Autor Tópico: Filosofia do Enio  (Lida 16463 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Filosofia do Enio
« Resposta #25 Online: 04 de Novembro de 2010, 00:29:11 »
Valeu Enio ... eu dou a maior força pra vc ... num entendo quase nada do que vc fala, mas vc procura ser sério ... é a minha impressão inicial ... então vc merece um crédito pela sua perseverança ... talvez algum dia vc consiga chegar a algum lugar ... sei lá.

Pessoal, eu sei que não dá para ler o que o cara escreve ... mas ... devagar com a zoação com o bravo Enio aí ... apesar de tudo, o cara é uma diversão proceis ...  :yahoo: ... daqui a pouco vcs vão tá fazendo bullying com o coitado ...  :chicote:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Novembro de 2010, 00:32:27 »
Valeu Enio ... eu dou a maior força pra vc ... num entendo quase nada do que vc fala, mas vc procura ser sério ... é a minha impressão inicial ... então vc merece um crédito pela sua perseverança ... talvez algum dia vc consiga chegar a algum lugar ... sei lá.

Pessoal, eu sei que não dá para ler o que o cara escreve ... mas ... devagar com a zoação com o bravo Enio aí ... apesar de tudo, o cara é uma diversão proceis ...  :yahoo: ... daqui a pouco vcs vão tá fazendo bullying com o coitado ...  :chicote:

Daqui a pouco? Já estamos! Nele e no Micrômegas :P

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Novembro de 2010, 10:09:15 »
Tá de brincadeira, né?

Sim, Enio era brincadeira.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Novembro de 2010, 19:57:10 »
Bullying... Isso vai contra a minha filosofia.

Sou mesmo sério no que falo, é uma tendência afetiva minha. Infelizmente muitos como eu acabam incompreendidos, apesar do esforço em querer mostrar suas convicções. Muitos acabam agredidos por isso, pelos conceitos mundanos.

Eu frequento um fórum espírita, e quando surge um ateu ou cético lá, eu não fico fazedo bullying por causa da descrença deste (aliás, há certos coisas no espiritusmo do qual sou descrente). Mas os foristas deste fórum fazem o contrário. E só nisso já vejo uma certa falta de moral por parte destes. Aqueles que tem moral mais desenvolvida não fazem bullying, mesmo que as convicções do próximo não sejam compatíveis.

Para dizer a verdade, já apareceu por lá um forista que era cético sobre aspectos dos quais eu acreditava cegamente antes. Mas depois, por meio de um longo diálogo, percebi que certas coisas das quais acreditava eram mesmo absurdas e que precisavam de uma explicação diferente da que era dada pelos espíritas em comum. De fato há muita coisa que me ajudou a ter uma visão mais ampla das coisas. E não foi necessário para isso bullying. Bullying é para imaturos.

E se o espiritismo não está interessado em física, apenas moral, porque ele inventa tantos conceitos que a princípio são do campo da física, como "fluido cósmico universal", "ectplasma", "perispírito", etc?
O espiritismo se baseia em revelações por mediunidade. E ele adotou todas as informações que resultaram na codificação. Acho sim que há exageros, por exemplo, sobre a vida em Júpiter, apesar de não descartar esta possibilidade em haver vida lá. Vida complexa a que me refiro, em seres que ficam flutuando no ar, teorizado por Carl Sagan. Vale lembrar que há certas informações que se referem ao mundo espiritual, e não material. Pois o mundo espiritual existe para todo o universo.

Ou seja, é um fluido invisível, indetectável, imensurável... um fluido que para todos os efeitos práticos não existe.
Todas as partículas teriam que se basear em algo primário. Não me faz sentido elas surgirem somente por uma explosão inicial, sem ter nada ali. Deveria haver algo nesta explosão que a causou. E penso que é esta partícula ou qualquer coisa que seja que, na condição certa, deu origem a fótons e as partículas elementares (que teria sido pela aglutinação, pelo calor do início do universo, desta substância primária formando substâncias maiores até os quarks, que deram origem a prótons e nêutrons).

Essa obra é adequada para as pessoas que vão concordar com ela. Tautológico.
Fiz isso com a única intenção de evitar polêmicas.

