Autor Tópico: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo  (Lida 27188 vezes)

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #75 Online: 31 de Março de 2011, 23:48:42 »
Pessoal, aconteceu de novo.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI222649-15223,00.html

Espero que eles não tentem se organizar
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #76 Online: 31 de Março de 2011, 23:53:29 »
Me lembro "do cara!" declarando que não beberia água em Pelotas-RS porque ele não queria virar viado... me lembro de uma outra senhora dando uma entrevista que disse que ela e os seus companheiros subversivos, muito subversivos mesmo até por definição da própria, discutiam sobre o livro Vidas Secas e debatiam sobre o problema da migração dos nordestinos para o Brasil(sic).

Dois exemplos de figuras públicas, com um cargo mais importante que de um deputado federal, também agrediram todo um grupo de pessoas, com as mesmas características que o deputado agrediu, e no entanto todo um grupo de simpatizantes, alguns bem conhecidos nossos, fizeram pouquíssimo caso, tentando inclusive desqualificar as agressões.

Dois pesos e duas medidas... não me canso de me surpreender com a hipocrisia humana.  :lazy:
Pressinto que esta postagem será solenemente ignorada... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 01 de Abril de 2011, 00:13:04 »
Me lembro "do cara!" declarando que não beberia água em Pelotas-RS porque ele não queria virar viado... me lembro de uma outra senhora dando uma entrevista que disse que ela e os seus companheiros subversivos, muito subversivos mesmo até por definição da própria, discutiam sobre o livro Vidas Secas e debatiam sobre o problema da migração dos nordestinos para o Brasil(sic).

Dois exemplos de figuras públicas, com um cargo mais importante que de um deputado federal, também agrediram todo um grupo de pessoas, com as mesmas características que o deputado agrediu, e no entanto todo um grupo de simpatizantes, alguns bem conhecidos nossos, fizeram pouquíssimo caso, tentando inclusive desqualificar as agressões.

Dois pesos e duas medidas... não me canso de me surpreender com a hipocrisia humana.  :lazy:

É tudo culpa dos branquinhos de olhos azuis.  :wink:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #78 Online: 01 de Abril de 2011, 00:13:21 »

É realmente interessante como se produz espantalhos aqui no fórum.

Tá bom, Jaf. Você vem falar em politicamente correto e me sai em defesa desse argumento do Spitfire. Se o Lula fez uma piada homofóbica, vamos criticá-lo e lhe dar uma reprimenda, mas lembre-se, se ele a fez, foi uma piada politicamente incorreta (?). Pergunte ao movimentos gays o que eles acham do Lula e de muitos petistas.

http://ubeblog.ning.com/forum/topics/o-presidente-lula-e-o

Como pode se comparar uma coisa com outra? Como pode querer dar um mínimo de justificativa a atos grotescos de discrimanção como o do Bolsonaro? Não entendo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 01 de Abril de 2011, 00:19:25 »
Realmente o sr. Lula é um grande piadista, conhece piadas de homossexuais como ninguém, nem mesmo o menininho do MEP. É um fanfarrão este sr. Lula, não é mesmo, Juca?  :wink:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 01 de Abril de 2011, 00:32:30 »

Não são da mesma atividade, são do "mesmo grupamento de atividades" (Ex: comércio, saúde, etc). Nesse caso, é óbvio que se houver diferenças no tipo de profissão que as mulheres tendem a ocupar, haverá diferença no tipo de renda.

Para provar essa suposta discriminação, deve ser feita uma comparação de rendimentos médios entre homens e mulheres na mesma profissão, comparando-se o rendimento de médicos com o de médicas, ou o de advogados com o de advogadas.

E o mesmo texto cita um "grupamento de atividades" (comércio) onde as mulheres têm rendimentos superiores sos homens...

Sugiro que você leia o estudo feito pelo IBGE. Homens tem menos estudo e ganham mais pelo mesmo trabalho. Essa é a conclusão final.

Li o texto e não achei a parte que você alega em negrito acima.

essa também será ignorada
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 01 de Abril de 2011, 00:36:33 »

Não precisa mostrar nenhum exemplo dele, pois sabemos o quão mau-caráter ele é. Assim como muitos outros de direita e outros tanto da esquerda, entre eles o Marco Aurélio Garcia e o Franklin Martins.

Mas eu ainda entendo que ele se referiu à condição homossexual em um ambiente de (suposta) promiscuidade e não à condição racial daquela senhorita. Não que isto não seja deplorável, mas não vi racismo, embora o preconceito esteja claro.

