Ainda sem nome, mascote da Copa ganha réplica em cidades-sedeFifa iniciou a votação para a escolhe do nome do tatu-bola e divulgará os resultados no dia 25 de novembroFifa confirma tatu-bola como mascote oficial da Copa de 2014Como parte da campanha para a escolha do nome do mascote da Copa do Mundo de 2014, a Fifa levou réplicas gigantes, com sete metros de altura, para as 12 cidades-sede do Brasil nesta segunda-feira. Moradores de Brasília, Recife, Salvador e Porto Alegre puderam conhecer de perto o tatu-bola, que tem três opções para o ‘batismo’: Amijubi, Fuleco e Zuzeco.
Depois de escolher o animal por sugestão de uma ONG do Ceará, a entidade máxima do futebol iniciou a votação para a escolhe do nome do tatu-bola e divulgará os resultados no dia 25 de novembro. Em Brasília, palco da abertura da Copa das Confederações de 2013, a réplica passará por pontos turísticos, como a Esplanada dos Ministérios e a Biblioteca Nacional e, depois, por outras regiões do Distrito Federal.
Perguntado sobre o animal e os possíveis nomes, o turista Roberto Alexandre, de 32 anos, se mostrou favorável ao tatu-bola, mas demonstrou certa decepção com as opções para o batismo do bicho. "Acho que a escolha do mascote foi ideal, tatu e bola tem tudo a ver. Ele tem uma imagem bem interessante. As opções de nomes são muito complicadas, devia ficar tatu-bola mesmo", afirmou.
No Recife, a primeira casa do mascote é o parque Dona Lindu, obra de Oscar Niemeyer em homenagem à mãe do ex-presidente Lula. Nos próximos meses, porém, um shopping na região da Praia de Boa Viagem e o parque da Jaqueira, na zona norte da capital pernambucana, serão os lares do tatu-bola.
Recepcionada por um grupo de capoeiristas, a réplica gigante ficará exposta no Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador. Para incentivar a votação popular na escolha do nome, autoridades locais e ligadas à organização do Mundial na Bahia deixaram seus votos registrados.
Outra capital a ‘construir’ uma toca para o tatu-bola de sete metros foi Porto Alegre. Posicionado em frente ao Mercado Público, no Largo Glênio Peres, o boneco inflável foi apresentado secretário de Esporte e Lazer e coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa do Governo Estado, Kalil Sehbe.
http://esporte.ig.com.br/futebol/2012-09-25/ainda-sem-nome-mascote-da-copa-ganha-replica-em-cidades-sede.html