Autor Tópico: Copa 2014  (Lida 127609 vezes)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re:Copa 2014
« Resposta #1550 Online: 13 de Junho de 2014, 23:12:28 »
Que pena que a polícia brasileira não tem carros tão rápidos para capturar escravos fugitivos e prender adolescentes fazendo sexo com as namoradinhas :(

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1551 Online: 14 de Junho de 2014, 08:03:11 »
Para o pessoal que gosta de filmes, umas comparações:
A abertura da Copa do Mundo foi mais cara que “Tropa de Elite 2”. Onde o dinheiro foi parar?
Por Rodrigo Salem | Rodrigo Salem – 18 horas atrás

Artistas se apresentando na Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o “Estado de S. Paulo”, a abertura da Copa do Mundo no Brasil custou R$ 18 milhões. E a grana teria saído não dos cofres da FIFA, mas do governo. Por consequência, do nosso bolso.

Ou seja, pagamos para Claudia Leitte dublar (e mal!) uma canção que anima brasileiro em outlet de Miami ao lado de um americano descendente de cubano e uma americana descendente de porto-riquenhos. Dois artistas mequetrefes que trataram a cerimônia desta quinta-feira (12) como mais um produto no contrato. J. Lo até foi uma promessa de atriz um certo dia (vocês viram “Reviravolta” ou “Irresistível Paixão”?), mas hoje vive de musiquinhas sem graça e só veio ao Brasil porque surgiu uma brecha na divulgação de seu disco –dois dias atrás, ela estava dançando no programa de Jimmy Fallon. Pittbull já confessou para mim que não liga de ser “ladrão” de músicas. No fim, nem dublar direito o trio fez. Valeu o cachê?

Não sei responder. Afinal, conseguimos perpetuar a ideia de que falamos espanhol. Mas, no fim, gastamos R$ 18 milhões para:

- 1 Bola de LED com tecnologia que encontramos em qualquer esquina de Nova York.
- Dançarinos coreografados pela belga Daphné Cornez com figurinos que pareciam ter saído dos ensaios cortados para “O Senhor dos Anéis” –tivemos até Ents no palco do Itaquerão.
- O momento mais esperado, o exoesqueleto criado pelo brasileiro Miguel Nicolelis, que fez um tetraplégico dar um chute na bola foi, veja bem, cortado da transmissão oficial, sobrando um segundo com a experiência.
- Três dubladores, dois deles estrangeiros. Se fosse assim, porque não chamar a banda Detroit, que animava festa de 15 anos em Natal, quando eu tinha 15 anos?
- Um bocado de espaço vazio na lona que cobria o gramado. Parecia abertura do campeonato de várzea de Parnamirim e não a abertura do maior evento do planeta.
- De acordo com Juca Kfouri, boa parte da Europa não viu (ufa) a abertura, porque as conexões de fibra ótica não aguentaram a demanda –nossa, algo que brasileiro nunca viu, né? Internet cair? Só na África do Sul.

Não estamos falando de qualquer quantia. Com R$ 18 milhões, o Brasil fez o longa mais caro –e bem sucedido– de sua história, “Tropa de Elite 2”, que, sendo justo, custou um milhão de realetas a menos. Nenhum filme nacional consegue chegar perto do orçamento dessa abertura pífia de Copa do Mundo, nem mesmo os extravagantes “Serra Pelada” (R$ 10 milhões) ou “O Tempo e o Vento” (R$ 13 milhões). Para se ter uma ideia, “Amazônia – Planeta Verde”, uma coprodução Brasil-Franca que colocou uma equipe de profissionais por quase dois anos na Amazônia e ainda transformou as imagens em 3D, custou R$ 22 milhões, divididos entre os dois países.

Até o mundo do cinema americano fez aventuras maravilhosas por US$ 7 mil (“El Mariachi”, de Robert Rodriguez) e US$ 500 mil (“Monstros”, de Gareth Edwards). Caramba, um dos maiores clássicos do cinema moderno, “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino, custou US$ 8,5 milhões, seu filme de estreia, “Cães de Aluguel”, foi feito por US$ 1,2 milhões.

Nada contra um belo show. Mas se era para gastar essa dinheirama, pelo menos fizessem algo decente, com cara do país, emocionante e não coxinha como a roupa do Pitbull.

Ou o cachê do árbitro foi muito caro?

