Sim, se o sistema fosse perfeito, viveríamos na perfeição. Mas enquanto o sistema não é perfeito, não é tão fácil realmente por toda a culpa no sistema por algo que as pessoas fazem por escolha pessoal, especialmente aqueles que estão no relativo conforto de pagarem para os outros cometerem crimes violentos para fornecer algo a eles, pelo preço que estão dispostos a pagar.
Mas até mesmo aqueles que de fato cometem os crimes graves diretamente, e seriam de fato os mais "vitimados pelo sistema", não podem ser eximidos da culpa pelo que uns pagam para que façam.
E não tem ponderação sobre como o mundo é imperfeito e injusto que mude isso. A maior parte das pessoas não é nem traficante, nem precisa financiar o tráfico para viver e se divertir. E sim, muitas vezes fazem outras coisas que até poderiam ser equivalentes (e não é o caso de todos exemplos tu quoque), mas um erro não justifica o outro.
"O sistema" não deixa de ter "culpa" em momento algum -- mas isso não livra a cara de ninguém que queira ter algo que, para conseguir, pelo preço que possa pagar, pague a fornecedores que sabem ser criminosos violentos, nem daqueles que cometem os crimes violentos para fornecer esses ítens.