Autor Tópico: Lavagem cerebral em crianças  (Lida 17221 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Lavagem cerebral em crianças
« Resposta #75 Online: 18 de Agosto de 2010, 21:43:03 »
E se eu quiser educar meu filho dentro de uma religião?

Você terá todo a infraestrutura necessária. Pessoas prontas para isso, muito bem preparadas e doutrinadas para incurtir na mente do seu filho o que siginifica religião, e ninguém vai persegui-lá ou discriminá-la, pelo contrário será mais aceita, mesmo dentro dessa mentira toda. Agora eu devolvo a pergunta e se eu quiser criar meu filho fora de uma religião, naquilo que eu acredito e sei ser verdadeiro, terei eu a mesma facilidade? Todas as outras pessoas respeitarão meu ponto de vista? Meu filho não sofrerá discriminação?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #76 Online: 18 de Agosto de 2010, 21:47:17 »
Fora de uma religião é fácil, ateu é difícil. Mas mesmo assim, nada te impede de faze-lo,não ha nenhuma lei contra.
 Ja o West quer processar pais religiosos....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #77 Online: 18 de Agosto de 2010, 22:29:22 »
Então você não acredita em seu bom senso e quer julgar os dos outros?
eu acredito no meu bom senso, do que você está falando? Foi através dele que eu percebi que não existia lógica em acreditar que pessoas podiam viver e pensar sem um cérebro. Me diz se isso é factível.

Algum dia já passou por sua cabeça que certas historias bíblicas são apenas reflexivas?

Não tente interpretar a seu modo as baboseiras escritas naquele livro bossal, não preciso que a cada contradição existente lá, alguém venha tentar explicar que a coisa não é bem assim. Eu sei ler e interpretar muito bem.

Quanto à permissão das coisas ruins: você já se perguntou quem abandonou quem? E Será que tudo no universo é apenas o bom?

Você está falando de Adão e Eva? Me diga, se esse deus não queria que eles transassem porque fez ele com pênis e ela com vagina?

Está se referindo a Jesus? Sendo ele o próprio deus, porque então não incurtiu por mágica na mente das pessoas todas as regras que ele queria que elas seguissem? Porque Jesus não vem nos dias de hoje, onde existem meios de comunicação em massa, e tenta convencer a toda a humanidade com meios mais modernos, em vez de ir num lugarzinho desertico, num tempo onde o único meio de comunicação era o boca a boca, e que uma viagem de 500 Quiilômetros demorava um mês. E nem navegar as pessoas sabiam. Quem sabe ele não convencia a maioria da humanidade que não crê nele, mas ao invés crê em outros deuses.

E esse deus é que não é bom de modo algum. Sendo ele Onipresente, oniciente e onipotente, ele sabe de tudo que vai acontecer e tem poder de mudar tudo que é mal no universo, porque então ele permite que esse mal exista? Porque num estalar de dedos faz com que tudo seja perfeito, que não haja mais sofrimentos, nem amarguras? Eu respondo, porque é tudo um estórinha muito mal contada, mas muito bem imposta.

Desculpe!
Mas após averiguar suas respostas vi que você é diferente da maioria dos ateus deste fórum, que obtém base no assunto para depois criticar...

Whatever..... Deus existindo ou não, Papai Noel existindo ou não, ninguém vai me dizer como educar meus filhos.

Ei Barata, não se tocou que é exatamente isso que estou defendendo?

Do jeito que estais falando parece mais que criticas os outros por educarem seus filhos com religião...
Mas tudo bem
« Última modificação: 18 de Agosto de 2010, 22:37:07 por Godfrey »
"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 18 de Agosto de 2010, 22:40:34 »
Caro Godfrey

Voce deve ter em mente que para um casal religioso é muito mais fácil, sob o ponto de vista de convenção social, educar seus filhos em um contexto de uma doutrina religiosa do que um casal ateu ou agnóstico criar seus filhos fora deste contexto e mesmo sem a idéia de qualquer transcendência.
Foto USGS

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #79 Online: 18 de Agosto de 2010, 22:49:25 »
Reconheço, Geotecton,que é muito difícil criar filhos fora de um contexto religioso,mas  se você perceber há indivíduos que estão criticando aqueles que ,por opção, educam seus filhos com religião,como se religião fosse um lavagem cerebral e algo catastrófico.