As minhas teorizas se basearam em pensamentois racionais meus. Você diz que meu deus é a natureza. De fato, considero, mas isso é a causa dela (a nossa natureza se basearia numa natureza primária, limite, a qual me refiro a este deus), apesar de interagir com ela, de forma indireta e inconsciente. Não houve um criador, a natureza sempre existiu por acaso. O nosso universo surgiu de uma natureza prévia. Mas esta natureza limite não teve um começo, pois é atemporal (como a singularidade de um buraco negro). Diria que ela é o acaso primário, que por acaso produz universos, de forma direta ou indireta. É por isso que digo que deus não planeja, ao contrário do espírita ou qualquer religioso. Porque não houve um criador fora da natureza em si (da primária). O espírito, em sua constituição, também se basearia nesta natureza.

Não há evidências de que isso que você chama de "leis da natureza" não sejam simplesmente uma característica exclusiva do ser humano.
Mas isto também não está presente no universo? Os fenômenos não teriam uma causa? A existência do universo não teria uma causa? Um fenômeno não causaria outro? Se ação e reação não existisse na natureza, reações químicas seriam impossíveis, por exemplo.

Sim, Enio era brincadeira.
Sem problema.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2010, 11:38:50 por Enio »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Novembro de 2010, 14:28:02 »
E não foi necessário para isso bullying. Bullying é para imaturos.
Ok.
Mas vc sabe que aqui não tem muito bullying (até onde eu sei). Mas a diferença entre o sarcasmo, que é o que eu acho que o pessoal aplica aqui sobre vc e bullying é tênue.
Mas se vc está aqui é pq vc leva tudo numa boa.

Boa sorte com as suas idéias.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #30 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:35:33 »
Eu coloquei o aviso na capa de minha obra (que ainda estou desenvolvendo), porque senão muitos serão pegos de surpresa, e isso poderá irritar estas pessoas. Então, como uma forma de respeito a elas, decidi colocar este aviso, para evitar desavisados. Para que não aconteça de um emocionalmente despreparado ler a minha obra e se ofender com isso. Portanto já deixo claro o aviso, em vermelho logo na capa.

Agora, se o cara fazer questão de ler, o problema é dele, porque eu avisei que há assuntos polêmicos sobre religião e política.

Sarcasmo é algo que também não me agrada. Só piora a situação.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:37:20 »
Eu coloquei o aviso na capa de minha obra (que ainda estou desenvolvendo), porque senão muitos serão pegos de surpresa, e isso poderá irritar estas pessoas. Então, como uma forma de respeito a elas, decidi colocar este aviso, para evitar desavisados. Para que não aconteça de um emocionalmente despreparado ler a minha obra e se ofender com isso. Portanto já deixo claro o aviso, em vermelho logo na capa.

Agora, se o cara fazer questão de ler, o problema é dele, porque eu avisei que há assuntos polêmicos sobre religião e política.

Sarcasmo é algo que também não me agrada. Só piora a situação.

Obra?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #32 Online: 07 de Novembro de 2010, 12:57:10 »
Sim, estou construindo uma obra com as minhas idéias. De início pode parecer insana e polêmica. Mas ainda vai levar tempo até terminar. Até agora, tem um total de 640 páginas de tamanho A4. Mas ainda só está num arquivo no HD. Já cheguei a enviar ao meu psicólogo, mas infelizmente parece que ele não teve tempo para ler (ele é espírita).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 07 de Novembro de 2010, 13:05:51 »
Cara, eu desisto de falar com o Enio. Ele é um caso clínico de ser humano desprovido de senso de humor. Quer dizer, digo ser humano por mera questão de hábito: se ele era um teste de Turing, falhou. Eu proponho aplicar um captcha nele para a gente se certificar que ele não é um androide.

OBSERVAÇÃO: Enio, atenção, isto foi uma brincadeira. Mas por via das dúvidas, o que está escrito aqui?
:hihi:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 07 de Novembro de 2010, 18:06:00 »
Sim, estou construindo uma obra com as minhas idéias

:medo:

De início pode parecer insana e polêmica.

Acho que no final pode ser polêmica, de início sua filosofica parece apenas insana.

