Autor Tópico: Lavagem cerebral em crianças  (Lida 17224 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Lavagem cerebral em crianças
« Resposta #150 Online: 21 de Agosto de 2010, 00:16:03 »
Quem vai dizer para os pais o que é importante e válido e o que não é? Onde traçar a linha?
Ela pode até rezar antes de dormir, ou usar o amuleto do santo protetor da mãe, mas se um criança de 7 anos tá pegando santo, ou gritando um sermão profético, seria melhor alguém dar um puxão de orelha nos pais.

É uma boa linha:P

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #151 Online: 21 de Agosto de 2010, 00:45:10 »
Xingá-los não, nunca xinguei ninguém por ser religioso, mas posso mostrar o quanto são fracas, contraditórias e falaciosas as proposições religiosas.

Bom, não precisa ser muito esperto para isso. E eu, por fazer parte dos bastidores dela garanto que consigo fazer bem melhor do que você.
Mas a questão é a seguinte, o nome do tópico não é: "Vamos mostrar o quanto as religiões são fracas, contraditórias e falaciosas".

Muito religiosos se sentem ofendidos por alguém questionar sua religião,

Se fosse ligar para isso não estaria aqui.

A que se propõe isso? Nunca defendi que seu filho fosse tirado de você, nem que fosse educado diferente daquilo que você acha bom,

Ah bom. Muito obrigado pela compreensão.

mas sim questionei se o que você acha bom é realmente factível?

[1]Ou seja: Falácia “Olha o Avião”.
Estou pouco me lixando para o que você acha.

Uma boa maneira de argumentar seria colocar as proposições de forma a que mostrasse onde é que a religião de fato é algo que merecesse ser ensinado às crianças.

[2]Ou seja: Falácia “Olha o Avião”.
Estou pouco me lixando para o que você acha 2, e além do mais a base de discussão seria a Bíblia então vamos nos poupar.
Discutí-la com alguém que não vê diferença entre ela e um papel em branco? Já passei dessa fase lá na STR.

Do meu lado já mostrei inúmeras coisas das quais eu acho que a religião é um veneno para as pessoas, principalmente para as crianças.

[3]Ou seja: Falácia “Olha o Avião”.
[4]Falácia mudando o Ônus da Prova.
Ou prova que religião é veneno ou nem prosseguimos.
Não estou interessado no que você acha.

A minha proposição é a de que o Estado laico, seja realmente laico, e que a ausência da crença seja um imperativo na escola e nos órgãos públicos, fora deles que cada um que saiba por si e se for para tentar impor alguma tipo de idéia que seja pelo debate

De acordo.

e não pela força e o medo, que é o que as religiões fazem de melhor.

[5]Falácia da Generalização Grosseira.

Quando interpelado sobre a questão da religião ser danosa às crianças, coloca-se na posição de perseguido por ateus malvados que querem acabar com seus direitos.

[6]Ou seja: Falácia “Olha o Avião”.
E você ainda não respondeu a minha pergunta. Você defende a idéia de que o Estado deve interferir em pais que propõe educação religiosa em seus filhos e em alguns casos tirar-lhes a guarda?

Poderia começar defendendo a sua religião, mesmo sendo ela moderada, e mostrando porque devemos aceitar que o que achamos ser uma mera e perversa fantasia coletiva, tem que ser livrada das críticas.

[7]Ou seja: Falácia “Olha o Avião”.
[8]E Falácia da Inversão do Ônus da Prova.

Bem, defender minha religião? Até onde eu sei nunca aconteceu nenhuma merda dessas com algum presbiteriano.
Bom, só no Brasil estamos há 150 anos, já é algo que pode ser respeitável.
Então... acho que não preciso defendê-la de nada.
Agora, se você me mostrar algum caso posso até discutí-lo.
Mas, o ônus da prova é seu e não meu então isso também vai depender do meu humor.

8 falácias! Assim fica difícil!

Abraços.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #152 Online: 21 de Agosto de 2010, 00:46:43 »
Quem vai dizer para os pais o que é importante e válido e o que não é? Onde traçar a linha?
Ela pode até rezar antes de dormir, ou usar o amuleto do santo protetor da mãe, mas se um criança de 7 anos tá pegando santo, ou gritando um sermão profético, seria melhor alguém dar um puxão de orelha nos pais.

É uma boa linha:P

E quem vai ser responsável por fiscalizar e puxar a orelha dos pais?
E como estabelecer a linha entre o saudável e o danoso?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #153 Online: 21 de Agosto de 2010, 01:43:12 »
Citação de: [url=http://][/url]
E como estabelecer a linha entre o saudável e o danoso?

Como voce mesmo disse este é o X da questao, no meu entender é quando a criança tem a infancia prejudicada de alguma forma ( horas decorando textos religiosos, exposiçao ao ridiculo e coisas do tipo) no mais acho que ninguem aqui ve problemas

E nem sempre este lance de doutrinaçao infantil da certo, fui criado com penduricalhos do Flamengo até os meus 12 anos, mas um dia eu vi a luz  :biglol:

Ja quanto a religiao eu nem me lembro o que acontecia nas aulas de catequese/crisma

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #154 Online: 21 de Agosto de 2010, 10:48:11 »
Ja quanto a religiao eu nem me lembro o que acontecia nas aulas de catequese/crisma

Exatamente. Do jeito que falam, parece que um chip é implantado no cérebro e eles se tornam robôs destinados a uma vida miserável.
Se fosse assim não haveria um único ex-religioso no mundo.

Se não há quebra de leis, dos direitos humanos, do direito da criança e do adolescente, não há porque intervir.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #155 Online: 21 de Agosto de 2010, 14:53:18 »

Bom, não precisa ser muito esperto para isso. E eu, por fazer parte dos bastidores dela garanto que consigo fazer bem melhor do que você.
Mas a questão é a seguinte, o nome do tópico não é: "Vamos mostrar o quanto as religiões são fracas, contraditórias e falaciosas".

Se faz tão bem, poderia  me mostrar o que você pode fazer melhor, me ajudando assim a descobrir onde sou tão pior que você em mostrar as falhas da religião, porque até agora você só a defendeu.

O tópico trata diretamente disso, religião. E na minha concepção a religião é exatamente isso fraca , contraditória e falaciosa em suas argumentações e refutações. Isso está incluido diretamente no debate do tópico, porque até agora, não vi uma só justificativa que validasse a tese de que doutrinar uma criança é válido, a não ser o apelo de que cada um tem o direito de fazer o que quiser com o seu filho, sem dizer por que doutrinar tem alguma importância para a sociedade e para a criança.

