Autor Tópico: Filosofia do Enio  (Lida 16464 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Filosofia do Enio
« Resposta #50 Online: 10 de Novembro de 2010, 00:56:06 »
Não, Contini, eu não quero que você esteja errado. O que acontece é que em sua visão de realidade o método científico é a única coisa que presta. O resto, para você, é babaquice. Só isso. E eu já me cansei de você tentar me ensinar o que é o método científico. É mais ou menos como eu tentar falar de ciência para um católico fanático que acha que a verdade só está na bíblia e que eu devo aprender melhor sobre a bíblia. É esta a situação que parece que você não está percebendo ou querendo perceber.

Sim, existe a ciência cognitiva que estuda a mente humana. Ela pode nos permitir o que causa o pensamento (do ponto de vista material). Mas e o efeito do pensamento? E o potencial humano? Ela pode sim explicar a causa, mas será que consegue elaborar o pensamento? A ciência cognitiva ainda está no começo, já que ainda não se descobriu a maior parte do cérebro. Já descobrimos as áreas que controlam as diversas funções, mas ainda há coisas a serem descobertas.

Como, por exemplo, entender como, de que forma a malha complexa de neurônios permite uma determinada função cerebral. Isso seria interessante de se saber. Por exemplo, uma determinada organização de neurônios permitiria a função visual, outra organização, a audição, e assim vai para todas as funções neurais. Mas o que não cala é se realmente a causa está nos neurônios, ou se estes apenas permitem a transferência de informação para o cérebro, para então haver efeito no corpo. São os neurônios que recebem a informação e processam ela, mas a causa que originou a informação veio de fora. Isso inclui percepção sensorial, aprendizado e até percepção mediúnica. Dizer que o cara é louco só porque ele recebe informações extra-sensoriais é babaquice. Uma tremenda ignorância.

Dizer que o cara é louco, e ainda nem sabemos como funciona a maior parte do cérebro... quanta hipocrisia.

O mesmo para o inconsciente e tendência comportamental de cada pessoa. De fato pode ter causa nos genes, mas será que toda a causa da tendência comportamental está no DNA? O fato da causa da informação não vir dos neurônios, mas fora deles pode explicar, por exemplo, efeitos paranormais, do que eles sendo a causa. Até que ponto uma informação pode ser gerada pelo neurônio, já que a maior parte do que está em nossa mente vem de fora (os neurônios apenas processam a informação recebida e guardam informações).

Isto até permitiria a hipótese da alma, como ela sendo a verdadeira sede da consciência, que leva certas informações aos neurônios, estes decodificarem a informação e então ter efeito no corpo físico, em nossa mente do estado de vigília (a consciência de quem está acordado).

Pela ciência cognitiva, poderíamos, sei lá, a partir do entendimento da cognição, criar robôs inteligentes, por exemplo. Nós saberíamos a causa (pelo menos do ponto de vista material seguindo a idéia do neurônio como fonte primordial do pensamento), mas o que deve ser também explorado é o potencial do efeito, não só o que causa ele. Até onde o efeito nos permite ter uma visão clara da realidade em que vivemos.

Porém eu ainda temo em dizer que a mente não se encerra no cérebro. Isso pode parecer um desgosto e para quem somente leva em conta o método científico, mas é assim que penso. O cérebro só seria responsável por parte da mente humana, melhor dizendo, do estado consciente e das funções corporais em geral. A outra parte teria sua origem na alma, que coordenaria o cérebro e suas funções cognitivas.

Mas daí vão me dizer... há, mas quando o cara teve um traumatismo craniano, mudou de personalidade... isso não mudaria o fato do cérebro estar sob influência da alma, apenas haveria uma alteração na capacidade de processamento da informação recebida pelo cérebro, gerando um efeito que não equivalente ao da informação recebida. E isso ocorreria para qualquer função cognitiva.

A alma não se limita à personalidade. Ela é mais do que isso... é um mecanismo. A personalidade é gerada pela alma, e então passada ao cérebro, para então haver a manifestação daquela personalidade no corpo. Apenas pense na alma como se fosse um segundo cérebro, primário, onde se encontra a verdadeira essência da nossa mente. O cérebro só seria como uma extensão da alma, para permitir a manifestação dela no corpo físico. Talvez a alma não cause todas as funções cognitivas, mas algumas. Mas como a maior parte da alma se liga ao cérebro, então pode ser que ela tenha papel em todas as funções cognitivas presentes no cérebro.

