Só não consigo entender porque os americanas querem depor o Bashar. A opção a ele é bem mais perigosa aos interesses americanos. Parecem que estão agindo ideologicamente ou dando um tiro no próprio pé, o que não seria a primeira vez que ocorre.
Existem vários motivos e nenhum deles tem a ver com democratizar Oriente Médio, proteger à população civil e todas essas coisas lindas.
- Um deles está sendo repetido sem parar nos médios de comunicação dos Estados Unidos. Imagem, credibilidade e poder militar absoluto. Não, não de risadas. É triste, mas verdade.
- Alguém se lembra das “conversações de paz” entre Israel e Palestina? Da retomada na construção dos assentamentos?
- É importante ter claro que países e grupos estão em cada lado da guerra civil na Síria. Neste texto de The Guardian explicam alguns dos detalhes mais importantes:
http://www.theguardian.com/world/2013/sep/02/syria-crisis-questions-answered- Iran, Iran e Iran (bom, e Israel claro). Da uma lida neste texto do velho Fisk:
http://www.independent.co.uk/voices/comment/iran-not-syria-is-the-wests-real-target-8789506.html- Uma guerra sempre é boa para os negócios das grandes corporações (dos Estados Unidos, claro) e tira o foco dos problemas internos. O atual giro nos acontecimentos acho que tem a ver com a rejeição maioritária do povo estadunidense à guerra.
- Tentar parar a crescente influencia da Rússia na região.
...