Se faz tão bem, poderia me mostrar o que você pode fazer melhor, me ajudando assim a descobrir onde sou tão pior que você em mostrar as falhas da religião, porque até agora você só a defendeu.
Na verdade entendi e respondi errado. Não considero meu sistema de crenças contraditório.
Pensei que estivesse falando das falhas humanas e isso sim temos aos montes e eu por estar nos bastidores vejo ainda mais.
O tópico trata diretamente disso, religião.
Então você está no tópico errado. O tópico fala sobre doutrinação e não sobre a religião.
Para refrescar sua memória, vou citar o 1o. post do tópico.
Vocês já viram esse blog?
http://criancasintercessoras.blogspot.com/
Não há nada que possa ser feito contra isso? Que você passe sua religião para seu filho, ninguém pode te impedir. Mas incentivar a criança a se involver profundamente com coisas muito acima da sua capacidade de compreensão, já é demais. O estatuto do menor não pode ser usado? Isso foi mostrado hoje, no programa do Silas Malafaia, e obviamente alardeado como ótima coisa. Os evangélicos fazem isso como se fosse a coisa mais natural do mundo. É de uma estupidez acima de qualquer descrição.
Eu sublinhei a parte central do tópico. Você entendeu ou quer que eu desenhe?
Nunca se quis discutir a religião, mas o direito ou não de doutrinação por parte dos pais e até onde ele pode ir.
Se quiser discutir religião ou religiões, abra um tópico específico.
E na minha concepção a religião é exatamente isso fraca , contraditória e falaciosa em suas argumentações e refutações. Isso está incluido diretamente no debate do tópico, porque até agora, não vi uma só justificativa que validasse a tese de que doutrinar uma criança é válido, a não ser o apelo de que cada um tem o direito de fazer o que quiser com o seu filho, sem dizer por que doutrinar tem alguma importância para a sociedade e para a criança.
[1]Olha o avião!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E novamente. Estou me lixando para o que você pensa da minha religião.
E novamente? Como pai eu tenho autonomia?
Não é o que parece.
Tópico falando mal das religiões e dos religiosos existem aos montes aqui. Veja se me manifesto, raramente.
Porque é falácia do olha o avião, se o assunto é relevante para o debate? Ora se você acha certo doutrinar uma criança, eu não, por isso eu o interpelei, e sendo assim, eu esperava que você mostrasse para mim, porque defende essa forma de pensar, e não existe fuga do debate da minha parte, eu esperava o mesmo de você.
A tá, agora o debate é sobre doutrinar uma criança? Lá em cima você disse uma outra coisa completamente diferente, disse que o debate era sobre religião. Tente se situar primeiro, fica bem melhor para nós dois.
Porque eu acho certo doutrinar uma criança? Pelo seguinte motivo. Elas têm de ser doutrinadas. Qualquer tipo de ensino para mim é uma doutrinação. Posso doutriná-las a serem religiosas, a não serem, a torcer por determinado time de futebol, a comer no sofá, a não comer, a deitar com um cachorrinho na cama, a não deitar. Em qualquer situação, em qualquer motivo, toda vez que você educa seu filho você o está doutrinando. Você não lhe dá direito a escolha, você exerce seu papel de pai de forma autoritária. A não ser que você deixe fazer o que ele quiser, onde quiser, da forma que quiser. Isso seria bem... bizarro.
Se a criança terá de ser doutrinada a algo, não vejo motivos para proibir qualquer tipo de coisa que compravadamente não prejudique seu bem-estar físico e mental.
Pelo que eu sei, até o presente momento neste tópico, não foi apresentado qualquer tipo de estudo científico comprovando essa informação. Então, se a conversa for partir para o lado do EU ACHO, sinceramente, tenho mais o que fazer.
Você me atacou com um Ad Hominen. Porque eu não sei a diferença entre papel em branco e a Bíblia? Gostaria que ao menos mostrasse porque não sei.
Não disse isso. Disse que você não vê diferença entre um papel branco e a Bíblia, não que não sabe.
Então vou reformular a pergunta: Você Sr Juca, aceita a Bíblia como Palavra de Deus?
Se não aceita, não tem porque eu conversar nada sobre meus pensamentos com você, eles são todos baseados nela.
