Um consumidor não tem relação de identidade com um cidadão, embora seja este o seu desejo. A cidadania inclui uma percepção de mundo muito mais ampla do que obter vantagens econômicas e ou prazeres como um consumidor.
Nela estão contidos, por exemplo, os desejos de uma relação harmônica com o meio-ambiente e com o seu próximo e não somente uma mera e contínua "batalha" por melhores preços e qualidades de produtos ou serviços.
Não é por acaso que os biomas mais devastados estão justamente nos "países mais capitalistas" e, infelizmente, é lamentável constatar que os países ditos "pobres" querem navegar pelo mesmo canal que leva aos rochedos onde está a sereia (capitalismo autoregulado).
O consumidor é o cidadão meu caro.
Não. O consumidor é que é, também, um cidadão.
A sua insistência em querer coincidir consumidor com cidadão não se sustenta.
Não existe liberdade sem capitalismo,...
Não existe liberdade sem livre escolha, incluindo a forma de organização social e de modelo de produção.
O EUA entre 1776 e 1865 era capitalista e escravocrata. Então...
as maiores tragedias humanas se deram justamente onde o capitalismo foi eliminado. O Socialismo sozinho levou mais de 100 milhões a morte.
Não abuse anarcapitalista.
O capitalismo, na sua fase Mercantilista e associada às grandes navegações, ceifou mais de 40 milhões de vidas em um período que a população mundial não ultrapassava 550 milhões de pessoas.
Quase todos os conflitos ocorridos desde então tiveram como pano de fundo a disputa pela hegemonia entre Estados Nacionais, frequentemente sob os auspícios dos grandes capitalistas agrícolas, industriais e financeiros. Quantos pereceram nestas contendas? E quem realmente se beneficiou?
E as economias escravizadas pelo governo não são um bom exemplo de como o "livre mercado" é ruim ao meio ambiente... principalmente pelos fartos exemplos de governos fazendo bobagem e favorecendo empresas poluidoras.
Uau!
Então a poluição é de responsabilidade e culpa somente do Estado?
As empresas nunca tiveram a intenção de poluir, e só o fizeram porque foram coagidas pelo Estado?
Que interpretação pitoresca!
Eu não conheço um só exemplo, desde o alvorecer do capitalismo industrial, de alguma empresa que tenha protagonizado voluntariamente um ato de preservação do meio-ambiente antes da aprovação das legislações ambientais pelo Estado, sob pressão de porções mais esclarecidas da sociedade.
Voce conhece algum exemplo? E se não conhecer, voce consegue me explicar o porque?
Eu acho que já sei qual será a explicação.
As empresas que estão ai, são justamente as que sobrevivem as regras criadas pelos atuais governos escravagistas.
Então basta implantar um sistema capitalista total e...
voilá, a humanidade e as empresas renascerão intelectual e moralmente, agora em um padrão jamais imaginado pela raça humana.
Desculpe, mas não há nenhuma evidência que indique que ocorreria tal mudança comportamental. Então isto não é uma conclusão científica e sim
wishful thinking.