E ainda teve trapalhada com bandeira:

Niger ou Nigéria? Apesar dos países africanos serem vizinhos, apenas a Nigéria está na Copa do Mundo. Apesar da bandeira nigeriana verde e branca ser bastante conhecida, foi a bandeira do Niger que apareceu na inauguração oficial, que tem faixas verde, branca e laranja, com um círculo laranja ao centro.

Tradicional no futebol africano, a Nigéria está em 44º lugar no ranking da Fifa, é atual campeã africana e tem muitas participações na Copa do Mundo. Já o Niger é 112º no ranking da Fifa e nunca participou de uma Copa.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1552 Online: 14 de Junho de 2014, 09:23:30 »
[...]
Ou o cachê do árbitro foi muito caro?

Foi a parte mais cara da abertura/estréia.  :)
Foto USGS

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1553 Online: 14 de Junho de 2014, 17:48:45 »
18 milhões? É sério? Já sei. Só pode ser. O projeto do exoesqueleto recebeu maior parte desse montante como incentivo, com certeza, apesar da pouca notoriedade no evento, não é isso?  :'(

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1554 Online: 14 de Junho de 2014, 18:44:14 »
Do site do post anterior:

Atualização: Para deixar claro, a matéria de “O Estado de S. Paulo” diz: “Dilma assistirá à abertura da Copa, uma festa que vai custar R$ 18 milhões. A Fifa garantiu que ela quem está pagando pela cerimônia.” Está meio dúbio, mas lendo novamente depois de alertado por alguns amigos, esse "ELA" seria a Fifa, a real responsável pelos custos da abertura. Apesar de uma matéria na Folha de S. Paulo falar sobre R$ 18 milhões investidos em cultura na Copa e de isenções milionárias, o vexame pelo menos não saiu do nosso bolso.De certa forma, era melhor que tivéssemos custeado apenas a abertura.
https://br.cinema.yahoo.com/blogs/rodrigo-salem/a-abertura-da-copa-do-mundo-foi-mais-cara-que-%E2%80%9Ctropa-de-elite-2%E2%80%9D--onde-o-dinheiro-foi-parar-143939315.html

Os 18 milhões não seriam da abertura, mas o total investido em cultura durante a Copa.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/122866-governo-investira-r-188-milhoes-em-cultura-na-copa.shtml

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1555 Online: 14 de Junho de 2014, 19:12:46 »
"Os eixos contemplam documentários, produções de moda e gastronomia, artesanato...

Acho que já sei de onde veio o dinheiro com o qual ela financiou aquele desfile de modas em Paris... coloque na conta da abertura da Copa.

Ou estou errado?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #1556 Online: 14 de Junho de 2014, 19:14:39 »
“Dilma assistirá à abertura da Copa, uma festa que vai custar R$ 18 milhões. A Fifa garantiu que ela quem está pagando pela cerimônia.”

Se este "festa" se referia à Copa e este "ela" à FIFA, com PIG ou sem PIG este é um bom exemplo de uma descarada e vergonhosa manipulação da informação porque não existe a mínima possibilidade de um jornalista do Estadão ter escrito uma frase tão dúbia acidentalmente. E se o cineasta blogueiro percebeu que foi enganado deveria ter escrito um novo texto admitindo o engano e não um update que ninguém lerá.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1557 Online: 14 de Junho de 2014, 19:18:48 »
A abertura da copa me lembrou um desfile típico de escolas de samba em Belo Horizonte em comparação com o que poderia ser, como o que é no Rio de Janeiro.

E essa bolota que ficou parecendo a "salvação da lavoura",

nem fechar fechou direito depois do show dos cantores.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1558 Online: 14 de Junho de 2014, 19:40:00 »
Do site do post anterior:

Atualização: Para deixar claro, a matéria de “O Estado de S. Paulo” diz: “Dilma assistirá à abertura da Copa, uma festa que vai custar R$ 18 milhões. A Fifa garantiu que ela quem está pagando pela cerimônia.” Está meio dúbio, mas lendo novamente depois de alertado por alguns amigos, esse "ELA" seria a Fifa, a real responsável pelos custos da abertura. Apesar de uma matéria na Folha de S. Paulo falar sobre R$ 18 milhões investidos em cultura na Copa e de isenções milionárias, o vexame pelo menos não saiu do nosso bolso.De certa forma, era melhor que tivéssemos custeado apenas a abertura.
https://br.cinema.yahoo.com/blogs/rodrigo-salem/a-abertura-da-copa-do-mundo-foi-mais-cara-que-%E2%80%9Ctropa-de-elite-2%E2%80%9D--onde-o-dinheiro-foi-parar-143939315.html

Os 18 milhões não seriam da abertura, mas o total investido em cultura durante a Copa.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/122866-governo-investira-r-188-milhoes-em-cultura-na-copa.shtml

"Cultura?"

