A culpa foi do psicólogo. Deveriam ter contratado um psicanalista para a seleção.
Filipão deu a entender que tudo estava bem e que só houve um descalabro psicológico... Mas a verdade é que vimos o jogo Alemanha - Argélia e como esta, aparentemente muito mais fraca, se organizou de forma brilhante jogando de igual para igual, enquanto o Brasil dava todo o espaço do mundo para os alemães trocarem a bola entre si sem pressionar o homem que tinha a bola nem tapar as linhas de passe nem pressionar quem iria receber o mesmo passe... Depois o Brasil começou logo o jogo com passes longos e não trocava a bola entre si, pacientemente e sem ansiedade, como faziam os alemães...
Não percebo muito de tática nem de estratégia..., mas aqui estão dizendo que treinadores brasileiros estão atualmente ultrapassados e não o conseguem perceber. Filipão claramente não compreende porque não assumiu a má organização do time no terreno e tudo atribuiu a uns 6 minutos que não mais se repetiriam. Aqui isso é reconhecido mas também é dito em 10 jogos a Alemanha ganharia a grande maioria por razões tatico-estratégica ligadas ao futebol moderno.
Está o futebol brasileiro ultrapassado e basicamente assente na superior habilidade individual dos seus jogadores, em média, e a precisar da colaboração de treinadores estrangeiros com ideias diferentes para o jogo coletivo..., ou esta eliminação foi mesmo só um azar passageiro?