Bem, o cálculo é feito(ou divulgado) pela WWF. Sobre o cálculo em si, você pode procurar no site, mas achei uma matéria no estadão(não sei se você confia nessa fonte).
Qualquer coisa é só falar. 
Valeu Liddell Heart,
é legal saber que tem gente procurando entender melhor esse assunto. E acho que isso merece ser reconhecido como uma iniciativa válida.
Mas, sempre o mas, eu ainda não vejo muita consistência para as conclusões que foram apresentadas no artigo do Estadão (o único que li).
Primeiro que pelo que entendi, a única fonte que propõe e calcula essa informção é o grupo WWF. Não vi por parte do Estadão ou alguma outra referência de outros grupos de pesquisa ou estudos independentes chegando a conclusões convergentes. Ou seja, a proposta de uma única fonte tem a sua credibilidade questionável. Como sou preguiçoso de buscar mais informações, pode ser que eu esteja mal informado no assunto e tenha outras fontes sobre esses tipos de cálculos.
Uma outra coisa que me deixa com o pé atrás é a seguite informação da reportagem do Estadão:
"Isso significa que os 6,6 bilhões de habitantes do mundo consomem juntos quase 1,5 planeta Terra por ano, com base nos dados de 2006. Ou seja: a população hoje usa em 1 ano recursos que o planeta só consegue repor em 18 meses. No relatório de 2008, baseado em dados da ONU de 2003, a humanidade consumia 1,3 planeta."
Ou seja, se já consumimos 50% a mais de recursos que o planeta pode repor em 1 ano, eu acho que isso estaria claramente perceptível a maioria das atividades econômicas. Acho que tem algum exagero, erro de interpretação ou de comunicação.
O q vc acha?
Edit: que cabaço eu sou, no próprio trecho que destaquei cita a ONU como uma outra fonte de informação deste tipo de cálculo. Faia nossa. Mas a dúvida quanto a consistência dos tais 1,5 ou 1,3 planetas consumidos por ano continua.