Autor Tópico: Copa 2014  (Lida 127589 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Copa 2014
« Resposta #1050 Online: 09 de Abril de 2014, 23:15:39 »
Será que a copa vai ser um bom negócio?

http://pocos10.com.br/?p=10029

Copa das Confederações rendeu R$ 9,7 bilhões ao PIB brasileiro. Projeção para a Copa é de R$ 30 bilhões.
Estudo do Ministério do Turismo revela que evento movimentou R$ 20,7 bilhões nas seis cidades-sede e gerou o equivalente a 303 mil empregos em todo o país.
O Ministério do Turismo divulga nesta segunda-feira (07.04) um estudo sobre o impacto econômico da Copa das Confederações, realizada em junho de 2013 nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. O resultado revela a movimentação financeira no período, o reflexo no PIB e na geração de empregos, além de oferecer insumos para projeções sobre a Copa do Mundo.
De acordo com a pesquisa, realizada por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o torneio gerou um movimento de R$ 20,7 bilhões, sendo R$ 11 bilhões referentes a gastos de turistas, do Comitê Organizador Local (COL) e de investimentos privados e públicos e outros R$ 9,7 bilhões como renda acrescentada ao PIB brasileiro. A expectativa é de que a Copa do Mundo gere três vezes este valor, podendo chegar a R$ 30 bilhões.
» Conheça mais detalhes do Estudo da Fipe (arquivo em formato PDF)
Em se confirmando essa projeção, o valor acrescido ao PIB por conta do Mundial será superior aos investimentos previstos na Matriz de Responsabilidades, que somam R$ 25,6 bilhões, de acordo com a versão mais recente, de setembro de 2013. O valor inclui R$ 8 bilhões usados na construção e reforma dos estádios, e o restante se refere a obras de mobilidade urbana, portos e aeroportos, além de investimentos em infraestrutura turística, segurança, telecomunicações e instalações complementares.
Dos R$ 9,7 bilhões acrescidos ao PIB pela Copa das Confederações, 58% ficaram nas cidades-sede e 42% foram distribuídos pelo restante do país. “O resultado mostra que o impacto do torneio não se restringe aos locais onde são realizados os jogos. Eles têm impacto em todo o Brasil”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
O estudo analisa os impactos iniciais, diretos, indiretos e induzidos na economia. Como base para o cálculo, utilizou-se a soma dos investimentos públicos e privados em infraestrutura (R$ 9,1 bilhões), dos gastos dos turistas nacionais (R$ 346 milhões) e estrangeiros (R$ 102 milhões) e dos investimentos do Comitê Organizador Local (COL) no evento (R$ 311 milhões). Desses valores, obteve-se o efeito multiplicador na cadeia produtiva.
Por fim, mediu-se o impacto da Copa das Confederações na geração de empregos. Foram criadas o equivalente a 303 mil vagas, considerando o conceito “equivalente-homem-ano” – isso não significa que a mesma quantidade de novos empregos foi necessariamente criada. Parte dessa demanda por novos empregados pode ter sido suprida por horas extras, ou simplesmente, com o melhor aproveitamento dos empregados atuais. Desse total, 60% estão nas cidades-sede e 40% no restante do país.
O Rio de Janeiro registrou a maior movimentação financeira entre as cidades-sede (R$ 6 bilhões), com R$ 2,8 bilhões de acréscimo ao PIB da capital fluminense. Registrou, também, a maior geração de empregos (59 mil) entre as sedes do torneio. Juntos, turistas brasileiros e estrangeiros gastaram, no Rio, R$ 117 milhões.
Para a pesquisa, foram ouvidas 17 mil pessoas e analisados os gastos e investimentos para a realização do evento. Os investimentos feitos até a Copa das Confederações representam 77% do total previsto para as seis sedes do torneio de 2013 e 36% do total projetado para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Os dados são baseados na versão de abril de 2013 da Matriz de Responsabilidades da Copa.
- See more at: http://pocos10.com.br/?p=10029#sthash.01zvf5ux.dpuf

As fontes não são nem um pouco suspeitas...
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #1051 Online: 09 de Abril de 2014, 23:21:07 »
Gastamos 26 bilhões, + 26 bi para o PIB. Os empresários do PT que ganharam dinheiro com obras superfaturadas e trabalhadores da sua empresa gastam uma parte desse dinheiro na economia, + PIB. Uns turistas passam uns dias no Brasil para ver uns jogos, + PIB. Soma tudo isso, 30 bilhões.