Está bem Geo, mesmo não achando isso, mesmo que ele se referisse a condições de gay dela, o que isso muda?

Não acha o que? O Garcia um mal caráter?

Não, não acho. Mas não me referia a ele e sim ao Bolsonaro.

Juca, o Marco Aurélio é o mesmo tipo de palhaço asqueroso que o Bolsonaro, só que com uma ideologia similar a sua.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 01 de Abril de 2011, 00:48:09 »
Um grande piadista, fazendo aquilo que de melhor ele sabe fazer, "humor".

<a href="http://www.youtube.com/v/jdP59zTPYu8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/jdP59zTPYu8</a>

Deveríamos ceder um palco ou apenas dar uma "reprimenda"?

Considere-se repreendido.  ::)

Haja saco para aturar, haja.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #83 Online: 01 de Abril de 2011, 05:44:07 »
Isso é uma espécie de tu quoque?

Nao é, pelo q entendo, que o sujeito falou q nao gosta de gays ou nao concorda com comportamento. É q ele disse serem pessoas sem valores, sem criação adequada, sem educação e com familia disfuncionais.

E ainda foi seguito por outro deputado idiota q diz q africanos sao "amaldiçoados por deus"...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 01 de Abril de 2011, 08:30:09 »

Nao é, pelo q entendo, que o sujeito falou q nao gosta de gays ou nao concorda com comportamento. É q ele disse serem pessoas sem valores, sem criação adequada, sem educação e com familia disfuncionais.

E ainda foi seguito por outro deputado idiota q diz q africanos sao "amaldiçoados por deus"...

Tu quoque, sem dúvida. Mas antes o Agnóstico, o Spitfire  tetam gerar um espantalho que desvie o foco do Bolsonaro, é lamentável isso.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #85 Online: 01 de Abril de 2011, 09:26:35 »
Como disse ele tem imunidade e pelo que vejo representa a parcela da sociedade cristã extremista e conservadora. Logo, para eles, homossexualismo é sim promiscuidade (está na bíblia), é uma degeneração dos valores morais (está na bíblia) e decorre sim de uma família desestruturada (não segue preceitos bíblicos). Acham que ele vai defender o quê no Congresso?

Muito me espanta a revoltinha aqui, mais saibam que a bancada evangélica está com Bolsonaro. Eles podem não se manifestar, mas na hora de votarem contra o tal "kit gay" vão apoiá-lo em peso.

Ainda, tenho certeza que a maioria das denominações evangélicas, no fundo, endossa cada palavra dele. Entre os cristãos, os evangélicos são os mais literalistas da palavra, logo, tenho certeza que grande parte corrobora com a visão de bolsonaro. Muitos espíritas, inclusive, endossam as suas palavras. Muitos não falam isso abertamente, pois hoje vigora a ditadura do politicamente correto, afinal, como um cidadão sem imunidade de um deputado vai ficar falando isso e correr o risco de ser preso, processado e perder tudo o que possui em indenizações intermináveis? Fora a mídia metendo o pau.

Eu estou certo que em breve seremos uma nação protestante e vocês verão estes cristãos sendo maioria no Congresso, aí sim vão ver o quão conservadora é a população brasileira.

Assistam um culto evengélico e vejam se não metem o pau em gays quase todos os dias e falam coisas muito mais além do que o Bolsonaro disse.

Então, embora seja preconceito puro, religioso, sem parâmetros lógicos, é um pensamento de grande parcela da população sim, como uma questão cultural. O Bolsonaro não é nenhum ET não, é apenas um radical, dentre milhões, que tem imunidade e por isso, somente por isso, fala tudo abertamente.

No caso em tela, pode sobrar para ele uma indenização por danos morais por falar do ambiente familiar da Preta Gil, que não tem a ver com a função de deputado dele. Que depois de várias instâncias, não vai chegar nem a R$ 30.000,00. Se ela não fosse famosa, ia dar uns R$ 10.000,00, no máximo.
« Última modificação: 01 de Abril de 2011, 09:29:54 por 1985 »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #86 Online: 01 de Abril de 2011, 09:36:27 »
Diminuir ou humilhar uma pessoa pela opção sexual é crime desde muitas décadas atrás já, é crime de injúria e dependendo de difamação. Ainda, se a humilhação decorre de cor, é crime segundo a lei 7.716/89.

