Manaus receberá R$ 6 bi para Copa, mas times amazonenses minguam sem dinheiroUma das sedes da Copa, Manaus sofre com times amadores, sem estádios e com federação omissaO programa da ESPN Histórias do Esporte acompanha o que está acontecendo nas sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Uma das cidades que receberá os jogos do Mundial, Manaus sofre com um futebol que mingua um pouco mais a cada dia.
A situação na sede amazonense é paradoxal: de um lado, um futebol com técnicos e jogadores que lutam pela sua sobrevivência esportiva, e do outro, investimentos monstruosos para mostrar o Amazonas ao mundo durante o evento. Dos R$ 6 bilhões que o governo prevê investir em Manaus inicialmente, nenhum centavo irá para os times da região.
O único estádio de grande capacidade que o estado tinha foi derrubado para dar lugar a Arena da Amazônia, mais um provável 'elefante branco'. Enquanto as obras não forem finalizadas, os pequenos times seguem sem estádio, apenas com pequenos campos para jogarem.
"É inadmissível termos essas ditaduras no esporte do Brasil. É inadmissível uma federação da qual a gente não vê prestação de contas, organização interna, tudo é arcaico. Ninguém sabe de nada", protestou Cláudio Nobre, vice-presidente do Fast Ulbra, clube amazonense.
Entretanto, o governador do Amazonas, Omar Aziz, parece não ver incoerências. "Qualquer Copa do Mundo deixa um grande legado. Você vai ter financiamentos para mexer com mobilidade urbana, você vai ter uma arena multiuso, vamos ter de dois a quatro centros de treinamentos que ficam como legado para a cidade, fora o conhecimento que o Brasil e o mundo terão de Manaus", disse.
http://esportes.br.msn.com/futebol/manaus-receber%c3%a1-rdollar-6-bi-para-copa-mas-times-amazonenses-minguam-sem-dinheiro