Autor Tópico: Filosofia do Enio  (Lida 16465 vezes)

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Re: Filosofia do Enio
« Resposta #75 Online: 21 de Novembro de 2010, 11:07:40 »
Todos sabemos que usamos apenas 10% dos nossos cérebros, o mesmo deve ocorrer com os cães. Um espírito avançado poderia reencarnar em cachorro e usar toda a capacidade cerebral deste, alcançando níveis de raciocínio próximos aos do homem.

Outra possibilidade: Um espírito muito avançado, mas muito arrogante, poderia reencarnar em um ser inferior para que tenha uma lição de humildade.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 21 de Novembro de 2010, 17:48:50 »
Este tópico é surreal!
Foto USGS

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #77 Online: 21 de Novembro de 2010, 21:51:24 »
Teoricamente, o espírito preferiria encarnar no homem. Não adiantaria encarnar num cão, pois o cérebro deste não tem o mecanismo do raciocínio, e este não pode raciocinar como cachorro. As capacidades do espírito, no encarnado, ficam limitadas às capacidades do cérebro físico. Ou seja, de nada adiantaria encarnar como cão, pois este agiria e pensaria como cão, e não como uma pessoa generosa que quer ajudar os outros. Ainda acho mais proveitoso encarnar como homem e ajudar as pessoas como homem mesmo.

exato, tambem não adiantaria nada reencarnar como deficiente mental de altíssimo grau, este não tem capacidade de raciocínio e é alheio ao meio ambiente, e não pode raciocinar. Dessa forma concluímos que deficientes mentais não tem espírito, pois não se pode reencarnar em seres que não raciocinam como humanos...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 21 de Novembro de 2010, 22:34:43 »
Leia

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/psicologia/psicologia_trabalhos/meninoselvagem.htm

Aonde estava o "espírito" durante a fase de vida selvagem?

Explica aí Dr. Ênio.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #79 Online: 21 de Novembro de 2010, 23:03:09 »
Este tópico é surreal!

Come float with me
watch the feathering grass a long way down
as the wind's fingers make a dance

The breeze in our face
the breath of the air
a falling dream

My soul is the earth
my thoughts are the stars
the sun is my awareness
come float with me
somewhere we have never travelled
come float with me........me and my iggy friend

She follows me
In the hush of night
Her arms they hide
But hold me tight
“Your home is near”,
I heard her say
I smile and rest
and wait for day

http://www.etsy.com/listing/11376102/come-float-with-me-italian-greyhound

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 21 de Novembro de 2010, 23:45:18 »

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #81 Online: 21 de Novembro de 2010, 23:48:48 »
Este tópico é surreal!
Exatamente.

Surrealismo na Arte

O Surrealismo destacou-se nas artes, principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que procuravam expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional. Entre seus métodos de composição estão a escrita automática.

Escrita automática

Escrita automática é o processo de produção de material escrito que objetiva evitar os pensamentos conscientes do autor, através do fluxo do inconsciente. É um método de escrita criado pelos dadaístas, mais especificamente pelo posterior líder do movimento surrealista, André Breton, no ano de 1919 ou por Tristan Tzara. Ou seja, para a literatura, se trata somente de um método literário defendido, principalmente, pela vanguarda surrealista [1].

Através da escrita automática o eu do poeta se manifestaria livremente de qualquer repressão da consciência e deixaria crescer o poder criador do homem fora de qualquier influxo castrante. Seu propósito é vencer a censura que se exerce sobre o inconsciente, libertando-o através de atos criativos não programados e sem sentido imediato para a consciência, os quais escapam à vontade do autor [2].

O primeiro livro produzido por escrita automática foi "Os campos magnéticos"(1921), de André Breton e Philippe Soupault, e suas raízes se encontram na poesia em prosa de Rimbaud e Lautréamont e na poesia, mais remota, de William Blake.

No Brasil, a escrita automática chegou ainda nos anos 20 daquele século, através de Prudente de Morais Neto e Sérgio Buarque de Holanda[3].