Não precisa de um novo crime. O que ocorre é que os gays querem um novo crime, inafiançável, com uma pena bem mais alta e específico para o homossexualismo. Qual motivo?

Deve ser em razão de eles serem especiais, mais que os outros, mais vítimas que os demais membros da sociedade. O que esses grupos pleiteiam é privilégios, isso sim, tal qual o tal estatuto da "igualdade" racial.

Ser considerado igual a todos não basta pra essa gente, já que eles são tão intolerantes quanto seus algozes, não admitem que alguém nem mesmo não goste deles. Só admitem que não goste desde que você fique calado. É um absurdo total.

Concordo com louvor.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #87 Online: 01 de Abril de 2011, 09:58:54 »
Na boa, ainda estou para ver um grupo responder publicamente:

"Fulano de tal tem todo o direito de expressar sua opinião e nós temos todo o direito de ignorá-lo, pois não condiz com o proposto pelo nosso movimento, etc. e tals..."

Além de ser uma resposta elegante, desqualifica o autor de uma declaração contrária a algum movimento de raça, cor, etc.

Mas parece que aqui neste país, líderes de grupos tão megalomaníacos quanto o autor de tal declaração/entrevista, não entendem que ignorar e/ou não se importar com esse tipo de postura é um boa opção para se ganhar força e atenção, sem precisar fazer "barraco" ou "mimimi".

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #88 Online: 01 de Abril de 2011, 10:02:40 »
Na boa, ainda estou para ver um grupo responder publicamente:

"Fulano de tal tem todo o direito de expressar sua opinião e nós temos todo o direito de ignorá-lo, pois não condiz com o proposto pelo nosso movimento, etc. e tals..."

Além de ser uma resposta elegante, desqualifica o autor de uma declaração contrária a algum movimento de raça, cor, etc.

Mas parece que aqui neste país, líderes de grupos tão megalomaníacos quanto o autor de tal declaração/entrevista, não entendem que ignorar e/ou não se importar com esse tipo de postura é um boa opção para se ganhar força e atenção, sem precisar fazer "barraco" ou "mimimi".

Concordo. E ressalto que isso é também uma forma de líderes de certos grupos aumentarem seu poder. Conheço gays que são contra a criminalização da homofobia.
Algo parecido acontece nos grupos de defesa dos negros - por exemplo, existem muitos negros que são contra as cotas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 01 de Abril de 2011, 10:41:25 »
O próprio Clodovil não tava nem aí para esses movimentos gays.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 01 de Abril de 2011, 11:16:38 »

Tu quoque, sem dúvida. Mas antes o Agnóstico, o Spitfire  tetam gerar um espantalho que desvie o foco do Bolsonaro, é lamentável isso.

Releia a minha opinião sobre o caso...

Não é Tu quoque... é a mais pura e simples revolta com o sistema de 2 pesos e 2 medidas adotadas pelos esquerdistas.
Não vi os esquerdistas fazendo todo este justo protesto quando tratava-se de figuras ligadas a eles... não vi a Preta Gil protestando tão pouco.

Para uns indiciamento, julgamento e condenação e para outros apenas uma "reprimenda"... aonde fica a justiça nisto tudo? Será justiça algo que é ideologicamente seletivo?
« Última modificação: 01 de Abril de 2011, 11:24:49 por Spitfire »

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #91 Online: 01 de Abril de 2011, 11:46:49 »
Concordo com a homofobia. Até pq, ele nunca escondeu isto!

Agora, qto ao racismo.....Sei lá. A resposta dele parece totalmente fora deste contexto. Muito mais uma agressão direcionada a ela e sua família (qto a opção sexual dela), do que qto a raça. Ou seja, acho que ele realemente se confundiu.

Abs
Felipe

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #92 Online: 01 de Abril de 2011, 13:11:55 »
Como foi dito, só reforço, crime de racismo e homofobia é uma coisa, expressar seu pensamento é outra coisa, vejo ali OAB entrando com processo por quebra de decoro (vomitei), enquanto tramita uma lei que diz que se eu criticar o homossexualismo serei preso e condenado a 5 anos de prissão, todos merecem respeito e todos são iguais perante a lei,( aumenos no papel pq na prático a coisa muda).
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 01 de Abril de 2011, 14:38:44 »
Agora vejam só como por trás de toda esta barulhada existe toda uma arquitetura ideológica de retirar legitimidade do outros aspectos adversos das posições políticas de Bolsonaro....

http://www.jornalfloripa.com.br/artisticasenovelas/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=1557

Isto sim foi notoriamente racista... e de um cidadão que legitimamente e democraticamente também foi eleito deputado federal. Oras, mas Tiririca não representa uma oposição ideológica e política ao status quo, então deixa o infeliz quieto (aposto até que muitos eleitores de Tiririca são negros inclusive... chego a duvidar que mesmo Bolsonaro não tenha nenhum eleitor negro).
Não deixo de notar outra coisa... Bolsonaro não pode emitir uma opinião (que até concordo que foi infeliz), Tiririca não pode fazer piada, mas aquele senhor e aquela senhora podem! Que lindo! Cinismo me encanta!