Muito religiosos se sentem ofendidos por alguém questionar sua religião,

Se fosse ligar para isso não estaria aqui.

Não é o que parece.

mas sim questionei se o que você acha bom é realmente factível?

[1]Ou seja: Falácia “Olha o Avião”.
Estou pouco me lixando para o que você acha.

Porque é falácia do olha o avião, se o assunto é relevante para o debate? Ora se você acha certo doutrinar uma criança, eu não, por isso eu o interpelei, e sendo assim, eu esperava que você mostrasse para mim, porque defende essa forma de pensar, e não existe fuga do debate da minha parte, eu esperava o mesmo de você.

Uma boa maneira de argumentar seria colocar as proposições de forma a que mostrasse onde é que a religião de fato é algo que merecesse ser ensinado às crianças.

[2]Ou seja: Falácia “Olha o Avião”.
Estou pouco me lixando para o que você acha 2, e além do mais a base de discussão seria a Bíblia então vamos nos poupar.
Discutí-la com alguém que não vê diferença entre ela e um papel em branco? Já passei dessa fase lá na STR.

Você me atacou com um Ad Hominen. Porque eu não sei a diferença entre papel em branco e a Bíblia? Gostaria que ao menos mostrasse porque não sei.

Do meu lado já mostrei inúmeras coisas das quais eu acho que a religião é um veneno para as pessoas, principalmente para as crianças.

[3]Ou seja: Falácia “Olha o Avião”.
[4]Falácia mudando o Ônus da Prova.
Ou prova que religião é veneno ou nem prosseguimos.
Não estou interessado no que você acha.

De novo, a discussão é relevante para o debate e como disse já mostrei porque a religião envenena as mentes, como por exemplo, a conotoção de  vida pós-morte, o eixo de dicotomia céu-inferno, do bem e do mal, do sobrenatural, da superstição, mitologia, coisas que distorcem a perspectiva de realidade das pessoas, e principalmente das crianças.

e não pela força e o medo, que é o que as religiões fazem de melhor.

Doutrinar uma criança ( e em muitos casos um adulto) é impor a religião através do medo e da força. Medo porque ela estará constantemente ameaçada pelos pecados, pela temência a deus e pelo risco de ir queimar eternamente no inferno e força, porque nunca sequer lhe foi respeitado o fato de uma criança não saber distinguir entre o real e o imaginário, deixando para que ela escolha o que quiser, quando tiver condições de desenvolver uma noção precisa ( ou o mais perto disso) dos fatos.

Quando interpelado sobre a questão da religião ser danosa às crianças, coloca-se na posição de perseguido por ateus malvados que querem acabar com seus direitos.

[6]Ou seja: Falácia “Olha o Avião”.
E você ainda não respondeu a minha pergunta. Você defende a idéia de que o Estado deve interferir em pais que propõe educação religiosa em seus filhos e em alguns casos tirar-lhes a guarda?

A discussão ainda continua relevante, analise melhor o que acha que é essa falácia.

Você talvez esteja com medo de perder seu direito constitucional da doutrinação e da crença. Da minha parte acho, como eu já disse é que o Estado e todas as instituições públicas, privadas ou estatais, deveriam se manter dentro da laicidade, principalmente as escolas. Quanto a crença todas as pessoas deveriam ser livres. Quanto a doutrinação, deveria ser livre para adultos e proibida para as crianças,  mas isso é ainda uma utopia para os tempos de hoje.

Poderia começar defendendo a sua religião, mesmo sendo ela moderada, e mostrando porque devemos aceitar que o que achamos ser uma mera e perversa fantasia coletiva, tem que ser livrada das críticas.

[7]Ou seja: Falácia “Olha o Avião”.
[8]E Falácia da Inversão do Ônus da Prova.

Bem, defender minha religião? Até onde eu sei nunca aconteceu nenhuma merda dessas com algum presbiteriano.
Bom, só no Brasil estamos há 150 anos, já é algo que pode ser respeitável.
Então... acho que não preciso defendê-la de nada.
Agora, se você me mostrar algum caso posso até discutí-lo.
Mas, o ônus da prova é seu e não meu então isso também vai depender do meu humor.

Meu amigo, não estou defendendo uma caça às bruxas. A sua religião é uma vertente do cristianismo. Gostaria que fizesse uma defesa, das contradições e dos erros do seu livro sagrado, e que mostrasse onde a doutrina infantil se encaixa como algo que deve ser aceito e respeitado, é só. Eu esperava mais lealdade sua, em relação às idéias que segue e defende.

« Última modificação: 21 de Agosto de 2010, 14:58:10 por _Juca_ »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 21 de Agosto de 2010, 15:01:14 »
Eu sei a diferença entre um papel branco e a Bíblia! É que o papel branco ainda serve para alguma coisa :twisted:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #157 Online: 21 de Agosto de 2010, 17:05:55 »
Eu sei a diferença entre um papel branco e a Bíblia! É que o papel branco ainda serve para alguma coisa :twisted:

Vai comer uma ervilha sem sal vai uili!

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #158 Online: 21 de Agosto de 2010, 17:46:22 »
Se faz tão bem, poderia  me mostrar o que você pode fazer melhor, me ajudando assim a descobrir onde sou tão pior que você em mostrar as falhas da religião, porque até agora você só a defendeu.

Na verdade entendi e respondi errado. Não considero meu sistema de crenças contraditório.
Pensei que estivesse falando das falhas humanas e isso sim temos aos montes e eu por estar nos bastidores vejo ainda mais.

O tópico trata diretamente disso, religião.

Então você está no tópico errado. O tópico fala sobre doutrinação e não sobre a religião.
Para refrescar sua memória, vou citar o 1o. post do tópico.

Vocês já viram esse blog?

http://criancasintercessoras.blogspot.com/

Não há nada que possa ser feito contra isso? Que você passe sua religião para seu filho, ninguém pode te impedir. Mas incentivar a criança a se involver profundamente com coisas muito acima da sua capacidade de compreensão, já é demais. O estatuto do menor não pode ser usado? Isso foi mostrado hoje, no programa do Silas Malafaia, e obviamente alardeado como ótima coisa. Os evangélicos fazem isso como se fosse a coisa mais natural do mundo. É de uma estupidez acima de qualquer descrição.

Eu sublinhei a parte central do tópico. Você entendeu ou quer que eu desenhe?
Nunca se quis discutir a religião, mas o direito ou não de doutrinação por parte dos pais e até onde ele pode ir.
Se quiser discutir religião ou religiões, abra um tópico específico.