Resultado: o Brasil tem desempenho econômico deplorável => são os deuses conspirando, claramente deviamos ter crescido milagres com essa gastança toda, que "movimenta a economia".
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 04:08:04 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1052 Online: 09 de Abril de 2014, 23:23:09 »
A mixaria foi maior do que os gastos com estádios ( num evento bem menor que a Copa), que aliás muito foi financiado pelo BNDES e tem prazo para voltar ( com juros ) para o cofre público.
Não foi Juca, até mesmo o bom senso diria ser impossível. No valor de 6bi contabilizados ao RJ, a maior parte veio dos 9,7 gastos pelo governo, entendeu a mágica?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #1053 Online: 09 de Abril de 2014, 23:29:25 »
A mixaria foi maior do que os gastos com estádios ( num evento bem menor que a Copa), que aliás muito foi financiado pelo BNDES e tem prazo para voltar ( com juros ) para o cofre público.
Não foi Juca, até mesmo o bom senso diria ser impossível. No valor de 6bi contabilizados ao RJ, a maior parte veio dos 9,7 gastos pelo governo, entendeu a mágica?

Acho que você não entendeu, no valor de 6 bi movimentados no rio ele gerou 2,8 de PIB. Esses 2,8 de PIB é que são contabilizados como ganhos.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1054 Online: 09 de Abril de 2014, 23:32:18 »

É bem fácil você demonstrar o que estaria errado.

http://www.copa2014.gov.br/sites/default/files/apresentacao_confederacoesv0404.pdf

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1055 Online: 09 de Abril de 2014, 23:34:42 »
Gastamos 26 bilhões, + 26 bi para o PIB. Os empresários do PT que ganharam dinheiro com obras superfaturadas e trabalhadores da sua empresa gastam uma parte desse dinheiro na economia, + PIB. Uns turistas passam uns dias no Brasil para ver uns jogos, + uma fração de 4 bilhões. Soma tudo isso, 30 bilhões.

Resultado: o Brasil tem desempenho econômico deplorável => são os deuses conspirando, claramente deviamos ter crescido milagres com essa gastança toda, que "movimenta a economia".

10 bi não faz nem cosquinha no PIB brasileiro, não vira nem uma casa decimal.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1056 Online: 09 de Abril de 2014, 23:38:43 »

Acho que você não entendeu, no valor de 6 bi movimentados no rio ele gerou 2,8 de PIB. Esses 2,8 de PIB é que são contabilizados como ganhos.
Sim tem razão, 6 BI movimentações financeiras e 2.8 BI de PIB (o que é pior ainda) que em quase sua totalidade vieram de nossos impostos e financiaram algo que não agrega a economia. Gastos de turistas (real money),  menos de 200m. 6 BI que poderiam gerar empregos duradouros, retorno para o país... e que foi desviado em grande parte e o restante gerando gastos desnecessários..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1057 Online: 09 de Abril de 2014, 23:42:04 »

http://www.copa2014.gov.br/sites/default/files/apresentacao_confederacoesv0404.pdf

Não é possível que você não tenha entendido o que eu escrevi.

As fontes são de entidades do Estado e que estão a serviço do atual governo. Ou seja, pode ser pura propaganda.

No material indicado por você não é apresentada nenhuma metodologia de avaliação e nem a base de obtenção dos dados. Apenas são mostrados números que (e não é por coincidência) sempre são ultradimensionados positivamente. Do mesmo modo que aquelas mentiras denominadas de "PAC".
« Última modificação: 09 de Abril de 2014, 23:44:28 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1058 Online: 09 de Abril de 2014, 23:43:31 »
Gastamos 26 bilhões, + 26 bi para o PIB. Os empresários do PT que ganharam dinheiro com obras superfaturadas e trabalhadores da sua empresa gastam uma parte desse dinheiro na economia, + PIB. Uns turistas passam uns dias no Brasil para ver uns jogos, + uma fração de 4 bilhões. Soma tudo isso, 30 bilhões.

Se isto é verdade, o mesmo pode ser dito para o (suposto) impacto 'benéfico' da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1059 Online: 09 de Abril de 2014, 23:44:28 »

As fontes são de entidades do Estado e que estão a serviço do atual governo. Ou seja, pode ser pura propaganda.