Por exemplo, pelos relatos mediúnicos, os desencarnados dizem perceberem todas as sensações que tinham durante a vida carnal, e até mais, uma vez que não estão limitados ao funcionamento de um cérebro de funções limitadas.

Tenho certeza de que o Contini vai chegar e dizer que é bullshit, mas esta é uma alternativa à hipótese de que é o neurônio que cria as informações, de que, por exemplo, a personalidade vem só dele, nada mais além.

Sei que muitos dos formados (pesquisadores, cientistas) que defendem a alma estão condicionados numa religião, mas o meu objetivo com isso é transcender qualquer religião. É explicar a alma de uma forma que tenha uma melhor relação com o mundo material.

Bonito o seu depoimento Enio, demonstrou sinceridade e boa vontade de compreensão e argumentação ...
Agora ... se vc está em um fórum cético é pq vc quer ouvir a contra-argumentação ... certo? ... certo ...

Vc realmente tem todo o direito de adotar a sua perspectiva de raciocínio e princípios fora do método científico padrão ...
Assim como nós temos o direito de adotar os nossos critérios ...

Agora, qual(is) critério(s) podemos utilizar para comparar formas de pensar diferentes como essas?

Tchan, tchan, tchan ... eu uso o critério da credibilidade ... e vejo que a maioria dos céticos, ateus, etc tb (apesar de não necessariamente).

E a ciência atual atingiu níveis de realizações, de progresso, de benfeitorias, de robustez, etc e muitos mais etc, que credenciaram pela credibilidade que a ciência, os princípios científicos, a comunidade científica, as instituições científicas, etc, seja adotada como a filosofia natural mais plausível e fundamental para nós céticos e ateus. E a única por não ter outra forma de compreensão que se compare ou rivalize minimamente com a ciência.

E não só para nós ateus, mas para toda a sociedade, os governos, etc e etc ... imagina vc ir em um tribunal para se defender ou processar alguém com algum argumento de espíritos? ... vc aceitaria ser condenado a pagar uma multa ou indenização muito alta pelos seus padrões econômicos pq a outra parte alegou o testemunho de um espírito? ... vc até pode, problema seu ... mas nós céticos não podemos aceitar, e não podemos aceitar que as instituições públicas o aceitem ... o próprio atual nível de bem estar público depende da ciência ...

E outra coisa, todo o fenômeno humano e não humano tem explicações ou propostas de explicações por princípios científicos ... como na cognição humana ... como vc falou, nem todos os assuntos estão perfeitamente explicados pela ciência ... ok ... mas pela imensamente maior credibilidade que a ciência tem em relação a qualquer outra filosofia natural, é natural que nós céticos passamos a achar bullshit qualquer religião ou misticismo ...

E tem mais ... a posição cética é de que se alguma outra filosofia natural mostrar melhores resultados que a ciência, ou apenas minimamente comparáveis ... então passaremos a considerá-la ... ou seja, somos maleáveis, (coisa que os religosos geralmente não são) ... agora não dá para nós sermos maleáveis, ou considerarmos misticismos que comparados a ciência são apenas bullshit ... certo?

O problema para a credibilidade de vcs espíritas, teístas, místicos em geral é que vcs não desenvolvem nada que tenha um nível de credibilidade e realização minimamente aceitaveis para o atual estagio civilizatório do século XXI ... na verdade desde a revolução científica vcs ficara para trás, enquanto a ciência trabalhou e se estabeleceu cada vez mais solidamente ... e pelos inegáveis exemplos de que a ciência tem vem se tornando cada vez melhor, mais ampla, precisa, correta, etc, não há um único motivo para acreditarmos que a ciência não possa melhorar ainda mais ... para o nosso bem material e cultural ...
« Última modificação: 10 de Novembro de 2010, 01:09:19 por gilberto »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 10 de Novembro de 2010, 14:46:32 »
Não, Contini, eu não quero que você esteja errado. O que acontece é que em sua visão de realidade o método científico é a única coisa que presta.
Voce está errado de novo Enio.

Só li esse parágrafo, Enio, pois por experiencia eu sei que o resto é só blá-blá-blá...
Voce não vai convencer nenhuma pessoa racional a se converter a sua crença com palavreado.

Voce não entende nem ciencia, e quer inventar uma nova crença exotérica!

