Autor Tópico: Poderia a espiritualidade ser composta de antimatéria?  (Lida 38449 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Re: Mais um passo no estudo da antimatéria
« Resposta #75 Online: 28 de Dezembro de 2010, 10:33:41 »
Justamente para estudar o que aconteceu imediatamente depois do big bang.
E para isto é preciso se conhecer o que aconteceu antes.

Não, não é. Com teoria quântica de campos e alguma teoria de espalhamento, dá pra entender os processos a partir dos dados experimentais. Ou seja, "tocar o filme ao contrário".  Na verdade, foi exatamente assim que se chegou à ideia de big bang.

Não queira ensinar o missário ao pároco.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 28 de Dezembro de 2010, 10:34:10 »
Antes que eu me esqueça: :parede:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 28 de Dezembro de 2010, 10:37:44 »
Eu avisei, cavando uma lacuna para enfiar deus...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 28 de Dezembro de 2010, 13:23:06 »
Não entendo desta forma. E para que falam em fósseis do big bang?

Um fóssil é uma estrutura reliquiar, preservada, de algo que já existiu.

Então, quando alguém escreve sobre um "fóssil" do Big Bang, como é o caso da radiação de fundo, significa claramente que é algo posterior, ou no máximo, tardio ao evento principal de expansão.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 28 de Dezembro de 2010, 13:31:14 »
Sim, meu amigo mas isto não impede que se busque a real resposta para a origem do big bang.
Se concentrar apenas depois do bing bang não é uma realidade que irá descansar a ciencia.

Todos os físicos cosmólogos gostariam de saber como era fisicamente (se é que era!) antes do Big Bang.

Milhões de dolares foram gastos com a construção do acelerador que irá dar respostar para o que aconteceu para a origem do bigbang. Voce sabe que o bigbang é uma teoria. Ainda precisam ir mais longe para se concretizar com uma verdade.

Sim o Big Bang é uma teoria cosmológica e ele nunca será uma "verdade", pois que isto não é um conceito científico.
Foto USGS

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #80 Online: 29 de Dezembro de 2010, 08:02:24 »
Não, não é. Com teoria quântica de campos e alguma teoria de espalhamento, dá pra entender os processos a partir dos dados experimentais. Ou seja, "tocar o filme ao contrário".  Na verdade, foi exatamente assim que se chegou à ideia de big bang.
Não queira ensinar o missário ao pároco.
Antes que eu me esqueça: :parede:
Bota cabeça dura nisto...
http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_125694.shtml
grande mistério agora é outro: o que havia antes do big-bang? "Para Einstein, só existia o nada. Mas, segundo a mecânica quântica, é possível criar novos espaços-tempos. Isso significa que pode ter havido alguma coisa", diz o físico Élcio Abdalla, da USP. Nesse ponto, a discussão começa a tornar-se cada vez menos científica e parece até voltar a um estágio anterior aos gregos, quando os mitos explicavam todo o Universo. Para a ciência deste começo de século 21, parece um fim de linha. Mas esses obstáculos são sempre provisórios. Ninguém pode afirmar com certeza que o modelo do big-bang - apesar de ser incrivelmente preciso na descrição do que aconteceu com o cosmo - nunca será superado.
Não me faça ser cabeça dura para não deixar de compreender que os cientistas querem ir além do bigbang.
Conheço histórias de alunos que corrigem até professores.  :ok:

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #81 Online: 29 de Dezembro de 2010, 08:12:47 »
Eu entendi que você acha que pode existir formas de vida que não produzem calor (???) e por isso os físicos não conseguem detectar. E que Deus e o mundo espiritual seriam a antimatéria. É isso?
Observe bem: Quando estou falando de antimatéria idealizo a comparação com todas as partículas subatômicas que possuía o cosmo antes que a matéria existisse. A ciencia sabe que mais de 70% pertencem as energias cósmicas, enquanto que apenas 5% constituem a matéria. Se observar a fundo verá que o nosso cérebro possui uma função de mais de 99% de nossas atividades energéticas vitais, enquanto que o restante do corpo se aplica a matéria bruta.
Chega-se a conclusão que nós na verdade somos mais energias do que matéria propriamente dita.
Pelo fato de nossa capacidade mental através de impulsos elétricos fornecerem respostas para muitos questionamentos isso me leva a crer que possa existir algo além da matéria num estado puro de energia.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #82 Online: 29 de Dezembro de 2010, 08:18:46 »
Eu avisei, cavando uma lacuna para enfiar deus...
Eu avisei que ele ía voltar.
E que problema mental voce tem para tentar retirar de mim meus pensamentos?
E o que isto contraria a ciencia nas verdades em que estou falando?
Acreditar em algo é prova de algo ou alguma afirmação provada?
Chego a pensar que voce tem um certo incômodo pelas pessoas que aparecem em sites céticos afirmando que Deus possa existir.
Uso da ciencia para acreditar em Deus apesar de eu não poder provar nada. Entendeu ou não?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #83 Online: 29 de Dezembro de 2010, 08:31:23 »
Então, quando alguém escreve sobre um "fóssil" do Big Bang, como é o caso da radiação de fundo, significa claramente que é algo posterior, ou no máximo, tardio ao evento principal de expansão.
Alguns cientistas pensam que o fim da linha chegou e passam a afirmar que antes do bigbang não existia nada para favorecer outros vazios do nada através de outros big-bang.
Eu acredito que esta grande explosão não existiu a partir de um único ponto e sim de vários pontos do cosmo onde a temperatura estaria tão alta o que ocasionaria várias explosões subatômicas. Este exemplo de alguns cientistas coloca abaixo a teoria de que nada existia antes do big-bang.

Sim o Big Bang é uma teoria cosmológica e ele nunca será uma "verdade", pois que isto não é um conceito científico.
A ciencia trabalha sim com intuito de processar as verdades desde que elas sejam provadas. Uma teoria por exemplo não pode ser tida como verdade pelo fato de ainda não ser provado.
Voce erra ao dizer que o BIG-BANG nunca será uma verdade, pois se ela for provada entrará no livro das verdades da ciencia.
Não se esqueça que já foi provado que o SOL é o centro do nosso sistema solar. Portanto a ciencia trabalha com as verdades.  :ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 29 de Dezembro de 2010, 08:59:37 »
Um fóssil é uma estrutura reliquiar, preservada, de algo que já existiu. Então, quando alguém escreve sobre um "fóssil" do Big Bang, como é o caso da radiação de fundo, significa claramente que é algo posterior, ou no máximo, tardio ao evento principal de expansão.
Alguns cientistas pensam que o fim da linha chegou e passam a afirmar que antes do bigbang não existia nada para favorecer outros vazios do nada através de outros big-bang.

Caro Realidade.

A "existência" de algo antes do Big Bang não está em questão para mim, pois a própria singularidade inicial já é "algo". Deste modo, o conceito metafísico de "nada ontológico", concebido para dar sustento à crença em deus, é, ao meu ver, inaplicável, pois que nunca existiu.

Eu acredito que esta grande explosão não existiu a partir de um único ponto e sim de vários pontos do cosmo onde a temperatura estaria tão alta o que ocasionaria várias explosões subatômicas. Este exemplo de alguns cientistas coloca abaixo a teoria de que nada existia antes do big-bang.

Quais são as evidências físicas e cosmológicas que indicam que houve uma "multi-explosão" na formação do Universo?

Sim, o Big Bang é uma teoria cosmológica e ele nunca será uma "verdade", pois que isto não é um conceito científico.
A ciencia trabalha sim com intuito de processar as verdades desde que elas sejam provadas. Uma teoria por exemplo não pode ser tida como verdade pelo fato de ainda não ser provado.

A Ciência tem como escopo principal o entendimento dos processos naturais, ou seja, como funciona a natureza, exemplo visceral, senão único, de realidade objetiva. Ela não busca "verdades".

Uma teoria jamais será "provada" por dois motivos. O primeiro é que uma 'prova' se dá apenas no campo da lógica e da matemática e o segundo é que a Teoria é uma estrutura do conhecimento científico cuja função simultânea é a de explicar um conjunto de fenômenos observados e a de fazer previsões que possam ser verificadas. Em outras palavras, ela jamais poderá ser "provada", mas sim corroborada. E se isto não for possível, ela terá de ser refeita ou abandonada.

