.

Só uma correção: não existem idéias no universo. Elas só "pensam" que existem, NAS mentes.

Perceba o paradoxo do que está querendo expor, já que a origem da linguagem (matemática inclusa) está ligada a toda uma busca de significação do mundo. Neste mundo está incluido o conhecimento objetivo (Popper) formalizado nas bibliotecas e consequentemente na ciência. São soluções (criações) aos problemas históricos existentes.
A "significação do mundo" não precisa, não pode e não deve ser "buscada", mas a mente pode cometer erros ao (tentar) "interpretá-la". É aí que entra todo o problema da filosofia, inclusive na matemática.
A mente é mais uma dessas significações filosóficas. Problemas é outra conceituação referente a realidade observada e a prospecção de uma realidade melhor mediante a construção de soluções modificadoras desta.
Você está entendendo as coisas que digo ou está aturdido com algo? A mente é uma significação filosófica? Com isso você define a mente como subproduto filosófico? Não seria o contrário? Quem surge primeiro: a mente ou o filósofo?

Uma coisa, COM CERTEZA, você está conseguindo com tudo isso: tornar-se um belo dançarino de minueto. Ainda está um pouco cambaleante, mas você chega lá.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #58 Online: 03 de Julho de 2010, 21:04:52 »
Uso "mapeia" no seguinte sentido: não há uma correspondência biunívoca entre expressões matemáticas e o "verdadeiro significado do mundo". São apenas aproximações, por melhores que sejam.
É por isso que eu disse que quem faz pesquisa (científico-tecnológica, claro), diretamente, percebe isso com mais facilidade. Para a maioria das pessoas, os produtos científico-tecnológicos já vêm prontos, "mastigados", como que advindos de uma "perfeição divina" da ciência (e da tecnologia). Mas não é assim.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 03 de Julho de 2010, 21:53:23 »
É por isso que eu disse que quem faz pesquisa (científico-tecnológica, claro), diretamente, percebe isso com mais facilidade. Para a maioria das pessoas, os produtos científico-tecnológicos já vêm prontos, "mastigados", como que advindos de uma "perfeição divina" da ciência (e da tecnologia). Mas não é assim.

Isto afeta principalmente quem faz área de humanas e os religiosos.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 03 de Julho de 2010, 22:27:54 »

Ei!  :x

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #61 Online: 03 de Julho de 2010, 22:45:04 »

Ei!  :x
Você não fez biológicas?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #62 Online: 03 de Julho de 2010, 23:04:07 »
Os escritos secretos de alguém que não aceitava a existência de números irracionais e não conhecia o zero vão abrir novos conceitos para a ciência...

E além disso também vão unir ciência e religião.  ::)

Inversamente, o Dr. Kennedy propõe que a decodificação das mensagens musicais de Platão abre caminho justamente para unir a ciência e a religião.

A admiração e a beleza que sentimos na natureza, afirma Platão, mostra que ela é divina; descobrir a ordem científica da natureza significa aproximar-se de Deus. Isto, segundo Kennedy, "tem o potencial para transformar a atuais guerras culturais entre a ciência e a religião."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #63 Online: 04 de Julho de 2010, 00:04:03 »

Segundo as novas teorias linguísticas postadas no tópico, não existe realidade, universo nem ciência. São todas criações humanas e sem sentido por si só. Aliás, as palavras criação, humanidade, evolução, também são todas sem sentido, sem significado. Indo mais além nesse descontrução (será que também leram Derrida?) sentido e significado também são conceitos/palavras que não possuem valor intrínseco na linguagem. E intrínseco...

:histeria:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #64 Online: 04 de Julho de 2010, 09:14:09 »
Adriano, tudo o que estamos dizendo é que as linguagens e códigos humanos, a Matemática inclusive, são excelentes ferramentas para descrever o mundo ao nosso redor. Mas esses códigos não são o mundo ao nosso redor. É uma diferença importante, embora reconheça que possa ser um pouco sutil.

Sugiro que não se apegue tanto a definições absolutas de certo e errado.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #65 Online: 04 de Julho de 2010, 10:06:14 »
Pesquisando pela net, olha o que eu encontrei, tudo prontinho!  Era exatamente o que eu queria expor. Tem várias coisas ai que eu gostaria de mudar, tirar algumas e acrescentar outras, entretando vou deixar como está, mesmo que algumas coisas poderia ser melhoradas e melhor explicadas, dando mais argumentos [pois são ifinitos] que corrobore esta ordem, essa Lei, esse Mecanismo do Universo, que alguns teimam em feixar os olhos;  vou manter os direitos autorais do autor e deixar como está.

