Um fóssil é uma estrutura reliquiar, preservada, de algo que já existiu. Então, quando alguém escreve sobre um "fóssil" do Big Bang, como é o caso da radiação de fundo, significa claramente que é algo posterior, ou no máximo, tardio ao evento principal de expansão.
Alguns cientistas pensam que o fim da linha chegou e passam a afirmar que antes do bigbang não existia nada para favorecer outros vazios do nada através de outros big-bang.
Caro Realidade.
A "existência" de algo antes do
Big Bang não está em questão para mim, pois a própria singularidade inicial já é "algo". Deste modo, o conceito metafísico de "nada ontológico", concebido para dar sustento à crença em deus, é, ao meu ver, inaplicável, pois que nunca existiu.
Eu acredito que esta grande explosão não existiu a partir de um único ponto e sim de vários pontos do cosmo onde a temperatura estaria tão alta o que ocasionaria várias explosões subatômicas. Este exemplo de alguns cientistas coloca abaixo a teoria de que nada existia antes do big-bang.
Quais são as evidências físicas e cosmológicas que indicam que houve uma "multi-explosão" na formação do Universo?
Sim, o Big Bang é uma teoria cosmológica e ele nunca será uma "verdade", pois que isto não é um conceito científico.
A ciencia trabalha sim com intuito de processar as verdades desde que elas sejam provadas. Uma teoria por exemplo não pode ser tida como verdade pelo fato de ainda não ser provado.
A Ciência tem como escopo principal o entendimento dos processos naturais, ou seja, como funciona a natureza, exemplo visceral, senão único, de realidade objetiva. Ela não busca "verdades".
Uma teoria jamais será "provada" por dois motivos. O primeiro é que uma 'prova' se dá apenas no campo da lógica e da matemática e o segundo é que a Teoria é uma estrutura do conhecimento científico cuja função simultânea é a de explicar um conjunto de fenômenos observados e a de fazer previsões que possam ser verificadas. Em outras palavras, ela jamais poderá ser "provada", mas sim corroborada. E se isto não for possível, ela terá de ser refeita ou abandonada.
Voce erra ao dizer que o BIG-BANG nunca será uma verdade, pois se ela for provada entrará no livro das verdades da ciencia.
Como eu acabei de explicar, uma Teoria Científica jamais será provada.
E não existem "livros de verdades da ciência".
Não se esqueça que já foi provado que o SOL é o centro do nosso sistema solar. Portanto a ciencia trabalha com as verdades.
Não foi 'provado'. Foi demonstrado empiricamente. E o Sol não é O centro do Sistema Solar. Ele é UM dos centros, pois as órbitas são elípticas, e como tais possuem dois centros (Primeira Lei de Kepler).