Falaram brevemente antes, será que vão ir para outras favelas? A Rosinha, por exemplo? Quais outras que existem que são problemáticas?
Rocinha. E há centenas de favelas problemáticas. E olha que o governo nem começou a afrontar as milícias ainda. Acho que agora eles vão dar um tempo, é preciso consolidar os territórios tomados.
Uns 200 saíram correndo duma das Vilas. Haviam outros 300 no Alemão.
Esses caras são mais rápidos que ratos...
Será que vão deixar quieto?
Não estariam programando um retorno?
Bem que eu não seria contra o Bope atacar a
Rosinha. Realmente o Complexo do Alemão é apenas uma parcela das favelas dominadas no Rio, é ponto positivo que tenha sido escolhida uma favela da Zona Norte pobre do Rio e não mais uma favela da Zona Sul como vinham sendo escolhidas até agora. Acho importante que se mantenha o foco no Alemão, mas só por enquanto mesmo. Grande parte destes traficantes já estavam migrando, se instalando em áreas onde o tráfico não era tão forte ou nem existia (como onde eu moro, por exemplo) e com certeza esta reogarnização geopolítica do tráfico vai prosseguir.
Se demorarem muito para ampliar o ataque acho que o esforço desta semana se perde completamente.
O território foi declarado como "dominado". Agora é pegar os caras.
E a propósito, o pessoal de DDHH não está silencioso -- só que os jornais não estão dando trela. Estou acompanhando um cara que eu respeito, o Marcelo Freixo, que está apoiando a operação enquanto constantemente alerta que ela não pode ser um fim em si mesmo. O que não é diferente do que estamos dizendo aqui.
Isso a gente vê. Eles agora estão defendendo o óbvio e vão seguir a linha de pensamento da maioria, da mesma forma a OAB mudou o discurso e disse que puniria os advogados do Marcinho VP porque a advocacia não pode ser manchada por maus profissionais.
Mas até agora, não apareceu um dizendo que a polícia está cometendo abusos, que os presos não estão sendo tratados dignamente (mesmo sendo carregados feito porcos) e as babaquices de sempre.
Mas quando a coisa esfriar, eles vão aparecer babando em cima da situação.
Agora a pouco o sujeito do Bope convidado pela Globo (é o tal cap. Nascimento? Não faço a mínima) disse que a população (das favelas tomadas) estava respondendo melhor à operação porque
pela primeira vez o tratamento tem sido respeitoso e houve um cuidado especial com a vida de inocentes e isso não foi nenhum "defensor dos direitos humanos dos bandidos" que disse. Foi um colega de farda seu, que conhece mais do que qualquer de nós os métodos da polícia do Rio.
Talvez enfim, os odiosos defendores dos direitos humanos (como o Freixo) só tenham ficado tão calados esta semana porque suas reclamações tinham fundamento.