Autor Tópico: Lavagem cerebral em crianças  (Lida 17220 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Lavagem cerebral em crianças
« Resposta #50 Online: 18 de Agosto de 2010, 16:13:44 »
Onde você encherga radicalismo na minha postagem? Por favor, explique.

O fato de algo te aterrorizar automaticamente remete a uma opinião radical.

Quer dizer que eu estou sendo radical ao relatar minhas impressões infantis acerca da pregação cristã? Não seria o mesmo que chamar de radical uma criança que entra em estado de choque após presenciar um fato trágico? Me desculpe, mas não entendi o que você quis dizer.

Sim, minha impressão é de radicalismo seu.
E sim, o estado de choque é um estado emocional radical.

E o culpado é a criança, não é isso?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #51 Online: 18 de Agosto de 2010, 16:17:21 »
Não tenho filhos, mas se tivesse e se um dia algum deles chegasse pra mim me perguntando sobre o assunto, diria que é tudo invenção que alguém há muito tempo criou para poder controlar os outros por meio do medo. Que não leve a sério, nem se preocupe com isso. Coisas que os meus pais na sua ignorância, coitados, não poderam me explicar quando criança.

Perfeitamente.

Em outras palavras: É importante informar algo que fez parte e (ainda faz) da humanidade.

De qualquer forma, o modo como pretende informar aos seus futuros filhos (caso os tenha) parece ser muito sereno. Bem diferente das experiências que você teve, da quais tive uma impressão radical.

Percebeu a diferença?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #52 Online: 18 de Agosto de 2010, 16:21:59 »

Não estamos colocando a culpa nas emoções.

Nós estamos argumentando o radicalismo, como opinião formada, vindo de uma impressão negativa de alguma coisa.

Se foi fomentada por um estado de choque na infância, um trauma físico, etc. pouco importa.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #53 Online: 18 de Agosto de 2010, 16:34:30 »

Não estamos colocando a culpa nas emoções.

Nós estamos argumentando o radicalismo, como opinião formada, vindo de uma impressão negativa de alguma coisa.

Se foi fomentada por um estado de choque na infância, um trauma físico, etc. pouco importa.

Me desculpe, mas não vejo radicalismo em dizer que a pregação cristã com suas tosquisses causa medo às crianças.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #54 Online: 18 de Agosto de 2010, 16:40:51 »
Me desculpe, mas não vejo radicalismo em dizer que a pregação cristã com suas tosquisses causa medo às crianças.

Causa medo. Mas nas suas palavras, causam estado de choque.

"...Violência, crueldade e opressão psicológicas fazem parte do método de doutrinação do cristianismo que impõe o controle pelo medo. Pessoalmente, posso dizer que  a pregaçao  cristã me deixava aterrorizado quando criança. Acredito que não deve ser muito diferente com as outras pessoas."

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #55 Online: 18 de Agosto de 2010, 16:49:13 »

Causa medo. Mas nas suas palavras, causam estado de choque.

"...Violência, crueldade e opressão psicológicas fazem parte do método de doutrinação do cristianismo que impõe o controle pelo medo. Pessoalmente, posso dizer que  a pregaçao  cristã me deixava aterrorizado quando criança. Acredito que não deve ser muito diferente com as outras pessoas."

Violência e opressão psicológicas em diferentes níveis, a depender do indivíduo, com certeza.
Crueldade, talvez, dependendo do caso.

As palavras grifadas foi um copy/paste do ECA que não precisam estar presentes simultaneamente para que ocorra a incidência da norma.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 18 de Agosto de 2010, 16:54:32 »
Violência e opressão psicológicas em diferentes níveis, a depender do indivíduo, com certeza.

E isto num futuro próximo, pode inclusive, formar opiniões radicais. Ou não.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #57 Online: 18 de Agosto de 2010, 17:05:43 »

Rapaz, sou mais inclinado a aceitar que não.
Se olharmos o que acontece na prática, a maioria das pessoas continua teísta até a morte.
Me parece que a doutrinação e a violência psicológica impostos pelas religiões às pessoas desde a mais tenra infância é muitíssimo eficaz.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #58 Online: 18 de Agosto de 2010, 17:54:49 »

Rapaz, sou mais inclinado a aceitar que não.
Se olharmos o que acontece na prática, a maioria das pessoas continua teísta até a morte.
Me parece que a doutrinação e a violência psicológica impostos pelas religiões às pessoas desde a mais tenra infância é muitíssimo eficaz.

Certamente é eficaz. São mais de 2.000 anos.
Mas pense que apesar desta base histórica e contemporânea, muitos já se inclinaram a tecnologia.