Mas ainda vai levar tempo até terminar

Ufa!!

Até agora, tem um total de 640 páginas de tamanho A4. Mas ainda só está num arquivo no HD

Faça um backup, não podemos correr o risco de perder esta preciosidade.

Já cheguei a enviar ao meu psicólogo, mas infelizmente parece que ele não teve tempo para ler (ele é espírita)

Coitado... nem espíritas merecem isso. Além do que, se ler, ele é que vai precisar de tratamento psiquiátrico...
"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 07 de Novembro de 2010, 19:35:45 »
início sua filosofica parece apenas insana.

O problema é se ao final continuar parecendo insana.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Novembro de 2010, 23:53:09 »
Na verdade o objetivo não é ser polêmica ou insana. Só vai parecer insana e polêmica para os que não estão acostumados a terem contato com assuntos delicados, para os que não convivem com isso diariamente. Para aqueles que preferem viver na conformidade dos fatos ou temem questionar as coisas. Será assim para os ortodoxos e tradicionalistas. Pois o objetivo é despertar as pessoas para uma nova visão de realidade.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Novembro de 2010, 09:20:45 »
Pois o objetivo é despertar as pessoas para uma nova visão de realidade.

Nova visão de realidade?

Desculpe-me, mas a Comunidade Européia gastou bilhões de Euros no LHC, fora o trabalho árduo, tudo isto, entre outras coisas, para identificar partículas subatômicas cujo trabalho de leitura e compreensão dos dados poderá levar décadas para ser devidamente organizado e codificado/traduzido.

Sem falar no projeto do Genoma Humano. Fora os milhares de cientistas em campo trabalhando para traduzir/explicar fenomenos naturais.

Sem querer desqualificá-lo, mas pelo conteúdo dos seus posts, é a última coisa que espero em sua obra uma nova visão de realidade. Pelo contrário, seus discurso desqualifica toda a comunidade científica numa abordagem puramente esotérica.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Novembro de 2010, 11:10:04 »
Pois o objetivo é despertar as pessoas para uma nova visão de realidade.
Entendo, a SUA visão da realidade. Outros já fizeram isso com menor ou maior grau de "sucesso" em conversões, tipo a ICAR, IURD, adoradores de unicornios, seitas diversas... Todas com sua visão particular da realidade. Boa sorte.

Agora, se voce for falar da realidade mesmo, não de sua visão dela, tente escrever uma tese e publicá-la em uma mídia de divugação científica.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Novembro de 2010, 11:13:01 »
A "nova" visão da realidade que os humanos tinham antes do desenvolvimento do método científico, quando reinava sem disputa o misticismo e o esoterismo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 09 de Novembro de 2010, 11:17:32 »
Pois é... Esse bullshit new age, cujos defensores como o Enio acham uma "visão" moderna e revolucionária, sempre foi uma "releitura" de crendiçes e suspertições antigas, algumas da idade média!

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:26:56 »
Devo lembrar que a minha visão de realidade se difere do conteúdo esoterista e até em parte do espírita. Também deve ficar claro que eu não só considero o método científico como vocês, mas também levo em conta a dedução e filosofia, assim como conceitos espiritualistas. Mas o que proponho é diferente daquela crença de um deus bonzinho, por exemplo. Aliás, eu já até deixei isso claro aqui no site.

Sim, eu tenho a minha visão particular de realidade e pretendo compartilhar ela com outras pessoas. E defendo que cada pessoa desenvolva sua visão de realidade. No meu caso, unir conceitos científicos e espiritualistas numa filosofia monista. Em minha obra eu falo positivamente a respeito da filosofia, e de cada um desenvolver sua própria filosofia, dentro dos limites de cada um. Mais uma coisa para ficar clara novamente: não pretendo ter seguidores e nem formar cultos, pois o mundo já está cheio disso. O que eu quero é justamente o contrário. Que ao invés de cultos, louvações e submissões que tenha a reflexão e indagação. Em sermos independentes.