E na minha concepção a religião é exatamente isso fraca , contraditória e falaciosa em suas argumentações e refutações. Isso está incluido diretamente no debate do tópico, porque até agora, não vi uma só justificativa que validasse a tese de que doutrinar uma criança é válido, a não ser o apelo de que cada um tem o direito de fazer o que quiser com o seu filho, sem dizer por que doutrinar tem alguma importância para a sociedade e para a criança.

[1]Olha o avião!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E novamente. Estou me lixando para o que você pensa da minha religião.
E novamente? Como pai eu tenho autonomia?

Não é o que parece.

Tópico falando mal das religiões e dos religiosos existem aos montes aqui. Veja se me manifesto, raramente.

Porque é falácia do olha o avião, se o assunto é relevante para o debate? Ora se você acha certo doutrinar uma criança, eu não, por isso eu o interpelei, e sendo assim, eu esperava que você mostrasse para mim, porque defende essa forma de pensar, e não existe fuga do debate da minha parte, eu esperava o mesmo de você.

A tá, agora o debate é sobre doutrinar uma criança? Lá em cima você disse uma outra coisa completamente diferente, disse que o debate era sobre religião. Tente se situar primeiro, fica bem melhor para nós dois.

Porque eu acho certo doutrinar uma criança? Pelo seguinte motivo. Elas têm de ser doutrinadas. Qualquer tipo de ensino para mim é uma doutrinação. Posso doutriná-las a serem religiosas, a não serem, a torcer por determinado time de futebol, a comer no sofá, a não comer, a deitar com um cachorrinho na cama, a não deitar. Em qualquer situação, em qualquer motivo, toda vez que você educa seu filho você o está doutrinando. Você não lhe dá direito a escolha, você exerce seu papel de pai de forma autoritária. A não ser que você deixe fazer o que ele quiser, onde quiser, da forma que quiser. Isso seria bem... bizarro.

Se a criança terá de ser doutrinada a algo, não vejo motivos para proibir qualquer tipo de coisa que compravadamente não prejudique seu bem-estar físico e mental.

Pelo que eu sei, até o presente momento neste tópico, não foi apresentado qualquer tipo de estudo científico comprovando essa informação. Então, se a conversa for partir para o lado do EU ACHO, sinceramente, tenho mais o que fazer.

Você me atacou com um Ad Hominen. Porque eu não sei a diferença entre papel em branco e a Bíblia? Gostaria que ao menos mostrasse porque não sei.

Não disse isso. Disse que você não vê diferença entre um papel branco e a Bíblia, não que não sabe.
Então vou reformular a pergunta: Você Sr Juca, aceita a Bíblia como Palavra de Deus?
Se não aceita, não tem porque eu conversar nada sobre meus pensamentos com você, eles são todos baseados nela.
Seria como querer fazer contas deixando a matemática de lado.

De novo, a discussão é relevante para o debate e como disse já mostrei porque a religião envenena as mentes, como por exemplo, a conotoção de  vida pós-morte, o eixo de dicotomia céu-inferno, do bem e do mal, do sobrenatural, da superstição, mitologia, coisas que distorcem a perspectiva de realidade das pessoas, e principalmente das crianças.

Já mostrou nada. Você disse que ACHA que envenena por estes assuntos serem tratados pela religião.
PROVE que envenena. O ônus da prova é todo seu.

Ah! E mais: Defina "envenenar". Somos todos o que? Retardados, bitolados, imbecís?
Gostaria de saber o que sou, por você disse que eu sou um envenenado.

Doutrinar uma criança ( e em muitos casos um adulto) é impor a religião através do medo e da força. Medo porque ela estará constantemente ameaçada pelos pecados, pela temência a deus e pelo risco de ir queimar eternamente no inferno e força, porque nunca sequer lhe foi respeitado o fato de uma criança não saber distinguir entre o real e o imaginário, deixando para que ela escolha o que quiser, quando tiver condições de desenvolver uma noção precisa ( ou o mais perto disso) dos fatos.

Bom, isso é o que você acha, pois até agora não provou nada.
Se vamos partir para o subjetivismo, então vou falar de mim. Nunca me sentí ameaçado por Deus, pelo risco do inferno e pelos meus pecados. Tive uma longa e feliz infância correndo pelos pastos verdes da província de Batovi. E agora estou aqui, alegre, feliz, saudável e bem resolvido.
Já o André Luiz, que comentou acima é ateu. Disse que não lembra de merda nenhuma do que aprendeu na catequese.
Onde está o envenenamento nisso? Onde está o medo e o trauma?
Do jeito como está dizendo, parece que todos que passam pelo ensino religioso sairão de lá zumbis.

Se você acha isso, sinto muito. Mas você apenas ACHA. Eu respeito isso, mas se não pode provar...

Ah! E pensar assim é uma Falácia de Generalização Grosseira.

A discussão ainda continua relevante, analise melhor o que acha que é essa falácia.

Eu lí bem o que é, e já vimos que você é que está fazendo uma mistureba danada no tópico.

Você talvez esteja com medo de perder seu direito constitucional da doutrinação e da crença.

Teria se você fizesse parte do legislativo, mas graças a Deus não faz  :biglol:

Da minha parte acho, como eu já disse é que o Estado e todas as instituições públicas, privadas ou estatais, deveriam se manter dentro da laicidade, principalmente as escolas.

Concordo plenamente.

Quanto a crença todas as pessoas deveriam ser livres.

De acordo.

Quanto a doutrinação, deveria ser livre para adultos e proibida para as crianças,  mas isso é ainda uma utopia para os tempos de hoje.

Porque deveria ser proibida? Porque você ACHA que envenena?

Meu amigo, não estou defendendo uma caça às bruxas.

Que bom, eu já estava começando a ficar preocupado.

A sua religião é uma vertente do cristianismo.

Cristão, setor protestante, subdivisão presbiteriano. É um sistema próprio de crença com doutrinas e leis muito bem especificados e detalhados. Posso falar dele, pois nele fui criado e nele me formei em teologia. Dos demais sistemas de crença, não os conheço para emitir juízo de opinião.

Gostaria que fizesse uma defesa, das contradições e dos erros do seu livro sagrado,

Ah não, dá muito trabalho. Posso indicar livros se quiser, além do mais - é uma FALÁCIA DE INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA.

e que mostrasse onde a doutrina infantil se encaixa como algo que deve ser aceito e respeitado, é só.