Não sou eu que estou "implicando" com suas crenças esotéricas, esse bullshit que voce prega não corresponde com a realidade, só isso!

Mais uma vez eu peço, me mostre o seu método "alternativo", sem desculpas e sem enrolação. Não se faça de vítima. Ou então procure sites exotéricos ou religiosos para pregar suas crenças, pois aqui discutimos as coisas a luz da razão e dos fatos, entendeu?!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #52 Online: 11 de Novembro de 2010, 00:40:09 »
Quantas vezes tenho que dizer que não pretendo ter seguidores? E eu não preciso negar a alma para saber o que é ciência. Não correponde à realidade porque, como você mesmo disse, vê o método científico como a única verdade possível.

Sim, entendo que o cético ele se baseia unicamente na ciência, mas há aqueles que preferem já estar "adiantados". Não tenho muita certeza, mas me parece que a diferença entre o padrão do pensamento de um cético para um crente teria a ver com os circuitos neurais específicos de cada um. Ou seja, haveriam aqueles que tenderiam para um pensamento mais crítico, cético. Outros, para um pensamento mais crente. 

Mas há aqueles que preferem estar no meio termo, como eu. Fazer o quanto possível uma associação entre os dois lados. Ainda mais quando se trata de alguém como eu que está dividido pela ciência e espiritualismo. O que me fez tentar estar no meio termo é justamente um conflito que tem me atormentado por um bom tempo. E agora resolvi adotar uma posição que me evita de cair no extremo, para ambos os lados.

Uma pessoa como eu que tem muitas inspirações e intuição sobre as coisas dificilmente conseguiria ser inteiramente cética. Simplesmente não dá. Ela pode sim ter suas críticas, mas sempre vai estar "adiantada", trata-se de uma tendência. Por isso que muitos teimam em acreditar na alma, apesar de não haver ainda uma evidência aceitável (quer dizer científica).

Acho que no fundo se trata de uma questão de tendências. Já uma pessoa que não tem muita intuição ou inspiração dificilmente vai acreditar em algo, dificilmente vai sair do escopo do que no momento é cientificamente aceitável.

Ainda que a alma não esteja aparentemente evidenciada pela comunidade científica, ainda mantenho um pensamento racional a respeito da espiritualidade em si, adotando para ela conceitos presentes no meio científico. Um exemplo de que eu não saio acreditando em tudo é o fato de que eu nego a Santíssima Trindade como uma realidade, entre outras coisas (até mesmo do meio espírita). E isso porque prefiro não sair generalizando as coisas. Ao invés disso preferi refletir e selecionar o que está de acordo com o meu raciocínio e fazer uma ligação lógica.

Não é qualquer coisa que se encaixa no meu pensamento. Há coisas que considero bullshit no próprio meio espiritualista. Superstição é um bom exemplo disso. Em qualquer coisa, seja em números, materiais, não importa... Por exemplo, para mim 666 não significa nada em especial, é só um número, mas muitos acham que é o número da besta.

A única coisa da qual não abdico é a existência da alma e do que vocês vêem como mundo espiritual (porém já tenho o meu próprio raciocínio a respeito disso, relacionando isso à teoria do multiverso). E como penso que há uma causa elementar primária, então também considero esta possibilidade (o que vocês chamam de Deus), mas que para mim não é uma entidade, mas um mecanismo primário, uma equação primária que deu origem a tudo. Tudo estaria baseado nesta equação básica, se por acaso a natureza é uma equação, já que a matemática se aplica a ela.

O que havia antes do big bang? Provavelmente outro universo. Mas de onde veio o multiverso como um todo, em que isto se baseia? Este é um dos motivos do qual ainda acredito numa causa primária, ainda que não tenha a ver com a forma como as religiões explicam isso.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #53 Online: 11 de Novembro de 2010, 01:53:11 »
... você mesmo disse, vê o método científico como a única verdade possível.
Eu não sei se a sua resposta foi para mim ou para o Contini, mas eu disse que eu e a maioria dos céticos (acho) vemos a ciência como a única verdade que tem um nível aceitável de credibilidade. Mais que isso, não há um único porém que afete a credibilidade da ciência, talvez eu esteja exagerando um pouquinho, mas eu realmente não sei de um único detalhe, caso, sistema, propriedade, etc, que ponha em dúvida a credibilidade da ciência.