Sim, é verdade que eu proponho um sistema moral e até relaciono isso com certos conceitos científicos (na verdade até mesmo levo em consideração uma relação entre moral e engenharia genética em humanos, para não criar monstruosidades por motivos egoístas por parte dos cientistas ou instiuições do que quer que seja). Mas ninguém será obrigado a seguir esta moral, só quem for moralista ou tiver aptidão ao sistema que irei propor. E isso até inclui um novo tipo de sistema social voltado a isso, à minha ideologia. De forma que esta moral não interfira no progresso científico. Eu defendo o progresso científico desde que este não humilhe o homem.

Sem moral, a ciência indendiará o mundo. E sem a ciência, o espiritualismo e as religiões são cegos.

Mais um detalhe... eu não estou nem aí pro dinheiro. Eu quero que o sistema monetário se dane. Eu quero que os poderosos e banqueiros se danem também. Esses poderosos apenas vivem de sugar o seu gado. A minha preocupação e interesse é a população comum, o gado em nossa sociedade. Sou sou mais voltado ao humanismo do que capitalismo. Não vou desmerecer o trabalho dos físicos, até porque me é interessante, mas isso não significa que os físicos ou geneticistas tenham que ser os donos da verdade por terem gastado bilhões de dólares por isso.

Na verdade, a verdade não tem dono!!! Até mesmo uma entidade espiritual que supostamente nos revela alguma coisa ainda assim não tem conhecimento sobre todas as coisas. A realidade como ela é de verdade ainda está distante de ser compreendida. O que compreendemos por enquanto é só as coisas das quais podemos ter contato atualmente.

A nossa visão de realidade está presa naquilo que percebemos naturalmente e naquilo que podemos alcançar com nossos instrumentos. Uma nova visão de realidade poderia muito bem nos ajudar a sair deste limite, muitas vezes impostos por nós mesmos, pelo medo do desconhecido.

Mais uma coisa... eu sei o que é o método científico, apenas não me limito aos conceitos científicos. Ponto. Agora dizer que não compreendo a ciência por ter escolhido não me prender no que a ciência alcançou até agora é bullshit.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 13:29:38 por Enio »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:36:19 »
Na verdade o objetivo não é ser polêmica ou insana. Só vai parecer insana e polêmica para os que não estão acostumados a terem contato com assuntos delicados, para os que não convivem com isso diariamente. Para aqueles que preferem viver na conformidade dos fatos ou temem questionar as coisas. Será assim para os ortodoxos e tradicionalistas. Pois o objetivo é despertar as pessoas para uma nova visão de realidade.

Boa tarde caro Enio.

Por favor me forneça as suas opiniões sobre as duas questões que eu apresentarei a seguir, se possível, postando-as neste tópico Geologia - Refutação em bases geológicas de textos criacionistas:

a) Voce acha que houve o "dilúvio bíblico"? Se a resposta for "sim", explique.

b) Voce acha que existiu uma cidade-estado chamada Atlântida? Se a resposta for "sim", explique.

Por favor, eu apenas peço que as respostas sejam postadas no tópico que eu sugeri.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:36:54 »
Devo lembrar que a minha visão de realidade se difere do conteúdo esoterista e até em parte do espírita. Também deve ficar claro que eu não só considero o método científico como vocês, mas também levo em conta a dedução e filosofia, assim como conceitos espiritualistas.
E devo lembrá-lo que já lhe foi mostrado que voce não entende o método científico e que voce foi incapaz de demonstrar a existencia de outro "método" válido, portanto sua visão é sim esotérica, independente de como voce quer classificá-la.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:42:32 »
Sem moral, a ciência indendiará o mundo. E sem a ciência, o espiritualismo e as religiões são cegos.
Bullshit.  Prove!

Na verdade, a verdade não tem dono!!!
Sim, por isso devmos seguir o metodo científico quenado se trata de interpretar o mundo real,se não corremos o risco de ficar longe da "verdade" , como voce demonstra estar. Digo "verdade" no sentido da mais correta interpretação dos fenômenos naturais.

Mais uma coisa... eu sei o que é o método científico, apenas não me limito aos conceitos científicos. Ponto.
Voce conseguiu confirmar nesta frase que voce não conhece o método científico. Não existe outro método!
Se voce ACHA que existe, responda as perguntas que fiz sobre esse seu método alternativo, caso contrário é apenas bullshit exotérico.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Novembro de 2010, 18:43:47 »
Se você acha que o método científico é a única coisa que nos permite compreender a vida, engana-se. Temos, por exemplo, a filosofia, quando se tratam de coisas das quais a ciência não poderia debater. Se fosse só o método científico, a filosofia não teria utilidade alguma.