Não, você está afirmando que faz mal, envenena, vai acabar com a vida das crianças.
Não venha com  FALÁCIA DE INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA.
Além do que já citei. Até onde conheço 0% de pessoas traumatizadas, envenenadas, mentes destruídas, agressores de mulheres e homofóbicos.
Estou muito bem com meus ensinos infantis, obrigado.

Eu esperava mais lealdade sua, em relação às idéias que segue e defende.

E eu esperava que você parasse de querer ficar dando uma de espertinho para cima de mim e ficar tentando se safar.
Quer ver eu defendendo minhas crenças? Venha nos meus cultos!

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #159 Online: 21 de Agosto de 2010, 18:56:41 »
Desculpem-me, tenho evitado comentar aqui (e não só pela falta de tempo nas últimas semanas) mas sinto quase como uma obrigação minha não permanecer calado diante de muitas coisas que li neste tópico. Absurdos como "crio meus filhos do modo como eu quiser e ninguém tem que se meter nisso" são atitudes de bestial tirania incompatíveis com sociedades civilizadas. Fico pasmo em ver pessoas ainda com coragem de proferir coisas desse tipo sem nenhum comedimento e, "santo universo"!, ainda acharem que isso é algo totalmente legítimo, louvável, aceitável.

Numa sociedade realmente civilizada (que não é essa em que vivemos, eu sei bem disso mas... cáspite! isto é um fórum de "céticos"!, penso eu), até mesmo se você pode ter filhos ou não (e em que quantidade) não pode ser decidido unicamente por você porque os filhos que você tem e o que "faz" deles tem o potencial de afetar todo o conjunto da sociedade. Mas as crianças, não esqueçamos *por favor*, antes de serem "crianças" (termo que na boca de muitos parece surgir como algo pejorativo, como um pequeno animal estúpido e irracional), são seres humanos que devem ser respeitados como tais e não são propriedade *DE NINGUÉM*, NEM MESMO DOS PAIS que devem ter, em relação aos filhos, *unicamente* a *obrigação* de suprir o necessário para suas necessidades de sobrevivência *total* até que possam fazê-lo por si mesmos. Vou repetir para ficar bem reiterado: seus filhos NÃO SÃO propridade sua para transformá-los em cópias psicológicas de si mesmos. Não são massinha de modelar para os pais brincarem de conformá-los à sua própria imagem e semelhança. Infelizmente eu sei, não tenho ilusão alguma de que muito pouco se pode fazer a respeito dessa atrocidade e não proponho medida alguma a tomar além do estabelecimento das posições pessoais. Os filhos são, para a gigantesca corja de medíocres da terra, o único meio de exercer poder sobre outro ser humano. Desgraçadamente, é assim que esses animais vêem seus filhos e, inacreditavelmente, não têm vergonha de confessar. E o encantamento que este poder incita no medíocre é forte demais para que ele abra mão do mesmo facilmente.

Outra coisa revoltante e imperdoável são os religiosos que têem a cara de pau de quererem arrastar a ciência para o seu atoleiro religioso e, sem mudar a técnica, descaradamente insistem na implantação do terror, agora de que devemos tomar muito cuidado com a ciência pois, "assim como a religião esteve" (*E ESTÁ* -- esquecem esse "pequeno" detalhe com impressionante facilidade) errada, a ciência também pode(ria) (nem ao menos com o friso parentético que acabo de fazer) estar. A ciência é a própria antítese da doutrina. Que degenerescência sofista é esta de querer insinuar que seria possível doutrinar alguém cientificamente? É por isso que sempre lembro a todos: religião é golpe barato de esquina, nada mais. Sugiro aos golpistas que fiquem com quantos otários puderem angariar, mas respeitem aqueles que não caem. Eles não têem culpa por serem racionais, mesmo sendo crianças.

Religião é escolha pessoal. Ciência NÃO É escolha pessoal (não estou me referindo ao seguimento de carreira científica, entenda-se *por favor*, mas à aceitação do fato científico).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 21 de Agosto de 2010, 20:19:42 »
Eu sublinhei a parte central do tópico. Você entendeu ou quer que eu desenhe?
Nunca se quis discutir a religião, mas o direito ou não de doutrinação por parte dos pais e até onde ele pode ir.
Se quiser discutir religião ou religiões, abra um tópico específico.

Não há nada que possa ser feito contra isso? Que você passe sua religião para seu filho, ninguém pode te impedir. Mas incentivar a criança a se involver profundamente com coisas muito acima da sua capacidade de compreensão, já é demais. O estatuto do menor não pode ser usado? Isso foi mostrado hoje, no programa do Silas Malafaia, e obviamente alardeado como ótima coisa. Os evangélicos fazem isso como se fosse a coisa mais natural do mundo. É de uma estupidez acima de qualquer descrição.

Você está sendo seletivo, e  dissociando os fatos de que nesse tópico, estamos discutindo a doutrinação dentro da religião, e que portanto estamos falando das implicações religiosas no contexto geral da sociedade e na educação infantil. Estamos falando da religião sim, e porque achamos que a doutrinação religiosa deva ou não acontecer quando somos crianças.

E na minha concepção a religião é exatamente isso fraca , contraditória e falaciosa em suas argumentações e refutações. Isso está incluido diretamente no debate do tópico, porque até agora, não vi uma só justificativa que validasse a tese de que doutrinar uma criança é válido, a não ser o apelo de que cada um tem o direito de fazer o que quiser com o seu filho, sem dizer por que doutrinar tem alguma importância para a sociedade e para a criança.

[1]Olha o avião!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E novamente. Estou me lixando para o que você pensa da minha religião.
E novamente? Como pai eu tenho autonomia?

Está se repetindo, e novamente apelou para o fato de que como pai, você pode ensinar seu filho da maneira que achar melhor. Porque você não contra argumenta?

Tópico falando mal das religiões e dos religiosos existem aos montes aqui. Veja se me manifesto, raramente.
Você está profundamente ofendido pelo modo que eu penso, está claro, quando você diz que está se lixando para o que eu penso. Embora, eu não tenha atacado você pessoalmente, e sim o seu modo de agir e pensar.

A tá, agora o debate é sobre doutrinar uma criança? Lá em cima você disse uma outra coisa completamente diferente, disse que o debate era sobre religião. Tente se situar primeiro, fica bem melhor para nós dois.

Já ponderei ai em cima essa questão.