Se alguma outra filosofia natural demonstrasse credibilidade para ser uma outra verdade possível, eu aceitaria discutí-la e avaliá-la, e acredito que a maioria dos céticos tb ... mas até agora nada demonstrou ser páreo para a ciência e nem demostra ter a menor chance de rivalizar.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #54 Online: 11 de Novembro de 2010, 10:52:19 »
Eu não pretendo rivalizar a ciência, mas unir os conceitos dela com o espiritualismo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 11 de Novembro de 2010, 11:18:17 »
Acho que no fundo se trata de uma questão de tendências. Já uma pessoa que não tem muita intuição ou inspiração dificilmente vai acreditar em algo, dificilmente vai sair do escopo do que no momento é cientificamente aceitável.
Ok, Enio... Vejo que voce continua sem entender o que é ciencia e que mantem sua visão exotérica do que são os fenômenos naturais.

E continua com essa visão limitada e ingênua da ciencia que étão propagada pelos misticos em geral.

Enteno que voce se acha mais sabio que toda a comunidade científica, cuja visão "limitada" da ciencia nos trouxe milhares de resultados práticos, inclusive o PC que voce está usando.
Mas o tipo de "visão" privilegiada do mundo que voce propõe não nos trouxe absolutamente nada de útil em termos de conhecimento... Quem sabe em seu livro isso não mude e ocorra uma revolução no conhecimento humano a partir dele?! Vamos esperar!

Voce tem o direiro de continuar com suas crenças e misticismos, apenas não espere que não questionemos as coisas que voce acha que sabe.
 Entenda que este é um site cético, aqui discutimos baseados na realidade e em fatos, não em fantasias, por isso suas crenças não encontraram eco aqui. Se voce que levar sua visão exotéricapra frente, procure esses sites misticos e religiosos, há muito deles por aí.
A gente tenta manter o respeito, mas fica difícil te levar a sério se voce não dialogar de maneira adulta...

Eu não pretendo rivalizar a ciência, mas unir os conceitos dela com o espiritualismo.
Falhou miseravelmente, não se compara algo que trata da realidade com algo que trata de fantasia.

A propósito, e o seu "método alternativo"? Apresente-o para nós e dê exemplos praticos de sua aplicação e os resultados obtidos, ainda estou aguardando.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #56 Online: 11 de Novembro de 2010, 23:45:36 »
A minha visão eu não tirei dos esotéricos. Fui eu mesmo que a formulei.

Eu não me acho mais sábio que a ciência. A minha filosofia ela acompanha o progresso científico... apenas não me baseio só na ciência. Eu não acho que sei. Tudo isso que digo são reflexões minhas, e não um conhecimento adquirido, por exemplo, por uma revelação. Tenha em mente que não são revelações, mas reflexões minhas.

Vamos tentar mudar um pouco o assunto... Como você pensa o que causou o Big Bang? Você acha que o universo ele veio de, por exemplo, outro universo ou por algum outro mecanismo? Ou acha que ele veio do nada? Ou você não acha nada e apenas vai se abster a dizer que não sabe? É verdade que ninguém sabe com precisão, mas reflexões são necessárias.

Falhou miseravelmente, não se compara algo que trata da realidade com algo que trata de fantasia.
Isso porque em sua visão de realidade qualquer pensamento que ultrapasse a linha de conhecimento científico é fantasia.

Sabe, você ainda se assemelha a um fanático que diz que a bíblia é a única verdade. Você realmente acha que a ciência é o limite do saber, por isso mantém sua postura cética. Ou será que você, por ser cético, diz que a ciência é o limite do saber?

O meu método alternativo são as minhas reflexões, a minha lógica sobre a cosmogênese. Não é um método reproduzível, até porque não é algo que possa ser repetido em laboratório, por se tratar de pura reflexão. É diferente de ciência e não se preocupa em ser isso, e nem em ser religião. É uma reflexão despreocupada em ser alguma coisa.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 12 de Novembro de 2010, 08:00:18 »
A minha visão eu não tirei dos esotéricos. Fui eu mesmo que a formulei.
Continua sendo exotérica, vide as explicações que lhe foram dadas.

Eu não me acho mais sábio que a ciência. A minha filosofia ela acompanha o progresso científico
A comunidade científica reconhece que o método científico é o unico válido, voce acha que pode saber mais com um "método alternativo", logo voce se considera mais sábio que a comunidade científica.