Esse texto é a sua resposta as perguntas que lhe foram feitas ou tratasse de outra coisa?   :hein:  Não entendi. 

Vídeo - Entrevista com o físico Marcelo Gleiser --> http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1567324-17665,00-FISICO+MARCELO+GLEISER+SUGERE+MUDANCAS+NAS+LEIS+SOBRE+O+UNIVERSO.html

O Pensador Profundo  de  “O Guia dos Mochileiro das Galáxias”  faz uma pequena participação neste vídeo  :lol:

Livro de Marcelo Gleiser tenta tirar *resquícios de religião* da ciência 'Criação imperfeita' desmistifica a ideia de que há ordem sob o Universo...

...Em seu novo livro, "Criação Imperfeita", Gleiser argumenta que a crença de pesquisadores de que exista algum sentido oculto no Universo é uma contaminação da religião sobre a ciência, um ato de fé incompatível com a racionalidade...
É o que sempre tento dizer.

Marcelo Gleiser nunca despertou, em mim, muita apreciação mas confesso que minha visão dele, agora, modifica-se. A hora de "separar o joio do trigo", na ciência, já passou há MUITO tempo.

Muito bom, Marcelo Gleiser!

Muito bom, Lion! Meus parabéns. Acho que foi o melhor post do tópico.
« Última modificação: 04 de Julho de 2010, 10:08:39 por Cientista »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #66 Online: 04 de Julho de 2010, 10:25:47 »

Segundo as novas teorias linguísticas postadas no tópico, não existe realidade, universo nem ciência. São todas criações humanas e sem sentido por si só. Aliás, as palavras criação, humanidade, evolução, também são todas sem sentido, sem significado.
Adriano, pergunto-me se você não só não lê (ao menos, com atenção) o que os outros escrevem como, também, não lê o que você mesmo escreve. Pergunto-me isso porque é preferível (em nome de uma "retidão forística" que você tanto diz venerar), a princípio (e EM princípio, até) descartar as outras possibilidades...

Novas teorias linguísticas? Alguém aqui afirmou não haver realidade ou universo? Quem? A realidade e o universo são criações humanas? Alguém disse esse absurdo, também? Não pode ter sido o mesmo que afirmou não haver os dois (*realidade e universo*, para que não se confunda) já que, se foram criados por humanos, existem (ih!, espero que o Lusitano não leia isso!). Não consigo encontrar quem disse essas coisas, além de você. Pode me ajudar a encontrar, apontando-me?

Indo mais além nesse descontrução (será que também leram Derrida?) sentido e significado também são conceitos/palavras que não possuem valor intrínseco na linguagem. E intrínseco...

:histeria:

Indo mais além, parece-me que você estará à beira de um caso perdido.

Uma última pergunta: você ainda é adepto da conscienciologia?

Observe que afirmei ao Johnny Cash que NADA mapeia a realidade, NEM MESMO A *PRÓPRIA* REALIDADE. Ou se conhece a realidade ou não, mas não se pode descrevê-la. Não há nada de filosófico nisso, porém, você, que gosta tanto de filosofia, pode pensar a respeito.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #67 Online: 04 de Julho de 2010, 11:19:45 »
Adriano, tudo o que estamos dizendo é que as linguagens e códigos humanos, a Matemática inclusive, são excelentes ferramentas para descrever o mundo ao nosso redor. Mas esses códigos não são o mundo ao nosso redor. É uma diferença importante, embora reconheça que possa ser um pouco sutil.