Citando Barata Tenno:
Whatever..... Deus existindo ou não, Papai Noel existindo ou não, ninguém vai me dizer como educar meus filhos.

Criar seus filhos sem um contexto religioso é um direito seu assim como criar com um contexto religioso é um direito meu, concordas?
"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 18 de Agosto de 2010, 23:02:08 »
Reconheço, Geotecton,que é muito difícil criar filhos fora de um contexto religioso,mas  se você perceber há indivíduos que estão criticando aqueles que ,por opção, educam seus filhos com religião,como se religião fosse um lavagem cerebral e algo catastrófico.

Citando Barata Tenno:

Criar seus filhos sem um contexto religioso é um direito seu assim como criar com um contexto religioso é um direito meu, concordas?

Sem dúvida. Eu defendo o seu direito embora eu não concorde com ele, sendo que a minha objeção é de natureza filosófica!

E se por acaso hoje estivessemos em um estado de exceção que vedasse o seu direito eu me pronunciaria contra esta prática totalitária.
Foto USGS

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #81 Online: 19 de Agosto de 2010, 07:57:55 »
Fora de uma religião é fácil, ateu é difícil. Mas mesmo assim, nada te impede de faze-lo,não ha nenhuma lei contra.
 Ja o West quer processar pais religiosos....

Eu o que? Putz!

Onde foi que eu disse isso?

Simplesmente respondi a pergunda do autor do tópico, que é possível usar o ECA contra a doutrinação religiosa, o que é muito diferente de dizer que devemos processar os pais que doutrinam seus filhos.

Pra mim tanto faz o que fulano ensina ou deixa de ensinar aos seus filhos. Não tenho nada a ver com isso. Isso é problema pessoal de cada um.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #82 Online: 19 de Agosto de 2010, 08:08:29 »
Me desculpe, mas não vejo radicalismo em dizer que a pregação cristã com suas tosquisses causa medo às crianças.

Gostaria de saber a quais "tosquisses” você se refere.

E educar um filho religiosamente é diferente de sair contando aquelas mentiras da idade média, de que se não obedecer vai pro inferno e etc.

Me desculpe, mas acho que sua pergunta não carece resposta.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #83 Online: 19 de Agosto de 2010, 09:24:18 »

Desculpe!
Mas após averiguar suas respostas vi que você é diferente da maioria dos ateus deste fórum, que obtém base no assunto para depois criticar...

Diga onde está faltando base para meus argumentos ao menos, então a gente pode discutir se tem ou não. Mas já te adianto, está tudo escrito na Bíblia.

Do jeito que estais falando parece mais que criticas os outros por educarem seus filhos com religião...
Mas tudo bem

De fato, não concordo que uma mentira seja incurtida na mente de uma criança como uma verdade absoluta e incontestável, mas não posso te condenar por fazer isso, você de fato acredita que são verdades, mesmo diante de tantas contradições.

Felizmente ao longo do século passado os valores religiosos foram suplementados por valores seculares, ao menos em boa parte do mundo, e hoje não precisamos mais temer pelas barbaridades que a religião fez a humanidade passar no passado. Mas isso parte é verdade, porque ainda temos que aturar as babaquices contra o aborto, pesquisas como células tronco, uso de preservativos e anticoncepcionais e até masturbação  :susto: .Mas meu consolo é as crianças, na escola, são colocadas diante da contradição em que a ciência colocou quase todas as questões religiosas, e assim hoje vivemos um grande faz de conta onde as pessoas acreditam num deus que as conforte, e seguem seletivamente aquilo tudo que esta escrito no seu livro sagrado. Mas, como vimos nessa década, a religião está sempre pronta para aprontar pra cima da liberdade de pensamento. Radicais, aqueles que são fiéis ao ensinamento desse deus e de outros, que são honestos com sua religião, estão prontos a colocar as barbaridades na ordem do dia novamente, brotam a todo instante, em todas as religiões. E para existirem radicais, ao menos é preciso que exista religiões tão grotescas quanto são as contemporâneas.

E defendo que cada um deveria educar seu filho como achar melhor, pra deixar bem claro, é isso que eu gostaria que acontecesse com o meu.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2010, 09:44:55 por _Juca_ »

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #84 Online: 19 de Agosto de 2010, 19:24:20 »
Eu acho que vocês encanam demais com essas coisas.....