Claro, as pessoas mantém os ritos, mas certamente não da mesma forma de antes: Austera e disciplinada.

Já é um progresso.

Veja, é possível que toda doutrina seja um tiro no pé, pois foi (e ainda é) parte da força que faltava para alguém ir além: Questionar, observar, testar, etc... E quem sabe este não seja exatamente o maior medo de todo o teísta? Abandonar a "zona de conforto"? A muleta?

Por isto sou contra as críticas pesadas contra religiões. Elas ainda servem para alguma coisa (historicamente falando, claro).

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #59 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:28:19 »

Gostaria de saber a quais "tosquisses” você se refere.

E educar um filho religiosamente é diferente de sair contando aquelas mentiras da idade média, de que se não obedecer vai pro inferno e etc.
"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #60 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:29:58 »

E educar um filho religiosamente é diferente de sair contando aquelas mentiras da idade média, de que se não obedecer vai pro inferno e etc.

Mas é exatamente isso que a religião diz...

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #61 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:33:33 »

Mas é exatamente isso que a religião diz...

De que religião você fala?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #62 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:34:03 »
E o que pais religiosos deveriam fazer? Deixar os filhos em casa com uma babá atéia enquanto vão ao culto? Mandar as crianças pro quarto quando oram? Nunca mais comentar em casa as coisas em que acreditam para as crianças não escutarem? Poxa, a grande maioria aqui cresceu com pais religiosos e frequentou igrejas, ninguém aqui é tão problematico assim por causa disso. Quanta frescura.

Contar a verdade, que tudo é puro faz de conta, e deixá-los livres para fazer suas própias escolhas, sem qualquer imposição.

Errado é impor-lhes uma mentira como se fosse a mais transparente verdade.
Deixa eu te contar um segredo, os pais tem certeza de que é verdade. Ou você acham que eles sabem que é mentira e cobtam pros filhos mesmo assim, só pra aterrorizar a molecada?

Sim. E os filhos deles também, que por sua vez repetirão a mesma doutrinação aos seus próprios filhos, e assim por diante, "ad eternum". Mas isso torna a atitudes deles menos errada? Uma mentira mil vez repetida torna-se verdade? Ou um erro mil vez cometido deixa de ser um erro?
Acho que você não entendeu o que eu quis dizer. Como eles vão dizer para os filhos que religião é uma mentira se eles não sabem que é uma mentira? É o mesmo que querer que semi-analfabetos ensinem fisica para os filhos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:34:29 »
Não, não acho. Ensinar religião à criança é uma forma absurda de violência psicológica. Estamos impondo uma  história de terror, medo e temores infundados a seres que não tem a mínima capacidade de escolher, analisar e criticar o que é verdadeiro ou falso, e sem nenhuma comprovação de que tudo isso é verdade. Estamos preparando uma geração inteira para continuar e perpetuar esse engôdo, essa forma institucionalizada de escravidão mental.
De acordo com o que dizes não devemos levar nossos filhos a igreja(ou culto) por que ele não saberá analisar o que é verdadeiro e o que é falso não é?
Se for para pensar assim não deveriamos levar-los a escola,pois eles também não saberão se aquilo é verdade ou não.

Eles não, nós com certeza. Cabe aos adultos protegerem as crianças das mentiras. Porque "2+2=4" pode ser comprovado cientificamente, , mas que cobras falantes existiram, não.

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:37:13 »
Não, não acho. Ensinar religião à criança é uma forma absurda de violência psicológica. Estamos impondo uma  história de terror, medo e temores infundados a seres que não tem a mínima capacidade de escolher, analisar e criticar o que é verdadeiro ou falso, e sem nenhuma comprovação de que tudo isso é verdade. Estamos preparando uma geração inteira para continuar e perpetuar esse engôdo, essa forma institucionalizada de escravidão mental.
De acordo com o que dizes não devemos levar nossos filhos a igreja(ou culto) por que ele não saberá analisar o que é verdadeiro e o que é falso não é?
Se for para pensar assim não deveriamos levar-los a escola,pois eles também não saberão se aquilo é verdade ou não.

Eles não, nós com certeza. Cabe aos adultos protegerem as crianças das mentiras. Porque "2+2=4" pode ser comprovado cientificamente, , mas que cobras falantes existiram, não.

Quem dita que religião é uma verdade ou não?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #65 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:39:09 »
Eu fico pasmo com as pessoas querendo decidir como devo ou não educar meus filhos. Seja cristão ou seja ateu, sempre tem gente que sabe o que é bom pra todo mundo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #66 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:39:59 »
Eu fico pasmo com as pessoas querendo decidir como devo ou não educar meus filhos. Seja cristão ou seja ateu, sempre tem gente que sabe o que é bom pra todo mundo.