E a sua filosofia acompanha o pensamento exotérico... Já lhe mostrei aqui que voce não tem idéia do que éciencia.

Isso porque em sua visão de realidade qualquer pensamento que ultrapasse a linha de conhecimento científico é fantasia.

Errado de novo.
Não estou falando de MINHA visão, estou falando da visão da comunidade científica, a qual é subestimada por voce, mesmo com tantos resultados que ela produz.

Sabe, você ainda se assemelha a um fanático
Voce não sabe nem a definição de fanático? É alguem que acredita em algo sem provas e mantem sua convicção mesmo contra os fatos, e ainda por cima se considera detentor de uma sabedoria que vai alem do conhecimento humano.
Ciencia=conhecimento humano...
Ou seja, voce é o fanático por aqui.

Enio, procure ENTENDER de verdade o que é ciencia, para sair deste discurso exotérico!

O ultimo parágrafo não vou nem comentar, pura bobagem...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #58 Online: 12 de Novembro de 2010, 14:42:48 »
É uma reflexão despreocupada em ser alguma coisa.

Tá com tempo livre, hein camarada? :hehe:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 19 de Novembro de 2010, 17:35:21 »
Essa é para o Ênio explicar segundo a filosofia enista.

http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2010/11/cao-vira-celebridade-na-australia-por-sentar-em-cadeira.html

Evidência de reencarnação?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #60 Online: 19 de Novembro de 2010, 22:18:10 »
O Enio abriu outro tópico para elucidar a sua "filosofia"?  :umm:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 19 de Novembro de 2010, 22:20:40 »
O Enio abriu outro tópico para elucidar a sua "filosofia"?  :umm:

sim.

:amira:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #62 Online: 20 de Novembro de 2010, 12:52:15 »
O cão sentado na cadeira não tem relação direta com a minha filosofia. Não acho que neste caso tenha algo a ver com espiritualidade. Um exemplo algo semelhante é daquela macaca que anda ereta, ao invés de usar os 4 membros para andar por causa de um problema que esta tinha. Talvez o cão consiga sentar na cadeira por algo que estaria alterado nele, que o permitiria sentar, fora o seu tamanho. Se bem que o caso é interessante.

Acho que estaria lucrando se um dos cães que tenho em meu apartamento conseguisse sentar. Seria como que lucrar com uma peça de circo.

Quanto à reencarnação, não. Pois eu uso a filosofia espírita como base e, de acordo com esta, o ser humano não encarna em corpos de animais. Não haveria utilidade alguma para um espírito mais adiantado reencarnar num organismo que nem é ao menos capaz de falar ou refletir sobre algo. E isso me parece fazer mais sentido do que a metempsicose (o homem reencarnar em animais e vegetais).
« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 12:54:24 por Enio »

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #63 Online: 20 de Novembro de 2010, 16:13:19 »
Quanto à reencarnação, não. Pois eu uso a filosofia espírita como base e, de acordo com esta, o ser humano não encarna em corpos de animais. Não haveria utilidade alguma para um espírito mais adiantado reencarnar num organismo que nem é ao menos capaz de falar ou refletir sobre algo. E isso me parece fazer mais sentido do que a metempsicose (o homem reencarnar em animais e vegetais).

Tenho as minhas dúvidas Enio...

Talvez um sujeito muito evoluído espiritualmente seja capaz de reencarnar em um planeta mais evoluído como Marte ou Júpiter mas opte reencarnar aqui na Terra em um corpo de algum animal com o intuito de ajudar pessoas que venham a ser donos do animal.  Talvez haja mecanismos pelos quais um indivíduo muito evoluído possa manter a capacidade de raciocínio mesmo estando em corpos inferiores.  Você estando perto de algum animal nunca sentiu que ele era mais do que aparentava ser?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 20 de Novembro de 2010, 17:32:59 »

Tenho as minhas dúvidas Enio...

Talvez um sujeito muito evoluído espiritualmente seja capaz de reencarnar em um planeta mais evoluído como Marte ou Júpiter mas opte reencarnar aqui na Terra em um corpo de algum animal com o intuito de ajudar pessoas que venham a ser donos do animal.  Talvez haja mecanismos pelos quais um indivíduo muito evoluído possa manter a capacidade de raciocínio mesmo estando em corpos inferiores.  Você estando perto de algum animal nunca sentiu que ele era mais do que aparentava ser?

