Autor Tópico: Terremoto arrasa Japão  (Lida 44760 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #225 Online: 18 de Março de 2011, 17:25:03 »
Essa parte que é engraçada, eu ri muito quando os americanos sabiam "mais" que os japoneses... É bem a cara dos estados unidos espionar os outros...

Faz parte da atribuição de uma superpotência. A única, diga-se de passagem.

Única ?!

Existe alguma outra?

Qual seria?
Antes especifiquem se estão falanda da atribuição ou da superpotência.

Da superpotência, no meu caso.
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #226 Online: 18 de Março de 2011, 17:44:54 »
Os de meia vida mais alta são também os de menor atividade. Ou seja, são menos perigosos.Sinto, mas só existe uma forma de qualificar sua reação, e é como histeria. A situação é séria, mas não há motivo para pânico.
E porque disseram(naquele documentário de Chernobyl) que tinha um plutônio com meia vida de 64 mil anos? :duvida:
E só to entrando em pânico com isso:parede: (que droga de conta matemática que só dá o resultado errado)

Acho que esses dados não estão corretos. Alguns valores de meia-vida do Pu estão em: http://en.wikipedia.org/wiki/Plutonium#Decay_heat_and_fission_properties
Veja que ele é um alfa-emissor. Você pode bloquear a radiação alfa com uma folha de papel. O risco é se você ingerir o material.

eu entendo que os americanos estão em todo lugar que precisa de ajuda humanitária, mesmo porque estão em todos os lugares mesmo...
Essa parte que é engraçada, eu ri muito quando os americanos sabiam "mais" que os japoneses... É bem a cara dos estados unidos espionar os outros...

Certamente os americanos possuem satélites para espionar a Coréia do Norte, que fica pertinho.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 18 de Março de 2011, 20:55:46 »
de Fabi
Quando teve o acidente de Chernobyl foi o mesmo lero lero, ninguém falava nada, não se tinha dados e nem níveis de radiação e só tinha aquele raio de 30 km de isolamento ao redor da usina de Chernobyl.

Na época de Chernoby (1986) não tinha WorldWideWeb (1991). Pior ainda na época de Three Mile Island (1979).

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 18 de Março de 2011, 22:22:23 »
Um mea culpa do governo japonês, hoje:

O governo do Japão admitiu nesta sexta-feira que poderia ter reagido mais rapidamente ao terremoto e tsunami que atingiram o país há uma semana e desencadearam uma crise nuclear ao danificar a usina de Fukushima Daiichi, no leste do país.
(...)

O porta-voz do governo, Yukio Edano, afirmou em uma entrevista coletiva que os planos de contingência não conseguiram antecipar a escala do desastre.

E cobranças por mais informações:

Nesta sexta-feira, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, se reuniu em Tóquio com o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA), o japonês Yukiya Amano, que manifestou preocupação com a falta de informações sobre o ocorrido em Fukushima.

Do site da BBC Brasil

Acho que a tendência agora, da mídia, é se deslocar um pouco desse evento e voltar os olhos, novamente, para a Líbia.
Vem tsunami por aí, mas por ação humana direta.  :?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 19 de Março de 2011, 01:35:22 »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 19 de Março de 2011, 08:25:44 »
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #231 Online: 19 de Março de 2011, 09:01:22 »
Possivelmente eles devem corrigir esta falha agora.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #232 Online: 19 de Março de 2011, 10:38:25 »
O nível máximo (e ninguém deveria atingir esse nível) é de 2,4msv por ano num prazo de 30 anos.

De onde você tirou isso?

Vejamos a Norma CNEN.NN.3.01, que estabelece os limites de dose anuais: http://www.cnen.gov.br/seguranca/normas/pdf/Nrm301.pdf

Repare ali na tabela da página 15 do pdf: um indivíduo ocupacionalmente exposto (ou seja, um técnico de Raio-X, um funcinário de usina etc.) pode ter uma dose efetiva de corpo inteiro anual de 20 mSv/ ano. Um indivíduo do público apenas 1 mSv/ ano -- isto além da radiação natural ambiental, esta sim da ordem de 2,4 mSv/ ano. Mas uma tomografia de corpo inteiro, por exemplo, vai te expor a qualquer coisa entre 6 e 18 mSv de uma vez só.