Voce erra ao dizer que o BIG-BANG nunca será uma verdade, pois se ela for provada entrará no livro das verdades da ciencia.

Como eu acabei de explicar, uma Teoria Científica jamais será provada.

E não existem "livros de verdades da ciência".

Não se esqueça que já foi provado que o SOL é o centro do nosso sistema solar. Portanto a ciencia trabalha com as verdades.  :ok:

Não foi 'provado'. Foi demonstrado empiricamente. E o Sol não é O centro do Sistema Solar. Ele é UM dos centros, pois as órbitas são elípticas, e como tais possuem dois centros (Primeira Lei de Kepler).
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2010, 09:15:02 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #85 Online: 29 de Dezembro de 2010, 09:09:50 »
Mais uma pergunta: Já foi provado que a terra possui um satélite?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #86 Online: 29 de Dezembro de 2010, 09:12:02 »
Caro Realidade.
A "existência" de algo antes do Big Bang não está em questão para mim, pois a própria singularidade inicial já é "algo". Deste modo, o conceito metafísico de "nada ontológico", concebido para dar sustento à crença em deus, é, ao meu ver, inaplicável, pois que nunca existiu.
Voce não pensa como a ciencia.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 29 de Dezembro de 2010, 09:18:39 »
E que problema mental voce tem para tentar retirar de mim meus pensamentos?
Ad hominem...

E o que isto contraria a ciencia nas verdades em que estou falando?
Apenas observei que voce está claramente "cavanto" alguma lacuna para tentar enfiar seu conceito de deuses nela, mas está tendo certa dificuldade, pois não entende quase nada do assunto e tem feras em física aqui, como o Snow.

Acreditar em algo é prova de algo ou alguma afirmação provada?
Claro que não, voce não leu o link sobre metodo científico que lhe postei? Por isso sua crença em deuses não se "encaixa" nas teorias fisicas, falta absoluta de provas.

Chego a pensar que voce tem um certo incômodo pelas pessoas que aparecem em sites céticos afirmando que Deus possa existir.
De modo algum, tenho familiares que afirmam que deuses existem. O que me incomoda, e isso eu já deixei claro, é a arrogancia de religiosos em querer que acreditemos neles só porque eles querem e sem absolutamente nenhuma evidencia lhes suportando.
Tambem me incomoda a maneira como voce polui os tópicos com falácias já batidas e adota uma postura de desonestidade intelectual fazendo de conta que não foi refutado e enrolando ad infinitum como se o fato de voce estar enrolando até agora representasse algum tipo de "vitória" no debate.

Uso da ciencia para acreditar em Deus apesar de eu não poder provar nada. Entendeu ou não?
Claro! Voce faz interpretações parciais da ciencia e ignora convenientemente o que não lhe interessa para tentar provar para si mesmo sua crença, isso é óbvio e muito mais comum que voce pensa!
Existem muitos que usam a mesma estratégia para "provar"  que a Terra é oca, que saci, fadas e duendes existem, etc.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 29 de Dezembro de 2010, 09:41:02 »
Caro Realidade.

Voce não pensa como a ciencia.

Não concordo, meu caro Realidade.

A Ciência reconhece que a "existência", como um evento delimitado no espaço e no tempo, tem sentido a partir do surgimento deste Universo. Assim sendo não há sentido em se falar de um evento antes do Big Bang para o Universo como o conhecemos hoje.

Mas se tudo o que constitui o Universo estava reunido em um só ponto cujas propriedades físicas não são conhecidas é necessário que, intuitivamente, se aceite que havia "algo" antes do evento que veio a formar o nosso Universo. E a Ciência busca explicações para isto por meio de especulações como as hipóteses 'M' e os 'Multiversos'.
Foto USGS

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #89 Online: 29 de Dezembro de 2010, 11:19:39 »
Contini anda mordido por alguma cobra.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #90 Online: 29 de Dezembro de 2010, 11:21:35 »
E isto mudará o conceito científico?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 29 de Dezembro de 2010, 11:33:36 »

Não, não mudará. Por isso nào será como vc achar/quer que ele seja.