Se o homem faz ciência mas sem ter consciência do bem ou do mal que está causando em seus experimentos, por exemplo, para uma comunidade e a natureza, então está fazendo um trabalho perigoso. O homem deve fazer da ciência algo que beneficie a humanidade (e não algo que nos manipulse por completo e cause destruição como desenvolvimento de bombas nucleares), é essa a ética que eu defendo. A ciência não deve estar acima do homem, já que é o homem que faz ciência... Já que é o homem que pensa, e não o método científico em si. Fazer do método científico o único caminho para o entendimento da realidade é estar subestimando a capacidade do pensamento humano.

Quando digo que os físicos e geneticistas não são donos da verdade, me refiro ao médoto científico. O método científico ele ajuda sim a nos fazer entender a natureza, mas como digo, há coisas que estão fora de assuntos científicos. A ciência nos dá um entendimento concreto da natureza. Já o pensamento humano pode nos dar um entendimento mais sutil, abstrato, algo que a ciência não alcançaria. Poderia dizer que o campo espiritualista estaria aí.

Voce conseguiu confirmar nesta frase que voce não conhece o método científico. Não existe outro método!
Então você acha que aqueles que dizem que o método científico não é o único caminho para o entendimento das coisas não entende de ciência. Me desculpe por dizer isso, mas me parece que você está agindo assim como um fanático religioso, que diz que a única verdade é a bíblia. Não adianta argumentar, porque percebo isso em você. Você apenas está numa posição contrária a de um religioso.

Sou contra fanatismos dos dois lados, religioso e científico. Buscar um só caminho de entendimento é apenas estar compreendendo uma visão parcial da realidade. É como só estar vendo um lado da moeda, ao invés de vê-la como um todo.

Você acha que tudo o que envolve espiritualidade é esoterismo? Lembre que o esoterismo é só um ramo de entendimento do transcedental. Por exemplo, espiritismo e esoterismo são duas linhas diferentes. Assim como para catolicismo e islamismo. O que quero dizer é para você não generalizar as coisas. Um espiritualista vendo seus posts vai dizer que você não entende nada do ramo espiritualista, apesar de entender de ciência, que é o seu foco. Aliás, sua fascinação como a única possibilidade. E se não é fascinação, então falta-lhe maior compreensão do espiritualismo. Compreenda ao invés de generalizar as coisas! Nem sempre generalizar é sinônimo de esperteza.

O meu método alternativo é basicamente dedução lógica, filosofia, intuição e associações de conceitos. O meu método associa a realidade material e espiritual, além de encaixar conceitos científicos com aspetos morais, por exemplo, e ainda fazer ligação disso com política. O meu método está mais voltado à reflexão do que teste em laboratório, apesar de defender o método científico como forma de se aperfeiçoar esta reflexão. Ou seja, não rebaixa a ciência como algo inútil, como um típico teísta. Só não se foca somente nela.

O religioso só se foca em sua religião. O cientista se foca na ciência. Mas no meu caso, dou um foque equilibrado entre a ciência e conceitos espiritualistas, sem para isso estar preso inteiramente em conceitos espíritas. Não sou a favor de misturar uma religião e ciência. Mas sim de unir, o quanto possível, diversos conceitos a respeito da espiritualidade com conceitos científicos. E não sou o único que está fazendo isso. Há um tal de Amit que escreveu o livro "a física da alma", que faz justamente isso que faço, junta conceitos científicos com espiritualistas.

Mas no caso dele, ele faz isso usando o Livro Tibatano dos Mortos. E eu já uso material espírita, mas não somente espírita. Amit usou de uma filosofia já existente (um monismo em que a matéria se baseia no pensamento). E no meu caso além de seguir uma linha algo semelhante ao do Amit, criei uma nova filosofia (que chamo de monismo integralista), em que o multiverso material é só a parte mais grosseira do que chamamos de espiritualidade. Ou seja, o multiverso que os físicos teorizam é parte da espiritualidade em si.