Deveriam também indiciar, processar, julgar e condenar Hélio de la Peña...

Mama Áustria
Casseta & Planeta
Interprete: Hélio de la Peña

Eu não sou neguinha, eu não sou negão
Sou branco azedo, africano não
Não como vatapá, não como acarajé
Só caviar, lagosta e beaujolais

Não não não, na-na-na-na-não
Ê... Mama Áustria
Ê... Mama Áustria
E e e e e

Meu cabelo é liso, e o do meu irmão
Não curto funk, não toco percussão
Não suporto samba, nem aperto um fino
Eu nunca li a lei Afonso Arinos

Ê... Mama Áustria
Ê... Mama Áustria
E e e e e

Tranchtown, Alagados, Favela da Maré
Passo longe, nem sei onde é
Nunca fui barrado, nem levei geral
Meu pai de santo mora em Blumenau

Ê... Mama Áustria
Ê... Mama Áustria
E e e e e

Eu não sou neguinha, eu não sou negão
Sou branco azedo, africano não!!!

Não tem Preta Gil acusando-o de nada... e nem esquerdistas... por que será?
Será que o foco é mesmo o racismo, a homofobia e o preconceito ou será que o foco são as outras posições políticas de Bolsonaro??? Oras, qualquer moleque saberia a resposta.

Agora me deem licença que tenho algo mais importante a fazer, vou ali no banheiro tocar uma bronha.  :lazy: :zzz: :z:

Offline Mahul

• Nível 17
  • *
« Resposta #94 Online: 01 de Abril de 2011, 15:50:38 »
Pois é, Spit, a coisa é complicada! :? O irônico em tudo isso é que esse mesmo pessoal da esquerda que agora quer cassar (e caçar) o Bost@n@ro apóia (mais ou menos tacitamente) o Ahmadnejad que...apoiaria totalmente o Bolsonaro nesse caso. :susto:
Não gosto da direita porque ela é de direita e não gosto da esquerda porque ela também é de direita - Mestre Millôr

Deus seria reprovado em qualquer escola de engenharia - Paulo Francis

Só vou acreditar em socialismo no dia em que todo mundo puder morar em Ipanema - Grande Tom Jobim

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 01 de Abril de 2011, 16:18:01 »
E também não sei qual é o problema de achar que a criação de Preta Gil foi errada e promiscua.... vejam bem, não é um direitista falando, muito antes pelo contrário.

<a href="http://www.youtube.com/v/CecUfAnz5PY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/CecUfAnz5PY</a>

Ou será que um pai de família sério e responsável já passou por este tipo de constrangimento?

<a href="http://www.youtube.com/v/j6dvh3rJhWI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/j6dvh3rJhWI</a>

Então estes esquerdistas que tratem de ir cachimbar formigas e tratem de olhar para o próprio umbigo... não tenho mais idade e nem paciência.  |(

Realmente é lamentável.... muito lamentável.  |(
« Última modificação: 01 de Abril de 2011, 16:29:51 por Spitfire »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #96 Online: 01 de Abril de 2011, 17:26:48 »

Uia, e não é que o Juca ignorou mesmo as postagens?? :|
Anyway...

Não se esqueçam de condenar o Gabriel O Pensador pela música Lôra Burra...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 01 de Abril de 2011, 17:27:32 »
Combate ao racismo ainda é desafio para o Brasil

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1656729-17665-309,00.html

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 01 de Abril de 2011, 17:29:04 »

Uia, e não é que o Juca ignorou mesmo as postagens?? :|
Anyway...

Não se esqueçam de condenar o Gabriel O Pensador pela música Lôra Burra...

Pelo jeito não esta acompanhando o post...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 01 de Abril de 2011, 17:37:47 »
Da Época

Quem protege Bolsonaro

Leio na internet que o deputado Jair Bolsonaro defendeu a tortura. É uma vergonha mas não é uma surpresa. Os ataques de Bolsonaro a democracia vem em sequencia. O último havia sido ofender os brasileiros negros a partir de uma suposta crítica ao comportamento de Preta Gil.

