Os interesses dos empresários ligados aos desportos mais populares nos EUA estarão por trás destas declarações ou será pura ignorância pessoal da senhora?
Pelas palavras dela, há uma mistura de ignorância e de ressentimento chauvinista.
E eu acho que os empresários de qualquer um dos esportes nacionais coletivos do EUA estão pouco interessados nisto basicamente por duas razões. A primeira é que o interesse pelo futebol no EUA NÃO está crescendo na proporção que a FIFA quis (e quer) dar a entender, ao contrário do que alguns pensam. E, segunda, é que mesmo que o esporte cresça em popularidade, ainda há espaço para ele sem que afete os demais, porque é comum um cidadão estadunidense torcer por uma esquipe em mais de um esporte. Tenho um amigo que mora em Des Plaines (uma pequena cidade que dista 27Km a noroeste de Chicago) e ele torce para o Bulls no basquete, para o Bears no american football e para o Cubs no baseball.
Quanto ao interesse dos eua, não para ESSA COPA realmente a mobilização foi imensa, pra ter uma idéia a audiencia da estréia dos eua, que foi em horario comercial teve mais audiencia que a final da NBA. até uns 15 anos era comum nas eliminatorias mexico x eua ser dividida a torcida.
hoje a seleção americana lota facilmente qualquer estádio de 70 mil lugares, praticamente em qualquer cidade que tenha time da MLS.
a MLS sim, não cresce o esperado, mas já é uma das 8 ligas mais ricas do mundo, mas o USMNT como eles chamam está na vibe do momento.
O evento da "copa" teve uma audiência bem expressiva (em termos de EUA) muito mais por causa do nacionalismo (neste caso dos estadunidenses) que se manifesta quando há a participação de uma seleção nacional do que por causa do gosto pelo futebol. Isto fica claro quando se constata que a média de audiência de todas as partidas transmitidas de todos os países foi de 4,1 milhões de pessoas, que é muito menor que aquelas das partidas do EUA. E arrisco afirmar que isto ocorre em todos os países e em todos os esportes.
Outro aspecto equivocado é comparar sensu latu a média de audiência das finais (da NBA, neste caso) de um campeonato de um esporte nacional que tem todo ano e em que participam apenas duas equipes de duas cidades diferentes com a audiência de uma só partida ou até de três partidas de uma seleção que representa todo o país, em um evento de proporções gigantescas que ocorre de quatro em quatro anos.
a questão é que esportes menos badalados nos eua como handebol e o próprio volei (originário de lá) nao tem esta audiência que o futebol tem tido. o Futebol é cada vez msi popular nos eua, e tem tipo coisas bem tipicas de futebol como torcidas organizadas e tradicoes americanas como o Tailgating.
Com certezxa como evendo a copa é um sucesso a grande diferença é que a seleção americana é de alto nivel no futebol, tendo conseguido grandes vitorias recentemente (final de copa das confederações, titulos regionais etc) A MLS não tem essa profundidade técnica.
a EPL (liga inlgesa de futebol) tem tido audiencia próxima da liga nacional de hockey, por exemplo.
E sim quem entende de esporte americano sabe que finais de temporada nas majors leagues é tipo final de novela no brasil , miuta gente que nem acompanha acaba assistindo.