No material indicado por você não é apresentada nenhuma metodologia de avaliação e nem a base de obtenção dos dados. Apenas são mostrados números que (e que não é por coincidência) sempre são ultradimensionados positivamente. Do mesmo modo que aquelas mentiras denominadas de "PAC".

Eu entendi, por isso eu peço que você demonstre o que estaria errado, ok?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1060 Online: 09 de Abril de 2014, 23:45:20 »

No material indicado por você não é apresentada nenhuma metodologia de avaliação e nem a base de obtenção dos dados. Apenas são mostrados números que (e não é por coincidência) sempre são ultradimensionados positivamente. Do mesmo modo que aquelas mentiras denominadas de "PAC".

E como eu posso fazer isto sem as metodologias aplicadas e a base de dados originais?
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1061 Online: 09 de Abril de 2014, 23:47:34 »

Se isto é verdade, o mesmo pode ser dito para o (suposto) impacto 'benéfico' da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

Pouco em termos relativos, mas se os ganhos da Copa das confederações foi esse, muito provavelmente o PIB gerado pela Copa esse ano deve superar os gastos com públicos relativos à ela, inclusive os de infraestrutura, o que pra mim foi uma surpresa.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1062 Online: 09 de Abril de 2014, 23:49:20 »
antes disso, os números são enviesados e não representam de maneira alguma os ganhos alegados. Antes fossem reais mas é apenas o dinheiro público gasto em uma capital somando ao PIB desta como receits, o que é correto mas não corrobora a afirmação de retorno nem de bom negócio, ao contrário. Deve ter saído de um daqueles manuais do PT.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1063 Online: 09 de Abril de 2014, 23:50:00 »

E como eu posso fazer isto sem as metodologias aplicadas e a base de dados originais?

Do mesmo jeito que afirmou que são ultradimensionados e são só propaganda, oras.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1064 Online: 09 de Abril de 2014, 23:53:58 »

Pouco em termos relativos, mas se os ganhos da Copa das confederações foi esse, muito provavelmente o PIB gerado pela Copa esse ano deve superar os gastos com públicos relativos à ela, inclusive os de infraestrutura, o que pra mim foi uma surpresa.

Propaganda. Pura propaganda.

A maioria das chamadas "obras de infraestrutura" não saiu do papel (as de mobilidade urbana, o trem-bala, reforma de todos os aeroportos das cidades-sedes) ou simplesmente está muito atrasada e praticamente todas tiveram o orçamento 'estourado'.

Além disto beira o ridículo que um país como o nosso tenha que recepcionar eventos esportivos para que "obras de infraestrutura" possam ser viabilizadas.
« Última modificação: 09 de Abril de 2014, 23:58:51 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1065 Online: 09 de Abril de 2014, 23:56:06 »

Do mesmo jeito que afirmou que são ultradimensionados e são só propaganda, oras.

Primeiro.

Não tenho um histórico de propagandear mentiras. O mesmo não pode ser dito dos atuais políticos que comandam o governo federal.

Segundo.

Não tenho sob meu comando instituições que manipulam dados. O mesmo não pode ser dito do partido que comanda o governo federal.

Terceiro.

Desculpe.

Eu havia esquecido que o seu ceticismo fica obnubilado quando os assuntos se referem ao seu partido político, especialmente quando alguém tece críticas.
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 00:09:32 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1066 Online: 10 de Abril de 2014, 00:01:05 »
E não adianta aumentar o PIB se o o dinheiro vai pro bolso de milionários, enquanto o patrimônio público é dilapidado e os pobres ficam com as migalha. O certo seria comparar com outros projetos onde esse dinheiro poderia ser investido e gerar ainda mais PIB e com uma divisão melhor.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #1067 Online: 10 de Abril de 2014, 06:24:54 »
Normalmente quando tem uma copa ou olimpiada em outro país no brasil se faz especiais sobre o lugar, mostrando costumes etc.

alguém sabe se em outros paises estão fazendo isso sobre o brasil?

abraços
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #1068 Online: 10 de Abril de 2014, 08:41:23 »
Num cenário realista, vocês acham que, realmente, é possível algum lugar no mundo nas mesmas condições que o Brasil, tirar proveito com qa Copa do Mundo e com as Olimpíadas?

