Concessão de dinheiro a fundo perdido para a Troller, que então foi vendida para a Ford e apoio a invasões de propriedades rurais sem que uma só fazenda de petista tenha sido sequer molestada (http://brasilacimadetudo.lpchat.com/option=com_content&task=view&id=1769&Itemid=140); empreiteira Gautama (http://www.wsws.org/pt/2007/jun2007/port-j12.shtml); a parte petista e a parte dos aliados de Lula no "mensalão mineiro" (http://www.escandalodomensalao.com.br/cap10.php) e as reverberações da corrupção no SEBRAE com o senhor Paulo Okamoto são alguns dos exemplos.
São links de sites totalmente enviesados, poderia escolher fontes mais parciais. O caso do mensalão mineiro ainda não tem haver com o segundo mandato. vou analisar com tempo e posto aqui as considerações.
Acho que o seu conselho foi no sentido de escolher fontes mais
imparciais, não é mesmo? Quais voce iria sugerir? O do "Pravda" local, digo, A "Carta Capital"?
Não se concentre, neste momento, nas fontes citadas, e sim nas denúncias que não são infundadas ou exageradas!
O mensalão mineiro se desenrolou até o momento que foi descoberto, já durante o segundo mandato. E voce deve ter reparado que eu afirmei que este escândalo teve a participação de membros de vários partidos, inclusive de oposição ao atual governo.
As evidências nunca apontaram para ele? Não houve nenhuma prova?
Qual tipo de prova ou evidência, pelo menos, voce aceitaria?
A do tipo que o incriminasse e o levasse a ser réu no julgamento.
Como as quebras dos sigilos telefônico e bancário dele, mas que não foram permitidas pelo Judiciário?
Eu acho que não fui claro no meu ponto. Desculpe.
O que eu quis dizer é que não há como ser válida a comparação numérica absoluta vis-a-vis entre os governos do PT e do PSDB, pois aquele usou a base construída por este. E sequer estou considerando as diferenças históricas da economia e da sociedade.
Eu acho que o PT deveria ter instituído a política econômica que sua cartilha preconizava. Então, ao final do mandato do presidente petista, é que se poderia comparar, de modo absoluto, os governos e suas respectivas doutrinas econômicas.
Continua não sendo claro. FHC teve muitos méritos, mas a gestão de seu governo, principalmente aquela que cabia as pastas comandadas pelo PFL, foram ruins, vide o apagão.
Apagão? E o que aconteceu no governo Lula, em cuja pasta de Minas e Energia estava um aliado do PMDB? Este não conta?
FHC entregou um país estável institucionalmente, mas quebrado economicamente.
Quebrado? Como assim "quebrado"?
Esta sua afirmação realmente parece propaganda de petista desinformado.
Se voce continuasse com a sua linha de raciocínio anterior ("os números de Lula são melhores que os de FHC") acho que seria discutível, mas sustentável.
Mas, agora eu o convido a demonstrar que o país estava quebrado economicamente. Sinceramente, esta é a postagem que eu mais anseio ver.
A maior contribuição da era FHC, foi a luta contra inflação e a "independência" do BC.
Então FHC somente "combateu a inflação" e deu "independência" ao BC?
Primeiro. A meta do Plano Real não foi "somente combater a inflação" mas, também e principalmente, o de fornecer uma moeda e um contexto de estabilidade econômica que permitiram às pessoas, às empresas e aos governos efetivamente planejar, executar e desfrutar de ações que beneficiaram toda a sociedade, de uma maneira como não se via há pelo 30 anos!
Segundo. A "independência" do BC, que hoje voce elogia, foi criticada ao longo de todo o governo FHC por todos os petistas, incluindo a candidata governista. É bom ressaltar que se eles chegassem ao poder em 1.995 e tivessem implantado a cartilha econômica dos "mercadantes" ou "marias conceições" da vida , nós voltaríamos a ter um surto de hiperinflação.
Terceiro. Para não me alongar demais, quero ressaltar a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Sim, aquela mesma que permitiu a sociedade impor um pouco de controle sobre os desejos obscenos de aventureiros e bucaneiros que passam pelos três níveis de governo. Sim, aquela mesma que os petistas se opuseram e votaram ferozmente contra. Sim, aquela mesma que uma parte do atual governo (incluindo a candidata governista) tentou "flexibilizar" mas foi rechaçada.
Mas mesmo assim, quando Lula assumiu a inflação estava galopante para mais de 10 dígitos, e não me venha falar que foi por causa do risco Lula, o que é uma meia verdade, pois,...
Inflação com 10 dígitos na era FHC? De onde voce tirou isto? Ao que eu saiba FHC não governava a Alemanha dos anos de 1.920!
Se voce quis dizer "inflação para mais de um dígito", aí sim eu tenderia a concordar com voce. Tenderia, pois antes teríamos que rever o contexto histórico-econômico da época.
quando Lula assumiu a relação dívida PIB tinha triplicado em 8 anos,...
Qual dívida triplicou? A interna, medida em reais, ou a externa, medidas em dólares?
Espero que na sua próxima postagem voce apresente e explique aos foristas os números da relação "dívida e PIB", incluindo uma nota explicativa na mudança de cálculo do PIB, que o fez crescer de um dia para o outro, se não estiver enganado, em cerca de 40,00%, durante o governo Lula.
Aproveite e explique também, para os foristas que não dominam a matéria, a influência que a taxa cambial faz na apresentação dos números da economia, em particular ao PIB, o balanço de pagamentos, as reservas internacionais, etc.
Ahhh. Em tempo. A dívida interna, no governo Lula, mais que triplicou em moeda local.
ainda que tivéssemos as privatizações, o déficit em conta corrente só aumentava, o Brasil recorria sistematicamente ao FMI, entre outros indicadores negativos, coisa que já no segundo ano do governo Lula, essas tendências foram todas revertidas, e o resto todos sabemos.
Ao que parece a voce não importa se: A implantação do Plano Real afetou negativamente, no início, o setor de exportação por causa da taxa cambial, e por consequência, a balança de pagamentos; a economia mundial cresceu por quase todo o período FHC a menos de 1,5% ao ano e que houve uma oposição ferrenha e insidiosa contra a privatização, que não foi perfeita - longe disto - mas permitiu à sociedade perceber o quanto alguns políticos e "barnabés sindicalistas" atrapalhavam o crescimento do país, ao se locupletarem de estatais.