PQP, como a palavra "cultura" realmente tem um significado amplo.
Foto USGS

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1559 Online: 14 de Junho de 2014, 19:49:05 »
Para dirimir dúvidas, estou trazendo as "palavras" das fontes originais, O Estadão e a Folha, de dois links citados na matéria:

[...]

A presidente Dilma Rousseff não vai tomar a palavra quando estiver no estádio em São Paulo hoje para a abertura da Copa do Mundo. A declaração de que o evento está oficialmente aberto será feito em uma cerimônia com jovens no meio do gramado.

Dilma assistirá à abertura da Copa, uma festa que vai custar R$ 18 milhões. A Fifa garantiu que é ela quem está pagando pela cerimônia.

Essa é a primeira Copa em anos que não é aberta oficialmente pelo chefe de estado do país sede. Em 2013, a Copa das Confederações viu uma ampla vaia quando Dilma tentou fazer seu discurso em Brasília.

[...]

http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,dilma-nao-fara-pronunciamento-na-abertura-da-copa,1510706

O texto citado na atualização do blogueiro é tal como está na matéria original. Concordo que está mal escrito e induzindo a interpretações diferentes.

E na Folha:

Governo investirá R$ 18,8 milhões em cultura na Copa

Valor é o mesmo gasto na Feira de Frankfurt; projetos serão escolhidos por edital que será aberto amanhã
Para ministra da Cultura, Marta Suplicy, ações programadas deixarão 'legado duradouro' ao país

MATHEUS MAGENTA EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciará hoje um investimento de R$ 18,8 milhões para atividades culturais na Copa do Mundo, em 2014. Os recursos devem financiar um edital para cerca de 1.200 apresentações e atividades culturais de 10 de junho a 15 de julho no país.

[...]

Mais detalhes, nos links das matérias.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #1560 Online: 14 de Junho de 2014, 19:57:44 »
Eu entendi, o texto completamente manipulador era do Estadão e o blogueiro embarcou, mas ao perceber o engano ainda acho que deveria ter publicado um novo texto, admitindo o erro e (para ser coerente) acusando agora a matéria fraudulenta do jornalão do Limão.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1561 Online: 14 de Junho de 2014, 21:54:44 »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1562 Online: 14 de Junho de 2014, 22:06:42 »
Voltando no tempo... O trem bala SP-RJ ficaria pronto para copa.. só que não

Trem-bala? Nem me fale!
Japão ganhou o dele 50 anos atrás, também para um evento esportivo, as Olimpíadas. Mas o deles, saiu do papel. E vamos que vamos de vira-latas. Pelo menos um vira-latas que enxerga e não um "lulu" de madame cego.

'Copa foi o pretexto e a oportunidade para melhorias', diz Alexandre Garcia
Edição do dia 09/06/2014
Comentarista lembra que muitas obras não foram acabadas para a Copa, mas são necessárias para o país a longo prazo.

Muitas obras vão ficar prontas só depois da Copa. Mesmo assim houve alguns avanços. E qual o legado que essa Copa começa trazendo para o Brasil?

É bom a gente lembrar que os países que sediam grandes eventos esportivos mundiais de modo geral aproveitam a oportunidade para mostrar algo bem além do esporte. Foi a força política de Putin, há pouco, nos Jogos de Inverno na Rússia; a África do Sul a mostrar que um país africano pode ter êxito em um evento mundial; a Alemanha aproveitou a Copa para compensar as tragédias de Hitler; os Estados Unidos mostraram que o país é capaz até de realizar a festa de um esporte que lá não é popular; a China mostrou sua força nos Jogos de Pequim; o Japão inaugurou o trem-bala nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964.

Não conseguimos inaugurar o nosso, 50 anos depois, mas reformamos nossos aeroportos - na prática refizemos nossos aeroportos privatizados - e realizamos algumas obras viárias, como pistas de BRT. Nada que fosse necessário só para Copa, é necessário para o país.

A Copa foi o pretexto, mais do que isso, a oportunidade de realizar melhorias na mobilidade urbana, na saúde, na segurança pública - uma oportunidade que poderia ter sido mais aproveitada. Tivemos sete anos para isso e muita coisa vai ficar para depois.