Acho que as pessoas não tem o direito de ensinar  a uma criança  coisas sem base científica comprovada.

Os pais deveriam poder ensinar suas crenças sim, mesmo irracionais, mas a criança deveria ser impedida de praticar. A prática é para adultos.
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #85 Online: 19 de Agosto de 2010, 19:35:46 »

Os pais deveriam poder ensinar suas crenças sim, mesmo irracionais, mas a criança deveria ser impedida de praticar. A prática é para adultos.

O complicado seria colocar isso em prática... Proibiriamos a entrada de crianças em igrejas? E os rituais domésticos, como seriam fiscalizados?

Acho que o caminho mais natural é uma evolução gradual mesmo, democratizando cada vez mais o acesso ao conhecimento. Aí, mesmo que sejam um pouco "influenciadas" pelos pais, os filhos acabarão se libertando tão logo passem a compreender a visão oposta.
O que poderia ajudar seria colocar o estado laico em prática mesmo... Não me esqueço da minha professora de Ciências do Ensino Fundamental que, quando explicava Evolução, dizia que era "apenas uma teoria" ( :?:), mas que ELA ACREDITAVA no criacionismo. Eu tinha vontade de perguntar... "Quem aqui perguntou o que você acredita?", mas sempre me controlava.

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #86 Online: 19 de Agosto de 2010, 19:48:19 »
O complicado seria colocar isso em prática... Proibiriamos a entrada de crianças em igrejas?
Poderia se fiscalizar pelo menos nas igrejas se permitem crianças falar em línguas, pregar, entregar o sermão, fazer milagres, etc..., com multa

Acompanhando os pais, ficando numa sala ao lado, com uma pessoa cuidando, mesmo com uma lavagenzinha cerebral ainda vai. Mas correntes de oração de crianças, pregações, pastorinhas, santinha da novela cabocla, Ana do Véu...assim já seria o caso da justiça franzir as sobrancelhas.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #87 Online: 19 de Agosto de 2010, 19:59:50 »
Poderia se fiscalizar pelo menos nas igrejas se permitem crianças falar em línguas, pregar, entregar o sermão, fazer milagres, etc..., com multa

Ah... Acho que para sair uma lei assim, só quando nós formarmos uma parcela de pelo menos uns 40% da população. Antes disso, poderia desencadear uma verdadeira revolta, e os pais provavelmente doutrinariam as crianças ainda com mais vigor, ensinando que "a Biblia já previa essa perseguição", e que "nós não devemos ler livros de ciência, pois são escritos pelos perseguidores para destruírem nossa fé..."

Acho que a solução não virá por vias proibicionistas, mas por conscientização mesmo, por estudo... Coisa que vai demorar um bom tempo ainda. Mas quanto mais aceitarmos parte dessa realidade deles, mais poderemos difundir o conhecimento entre eles. Bom... Pelo menos eu penso assim.  :ok: 

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #88 Online: 19 de Agosto de 2010, 20:20:03 »
Eu acho que vocês encanam demais com essas coisas.....

Acho que as pessoas não tem o direito de ensinar  a uma criança  coisas sem base científica comprovada.

Porque?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #89 Online: 19 de Agosto de 2010, 20:43:06 »
Porque seria fazê-las de papagaios, zumbis. As crianças merecem respeito não só na sua fraqueza física, mas também na fraqueza emocional. Falar da sua religião ou mesmo orar com seu filho, tudo bem. Doutrinar e transformar a criança em fiel ou mesmo líder religioso, já é abuso.  
« Última modificação: 19 de Agosto de 2010, 20:45:53 por Sr. Jesus »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #90 Online: 19 de Agosto de 2010, 20:45:45 »
Porque seria fazê-las de papagaios, zumbis. As crianças merecem respeito não só na sua fraqueza física, mas também na fraqueza emocional. Doutrinar e transformar a criança em fiel ou mesmo líder religioso, já é abuso. 
Tem algum estudo dizendo que criaças que participam de cultos tem problemas emocionais e/ou psicológicos?