Seria como querer fazer contas deixando a matemática de lado.
De novo, a discussão é relevante para o debate e como disse já mostrei porque a religião envenena as mentes, como por exemplo, a conotoção de vida pós-morte, o eixo de dicotomia céu-inferno, do bem e do mal, do sobrenatural, da superstição, mitologia, coisas que distorcem a perspectiva de realidade das pessoas, e principalmente das crianças.
Já mostrou nada. Você disse que
ACHA que envenena por estes assuntos serem tratados pela religião.
PROVE que envenena. O ônus da prova é todo seu.
Ah! E mais: Defina "
envenenar". Somos todos o que? Retardados, bitolados, imbecís?
Gostaria de saber o que sou, por você disse que eu sou um envenenado.
Doutrinar uma criança ( e em muitos casos um adulto) é impor a religião através do medo e da força. Medo porque ela estará constantemente ameaçada pelos pecados, pela temência a deus e pelo risco de ir queimar eternamente no inferno e força, porque nunca sequer lhe foi respeitado o fato de uma criança não saber distinguir entre o real e o imaginário, deixando para que ela escolha o que quiser, quando tiver condições de desenvolver uma noção precisa ( ou o mais perto disso) dos fatos.
Bom, isso é o que você acha, pois até agora não provou nada.
Se vamos partir para o subjetivismo, então vou falar de mim. Nunca me sentí ameaçado por Deus, pelo risco do inferno e pelos meus pecados. Tive uma longa e feliz infância correndo pelos pastos verdes da província de Batovi. E agora estou aqui, alegre, feliz, saudável e bem resolvido.
Já o André Luiz, que comentou acima é ateu. Disse que não lembra de merda nenhuma do que aprendeu na catequese.
Onde está o envenenamento nisso? Onde está o medo e o trauma?
Do jeito como está dizendo, parece que todos que passam pelo ensino religioso sairão de lá zumbis.
Se você acha isso, sinto muito. Mas você apenas ACHA. Eu respeito isso, mas se não pode provar...
Ah! E pensar assim é uma Falácia de Generalização Grosseira.
A discussão ainda continua relevante, analise melhor o que acha que é essa falácia.
Eu lí bem o que é, e já vimos que você é que está fazendo uma mistureba danada no tópico.
Você talvez esteja com medo de perder seu direito constitucional da doutrinação e da crença.
Teria se você fizesse parte do legislativo, mas graças a Deus não faz

Da minha parte acho, como eu já disse é que o Estado e todas as instituições públicas, privadas ou estatais, deveriam se manter dentro da laicidade, principalmente as escolas.
Concordo plenamente.
Quanto a crença todas as pessoas deveriam ser livres.
De acordo.
Quanto a doutrinação, deveria ser livre para adultos e proibida para as crianças, mas isso é ainda uma utopia para os tempos de hoje.
Porque deveria ser proibida? Porque você
ACHA que envenena?
Meu amigo, não estou defendendo uma caça às bruxas.
Que bom, eu já estava começando a ficar preocupado.
A sua religião é uma vertente do cristianismo.
Cristão, setor protestante, subdivisão presbiteriano. É um sistema próprio de crença com doutrinas e leis muito bem especificados e detalhados. Posso falar dele, pois nele fui criado e nele me formei em teologia. Dos demais sistemas de crença, não os conheço para emitir juízo de opinião.
Gostaria que fizesse uma defesa, das contradições e dos erros do seu livro sagrado,
Ah não, dá muito trabalho. Posso indicar livros se quiser, além do mais - é uma FALÁCIA DE INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA.
e que mostrasse onde a doutrina infantil se encaixa como algo que deve ser aceito e respeitado, é só.
Não, você está afirmando que faz mal, envenena, vai acabar com a vida das crianças.
Não venha com FALÁCIA DE INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA.
Além do que já citei. Até onde conheço 0% de pessoas traumatizadas, envenenadas, mentes destruídas, agressores de mulheres e homofóbicos.
Estou muito bem com meus ensinos infantis, obrigado.
Eu esperava mais lealdade sua, em relação às idéias que segue e defende.
E eu esperava que você parasse de querer ficar dando uma de espertinho para cima de mim e ficar tentando se safar.
Quer ver eu defendendo minhas crenças? Venha nos meus cultos!