Porque eu acho certo doutrinar uma criança? Pelo seguinte motivo. Elas têm de ser doutrinadas. Qualquer tipo de ensino para mim é uma doutrinação. Posso doutriná-las a serem religiosas, a não serem, a torcer por determinado time de futebol, a comer no sofá, a não comer, a deitar com um cachorrinho na cama, a não deitar. Em qualquer situação, em qualquer motivo, toda vez que você educa seu filho você o está doutrinando. Você não lhe dá direito a escolha, você exerce seu papel de pai de forma autoritária. A não ser que você deixe fazer o que ele quiser, onde quiser, da forma que quiser. Isso seria bem... bizarro.

Como qualquer tipo de ensino é uma doutrinação? Ao que sei crianças são ensinadas de acordo com sua capacidade de compreensão, não se começa ensinando o teorema de pitágoras para os pequenos e sim o 2+2. Isso é respeitar a capacidade de compreensão e análise das crianças. E mais, na escola tudo que é ensinado pode ser comprovado pelo método científico, ou do contrário tem que ser apresentado como uma teoria ou ficção.

Se a criança terá de ser doutrinada a algo, não vejo motivos para proibir qualquer tipo de coisa que compravadamente não prejudique seu bem-estar físico e mental.

Como explicar para uma criança que os dogmas da religião não podem ser contestados sem que isso carregue sua mente de fantasmas e medos? Se você omitir os fatos perversos da religião, tudo bem, ela vai crescer numa boa, sem maiores problemas, mas não existe garantia de que o extremismo, tal qual eu vejo diariamente nas ruas, mal disfarçado em bons cidadãos religiosos, que não assistem TV porque é uma tentação do diabo, ou que acha que homens não devem ter relações sexuais entre si, porque deus fez o homem e a mulher para isso( lembre-se, deus não queria que eles transassem), ou que acha que espíritos malignos estão por trás de nossos atos, ou que se explodem esperando virgens no céu, ou que lutam e matam em nome de deus, que são contra o aborto, pesquisas de célula tronco, anticoncepcionais, que tem certeza que todos que cometem crimes são ateus, e mesmo que você seja um estuprador maníaco assassino e se arrender dos seus atos, temendo a deus, você terá seu lugarzinho no céu e um ateu que criou os seus filhos com esforço e nunca matou uma mosca vai ter um abacaxi enfiado no c. por satanás por toda a eternidade,  e que assim pregam que todas as pessoas que não acreditam em deus, mesmo sem nenhuma evidência para isso, vão queimar eternamente no inferno, e todas as sandices das religiões, e como eu disse, não tem garantia de que toda essa porcaria vai invadir a cabecinha desprotegida de uma criança, nem mesmo dos seus filhos.

Pelo que eu sei, até o presente momento neste tópico, não foi apresentado qualquer tipo de estudo científico comprovando essa informação. Então, se a conversa for partir para o lado do EU ACHO, sinceramente, tenho mais o que fazer.

Pelo que sei todas as contradições religiosas que alienam as pessoas, crianças inclusas, estão muito bem evidenciadas em estudos, livros, pesquisas, teses e tudo o que mais pode ser entendido por método científico. Isso você pode encontrar em qualquer biblioteca municipal e existe uma farta documentação nas universidades. Podemos procurar se você achar que isso não é verdadeiro.

Não disse isso. Disse que você não vê diferença entre um papel branco e a Bíblia, não que não sabe.
Então vou reformular a pergunta: Você Sr Juca, aceita a Bíblia como Palavra de Deus?
Se não aceita, não tem porque eu conversar nada sobre meus pensamentos com você, eles são todos baseados nela.
Seria como querer fazer contas deixando a matemática de lado.

Aceito a Bíblia como mitologia antiga e que não deve ser levada em conta na nossa vida cotidiana.
E porque não pode conversar comigo sobre meus pensamentos, só porque penso diferente de você? Eu aceito falar numa boa com todos, e considero cada argumento como um exercício para a mente.

Eu contesto seu modo de pensar, baseado num livro de contos antigos e sobrenaturais de um deus perverso, egoísta, mesquinho e desequilibrado. Sinto que agora possa ter te ofendido mais ainda, e geral isso é uma grande ofensa para os religiosos, mas gostaria que você defendesse seu lado, assim como faço com o meu, apenas contra argumentando.

De novo, a discussão é relevante para o debate e como disse já mostrei porque a religião envenena as mentes, como por exemplo, a conotoção de  vida pós-morte, o eixo de dicotomia céu-inferno, do bem e do mal, do sobrenatural, da superstição, mitologia, coisas que distorcem a perspectiva de realidade das pessoas, e principalmente das crianças.

Já mostrou nada. Você disse que ACHA que envenena por estes assuntos serem tratados pela religião.
PROVE que envenena. O ônus da prova é todo seu.

Ah! E mais: Defina "envenenar". Somos todos o que? Retardados, bitolados, imbecís?
Gostaria de saber o que sou, por você disse que eu sou um envenenado.

Sua alienação talvez o impeça de raciocinar como um cético, mas quando eu digo que ao doutrinar crianças, ensinando que as coisas que elas não entendem, não podem nunca ser contestadas, e se forem serão "massacradas", com argumentos como "Os desígnios de deus não podem ser entendidos pelo homem",  e isso faz parte do dogma da sua religião, isso constitui a própria alienação da qual você está repassando ao seu filho e aos filhos dos outros. Sendo assim, como algo que indiscutilvelmente não pode ser contestado sob  julgo de penas eternas, sobrenaturais e vindas de um livro escrito por pessoas sem um mínimo de conhecimento científico, pode não constituir um verdadeiro veneno, alienante e muitas vezes massacrante para as mentes daqueles que estão subalternos aos seus "ensinamentos".

Bom, isso é o que você acha, pois até agora não provou nada.
Se vamos partir para o subjetivismo, então vou falar de mim. Nunca me sentí ameaçado por Deus, pelo risco do inferno e pelos meus pecados. Tive uma longa e feliz infância correndo pelos pastos verdes da província de Batovi. E agora estou aqui, alegre, feliz, saudável e bem resolvido.
Já o André Luiz, que comentou acima é ateu. Disse que não lembra de merda nenhuma do que aprendeu na catequese.
Onde está o envenenamento nisso? Onde está o medo e o trauma?
Do jeito como está dizendo, parece que todos que passam pelo ensino religioso sairão de lá zumbis.

Se você acha isso, sinto muito. Mas você apenas ACHA. Eu respeito isso, mas se não pode provar...

Ah! E pensar assim é uma Falácia de Generalização Grosseira.
´

É engraçado com você sendo um religioso fica pedindo provas das coisas, mas não é o caso.