Já clicou no link da minha assinatura hoje?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 29 de Dezembro de 2010, 16:10:58 »

Na verdade não. Não há a necessidade de provar isso, ainda que a Terra não tenha apenas um único satélite hoje (na verdade encontra-se em formação um anel como o de Saturno).

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 29 de Dezembro de 2010, 16:21:12 »
Contini anda mordido por alguma cobra.
Uau! Exelente resposta! Concisa, objetiva e rebate todas as minhas colocações! ::)

Fica claro que esta é a melhor resposta que voce consegue dar... 8-)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 29 de Dezembro de 2010, 16:24:30 »

Natural ou artificial? ::) 8-)
Foto USGS

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #95 Online: 29 de Dezembro de 2010, 16:42:41 »
Se tivéssemos instrumentos para aumentar as sub-partículas de um átomo em tamanho infinamente pequeno poderíamos ver um mundo igual ao nosso mas em tamanho reduzido que para esta redução seria um tamanho normal.
não é alí que vivem algumas vidas como vírus e algumas bactérias?

Vírus e bactérias vivendo em partículas subatômicas?

Eu devo estar entendendo errado.

Mas se foi isso mesmo que ele quis dizer essa concorre ao título de "A coisa mais doida que eu já li".

De onde saem estes malucos!

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #96 Online: 29 de Dezembro de 2010, 17:00:47 »
(na verdade encontra-se em formação um anel como o de Saturno).
Um anel de lixo espacial!? :medo:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 29 de Dezembro de 2010, 17:28:02 »
De certa forma você está correto. Realmente a grande explosão nunca existiu, mas isso é fruto da confusão de conceitos gerada por causa de nomes populares. Big Bang dá a ideia de uma grande explosão, mas na verdade o que houve foi um período de grande expansão. Quanto à sua ideia de "múltiplas explosões", pesquise alguma coisa sobre radiação de fundo e verá que ela é constante em todo o Universo, o que não se esperaria se houvesse múltiplos pontos explodindo.
Não se esqueça que já foi provado que o SOL é o centro do nosso sistema solar. Portanto a ciencia trabalha com as verdades.  :ok:
A ciência não trabalha com verdades absolutas até mesmo porque verdades são transitórias. A Terra ser plana já foi uma verdade, a Terra ser o Centro do Universo já foi uma verdade, o Sol como centro do Universo já foi uma verdade, A Gravidade como newtoniana já foi uma verdade... O que se trabalha são com conceitos e modelos que melhor explicam a Natureza. E mais de um modelo pode ser vigente ao mesmo tempo e a Ciência conviver muito bem com isso. Os dois principais modelos que explicam o Universo, por exemplo, a Relatividade e a MQ, possuem pontos em que se chocam (mas ambos explicam muito bem o Universo dentro de suas limitações). Hoje busca-se um novo modelo que conjugue essas duas teorias.

Quanto a dizer o que havia antes do Big Bang é um pouco de contra-senso, já que antes disso as Leis da Física simplesmente não valiam. Nem mesmo as quatro forças fundamentais (gravidade, eletromagetismo, nuclear forte e nuclear fraca) existiam desse modo, algumas encontravam-se fundidas umas às outras. Sendo assim, como criar um modelo que possa predizer algo? Alternativas existem, claro, é o caso da Supercordas, Multiversos... Mas são exercícios teóricos. Uma ideia, prevista pela Relatividade, seria o princípio do Universo por um buraco branco. Dê uma pesquisada.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 29 de Dezembro de 2010, 18:03:12 »
(na verdade encontra-se em formação um anel como o de Saturno).
Um anel de lixo espacial!? :medo:
:)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 29 de Dezembro de 2010, 18:55:58 »

É claro que não!

Mesmo porque está fora de minhas possibilidades pois não sou um especialista nesta área.

Mas também não sou um "palpiteiro desvairado", que ignora e ou tripudia o sólido avanço no conhecimento da Física e da Cosmologia obtido nos últimos 150 anos.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!