A necessidade de dar segurança para a Copa vai deixar as forças policiais muito bem equipadas para combater o crescente crime no país, e não vão ter desculpa depois.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1563 Online: 14 de Junho de 2014, 22:10:09 »
A necessidade de dar segurança para a Copa vai deixar as forças policiais muito bem equipadas para combater o crescente crime no país, e não vão ter desculpa depois.

Quer dizer que reequiparam nossa polícia? Não é o que o Diego vem comentando
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #1564 Online: 14 de Junho de 2014, 22:24:22 »
Sem de modo algum defender o Presidento da promessa não cumprida e sem desconsiderar a dinherama que rola nestes estudos de viabilidade e projetos de implementação que nunca saem do papel, que bom que ainda não temos trem bala.

Um trem bala pro Brasil seria algo comparável a uma família de pedreiro e doméstica que não tem nem computador em casa comprar um PS4 pro filho porque o filho da patroa da dona tem e o filhote também merece, ou algo do tipo.

Qual o tamanho da dinherama que seria investida numa ligação de trem rápido do Rio a SP? Quantos quilômetros de ferrovia convencional isso representaria? Quanto benefício econômico e de qualidade de vida traria uma ampliação significativa da malha ferroviária de passageiros e de transporte de carga nestes dois estados? E quanto benefício um sistema de aviões sobre trilhos traria (se traria algum real e não meramente simbólico)?

Posso estar sendo redondamente ignorante quanto à imensa necessidade de termos um trem bala, mas passo. Candidato que prometer trem bala pra mim tá me dando um bom motivo pra não votar nele.
« Última modificação: 14 de Junho de 2014, 22:26:28 por Pai Donatello de Ifá »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #1565 Online: 14 de Junho de 2014, 22:32:12 »
Sem de modo algum defender o Presidento da promessa não cumprida e sem desconsiderar a dinherama que rola nestes estudos de viabilidade e projetos de implementação que nunca saem do papel, que bom que ainda não temos trem bala.

Um trem bala pro Brasil seria algo comparável a uma família de pedreiro e doméstica que não tem nem computador em casa comprar um PS4 pro filho porque o filho da patroa da dona tem e o filhote também merece, ou algo do tipo.

Qual o tamanho da dinherama que seria investida numa ligação de trem rápido do Rio a SP? Quantos quilômetros de ferrovia convencional isso representaria? Quanto benefício econômico e de qualidade de vida traria uma ampliação significativa da malha ferroviária de passageiros e de transporte de carga nestes dois estados? E quanto benefício um sistema de aviões sobre trilhos traria (se traria algum real e não meramente simbólico)?

Posso estar sendo redondamente ignorante quanto à imensa necessidade de termos um trem bala, mas passo. Candidato que prometer trem bala pra mim tá me dando um bom motivo pra não votar nele.

Pois é, o governo desistiu do trem bala e isso é positivo, porque seriam mais de 10 bilhões investidos e sem viabilidade financeira. Na época se não me engano ainda parecia viável, mas com as passagens de avião baixando deixou de ser.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #1566 Online: 14 de Junho de 2014, 22:36:26 »
Disse e repito: não estou defendendo o chefo do republico. Não vejo sentido em planejar trem bala no Brasil (exceto e somente se a iniciativa privada quiser bancar o projeto desde a primeira linha de estudo até a fita vermelha da inauguração) nos pŕoximos 50 anos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1567 Online: 14 de Junho de 2014, 22:55:00 »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1568 Online: 14 de Junho de 2014, 22:55:48 »
Alias, eu não entendo quantos exemplos temos que dar para que vejam que a gestão pública é caótica (não é para você Dona, é para os esquerdistas latino americanos)

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #1569 Online: 14 de Junho de 2014, 23:05:36 »
Se eu  bem me lembro "todo mundo" dizia que o projeto era inviável, mas o governo chegou a fazer leilão e tudo pra concessão, mas não teve interessado exatamente por não ser viável e o governo desistiu do processo.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1570 Online: 14 de Junho de 2014, 23:07:55 »
e enterrou 300M no processo. Paga sua parte e não reclama.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #1571 Online: 14 de Junho de 2014, 23:18:46 »
Donna, já foi gasto em visões conservadores, 300M.. 300M para ter papéis.

http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-08-16/governo-diz-que-gasto-com-projeto-executivo-do-trem-bala-sera-r-267-milhoes

Mas tem quem diz que até o fim do ano o gasto será maior

http://oglobo.globo.com/economia/mesmo-se-nao-sair-do-papel-trem-bala-custara-1-bi-ate-2014-9516828

Gestão fantástica.
:/ De 300 mi a 1 bi? Ta que pariu :( Se os números tiverem certos e se o valor da construção da ligação dado pelo Juca tiver também posso calcular por alto aqui... hmmm cerca de 400 kilômetros por 10 bi dão cerca de 40 por 1 bi... 40 kilômetros a mais de ferrovia bem distribuídos aqui no Rio resolviam tanta coisa... E mesmo que estiverem exagerando, pra essa porcaria qualquer dois centavos é muito.