Temos aqui no CC mesmo o incrível e espetacular caso de comunicação telepática entre o forista Lusitano e um cão selvagem ocorrido na África já discutido aqui à exaustão. Isso prova que o cão é um ser humano como outro qualquer, pelo menos do ponto de vista transmediúnico espirito-energético e holístico, ou seja, quântico.  ::)

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #65 Online: 20 de Novembro de 2010, 20:52:33 »
Os cães são mtos mais evoluidos que seres humanos, eles não casam, não tem sindicato, eles dão umazinha e pronto sem comprometimento.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #66 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:00:45 »
Temos aqui no CC mesmo o incrível e espetacular caso de comunicação telepática entre o forista Lusitano e um cão selvagem ocorrido na África já discutido aqui à exaustão.
To até com vergonha de perguntar, mas vamos lá.... Esse lance do Lusitano e do cão selvagem é só uma tiração de sarro, né? Só uma brincadeira não é mesmo?  :|
pelo menos do ponto de vista transmediúnico espirito-energético e holístico, ou seja, quântico.  ::)
:lol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:10:04 »
Temos aqui no CC mesmo o incrível e espetacular caso de comunicação telepática entre o forista Lusitano e um cão selvagem ocorrido na África já discutido aqui à exaustão.
To até com vergonha de perguntar, mas vamos lá.... Esse lance do Lusitano e do cão selvagem é só uma tiração de sarro, né? Só uma brincadeira não é mesmo?  :|
pelo menos do ponto de vista transmediúnico espirito-energético e holístico, ou seja, quântico.  ::)
:lol:

Esta aqui....tudo começou assim...
Citação de: Lusitano
...
Estava eu passando uma temporada de praia e campo, na ilha do Mussulo, junto à costa angolana, quando inadvertidamente, uma matilha de cães selvagens, que deambulava pela ilha, estabeleceu amizade comigo.

Num momento, em que eu estava estava sentado a admirar o fruto dum arbusto silvestre, e avaliando mentalmente, a possibilidade de me decidir a experimentar comê-lo, um dos cães, que estava ali perto, foi ao arbusto, tirou o fruto e veio muito gentilmente entregar-mo.

Fiquei profundamente surpreendido, com o ocorrido.

../forum/topic=20323.50.html#msg456823

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:20:33 »
Esta aqui....tudo começou assim...
Citação de: Lusitano
...
Estava eu passando uma temporada de praia e campo, na ilha do Mussulo, junto à costa angolana, quando inadvertidamente, uma matilha de cães selvagens, que deambulava pela ilha, estabeleceu amizade comigo.

Num momento, em que eu estava estava sentado a admirar o fruto dum arbusto silvestre, e avaliando mentalmente, a possibilidade de me decidir a experimentar comê-lo, um dos cães, que estava ali perto, foi ao arbusto, tirou o fruto e veio muito gentilmente entregar-mo.

Fiquei profundamente surpreendido, com o ocorrido.

../forum/topic=20323.50.html#msg456823

Por favor Giga, não o julgue mal.

Ele esqueceu de tomar a medicação justamente no dia em que (ele pensa que) ocorreu o ato de generosidade canina. :hihi:
Foto USGS

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #69 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:23:53 »
 :histeria:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #70 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:37:35 »
Talvez um sujeito muito evoluído espiritualmente seja capaz de reencarnar em um planeta mais evoluído como Marte ou Júpiter mas opte reencarnar aqui na Terra em um corpo de algum animal com o intuito de ajudar pessoas que venham a ser donos do animal.  Talvez haja mecanismos pelos quais um indivíduo muito evoluído possa manter a capacidade de raciocínio mesmo estando em corpos inferiores.  Você estando perto de algum animal nunca sentiu que ele era mais do que aparentava ser?
Teoricamente, o espírito preferiria encarnar no homem. Não adiantaria encarnar num cão, pois o cérebro deste não tem o mecanismo do raciocínio, e este não pode raciocinar como cachorro. As capacidades do espírito, no encarnado, ficam limitadas às capacidades do cérebro físico. Ou seja, de nada adiantaria encarnar como cão, pois este agiria e pensaria como cão, e não como uma pessoa generosa que quer ajudar os outros. Ainda acho mais proveitoso encarnar como homem e ajudar as pessoas como homem mesmo.