Além disso, o chamado Princípio da Justificação (pg. 14) nos diz que "nenhuma prática ou fonte associada a essa prática será aceita pela CNEN, a não ser que a  prática  produza benefícios, para os indivíduos expostos ou para a sociedade, suficientes para compensar o detrimento correspondente, tendo-se em conta fatores sociais e econômicos, assim como outros fatores pertinentes". Ora, trabalhadores em Fukushima estão correndo pra salvar vidas e impedir uma catástrofe verdadeira. Esses caras, HERÓIS, pela legislação aceita em vários países, podem ser expostos a 500-1000 mSv durante o seu trabalho.

Quando teve o acidente de Chernobyl foi o mesmo lero lero, ninguém falava nada, não se tinha dados e nem níveis de radiação e só tinha aquele raio de 30 km de isolamento ao redor da usina de Chernobyl. Até o presidente da época, olha só que doido, teve que mandar a KGB trazer dados e relatar tudo.

Desculpe, mas eu acho que você está se deixando enganar pelo pânico. Chernobyl não pode ser comparada. Primeiro, porque Fukushima tem um vaso de contenção ao redor do núcleo do reator. Segundo, porque há técnicos dos EUA e da AIEA no local, bem como sensores de radiação em Tóquio. NENHUM detectou algo nem remotamente tão grave quanto Chernobyl ainda. Não há qualquer indicação até agora que combustível nuclear tenha vazado para o ambiente - apenas hidrogênio e vapor com partículas de decaimentos secundários, que tem meia-vida curta. 

Terceiro e mais importante, se eu fosse um técnico no Japão eu também seria parcimonioso com a divulgação de informações. Se com um monte de gente da área explicando e com alguns gráficos e dados disponíveis as agências de notícias do mundo inteiro já estão à beira da histeria, imagine o que uma torrente de dados repletos de informação técnica que nem a população, nem os jornalistas têm como decifrar não causariam?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #233 Online: 21 de Março de 2011, 10:57:25 »
Para quem quer informação de verdade e não as besteiras que vemos na TV:

http://www.pequenascousas.com/2011/03/cobertura-da-catastrofe-no-japao-pela.html

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 21 de Março de 2011, 11:00:22 »
A bem da verdade, não foi só a cobertura da imprensa brasileira que foi ruim. A americana também não foi lá essas coisas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 21 de Março de 2011, 11:59:41 »
Fiquei curioso pra ver o que o Fantárdigo ia falar.

O que mata mais? Arrependimento ou curiosidade?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 21 de Março de 2011, 12:30:32 »
A propósito:

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 21 de Março de 2011, 12:45:41 »
A melhor parte é o disclaimer :biglol:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #238 Online: 23 de Março de 2011, 13:34:38 »
Barata como você está? Hoje passou na TV que a água de torneira de Tóquio estaria contaminada pela radiação sendo imprópria para o consumo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #239 Online: 24 de Março de 2011, 16:04:52 »
Trabalhadores de Fukushima são hospitalizados por radiação excessiva
Tóquio, 24 mar (EFE).- Dois operários da usina nuclear de Fukushima foram hospitalizados nesta quinta-feira por terem sido expostos à radiação excessiva enquanto trabalhavam para levar cabos elétricos ao reator número 3, informou a emissora de televisão "NHK".

Os dois funcionários, junto com um terceiro trabalhador que não precisou ser levado ao hospital, receberam radiação entre 170 e 180 milisievert, segundo a "NHK", que cita fontes da Agência de Segurança Nuclear do Japão.

Os feridos eram terceirizados da Tokyo Electric Power Company (Tepco), a empresa operadora da central, e trabalhavam para estender o cabo elétrico ao edifício de turbinas que se encontra em frente ao reator 3.
Os dois foram levados ao hospital da cidade de Fukushima e de lá devem ser transferidos para um instituto especial de radioatividade na cidade de Chiba, no leste do Japão.

No reator 3, que na quarta-feira foi temporariamente evacuado depois que uma fumaça escura foi observada saindo da unidade, foi retomado hoje o lançamento de água para resfriar sua piscina de combustível.