Como dizem os espiritualistas, existem diversos mundos espirituais. E, na minha filosofia, cada mundo espiritual ou faixa vibratória teria seu multiverso, seu conjunto intrínseco de universos (seja de partículas ou antipartículas), assim como nosso multiverso (até criei um modelo em cima disso). Somente Deus (Fonte) ou dimensão primária não teria um multiverso, por ter características diferentes das demais dimensões (faixas vibratórias) e por ser atemporal e constante (não produzida por algo externo a esta dimensão). O tempo passaria de forma diferente entre cada faixa vibratória. O tempo nas faixas vibratórias mais sutis que a do nosso multiverso é mais curto.

Por exemplo, se aqui se passa 100 anos, no mundo espiritual se passariam 50 ou 25, dependendo da faixa vibratória, em relação à nossa. Com isso em mente, a relatividade não seria só uma característica de nosso universo, mas algo existencial, definitivo (presente em todas estas faixas vibratórias ou dimensões ou hiperespaço ou o que for).

O que é uma verdade em nosso universo pode ser para outros, e para o hiperespaço também. Assim para com o que chamamos de espiritualidade. É essa a ligação que eu faço. Melhor do que este dualismo ciência x espírito. Melhor do que qualquer dualismo.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 18:49:09 por Enio »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 09 de Novembro de 2010, 18:49:34 »
Se você acha que o método científico é a única coisa que nos permite compreender a vida, engana-se. Temos, por exemplo, a filosofia, quando se tratam de coisas das quais a ciência não poderia debater. Se fosse só o método científico, a filosofia não teria utilidade alguma.
Enio, nem li seu topico todo, achei absurdos já no primeiro parágrafo.

Entenda, escrever tópicos homéricos não vai fazer voce ter razão!
Eu não estou errado só porque voce quer!

NÃO EXISTE MÉTODO ALTERNATIVO AO MÉTODO CIENTÍFICO.

Se voce acha que existe, o onus da prova é seu!  Apresente esse método alternativo, explique a metodologia e mostre resultados concretos advindo dele!

Se o M.C. não atende aos seus desejos, não adianta inventar métodos alternativos.

Tente debater de forma adulta, me apresente esse método "alternativo", ou pare de tentar empurrar essa bobagem.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Novembro de 2010, 19:03:24 »
Já o pensamento humano pode nos dar um entendimento mais sutil, abstrato, algo que a ciência não alcançaria.
Só um adendo aí Enio ...
A ciência atual já engloba o fenômeno do pensamento humano ... a ciência cognitiva ... logo o pensamento humano tb pode ser derivado do método e princípios científicos ...

Ou seja, em princípio, qualquer filosofia humana pode ser derivada do método científico ... mas só entre nós ... não to dizendo que isso é algo trivial ...
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 19:06:23 por gilberto »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 09 de Novembro de 2010, 19:08:12 »
Enio,
Está claro aqui que voce não compreende o método científico, e por consequencia, a ciencia.
Entendo o seu desejo de acreditar e apelar para wishfullthing exotérico para tentar corroborar suas crenças.

Vamos tentar mais uma vez, veja esse vídeo sobre o M.C.:
feature=player_embedded

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #49 Online: 09 de Novembro de 2010, 23:53:30 »
Não, Contini, eu não quero que você esteja errado. O que acontece é que em sua visão de realidade o método científico é a única coisa que presta. O resto, para você, é babaquice. Só isso. E eu já me cansei de você tentar me ensinar o que é o método científico. É mais ou menos como eu tentar falar de ciência para um católico fanático que acha que a verdade só está na bíblia e que eu devo aprender melhor sobre a bíblia. É esta a situação que parece que você não está percebendo ou querendo perceber.

Sim, existe a ciência cognitiva que estuda a mente humana. Ela pode nos permitir o que causa o pensamento (do ponto de vista material). Mas e o efeito do pensamento? E o potencial humano? Ela pode sim explicar a causa, mas será que consegue elaborar o pensamento? A ciência cognitiva ainda está no começo, já que ainda não se descobriu a maior parte do cérebro. Já descobrimos as áreas que controlam as diversas funções, mas ainda há coisas a serem descobertas.