Os espiritualistas kardecistas também batizaram de escrita automática a sua forma de escrever de maneira inconsciente, relacionada à psicografia, na qual supostamente receberiam mensagens de espíritos, estando já a terminologia "escrita automática" em desuso entre estes.
Podem perceber que a escrita do Enio no fCC é totalmente automática, chegando a flodar inconscientemente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #82 Online: 21 de Novembro de 2010, 23:57:20 »
Caramba, vcs tem mesmo senso de humor!

Mas veja bem.... Talvez, exista um modo do espírito de uma pessoa encarnar em um cão e manter o raciocínio humano. Mesmo o cérebro físico de um cão sendo diferente talvez haja meios para que o raciocínio humano permaneça.....  digo isso porque como você bem sabe existem coisas que estão além da compreensão humana comum..... Talvez essa seja uma possibilidade ainda não revelada.
Talvez, mas eu duvido desta possibilidade. Pois seria mais proveitoso nascer como homem, e não como cão. E mantenho este raciocínio meu.

Esse negócio de usar 10% do cérebro humano pode não ser uma verdade. Há alguns que defendem isso, mas outros argumentam contra. Se usássemos só 10%, então a maior parte do nosso cérebro estaria sem função, o que não é observado em exames neurais, em que praticamente todo o cérebro é acessível ao pensamento. O que poderia ocorrer é não usarmos parte do potencial do nosso cérebro (e não da área deste), daí sim poderia aceitar esta teoria.

Mas no caso do cão, realmente não sei. E qualquer afirmativa é só uma hipótese. Não se sabe se o cão pode vir a pensar como homem.

O deficiente mental, assim como todo ser vivo, teria sua alma. De acordo com espíritas, se nasce assim por conta de resgate cármico. Há relatos de desencarnados que pedem para nascer assim!  :o Todo ser vivo teria sua contraparte extrafísica, até mesmo uma bactéria. Qualquer organismo que metabolize de alguma forma. Há uma teoria chamada espírito-grupo, em que o espírito em seu início seria uma coisa coletiva, mas que com o tempo vai ganhando individualidade. Mas isso é incerto entre espiritualistas. Foi Blavatsky que deu essa idéia. É só uma hipótese.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 22 de Novembro de 2010, 00:08:35 »
Não se sabe se o cão pode vir a pensar como homem.

E as cachorras podem vir a pensar?  :( 

Responde aí Dr. Ênio.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #84 Online: 22 de Novembro de 2010, 00:09:38 »
Posso talvez floodar de forma inconsciente pra vocês, mas tenho meu raciocínio. O surrealismo é o contrário do que defendo, pois enfrenta o raciocínio. Já eu mantenho um raciocínio próprio, e não o popular. Se é bullshit pra vocês, entendo, mas isso não mudará a minha forma de pensar. E acontece que o meu padrão de raciocínio é diferente, talvez por causa disso possa parecer estar floodando, quando na verdade não tenho esta intenção. Seria então o meu raciocínio inconsciente?

Ou talvez pareça estar floodando pela minha própria forma de me expressar, que talvez seja diferente da de vocês. Talvez porque tenho mais tendência a ser monólogo mesmo...

No caso da escrita automática, não acho que seria sempre produto do inconsciente. Isso principalmente em relação a conteúdos objetivos de certas obras. Objetivos demais para ser algo surreal, inconsciente. Ainda mais em casos de adivinhações mediúnicas. Não teria como se poder adivinhar se a causa é o nosso inconsciente. Exceto quando se trata de premonição.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #85 Online: 22 de Novembro de 2010, 00:10:13 »
Como disse, assim como cachorros, talvez não, em cima do que acabei de mencionar.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 22 de Novembro de 2010, 01:49:24 »
Ênio, sai desse corpo pois ele não lhe pertence. Volte para o lugar de onde você veio.