Em seis horas, as equipes militares e de bombeiros injetaram entre quatro e cinco toneladas de água na piscina, segundo a Agência de Segurança Nuclear.

O reator 3, que desde a terça-feira voltou a ter luz na sala de controle, é o único dos seis da central que usa como combustível uma mistura de urânio e plutônio (MOX).

Os operários da Tepco também lutam para controlar a situação nos reatores 1, 2 e 4, embora este último estivesse em manutenção no momento do terremoto do dia 11.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/03/24/trabalhadores-de-fukushima-sao-hospitalizados-por-radiacao-excessiva.jhtm
Gosto de radiação por causa disso, não tem como negar....

Se a situação era tão grave quanto parecia, vamos saber no decorrer do tempo.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #240 Online: 24 de Março de 2011, 22:19:11 »
Jornalismo é um troço estranho, com a cobertura do ataque a Libia todo mundo esqueceu do Japao.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #241 Online: 24 de Março de 2011, 23:35:11 »
Risk expert: Why radiation fears are often exaggerated

Fear of radiation from Japan's stricken nuclear power plant must not blind us to the risks attached to the alternatives, says David Spiegelhalter
http://www.newscientist.com/article/mg20928050.200-risk-expert-why-radiation-fears-are-often-exaggerated.html?DCMP=OTC-rss&nsref=online-news

Fukushima radioactive fallout nears Chernobyl levels

Japan's damaged nuclear plant in Fukushima has been emitting radioactive iodine and caesium at levels approaching those seen in the aftermath of the Chernobyl accident in 1986. Austrian researchers have used a worldwide network of radiation detectors – designed to spot clandestine nuclear bomb tests – to show that iodine-131 is being released at daily levels 73 per cent of those seen after the 1986 disaster. The daily amount of caesium-137 released from Fukushima Daiichi is around 60 per cent of the amount released from Chernobyl.
http://www.newscientist.com/article/dn20285-fukushima-radioactive-fallout-nears-chernobyl-levels.html?DCMP=OTC-rss&nsref=online-news

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 25 de Março de 2011, 00:53:15 »
Jornalismo é um troço estranho, com a cobertura do ataque a Libia todo mundo esqueceu do Japao.

A galera gosta de novidade, principalmente se tiver sangue, muito sangue....

A mída só faz atender a demanda.

É a tal história: pimenta no dos outros é refresco... e diversão.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 25 de Março de 2011, 06:57:04 »
Citação de: Fabi
Gosto de radiação por causa disso,
  :susto: :P
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #244 Online: 26 de Março de 2011, 13:13:34 »
Citação de: Fabi
Gosto de radiação por causa disso,
  :susto: :P
:sorry: é que ninguém pode negar... as pessoas podem negar o holocausto, que a terra gira em torno do sol, mas não podem negar a radiação ionizante...

Mas agora falando sério...
Radiação alta no mar atrasa resfriamento de reatores no Japão

Tepco (Tokyo Electric Power Co.), operadora da usina nuclear Fukushima, informou em comunicado que o vazamento de radiação detectado na água é maior do que o esperado, o que poderá retardar o trabalho para restabelecer o sistema de resfriamento dos reatores.

A Agência de Segurança Nuclear do Japão também declarou que detectou uma concentração de iodo radioativo 1.250 vezes superior ao limite legal na água do mar na área próxima a Fukushima.

Os operários dão prosseguimento neste sábado aos esforços para restabelecer o sistema de resfriamento dos reatores, danificado pelo devastador terremoto e o posterior tsunami que em 11 de março assolaram o nordeste do Japão.

Na sexta-feira foram detectados altos níveis de radioatividade em água acumulada em vários locais da central, o que fez com que dois operários fossem hospitalizados e impediu a continuação dos trabalhos para ativar as bombas de água.

Agora a empresa operadora da usina planeja como retirar a água contaminada das salas de turbinas de vários reatores.

Enquanto isso, continua a injetar água a partir de caminhões para evitar um superaquecimento: na sexta-feira começou a ser feito o lançamento de água doce sobre as unidades 1 e 3, em vez de água do mar, para evitar que o sal cristalizado bloqueie válvulas e encanamentos.