Sugiro que não se apegue tanto a definições absolutas de certo e errado.
Definições absolutas? Estou apenas sendo linguisticamete recursivo para mostrar o meu (des)apego cético  :)

Deixe-me ver...   :sei:

Pesquisar

Larguei consciênciologia

É que usei uma linguagem informal (larguei) para anunciar este grande feito ao fCC  :lol:

:bash:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #68 Online: 04 de Julho de 2010, 11:32:09 »
A recursividade é um propriedade particularmente ilustrativa do que estou dizendo há duas páginas, aliás.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #69 Online: 04 de Julho de 2010, 11:40:13 »
Está agora usando recursivamente a recursividade que usei e que tem um valor intrínseco por si mesma?  :P

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #70 Online: 04 de Julho de 2010, 11:44:40 »
Sua necessidade de eleger ídolos para adorar é curiosa :-P

Sugiro a leitura cuidadosa do livro "Gödel, Escher, Bach - an Eternal Golden Braid", de Douglas Hofstadter. Trata muito bem do que estou falando, além de discutir recursividade e linguagem de uma maneira bem elucidativa.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #71 Online: 04 de Julho de 2010, 11:58:33 »
Sua necessidade de eleger ídolos para adorar é curiosa :-P

Sugiro a leitura cuidadosa do livro "Gödel, Escher, Bach - an Eternal Golden Braid", de Douglas Hofstadter. Trata muito bem do que estou falando, além de discutir recursividade e linguagem de uma maneira bem elucidativa.

Ótimo livro. Denso, recompensador... Maaas é o tipo de livro que pode ser muito mal interpretado.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #72 Online: 04 de Julho de 2010, 12:07:18 »
Cientista

Novas teorias linguísticas? Alguém aqui afirmou não haver realidade ou universo? Quem? A realidade e o universo são criações humanas? Alguém disse esse absurdo, também? Não pode ter sido o mesmo que afirmou não haver os dois (*realidade e universo*, para que não se confunda) já que, se foram criados por humanos, existem (ih!, espero que o Lusitano não leia isso!). Não consigo encontrar quem disse essas coisas, além de você. Pode me ajudar a encontrar, apontando-me?

Não convém ser solipsista a 100%, pois não? :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #73 Online: 04 de Julho de 2010, 13:02:58 »
Deixe-me ver...   :sei:

Pesquisar

Larguei consciênciologia

É que usei uma linguagem informal (larguei) para anunciar este grande feito ao fCC  :lol:

:bash:
De novo, me vem você com esse negócio de pesquisa forística. Não se pode fazer uma pergunta simples e receber uma resposta simples, sem rodeios ou referências. Mas agradeço. Li o tópico e até me rendeu boas risadas. E gostei muito destes posts:

Aqueles que estão envolvidos nesse tipo de coisa querem acreditar que aquilo é real e querem ser aceitas pelos membros do grupo. De fato, os membros desses grupos reforçam as teses uns dos outros, criando um esprit de corps bastante forte, além de apresentarem um firme viés de confirmação. O pensamento é mais ou menos assim: "se todo mundo no grupo experimenta a mesma coisa, porque eu vou ser diferente?"

Quando alguém se desconverte é porque começa a conviver com o mundo de fora e perceber que, de fato, as coisas não são bem como se diz dentro do tal grupo.

Boa explicação. Devo concluir então que   *o processo de desconversão surge do rompimento com o grupo e não necessariamente com a desilusão da experiência*?    Isso ajuda a explicar porque seguidores do espiritismo se tornam seguidores do Waldo e seguidores do Waldo podem passar para o Wagner e por aí vai....? Então estão à procura de um grupo de referência (para ser antropologicamente correto) e o resto é apenas detalhe. Mas isso pode esplicar apenas parte da explicação, um contra exemplo são os rosacruzes. A ordem rosacruz estimula o estudo individual em casa, a parte dedicada ao templo não é obrigatória e sei que a maioria não frequenta e o relacionamento entre membros para se discutir os assuntos da ordem não é aberto e quando acontece ele considera o grau do adepto na ordem e existem até senhas de identificação para isso. O martinismo também segue essa linha, junto com diversas outras ordens esotéricas e satânicas.
É, como diria um professor meu,   *é tudo questão de tribos*.
Ser aceito na sua é fundamental para o resto ir bem.
**Alguma semelhança com coisas que eu já disse antes?:
../forum/topic=23019.0.html#msg528413

De qualquer forma, você não espera que eu caia na sua lorotada braba (espero)? Diz uma coisa e demonstra outra. Ou o que você anda tomando não é "medicamento" ou não está fazendo efeito.
« Última modificação: 04 de Julho de 2010, 13:11:44 por Cientista »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #74 Online: 04 de Julho de 2010, 13:07:35 »
Cientista

Não convém ser solipsista a 100%, pois não? :)

Claro que não, convém ser a 0%. Mas já vi você atingir alguns picos de uns 1000%, por isso minha preocupação.

Não perdes uma, Lusitano!?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!