Concordo plenamente

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:46:49 »
Não, não acho. Ensinar religião à criança é uma forma absurda de violência psicológica. Estamos impondo uma  história de terror, medo e temores infundados a seres que não tem a mínima capacidade de escolher, analisar e criticar o que é verdadeiro ou falso, e sem nenhuma comprovação de que tudo isso é verdade. Estamos preparando uma geração inteira para continuar e perpetuar esse engôdo, essa forma institucionalizada de escravidão mental.

A religião é uma verdade, o que é falso é aquilo que ela reprensenta, um ou vários deuses e toda sua mitologia e lendas.

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #68 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:48:18 »

A religião é uma verdade, o que é falso é aquilo que ela reprensenta, um ou vários deuses e toda sua mitologia e lendas.

Tu podes provar que tudo isto é falso?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:59:58 »
Não, mas meu bom senso diz pra não acreditar em cobras falantes, em seres que tem sua vida baseada na desgraça e na tortura total alheia, em pessoas que andam por cima da água, em histórinhas infantis que dizem que um homem salvou todas as espécies do mundo dentro de um barco, num ser super-hiper-mega poderoso e bondoso, que ama todas as pessoas, mas permite que crianças, incluso bebês sofram estupros, assassinatos, torturas, e todo tipo de violência, que manda pessoas sofrerem queimadas eternamente por infringir regras por apenas um período de tempo determinado, que um homem nasceu sem que a mãe dele transasse com ninguém, etc,etc,etc.

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #70 Online: 18 de Agosto de 2010, 21:05:17 »
Então você não acredita em seu bom senso e quer julgar os dos outros?
Algum dia já passou por sua cabeça que certas historias bíblicas são apenas reflexivas?
Quanto à permissão das coisas ruins: você já se perguntou quem abandonou quem? E Será que tudo no universo é apenas o bom?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 18 de Agosto de 2010, 21:27:09 »
Então você não acredita em seu bom senso e quer julgar os dos outros?
eu acredito no meu bom senso, do que você está falando? Foi através dele que eu percebi que não existia lógica em acreditar que pessoas podiam viver e pensar sem um cérebro. Me diz se isso é factível.

Algum dia já passou por sua cabeça que certas historias bíblicas são apenas reflexivas?

Não tente interpretar a seu modo as baboseiras escritas naquele livro bossal, não preciso que a cada contradição existente lá, alguém venha tentar explicar que a coisa não é bem assim. Eu sei ler e interpretar muito bem.

Quanto à permissão das coisas ruins: você já se perguntou quem abandonou quem? E Será que tudo no universo é apenas o bom?

Você está falando de Adão e Eva? Me diga, se esse deus não queria que eles transassem porque fez ele com pênis e ela com vagina?

Está se referindo a Jesus? Sendo ele o próprio deus, porque então não incurtiu por mágica na mente das pessoas todas as regras que ele queria que elas seguissem? Porque Jesus não vem nos dias de hoje, onde existem meios de comunicação em massa, e tenta convencer a toda a humanidade com meios mais modernos, em vez de ir num lugarzinho desertico, num tempo onde o único meio de comunicação era o boca a boca, e que uma viagem de 500 Quiilômetros demorava um mês. E nem navegar as pessoas sabiam. Quem sabe ele não convencia a maioria da humanidade que não crê nele, mas ao invés crê em outros deuses.

E esse deus é que não é bom de modo algum. Sendo ele Onipresente, oniciente e onipotente, ele sabe de tudo que vai acontecer e tem poder de mudar tudo que é mal no universo, porque então ele permite que esse mal exista? Porque num estalar de dedos faz com que tudo seja perfeito, que não haja mais sofrimentos, nem amarguras? Eu respondo, porque é tudo um estórinha muito mal contada, mas muito bem imposta.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #72 Online: 18 de Agosto de 2010, 21:31:11 »
Whatever..... Deus existindo ou não, Papai Noel existindo ou não, ninguém vai me dizer como educar meus filhos.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 18 de Agosto de 2010, 21:32:38 »
Whatever..... Deus existindo ou não, Papai Noel existindo ou não, ninguém vai me dizer como educar meus filhos.

Ei Barata, não se tocou que é exatamente isso que estou defendendo?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #74 Online: 18 de Agosto de 2010, 21:36:08 »
E se eu quiser educar meu filho dentro de uma religião?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!