Neste sábado será feito o mesmo no reator 2, que hoje deve voltar a ter eletricidade, ao menos parcialmente, em sua sala de controle, algo que já acontece nos reatores 1 e 3. O reator 3 é considerado o mais perigoso, já que é o único que além de urânio contém plutônio.

ACIMA DO LIMITE

De acordo com a agência, um amostra de água do mar coletada a cerca de 330 metros ao sul da usina mostrava uma concentração de iodo-131 1.250,8 vezes maior do que o nível determinado pela legislação do país.

A agência de segurança nuclear afirma que, se uma pessoa consumir 500 ml de água com a mesma concentração de iodo radioativo, ela estará exposta ao limite máximo de radiação considerado normal para um ano inteiro.

PREMIÊ

Em seu primeiro pronunciamento público nos últimos sete dias, o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, disse ontem que a situação do vazamento nuclear na usina de Fukushima Nº1 ainda está "longe de ser resolvido" e que o governo permanece vigilante, embora os esforços concentrem-se em "evitar que o problema fique pior".

"Estamos nos esforçando para evitar que a situação piore, mas sinto que não podemos nos tornar complacentes. Precisamos continuar vigilantes", disse Kan.

"A situação hoje na usina de Fukushima ainda é muito grave e séria. Não estamos numa posição em que podemos ser otimistas. Devemos tratar cada desdobramento com cuidado extremo", complementou.

CONTAMINAÇÃO

A contaminação de três operários da usina nuclear de Fukushima 1 por uma quantidade de radiação 10 mil vezes mais alta que a normal levou ontem o governo japonês a investigar uma possível ruptura no reator 3.

Pequenas quantidades de radiação já vinham vazando dos reatores desde que um terremoto de magnitude 9 e o subsequente tsunami destruíram o sistema de resfriamento da usina.

Porém, uma vez confirmada, uma ruptura na primeira parede de contenção do reator pode significar um vazamento de radiação de proporções muito maiores que as registradas até agora.

Além disso, o reator 3 é movido a plutônio, substância mais tóxica que o urânio, presente nos outros reatores.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/894303-radiacao-alta-no-mar-atrasa-resfriamento-de-reatores-no-japao.shtml
Agora a situação tá chegando ao nível de chernobyl... :|
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 26 de Março de 2011, 14:14:20 »

Ainda está longe.

Não houve rompimento comprovado do vaso de contenção e definitivamente não houve derretimento do núcleo e muito menos uma ampla dispersão de radiação.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #246 Online: 26 de Março de 2011, 14:29:49 »

Ainda está longe.

Não houve rompimento comprovado do vaso de contenção e definitivamente não houve derretimento do núcleo e muito menos uma ampla dispersão de radiação.

Estraga-prazeres.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #247 Online: 26 de Março de 2011, 19:00:40 »
Espero que nao tenhamos um "Stalker, call of Fukushima"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 26 de Março de 2011, 21:26:20 »
Pergunta bem besta, provavelmente a mais besta que já fiz. Aquela coisa de síndrome da China é realmente um cenário ruim? Se largassem os trecos para afundarem no solo, isso não iria conter a radiação melhor do que o que tentam fazer, que aparentemente só prolonga as emissões? :hein:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #249 Online: 26 de Março de 2011, 21:31:25 »
nunca intendi o pq do Japão ter usina nuclear. Era só colocar uns cataventos nesse monte de morro que tem no pais e estava resolvido o problema da energia.
Simples: uma usina nuclear gera muito mais energia do que muitos geradores eólicos. E para um país que teve altas taxas de crescimento econômico por muitos anos era tolice perder tempo com alternativas menos produtivas. Fora que geradores eólicos são uma tecnologia relativamente nova quando comparados com as usinas nucleares.

Aliás, o Japão possui grandes áreas de geração eólica? Eu achava que lá só havia usinas termelétricas e nucleares.

O ideal, acho, sob um ponto de vista que desconsidera mercado e política, talvez fosse ter essas usinas em alguma vizinhança mais geologicamente estável, e importar a energia, e, em caso de emergência, ter outros tipos de geração na ilha.

Por outro lado, em toda a história, desde que eles têm as usinas, e com todos os terremotos que têm constantemente, essa foi a primeira catástrofe, não? Deve ser uma dessas coisas "previsíveis em retrospecto" apenas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!