Bolsonaro já defendeu a execução sumária de presos comuns. Sua aparição na vida pública civil foi feita por uma ameaça exótica mas violenta: anos atrás, ele prometia cometer um atentado terrorista para protestar contra a democratização.

Na verdade, Bolsonaro não impressiona. No mundo inteiro existem políticos desse tipo. O aspecto preocupante é que este comportamento não diz respeito a um deputado do Rio de Janeiro, mas a todos nós.

Por que Bolsonaro pode se comportar dessa maneira? Quem lhe dá o direito de ser tão descarado? Por que suas palavras não são repudiadas por todos e cada um?  Por que os jornais publicam e repercutem aquilo que diz, como se fosse parte legítima do debate democrático? Por que seu discurso é difundido, ampliado?
Nos tempos em que vivi na França, no início dos anos 80, assisti ao crescimento de uma estrela da ultra-direita local, Jean-Marie Le Pen, fundador do Front National. Le Pen é um político fascista, que defende uma política de segregação contra os imigrantes árabes que vivem no país e seus filhos, que já detem cidadania francesa. Mas há uma diferença notável entre Le Pen e Bolsonaro e ela reside no país em que vivem.

Le Pen tem um discurso extremista mas cuidadoso. No discurso, ele não  ataca os imigrantes — limita-se a defender os franceses. Diz: “a França para os franceses.” Não é explícito, mas obscuro. Todo mundo sabe o que ele quer dizer mas o próprio Le Pen não o faz. Por que?

Porque a sociedade francesa não permite. A força das idéias democráticas naquele país é tal que não se aceita que as teses anti-democráticas sejam proferidas em público, de modo exibicionista e ofensivo, como faz Bolsonaro.

Le Pen, que recentemente foi sucedido por sua filha no comando da organização, sempre foi obrigado a esconder seus pensamentos. Todo mundo sabe que ele é um nostálgico do império colonial frances, vencido por tropas comunistas na Indochina e depois pela revolução nacionalista na Argélia.

Mas, ao contrário do que faz Bolsonaro, incapaz de esconder seu apego ao regime de 64, Le Pen não faz propaganda do colonialismo nem prega a submissão das antigas colonias. Apresenta-se como defensor dos franceses “em primeiro lugar.”

Muitas pessoas podem até achar que é melhor ter um Bolsonaro que diz o que pensa do que um Le Pen que só diz meias-verdades. Bobagem. As meia-verdades de Le Pen são um limite político, imposto pelo regime democrático de seu país, que não admite ataques à direitos e garantias fundamentais. Os franceses acertaram suas contas com a história. Não se discute, por exemplo, se a adesão a Adolf Hitler, na Segunda Guerra Mundial, foi um ato com aspectos positivos e negativos para a história da França. Foi um ato de traição, indefensável. E é isso.

O discurso solto e descontrolado de Bolsonaro mostra que nossa democracia está exposta e que há quem aposte em torná-la frágil e precária.

E aí é digno perguntar: quem protege Bolsonaro? Quem lhe garante audiência?

A resposta não se encontra naquela antropologia de almanaque, segundo a qual todos os problemas da humanidade residem na “cultura” de determinado povo. Quem ainda achar que o Brasil não possue “cultura democratica” suficiente para organizar a vida pública precisa ler os jornais de 1984, quando ocorreu a campanha pelas diretas-já, ou quinze anos depois, quando o país foi às ruas para pedir o impeachment de um presidente acusado de corrupção. Bolsonaro é expressão de interesses políticos e não de uma suposta vocação cultural.

Embora o Brasil viva hoje o mais prolongado período democrático de sua história, uma parcela ponderável e influente da sociedade brasileira cultiva uma visão instrumental e peculiar de democracia.

Conforme essa concepção, os regimes democráticos são ótimos quando servem a nossos interesses, ajudam nossos amigos e perseguem nossos adversários. Mas podem ser descartados quando deixam de cumprir qualquer uma das condições descritas acima. São forças que promovem o enfraquecimento da democracia, fazem o possível para desmoralizar instituições identificadas com a vontade popular e adoram sabotar e exagerar as deficiencias do sistema civil.

São essas forças que alimentam Jair Bolsonaro.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/bolsonaro-e-os-ataques-a-democracia#more

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!