Você acha que como ateu eu irei para o inferno? Estou mandando esse deus que você acredita enfiar toda a sua criação no rabo, nesse momento, em alto em bom som. Você acha que vou ou não pro inferno? Eu me sinto extremamente ameaçado por esse seu deus vingativo, no caso de eu estar errado. Pois por apenas uma vida finita cheia de pecados, terei que sofrer por toda a eternidade no pior lugar de sofrimento e dor já concebido por esse deus, definido por vocês, como deus do amor.

Gostaria que fizesse uma defesa, das contradições e dos erros do seu livro sagrado,

Ah não, dá muito trabalho. Posso indicar livros se quiser, além do mais - é uma FALÁCIA DE INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA.

Porque aceita então todas as contradições da Bíblia, e ainda tem sua vida baseada nela? Não entendo isso.

e que mostrasse onde a doutrina infantil se encaixa como algo que deve ser aceito e respeitado, é só.

Não, você está afirmando que faz mal, envenena, vai acabar com a vida das crianças.
Não venha com  FALÁCIA DE INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA.
Além do que já citei. Até onde conheço 0% de pessoas traumatizadas, envenenadas, mentes destruídas, agressores de mulheres e homofóbicos.
Estou muito bem com meus ensinos infantis, obrigado.

Conheço muitas, e religiosas.

Eu esperava mais lealdade sua, em relação às idéias que segue e defende.

E eu esperava que você parasse de querer ficar dando uma de espertinho para cima de mim e ficar tentando se safar.
Quer ver eu defendendo minhas crenças? Venha nos meus cultos!

Calvino estou atacando sua crença, incluido aí o sistema doutrinário, que é onde tudo começa. Se acha que eu estou errado, mostre onde e porque. Isso é básico quando estamos debatendo. Estou aqui, pronto para rebater todos os seus argumentos, eu espero o mesmo de você.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #161 Online: 21 de Agosto de 2010, 20:37:11 »
Achei interessante o comentario do Cientista. Gostei, apesar de um tanto utópico.

E gostei também do modo claro que o Calvino raciocina (pelo menos nas partes que li). Cara, como eu queria que você fosse o pastor da igreja que minha mulher me arrasta... to cansado de ver um pior que o outro. Sei que tem igrejas onde a palavra é passada de modo coerente (na medida do possível hehehe), mas nunca encontrei uma dessas... É bem dificil ser ateu nessas horas =(

Quanto ao assunto do tópico:

Não tenho opinião formada =)

==========================
Edit: O tio da minha mulher é vendedor, e dos bons, vende até areia no deserto. Ontem, ao comemorar metas atingidas e ultrapassadas, ele disse:

Eu saio de casa ja sabendo quanto eu quero e vou vender. Eu tenho fé. O problema desses vendedores (que ele treinou dois nas ultimas semanas, que começaram bem e agora estão mais devagar) é que eles não tem fé. Eu tenho fé. Se Deus mandar eu matar vocês quatro (estavamos: a irmã dele, a sobrinha dele, a sobrinha-neta dele e eu) eu mato. E tornou a repetir: Se Deus mandar eu matar vocês quatro, eu mato. Eu tenho fé. Sei que Ele não vai fazer uma coisa dessa, mas se mandar eu obedeço.

Sei não Calvino, mas essa doutrinação, que vem desde quando não temos nem poder de discernimento para saber o que é fato do que não é, me parece algo assustador, semelhante aos casos das crianças do Hezbolah, Talibã e etc... criadas para matar hehehe...

Enfim, sei que você não está interessado no que eu acho, enfim hehehe...
« Última modificação: 21 de Agosto de 2010, 20:56:50 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #162 Online: 21 de Agosto de 2010, 21:12:22 »
E tornou a repetir: Se Deus mandar eu matar vocês quatro, eu mato. Eu tenho fé. Sei que Ele não vai fazer uma coisa dessa, mas se mandar eu obedeço.

Abraão que o diga :lol:

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #163 Online: 21 de Agosto de 2010, 22:47:22 »
1- Não somos robôs, é igual aquele comercial "eu não tenho dor de cabeça tensional com trabalho, um tijolo cai no meu pé e eu não sinto nada*, mas eu sou um robô".

2- Em nenhum lugar do mundo, fazer uma coisa errada**vira certo porque alguém disse que é certo, ou porque inventamos mil desculpas pra justificar.
Ex: nazismo, comunismo, catolicismo, ciência, coca-cola. E o básico: "ele fez primeiro", "não tem mal nenhum", "as coisas são assim".
E QUANDO tentamos fugir das nossas responsabilidades, usando essas desculpas acima, não dura muito tempo. Aí temos que inventar um inimigo, tentar converter os outros, ir pra marte, e etc.

Citação de: Tupac
Sei não Calvino, mas essa doutrinação, que vem desde quando não temos nem poder de discernimento para saber o que é fato do que não é, me parece algo assustador, semelhante aos casos das crianças do Hezbolah, Talibã e etc... criadas para matar hehehe...
Felizmente, um dia as crianças começam a ter discernimento (começa a fase dos por ques). Exceto em casos de alteração da consciência.
As religiões tiveram seus méritos na formação humana... Agora a tecnologia esta assumindo este papel.

Com "formação"queres dizer educação?

Sem dúvida. Foi graças (em parte) a religião, pelo menos a cristã, que muitos romperam e moldaram o que hoje conhecemos como o método científico.
E foi graças ao método científico que muitos romperam e moldaram a religião cristã. To mentindo? Antes da idade média, não eram todos romanos e filósofos, e com uma sociedade civilizada? Pois é.

Podem falar que uma coisa não tem a ver com a outra (teve guerras, crise economica e bla bla) mas num mundo irracional e caótico, onde coisas ruins acontecem sem explicação, ou motivos. Nós temos a necessidade de achar uma resposta (em marte, em cristo, na ciência, nas estrelas). 

Infelizmente o nosso mundo é assim, e não temos muito controle sobre isso. Quando a ciência não conseguir explicar questões existenciais, subjetivas etc. Vamos renegar a ciência e voltar direto para a idade média. (Ou pior, ciência vai virar religião, com fanáticos, pastores, biblias e tudo mais.)  :chorao:

*Inventei essa parte, eu não lembro direito o que eles falam no comercial, mas é algo assim.
**sabendo das consequencias e fingindo que não sabe

Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #164 Online: 21 de Agosto de 2010, 23:16:34 »
Você está sendo seletivo, e  dissociando os fatos de que nesse tópico, estamos discutindo a doutrinação dentro da religião, e que portanto estamos falando das implicações religiosas no contexto geral da sociedade e na educação infantil. Estamos falando da religião sim, e porque achamos que a doutrinação religiosa deva ou não acontecer quando somos crianças.