Crux sancta sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
    Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
    Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 22 de Novembro de 2010, 11:29:50 »
Deu corda...
Bobeatus ud enrabatus est...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #88 Online: 22 de Novembro de 2010, 12:41:00 »
Não adianta... glossolalia não vai funcionar em mim. Se este meu corpo não me pertence, então a quem pertence?  :twisted:

Crux sancta sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas
Bobeatus ud enrabatus est...

:histeria: :histeria: :histeria:

Falando sério agora, isso é hilário! Já vi alguns vídeos na internet de pastores fazendo sessão de descarrego e aí, é muito engraçado. Eu já até coloquei alguns destes vídeos no meu orkut!

Vai um vídeo aí.
feature=related

feature=related Esse vídeo mostra o que uma religião pode fazer na sua cabeça. Em certas pessoas a religião, a crença num salvador externo a nós mesmos pode nos levar a um estado de desequilíbrio mental completo, gerando fanatismo, agressividade e intolerância. feature=related Esse outro mostra um caso semelhante. feature=related é mais um caso.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #89 Online: 11 de Dezembro de 2010, 23:52:50 »
Quanto ao relato de Mozart estar agora morando em uma casa em Júpiter... Tá, não foi provado que pode haver vida em gigantes gasosos, porém Carl Sagan sugestionou que Júpiter pode ter material orgânico em sua atmosfera e a vida se formar nas camadas mais no interior da atmosfera, sob uma pressão mais elevada, e onde haveriam a presença de voláteis que poderiam se liquefazer dentro de estruturas moleculares e celulares. Mas para haver vida complexa num gigante gasoso, os organismos teriam que ter um corpo que os permitisse ficar flutuando na atmosfera, como um balão.

Como a maior parte do ar é hidrogênio, então ter hidrogênio aquecido dentro do corpo permitiria estes organismos flutuarem até uma certa altitude (conforme a temperatura do hidrogênio dentro do corpo). Quanto ao conceito casa em Júpiter, não seria uma casa como uma terrestre, mas ao estilo dos habitantes de lá, quer dizer, provavelmente esta "casa" seria uma espécie de colônia que, assim como os organismos, ficaria flutuando no ar por ter gás aquecido em seu interior.

No caso de Vênus, é mais complexo pois: Ou as sondas registraram errado a temperatura de Vênus, ou então haveria vida complexa em Vênus... num universo paralelo (neste caso estaria recorrendo à teoria do multiverso). Ou seja, poderia haver um Vênus que tivesse vida como a Terra, e talvez também vida nesta Terra alternativa, ou esta ser gelada, ou até como Vênus. Mas isso também ainda não foi provado.

Portanto tanto a vida em Júpiter quanto em Vênus num universo paralelo fica no campo da especulação.

Quanto à minha "fé" nos fenômenos espíritas... bem, antes eu me baseava somente nestes fenômenos, mas agora me refinei mais e agora o que mais me faz considerar a possibilidade de seja a vida após a morte ou tais fenômenos (não os feitos por charlatões) ocorrerem está mais no campo filosófico. Mas esta filosofia que eu mesmo estou sintetizando tem alguns elementos diferentes da espírita, como o monismo, ao invés do dualismo, por exemplo, em se tratar Deus não como entidade ou consciência, mas um mecanismo primário baseado numa "substância" primária e na consciência não como causa, mas efeito de um mecanismo transcendente.

Não vou ficar aqui tentando provar tais fenômenos, já que o meu foco agora é mais filosófico do que empírico de fato. Aliás, não é da filosofia que nascem os conceitos que as diversas ciências usam? Portanto penso que se é para falar de conceitos e do sobrenatural, deve-se primeiro recorrer à filosofia, e só depois ao empirismo, que provavelmente também veio da filosofia.