É uma coisa estupidamente supérflua, tipo sonho de consumo de novo rico. Canadá, Nova Zelândia, Austrália... países que encabeçam as listas de IDH vivem muito bem sem nem pensarem em ter esta porcaria. E a gente que não tem nem um sistema de trens e metrôs urbanos que baste... gastando grana com isso. Essa do trem bala realmente ...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1572 Online: 14 de Junho de 2014, 23:45:24 »
Concordo, não acho que sequer tínhamos que aventar a possibilidade. Mas aventaram, JÁ gastaram 300M para consultorias companheiras e entregaram apenas papéis em troca dessa verdadeira gorjeta comparadas à sanha do governo atual.

Isso é a redistribuição de renda que o governo faz, tira de nós e passa para sabe quem..  quer dizer, sabemos quem.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1573 Online: 15 de Junho de 2014, 00:00:58 »

Pois é, o governo desistiu do trem bala e isso é positivo, porque seriam mais de 10 bilhões investidos e sem viabilidade financeira. Na época se não me engano ainda parecia viável, mas com as passagens de avião baixando deixou de ser.

Desistiu depois de gastar centenas de milhões de reais e apesar de muitos especialistas afirmarem que não era viável financeiramente.

Ou seja, gestão temerária.

Deveria levar um processo por improbidade administrativa.
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1574 Online: 15 de Junho de 2014, 00:15:37 »
Para o pessoal que gosta de filmes, umas comparações:
A abertura da Copa do Mundo foi mais cara que “Tropa de Elite 2”. Onde o dinheiro foi parar?
Por Rodrigo Salem | Rodrigo Salem – 18 horas atrás

Artistas se apresentando na Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o “Estado de S. Paulo”, a abertura da Copa do Mundo no Brasil custou R$ 18 milhões. E a grana teria saído não dos cofres da FIFA, mas do governo. Por consequência, do nosso bolso.

Ou seja, pagamos para Claudia Leitte dublar (e mal!) uma canção que anima brasileiro em outlet de Miami ao lado de um americano descendente de cubano e uma americana descendente de porto-riquenhos. Dois artistas mequetrefes que trataram a cerimônia desta quinta-feira (12) como mais um produto no contrato. J. Lo até foi uma promessa de atriz um certo dia (vocês viram “Reviravolta” ou “Irresistível Paixão”?), mas hoje vive de musiquinhas sem graça e só veio ao Brasil porque surgiu uma brecha na divulgação de seu disco –dois dias atrás, ela estava dançando no programa de Jimmy Fallon. Pittbull já confessou para mim que não liga de ser “ladrão” de músicas. No fim, nem dublar direito o trio fez. Valeu o cachê?

Não sei responder. Afinal, conseguimos perpetuar a ideia de que falamos espanhol. Mas, no fim, gastamos R$ 18 milhões para:

- 1 Bola de LED com tecnologia que encontramos em qualquer esquina de Nova York.
- Dançarinos coreografados pela belga Daphné Cornez com figurinos que pareciam ter saído dos ensaios cortados para “O Senhor dos Anéis” –tivemos até Ents no palco do Itaquerão.
- O momento mais esperado, o exoesqueleto criado pelo brasileiro Miguel Nicolelis, que fez um tetraplégico dar um chute na bola foi, veja bem, cortado da transmissão oficial, sobrando um segundo com a experiência.

18 milhões? É sério? Já sei. Só pode ser. O projeto do exoesqueleto recebeu maior parte desse montante como incentivo, com certeza, apesar da pouca notoriedade no evento, não é isso?  :'(

Foi tudo o que se teve para comentar a respeito por aqui?       ...É... parece que essa tal de "copa" ("copa"...  que diabos é isso mesmo?...), sem cozinha, foi 'copiosa' em mais sentidos sem sentido...

Certamente que não seria o "momento mais esperado" pelo Cientista, seria o único!   ...Que não passaria de uma decepção afogada no ridículo do fracasso. Investir na ("cultura da/na" - !!!!!!) copa ou nisso, não parece ser muito diferente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!