É possível um espírito superior encarnar num organismo de aspecto inferior, mas não lhe seria útil, como digo novamente, num organismo que, estando encarnado, só agirá conforme sua natureza animal pela programação de seu organismo. É o mesmo que nada! Ao menos o homem pensa com mais clareza e pode fazer uma gama de coisas mais do que um animal.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #71 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:50:17 »
Talvez um sujeito muito evoluído espiritualmente seja capaz de reencarnar em um planeta mais evoluído como Marte ou Júpiter mas opte reencarnar aqui na Terra em um corpo de algum animal com o intuito de ajudar pessoas que venham a ser donos do animal.  Talvez haja mecanismos pelos quais um indivíduo muito evoluído possa manter a capacidade de raciocínio mesmo estando em corpos inferiores.  Você estando perto de algum animal nunca sentiu que ele era mais do que aparentava ser?
Teoricamente, o espírito preferiria encarnar no homem. Não adiantaria encarnar num cão, pois o cérebro deste não tem o mecanismo do raciocínio, e este não pode raciocinar como cachorro. As capacidades do espírito, no encarnado, ficam limitadas às capacidades do cérebro físico. Ou seja, de nada adiantaria encarnar como cão, pois este agiria e pensaria como cão, e não como uma pessoa generosa que quer ajudar os outros. Ainda acho mais proveitoso encarnar como homem e ajudar as pessoas como homem mesmo.

É possível um espírito superior encarnar num organismo de aspecto inferior, mas não lhe seria útil, como digo novamente, num organismo que, estando encarnado, só agirá conforme sua natureza animal pela programação de seu organismo. É o mesmo que nada! Ao menos o homem pensa com mais clareza e pode fazer uma gama de coisas mais do que um animal.
Mas veja bem.... Talvez, exista um modo do espírito de uma pessoa encarnar em um cão e manter o raciocínio humano. Mesmo o cérebro físico de um cão sendo diferente talvez haja meios para que o raciocínio humano permaneça.....  digo isso porque como você bem sabe existem coisas que estão além da compreensão humana comum..... Talvez essa seja uma possibilidade ainda não revelada.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:56:13 »

Mas veja bem.... Talvez, exista um modo do espírito de uma pessoa encarnar em um cão e manter o raciocínio humano. Mesmo o cérebro físico de um cão sendo diferente talvez haja meios para que o raciocínio humano permaneça.....  digo isso porque como você bem sabe existem coisas que estão além da compreensão humana comum..... Talvez essa seja uma possibilidade ainda não revelada.

Sim. Além disso os cães são muito inteligentes. Veja o caso de Lassie, Rim-tim-tim e o velho Lobo do Vigilante Rodoviário. Outros animais também são igualmente humanos, como o golfilno Flipper, o cavalo Mr Ed e macaca Chita.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #73 Online: 21 de Novembro de 2010, 09:34:03 »
Os cães citados não são produção de filmagem? Cães muito inteligentes só em filme.

O cérebro do cão não teria a mesma organização neural do homem, portanto o cão pensaria diferente do homem. Quer dizer, o padrão de pensamento seria diferentes, pois a matriz cerebral é diferente. Se o espírito manteria o raciocínio humano, não sei, mas duvido disso. Não é só o espírito sozinho, mas quando encarnado, o cérebro é também um determinante na consciência.

Quer dizer, que quando encarnado, se vive em função do cérebro, apesar da sede da consciência ser a alma. Melhor dizendo, quando se encarna, o espírito e cérebro é como se fossem um só, mas depois da desencarnação, só sobra a alma, com as experiências vividas acumuladas nela. E como o espírito e cérebro se combinam, então acho mesmo improvável que um cão seja capaz de pensar como um homem.

Um poodle teria a inteligência de uma criança de 3 ou 5 anos. Não mais que isso. Ou seja, com este nível de inteligência, o cão só teria um nível de raciocínio (se é que tem esta capacidade) muito inferior do homem adulto.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #74 Online: 21 de Novembro de 2010, 10:10:18 »
Mas veja bem.... Talvez, exista um modo do espírito de uma pessoa encarnar em um cão e manter o raciocínio humano. Mesmo o cérebro físico de um cão sendo diferente talvez haja meios para que o raciocínio humano permaneça.....  digo isso porque como você bem sabe existem coisas que estão além da compreensão humana comum..... Talvez essa seja uma possibilidade ainda não revelada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!