Como, por exemplo, entender como, de que forma a malha complexa de neurônios permite uma determinada função cerebral. Isso seria interessante de se saber. Por exemplo, uma determinada organização de neurônios permitiria a função visual, outra organização, a audição, e assim vai para todas as funções neurais. Mas o que não cala é se realmente a causa está nos neurônios, ou se estes apenas permitem a transferência de informação para o cérebro, para então haver efeito no corpo. São os neurônios que recebem a informação e processam ela, mas a causa que originou a informação veio de fora. Isso inclui percepção sensorial, aprendizado e até percepção mediúnica. Dizer que o cara é louco só porque ele recebe informações extra-sensoriais é babaquice. Uma tremenda ignorância.

Dizer que o cara é louco, e ainda nem sabemos como funciona a maior parte do cérebro... quanta hipocrisia.

O mesmo para o inconsciente e tendência comportamental de cada pessoa. De fato pode ter causa nos genes, mas será que toda a causa da tendência comportamental está no DNA? O fato da causa da informação não vir dos neurônios, mas fora deles pode explicar, por exemplo, efeitos paranormais, do que eles sendo a causa. Até que ponto uma informação pode ser gerada pelo neurônio, já que a maior parte do que está em nossa mente vem de fora (os neurônios apenas processam a informação recebida e guardam informações).

Isto até permitiria a hipótese da alma, como ela sendo a verdadeira sede da consciência, que leva certas informações aos neurônios, estes decodificarem a informação e então ter efeito no corpo físico, em nossa mente do estado de vigília (a consciência de quem está acordado).

Pela ciência cognitiva, poderíamos, sei lá, a partir do entendimento da cognição, criar robôs inteligentes, por exemplo. Nós saberíamos a causa (pelo menos do ponto de vista material seguindo a idéia do neurônio como fonte primordial do pensamento), mas o que deve ser também explorado é o potencial do efeito, não só o que causa ele. Até onde o efeito nos permite ter uma visão clara da realidade em que vivemos.

Porém eu ainda temo em dizer que a mente não se encerra no cérebro. Isso pode parecer um desgosto e para quem somente leva em conta o método científico, mas é assim que penso. O cérebro só seria responsável por parte da mente humana, melhor dizendo, do estado consciente e das funções corporais em geral. A outra parte teria sua origem na alma, que coordenaria o cérebro e suas funções cognitivas.

Mas daí vão me dizer... há, mas quando o cara teve um traumatismo craniano, mudou de personalidade... isso não mudaria o fato do cérebro estar sob influência da alma, apenas haveria uma alteração na capacidade de processamento da informação recebida pelo cérebro, gerando um efeito que não equivalente ao da informação recebida. E isso ocorreria para qualquer função cognitiva.

A alma não se limita à personalidade. Ela é mais do que isso... é um mecanismo. A personalidade é gerada pela alma, e então passada ao cérebro, para então haver a manifestação daquela personalidade no corpo. Apenas pense na alma como se fosse um segundo cérebro, primário, onde se encontra a verdadeira essência da nossa mente. O cérebro só seria como uma extensão da alma, para permitir a manifestação dela no corpo físico. Talvez a alma não cause todas as funções cognitivas, mas algumas. Mas como a maior parte da alma se liga ao cérebro, então pode ser que ela tenha papel em todas as funções cognitivas presentes no cérebro.

Por exemplo, pelos relatos mediúnicos, os desencarnados dizem perceberem todas as sensações que tinham durante a vida carnal, e até mais, uma vez que não estão limitados ao funcionamento de um cérebro de funções limitadas.

Tenho certeza de que o Contini vai chegar e dizer que é bullshit, mas esta é uma alternativa à hipótese de que é o neurônio que cria as informações, de que, por exemplo, a personalidade vem só dele, nada mais além.

Sei que muitos dos formados (pesquisadores, cientistas) que defendem a alma estão condicionados numa religião, mas o meu objetivo com isso é transcender qualquer religião. É explicar a alma de uma forma que tenha uma melhor relação com o mundo material.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!