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #91 Online: 19 de Agosto de 2010, 20:57:36 »
Tem algum estudo dizendo que criaças que participam de cultos tem problemas emocionais e/ou psicológicos?
Não importa. Voce acha bacana fazer um criança de zumbi? Eu odiaria ver meu filho de 8 anos repetindo frases célebres de ateístas com aparente convicção. Dá pra ver que tem algo torto aí.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #92 Online: 19 de Agosto de 2010, 21:02:04 »
Mas ai é que esta o problema: o filho não é seu. Se a criança não esta sofrendo abusos, ninguém tem o direito de se meter em como os pais dela a estão criando. Se eles querem ensinar a crença deles para seus filhos, esse é um direito deles.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #93 Online: 19 de Agosto de 2010, 21:11:30 »
Não importa. Voce acha bacana fazer um criança de zumbi? Eu odiaria ver meu filho de 8 anos repetindo frases célebres de ateístas com aparente convicção. Dá pra ver que tem algo torto aí.
Importa sim, você afirmou que cultos causam problemas emocionais em crianças, se não tem nenhum estudo como base fica só no achismo preconceituoso.

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #94 Online: 19 de Agosto de 2010, 21:11:50 »
Meu problema é quando a criança começa muito cedo a agir como um fiel, um praticante. Aí dá pra ver que tá rolando algo estranho. Mesmo que a criança queira se envolver, pais responsáveis vão pedir para que ela espere certa idade pra praticar e a justiça poderia sim, supervisionar essa questão.

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #95 Online: 19 de Agosto de 2010, 21:22:25 »
Citação de: Barata Tenno link=topic=23447.75.html#msg541716
[/quote
Importa sim, você afirmou que cultos causam problemas emocionais em crianças, se não tem nenhum estudo como base fica só no achismo preconceituoso.
Não estou com problemas quanto ao que você vai ensinar ao seu filho. O problema é uma participação ativa, muito além do que seu entendimento infantil permitiria. Acho uma falta de respeito, e não só quando o assunto é religião. Uma criança atéia militante, repetindo frases impactantes do Christopher Hitchens, me espantaria igualmente.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #96 Online: 19 de Agosto de 2010, 21:24:11 »
Mas se o governo passasse a regular coisas como essas, a parte social do problema ficaria muito prejudicada. Conforme eu disse acima, eles se sentirão "perseguidos" e escravizarão seus filhos mais ainda, colocando-os contra o governo e a sociedade. Ou seja, mesmo que seja uma ideia boa e embasada em estudos, pode acabar mais prejudicando do que ajudando.

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #97 Online: 19 de Agosto de 2010, 21:31:45 »
... mesmo que seja uma ideia boa e embasada em estudos, pode acabar mais prejudicando do que ajudando.
Afinal, estamos lidando com religiosidade, que é uma forma de insanidade. Todo cuidado é pouco rsrs  Não abri esse tópico para propor perseguição. Nem leis severas contra ensinar suas ficções a seus filhos. O problema é que no caso da pastorinha, dessas crianças intercessoras, do Jesus Camp, exorcismos com crianças, etc. o limite do bom senso é ultrapassado. Até religiosos concordam.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2010, 21:34:09 por Sr. Jesus »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #98 Online: 19 de Agosto de 2010, 21:36:46 »
Se for uma ação baseada em estudos e com claras evidências de que é prejudicial ao desenvolvimento da criança, eu concordo que a justiça tem que agir. Mas não pode haver interferência no modo como os pais educam seus filhos porque um alguém, em algum lugar acha errado, por puro achismo, que crianças participem de cultos. Se for feito dessa maneira o Datena mandava prender todos os pais de ateus.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 19 de Agosto de 2010, 21:53:07 »
O que é possível detectar nitidamente nos comentários deste tópico, é que a maior crítica em relação ao ensino religioso para crianças é o de fazer com que elas acreditem doutrinariamente em algo que não pode ser verificado. E isto qualquer um dotado de racionalidade científica concorda.

Mas precedendo essa racionalidade, existe o arcabouço legal. E ele claramente afirma que crer em algo sem evidência não é crime, sequer contravenção, não cabendo portanto qualquer tipo de punição aos pais religiosos, mesmo que estes ensinem aos seus filhos que já existiram cobras falantes, que os homens foram contemporâneos dos dinossauros, e outras tolices semelhantes.

E isto chama-se "liberdade de culto e de credo".
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!