[...]
Off-topic: eu sabia que esse embate ia aparecer no símpio [idioma que tô fazendo]. Então, a definição é geográfica e o ponto de referência é o Atlântico.
Ocidente = Américas
Oriente = Eurásia, África.
A Europa é parte do "Oriente"?
Geograficamente falando, usando o Atlântico como ponto de referência, sim. É meio engraçado ver Portugal como um "país oriental", mas desse jeito, faz sentido, já que a definição em Símpio é meramente geográfica. Se fosse pra traduzir pro português, eu usaria Américas e Afro-Eurásia no lugar sem problema nenhum.
Em português, o uso comum é:
Ocidente = Europa Ocidental
Oriente = o resto da Eurásia.
Só que acho esse uso comum meio bocó. Embora "Ocidente" seja algo simples de definir, você só consegue definir Oriente como "tudo que não é Ocidente", e não pelas características do mesmo.
Geograficamente falando, a fronteira dos dois é nonsense - Europa é só uma península, o continente se chama Eurásia.
Culturalmente falando, também é nonsense - cultura indiana se parece muito mais com a européia que com a chinesa, mesmo sendo "oriental".
Geneticamente falando, também é nonsense - indianos e árabes são tão caucasianos quanto os europeus.
No português, pra mim, os termos são tão toscos que nem proponho redefiní-los, mas esquecer de vez que existem. É mais interessante falar em civilizações européia, sino-tibetana, indiana, árabe e etc. do que em termos de ocidente/oriente.
Ocidente enquanto civilização ocidental e não enquanto ponto cardeal...
Pra mim, civilizações indiana e árabe são ocidentais, também. Se é isso que você propõe, ok.
Acho que voce não entendeu Sérgio Sodré.
Eu apenas fiquei intrigado quando o Kajsar propos o uso do oceano Atlântico para a definição de "Ocidente" e "Oriente", porque está claro que a Europa faz parte do que se chama de "Civilização Ocidental", sob qualquer tipo de análise histórica ou fisiográfica.
Eu estava apenas a apresentar uma visão alternativa à de Kajsar e não a levantar dúvida ao que você colocou na mesa. Ou seja, conheço referências ao rio Indo e não ao Atlântico... e tento dar explicação para isso.
Só comentando: a vigente foi feita pelos gregos. Era só geográfica - como eles achavam que a Península Itálica e a Anatólica eram continentes separados, eles chamaram um de "ocidental" e outro de "oriental", com o umbigo do mundo neles [ê beleza...]
Tanto é que, etimologicamente, "ocidente" e "oriente" são traduções latinas dos termos gregos para "onde o Sol se põe" e "onde o Sol se levanta". Ou algo assim.
Depois descobriram que era tudo parte da mesma coisa, mas o termo ficou... se espalhou... por quase três mil anos