O interessante é que a linha nova do metrô de São Paulo tem um custo previsto de 3,7 bilhões. Uma linha inteira, que transportaria milhões de pessoas, transformaria regiões periferia em centros de convergência, aumentando o comércio, valorizando imóveis. Tudo isso de maneira duradoura. Da pra ver que o dinheiro da copa poderia ser muito melhor utilizado.
A construção do estádio do Corinthias está valorizando muito a região de Itaquera, não seria um efeito parecido?
Você está comparando a "valorização" imobiliária do entorno de um estádio com a de uma área favorecida por uma linha de metrô?
É sério isto?
Sério, qual o problema? o Bairro de Itaquera ( que já tem metrô) , um subúrbio que não tinha quase nada antes, com imóveis e áreas desvalorizadas e degradadas agora se vê envolto em um onda de valorização por causa da obra, não é?
Uma linha de metro com 17 novas estações, ligando bairros como Paraisópolis e Vila Babilônia ao centro de São Paulo. Você acha que um estádio tem o mesmo utilidade pra cidade? Sério?
Acho que não falei que teria a mesmo utilidade, mesmo porque são feitos pra coisas diferentes. É preciso saber qual o impacto que tem o estádio para a região e para a cidade e saber o quanto proporcionalmente cada um afeta economicamente a cidade, já que a sua comparação foi essa. Só pra constar, se me perguntassem o que preferiria no caso, eu ficava com metrô.
Sabemos o impacto pra região, temos outros estádios em São Paulo e nenhum deles trás ganhos económicos aos moradores do entorno, aliás, é bem o contrário. No bairro do Pacaembu, quanto mais perto do estádio, menor o valor dos imóveis, o mesmo vale para o Morumbi. O Canindé só tem galpões no seu entorno, as residências saíram de perto, a vila Belmiro continua o mesmo bairro de classe média baixa de sempre, não cresceu nem diminuiu, mas o valor das casas segue o mesmo princípio, quanto mais perto, mais baixo.
Itaquera desde a construção do metro é um bairro em crescimento, após o metro veio o Poupa-Tempo e um shopping center enorme, creditar o crescimento do bairro somente ao estádio é um erro. Claro que a empolgação de um estádio novo e a abertura da copa aumentam os preços. mas isso dura até os moradores sentirem na pele o inferno que é morar no entorno de estádios em dia de jogos e shows.