Eu sempre vejo com desconfiança, até mesmo quando é um país desenvolvido a sede de algum desses eventos. Gasta-se bilhões pra um evento que durará alguns dias. Não sei se nesses alguns dias é possível ocorrer o retorno financeiro. Digo isso de forma global, por exemplo, construíram e expandiram hoteis pra atender a alta demanda dos eventos, e depois?

Se nem os estádios que são as principais obras estarão terminados 100% no início dos jogos, o que dirá de todo o resto?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1069 Online: 10 de Abril de 2014, 09:29:23 »

Primeiro.

Não tenho um histórico de propagandear mentiras. O mesmo não pode ser dito dos atuais políticos que comandam o governo federal.

Não duvido da sua honestidade.

Segundo.

Não tenho sob meu comando instituições que manipulam dados. O mesmo não pode ser dito do partido que comanda o governo federal.

Ok, mas ao menos gostaria ao menos de saber como, quando e onde estão os números manipulados, no caso esse estudo da FIPE, por que senão fica apenas uma acusação vazia, sem dados que comprovem sua alegação.

Terceiro.

Desculpe.

Eu havia esquecido que o seu ceticismo fica obnubilado quando os assuntos se referem ao seu partido político, especialmente quando alguém tece críticas.

Na verdade estou sendo cético, porque você fez uma acusação e quando eu pedi que demonstrasse o problema, não foi capaz.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1070 Online: 10 de Abril de 2014, 09:30:40 »
E não adianta aumentar o PIB se o o dinheiro vai pro bolso de milionários, enquanto o patrimônio público é dilapidado e os pobres ficam com as migalha. O certo seria comparar com outros projetos onde esse dinheiro poderia ser investido e gerar ainda mais PIB e com uma divisão melhor.

Concordo, mas o estudo também diz que foram criados/gerados 300 mil empregos, o que não é pouco.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1071 Online: 10 de Abril de 2014, 10:13:22 »
Juca, acho que ficou bem simples. 9 bi gastos geraram um retorno de 117M em receita de turismo.

O resto não é retorno. Se eu pego 9Bi de dinheiro público (gerado por impostos) e coloco em uma cidade, isso não é retorno, é investimento/gasto. O retorno vem com o que esse dinheiro tras posteriormente.

Como foi investido em algo que não é sustentável (vários estádios ficarão vazios e nunca terão retorno) e não em infra-estrutura para aumento de competitividade (trens, aeroportos, etc..), o dinheiro foi em grande parte desperdiçado.

Uma ode a estupidez administrativa e da megalomania do Lula.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1072 Online: 10 de Abril de 2014, 10:23:24 »
Juca, acho que ficou bem simples. 9 bi gastos geraram um retorno de 117M em receita de turismo.

O resto não é retorno. Se eu pego 9Bi de dinheiro público (gerado por impostos) e coloco em uma cidade, isso não é retorno, é investimento/gasto. O retorno vem com o que esse dinheiro tras posteriormente.

Como foi investido em algo que não é sustentável (vários estádios ficarão vazios e nunca terão retorno) e não em infra-estrutura para aumento de competitividade (trens, aeroportos, etc..), o dinheiro foi em grande parte desperdiçado.

Uma ode a estupidez administrativa e da megalomania do Lula.

PIB gerado não é retorno?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1073 Online: 10 de Abril de 2014, 10:28:29 »
O PIB gerou o dinheiro para o governo investir. 9BI. Gasto não é PIB.
Ele tirou 9Bi do bolso para investir.

Com muita contabilidade criativa, podemos dizer que o governo gastou 9BI de seu orçamento e gerou um aumento do PIB de uma cidade (não seria pois não é receita) na mesma proporção do investimento. Não podemos somar os 9BI que já estavam no nosso PIB duas vezes, em nivel federal e na determinada capital.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1074 Online: 10 de Abril de 2014, 10:33:31 »
O PIB gerou o dinheiro para o governo investir. 9BI. Gasto não é PIB.
Ele tirou 9Bi do bolso para investir.

Com muita contabilidade criativa, podemos dizer que o governo gastou 9BI de seu orçamento e gerou um aumento do PIB de uma cidade (não seria pois não é receita) na mesma proporção do investimento. Não podemos somar os 9BI que já estavam no nosso PIB duas vezes, em nivel federal e na determinada capital.

Leia o relatório, 11 bi de gastos, incluidos publicos e privados, geraram 9,7 bi de renda e soma ao pib.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!