E como espiritualidade é uma coisa que, para a nossa percepção nos parece abstrata e imaterial, então o ideal é partir para filosofia. De que adianta ficar falando, em empirismo, de coisas que transcendem aquilo que nos é tangível? É por isso que tudo só acaba terminando só em refutação e ridicularização. Para mim, falar em espírito é mais para filosofia do que para ciência de fato. Poderia até mencionar conceitos científicos na filosofia, mas me focar mais no pensamento filosófico do que empírico.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2010, 23:58:01 por Enio »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 11 de Dezembro de 2010, 23:57:46 »
Resumindo, poderia até haver alguma forma de vida em Jupter ou outro planeta gasoso, mas achar que Mozart está morando em uma linda casa lá é ridículo, ou seja, Rivail falou m#$%@ das grandes de novo, assim como a existencia de espiritos e reencarnação.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #91 Online: 12 de Dezembro de 2010, 00:00:35 »
E quem disse que essa casa é linda? Bonito e feio não existem, são só impressões da psique. Ou seja, se algum espírito falou que essa casa é linda, isso depende do que é esse lindo de fato. Seria lindo para nós, ou somente para os habitantes? Mas sinceramente não acho que seja uma casa fixada no chão, como aqui na Terra, visto que Júpiter é um mundo gasoso e, como disse, tal "casa" seria ou estaria numa colônia flutuante. Colônia esta que seria, assim como os organismos, um gigantesco organismo flutuante, uma "carne" flutuante.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 12 de Dezembro de 2010, 00:03:55 »
Ênio,

Essa sua teoria é xarope. Não serve prá p* nenhuma. Completamente furada seja filosoficamente ou empiricamente. Melhor você estudar mais e parar de dizer bobagens.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 12 de Dezembro de 2010, 00:04:49 »
E quem disse que essa casa é linda? Bonito e feio não existem, são só impressões da psique. Ou seja, se algum espírito falou que essa casa é linda, isso depende do que é esse lindo de fato. Seria lindo para nós, ou somente para os habitantes? Mas sinceramente não acho que seja uma casa fixada no chão, como aqui na Terra, visto que Júpiter é um mundo gasoso e, como disse, tal "casa" seria ou estaria numa colônia flutuante. Colônia esta que seria, assim como os organismos, um gigantesco organismo flutuante, uma "carne" flutuante.

Bebeu?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 12 de Dezembro de 2010, 00:07:43 »
Enio, voce só misturou teorias razoáveis de cientistas de verdade com bobagens imaginadas por voce e encheu linguiça sem dizer nada.

Voce não consegue ser objetivo, eu sei, pois assim ficamuito óbvio as falácias de sua crença new-age.

Voce não acrescentou NADA ao fato constatado que o Rivail inventou um monte de merd#$, (ele mesmo descreveu essa linda casa). Esse Kardec era racista e escreveu um monte de bobagens, como voce pode constatar se ler os tópicos nesteforum a respeito. Faça isso para parar de pagar mico, não vou ficar repetindo o que já foi dito em todo o forum

Refute, apresente evidencias e guarde seus achismos para voce... Não me darei ao trabalho de refutar falácias e suspertições já refutadas aqui.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 12 de Dezembro de 2010, 01:09:35 »
E quem disse que essa casa é linda? [...]
Bebeu?

É claro que não.

Só esqueceu de tomar a medicação! :biglol:
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 12 de Dezembro de 2010, 01:19:00 »
Pessoal, tava pensando ca qui com meus botões.

Se o cara fala uma groselha dessas, há comunicação possível e razoável com ele??
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 12 de Dezembro de 2010, 01:20:30 »

Se o cara fala uma groselha dessas, há comunicação possível e razoável com ele??

Eu prefiro pensar na hipótese de que ele é um tremendo gozador.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 12 de Dezembro de 2010, 01:24:51 »

Não.

Esperava que ele respondesse com um post de 237 parágrafos explicando os prós e contras de teclar bêbado. Típico.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 12 de Dezembro de 2010, 01:25:36 »

Eu prefiro pensar na hipótese de que ele é um tremendo gozador.

Geo, você é um otimista. :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!