Não que não possamos discutir as duas coisas, mas primeiro devemos definir se os pais podem ensinar a religião aos seus filhos.
Se a conclusão for que não, não há sentido em continuar com o resto. Se for sim, podemos discutir os limites e aí a religião entra na discussão.
Mas o tópico é sobre doutrinação e não religião.

Está se repetindo, e novamente apelou para o fato de que como pai, você pode ensinar seu filho da maneira que achar melhor. Porque você não contra argumenta?

Pelo motivo exposto acima.

Você está profundamente ofendido pelo modo que eu penso, está claro, quando você diz que está se lixando para o que eu penso. Embora, eu não tenha atacado você pessoalmente, e sim o seu modo de agir e pensar.

[1]Espantalho.
Não fiquei ofendido.
E continuo cagando para o que você pensa.

Como qualquer tipo de ensino é uma doutrinação? Ao que sei crianças são ensinadas de acordo com sua capacidade de compreensão, não se começa ensinando o teorema de pitágoras para os pequenos e sim o 2+2. Isso é respeitar a capacidade de compreensão e análise das crianças. E mais, na escola tudo que é ensinado pode ser comprovado pelo método científico, ou do contrário tem que ser apresentado como uma teoria ou ficção.

Doutrinar: 1. Instruir em uma doutrina. 2. Ensinar, instruir. Dicionário Michaelis.

Como explicar para uma criança que os dogmas da religião não podem ser contestados sem que isso carregue sua mente de fantasmas e medos? Se você omitir os fatos perversos da religião, tudo bem, ela vai crescer numa boa, sem maiores problemas, mas não existe garantia de que o extremismo, tal qual eu vejo diariamente nas ruas, mal disfarçado em bons cidadãos religiosos, que não assistem TV porque é uma tentação do diabo, ou que acha que homens não devem ter relações sexuais entre si, porque deus fez o homem e a mulher para isso( lembre-se, deus não queria que eles transassem), ou que acha que espíritos malignos estão por trás de nossos atos, ou que se explodem esperando virgens no céu, ou que lutam e matam em nome de deus, que são contra o aborto, pesquisas de célula tronco, anticoncepcionais, que tem certeza que todos que cometem crimes são ateus, e mesmo que você seja um estuprador maníaco assassino e se arrender dos seus atos, temendo a deus, você terá seu lugarzinho no céu e um ateu que criou os seus filhos com esforço e nunca matou uma mosca vai ter um abacaxi enfiado no c. por satanás por toda a eternidade,  e que assim pregam que todas as pessoas que não acreditam em deus, mesmo sem nenhuma evidência para isso, vão queimar eternamente no inferno, e todas as sandices das religiões, e como eu disse, não tem garantia de que toda essa porcaria vai invadir a cabecinha desprotegida de uma criança, nem mesmo dos seus filhos.

[2] Argumentum ad Baculum - Apelando à força.
[3] Argumentum ad Nauseam - Repete demais (isso está em todos os seus outros post's)
[4] Circulus in Demonstrando - Consiste em adotar como premissa uma conclusão à qual você está tentando chegar.
[5] Inversão do Ônus da Prova. Repito novamente, se afirma, prove.

Você sequer considera a hipótese de que criar uma criança longe de qualquer crença também pode ser traumático?

Pelo que sei todas as contradições religiosas que alienam as pessoas, crianças inclusas, estão muito bem evidenciadas em estudos, livros, pesquisas, teses e tudo o que mais pode ser entendido por método científico. Isso você pode encontrar em qualquer biblioteca municipal e existe uma farta documentação nas universidades. Podemos procurar se você achar que isso não é verdadeiro.

[6] Evidência Anedótica.
[7] NOVAMENTE: Inversão do Ônus da Prova.

Vamos lá, mãos à obra!

Aceito a Bíblia como mitologia antiga e que não deve ser levada em conta na nossa vida cotidiana.
E porque não pode conversar comigo sobre meus pensamentos, só porque penso diferente de você? Eu aceito falar numa boa com todos, e considero cada argumento como um exercício para a mente.

Eu contesto seu modo de pensar, baseado num livro de contos antigos e sobrenaturais de um deus perverso, egoísta, mesquinho e desequilibrado. Sinto que agora possa ter te ofendido mais ainda, e geral isso é uma grande ofensa para os religiosos, mas gostaria que você defendesse seu lado, assim como faço com o meu, apenas contra argumentando.

Você acabou de falar horrores da Bíblia e de Deus e quer que eu converse com você tendo como base a Bíblia e Deus?  :o
Juca, ISSO NÃO TEM LÓGICA NENHUMA!

Sua alienação talvez o impeça de raciocinar como um cético,

[8] Ad-hominem.

mas quando eu digo que ao doutrinar crianças, ensinando que as coisas que elas não entendem, não podem nunca ser contestadas, e se forem serão "massacradas", com argumentos como "Os desígnios de deus não podem ser entendidos pelo homem",  e isso faz parte do dogma da sua religião, isso constitui a própria alienação da qual você está repassando ao seu filho e aos filhos dos outros. Sendo assim, como algo que indiscutilvelmente não pode ser contestado sob  julgo de penas eternas, sobrenaturais e vindas de um livro escrito por pessoas sem um mínimo de conhecimento científico, pode não constituir um verdadeiro veneno, alienante e muitas vezes massacrante para as mentes daqueles que estão subalternos aos seus "ensinamentos".

[9] Argumentum ad Baculum - Apelando à força.
[10] Argumentum ad Nauseam - Repete demais (isso está em todos os seus outros post's)
[11] Circulus in Demonstrando - Consiste em adotar como premissa uma conclusão à qual você está tentando chegar.
[12] Inversão do Ônus da Prova. Repito novamente, se afirma, prove.

Vamos definir primeiro meu direito de educá-lo como foi dito acima.
Depois prove o envenanemento como dito acima.
Depois pare de apelar à força.
Depois conversamos.

É engraçado com você sendo um religioso fica pedindo provas das coisas, mas não é o caso.

[13] Argumentum ad Hominen.

Você acha que como ateu eu irei para o inferno? Estou mandando esse deus que você acredita enfiar toda a sua criação no rabo, nesse momento, em alto em bom som. Você acha que vou ou não pro inferno? Eu me sinto extremamente ameaçado por esse seu deus vingativo, no caso de eu estar errado. Pois por apenas uma vida finita cheia de pecados, terei que sofrer por toda a eternidade no pior lugar de sofrimento e dor já concebido por esse deus, definido por vocês, como deus do amor.

[14] Argumentum ad Hominen.

[15] Argumentum ad Baculum
[16] Argumentum ad Nauseam

Porque aceita então todas as contradições da Bíblia, e ainda tem sua vida baseada nela? Não entendo isso.

Vou te contar um segredo: A RELIGIÃO NÃO TEM LÓGICA.
E vou repetir mais uma vez: ESTOU POUCO ME LIXANDO PARA O QUE VOCÊ PENSA DE MIM.

Conheço muitas, e religiosas.

[17] Evidência Anedótica.

Conheço um monte de ateus traumatizados e daí?
Isso prova algo para o nosso debate?

Calvino estou atacando sua crença, incluido aí o sistema doutrinário, que é onde tudo começa. Se acha que eu estou errado, mostre onde e porque. Isso é básico quando estamos debatendo. Estou aqui, pronto para rebater todos os seus argumentos, eu espero o mesmo de você.

Eu espero que você prove as suas afirmações, pare de ser falacioso e de querer inverter o ônus da prova.
Se isso não puder ser feito, não há motivo para debate. Se puder ser feito, prosseguiremos.

*Você foi extremamente falacioso neste post e perdeu a linha várias vezes. Vou reportar essa mensagem à moderação para análise e julgamento.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #165 Online: 21 de Agosto de 2010, 23:30:04 »
E gostei também do modo claro que o Calvino raciocina (pelo menos nas partes que li).

Obrigado.

Convenhamos que há um abismo entre falar e fazer.
Mas concordo que toda doutrinação que leve uma pessoa a cometer tais atrocidades deve ser proibida.

Enfim, sei que você não está interessado no que eu acho, enfim hehehe...

Ah! :biglol:
Isso é para afirmações do tipo: Sua religião isso, aquilo, como você pode?!?!?!
Daí convenhamos que é só encheção.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #166 Online: 21 de Agosto de 2010, 23:41:54 »
« Última modificação: 21 de Agosto de 2010, 23:44:34 por calvino »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 22 de Agosto de 2010, 00:11:13 »
Antes de mais nada, quero considerar que é uma pena que você fuja do debate. Eu esperava travar um debate aqui, mas parece que você está mais preocupado em apontar falácias de minha parte e do que contra argumentar. E sinceramente, como você é um membro ativo desse fórum, eu achava que você tinha um lado cético muito mais desenvolvido, o que constato não ser verdade, com certa tristeza.
Calvino, estou  eu te chamei para o debate, eu sei que você podia abrir sua mente e contra argumentar, não foi pegadinha, não foi esperteza, não foi falácia, foi apenas um apelo para que você, com argumentos mostrasse onde estou errado.

Mas confesso que fiquei estarrecido com o que você postou aqui:

Vou te contar um segredo: A RELIGIÃO NÃO TEM LÓGICA.

Não é preciso dizer mais nada, nem argumentar, nem defender minha posição, você acaba de confessar que a religião não tem lógica. Se você, um religioso diz isso, não é preciso mais que eu defenda meu ponto de vista, você acaba de fazê-lo por mim, me surpreendendo muito.

Como você pode ser tão antiético comigo?Como pode apontar o dedo para meus argumentos, acusando-os de falaciosos, se você mesmo acha que não existe lógica naquilo que prega e defende? Como pode ser tão desonesto consigo mesmo? É difícil de entender como você entrou numa armadilha intelectual como essa. É por isso que sou radicalmente contra a doutrinação infantil, por roubar das pessoas, todo o senso crítico, prático e cético.

Repito, fiquei abismado, estupefato.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #168 Online: 22 de Agosto de 2010, 00:29:10 »
Antes de mais nada, quero considerar que é uma pena que você fuja do debate. Eu esperava travar um debate aqui, mas parece que você está mais preocupado em apontar falácias de minha parte e do que contra argumentar.

Ah sim, devo imaginar que alguém que apresenta quase 20 falácias em um único post deve gostar mesmo de um debate sério  :biglol:

Nossa, do mais é mimimi.
Falácia de Apelo à Misericórdia? Nossa essa é o fundo do poço.
Vamos ver, ad-hominens,
Julgamentos, ataques, hmm nada de novo.

Mais uma reportação à moderação por me ofender, por julgar minha vida pessoal, etc.

Ah! E para não perder o costume.

ESTOU POUCO ME LIXANDO PARA O QUE VOCÊ PENSA DE MIM!  :ok:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #169 Online: 22 de Agosto de 2010, 00:30:32 »
Ah! Se religião fizesse sentido seria ciência e não um ato de fé.

Nossa, tão básico...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #170 Online: 22 de Agosto de 2010, 00:33:33 »
O interessante das relações entre pais e filhos, é que estas remetem ao aspecto mais condensado da realidade, que é da preocupação com a prole e mesmo com a espécie. É onde chega o limite da ciência concebida no ceticismo científico, com o merecimento deste nome apenas das matérias mais tecnocêntricas que existem, como a física e a biologia não-humana. A partir da imersão no universo humano o mundo do ceticismo científico de desmorona e o que vale são as atuações dircursivas individuais sobre este imenso universo de nossa espécie. Só combatemos os delírios e demencias coletivas humanas, as irrealidades óbvias  :?

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 22 de Agosto de 2010, 00:36:28 »
Fé é uma carta de saída livre da prisão (da lógica).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 22 de Agosto de 2010, 00:38:39 »
Fé é uma carta de saída livre da prisão (da lógica).

Muito boa essa. :biglol:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #173 Online: 22 de Agosto de 2010, 00:40:29 »
Ah! Se religião fizesse sentido seria ciência e não um ato de fé.

Nossa, tão básico...

Pela lógica então, a fé não tem sentido.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #174 Online: 22 de Agosto de 2010, 00:47:48 »
Não, eu sou racional!
A ciência provou que religião faz bem para a saúde!
Quero que meus filhos sejam saudáveis, então vou criá-los religiosos!

Uau! O artigo cita estudos da USP e da Universidade de Toronto... eu sou tão... científico!  :oba:

Pesquisas sugerem novíssimas evidências de que a religiosidade tem o poder de auxiliar na cura de vários problemas de saúde — de tumores a depressão

http://saude.abril.com.br/edicoes/0320/bem_estar/conteudo_533899.shtml

:hihi:
« Última modificação: 22 de Agosto de 2010, 00:52:48 por calvino »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!