Autor Tópico: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo  (Lida 27191 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #150 Online: 04 de Abril de 2011, 22:49:39 »
Perguntar, "e se o seu filho se apaixonasse por uma negra", tem implícita a assunção de que ele seria racista; logo é análogo a perguntar "e se uma mulher bebaça e gostosa estivesse dando sopa", que implicitamente assume a possibilidade da pessoa ser um estuprador.

Não consigo imaginar qualquer possível interpretação, por mais forçada que seja, que disso concluísse que " se alguém der mole eu posso discriminar, ofender ou violentar a pessoa, e isso ainda vai ser relativo, por que a pessoa deu mole ou "provocou" ".





Buckaroo, o que você tenta demonstrar é que ela é culpada pelo racismo ( ou pela culpa da resposta) dele porque ela provocou uma pergunta que sabia que ele daria por ser racista. Ou seja, você inverte totalmente a culpa. Isso não faz dele menos racista e menos culpado, e nem faz dela culpada de nada. Ou então eu já não entendo porra nenhuma.

...

Eu acho que sei melhor do que você o que eu "tento demonstrar". É tão somente que a pergunta dela é carregada, que acusa o interlocutor de racismo. Isso não tem nada a ver com ela "ser culpada quando sofre por racismo".

A lógica aí seria algo nas linhas de:

"Fulano faz pergunta que acusa Beltrano de racista, logo Fulano é culpado caso venha a sofrer com racismo

ou:

"Ciclano diz que Fulano faz pergunta acusando Beltrano de racista, logo Ciclano afirma que Fulano é culpado por sofrer com racismo"

E nenhuma das duas faz sentido algum.

Offline Týr

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.126
  • Sexo: Masculino
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #151 Online: 04 de Abril de 2011, 22:55:23 »
A colocação do Buckaroo foi perfeita.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #152 Online: 04 de Abril de 2011, 22:57:51 »
Até hoje, a única manifestação legitimamente racista cometida por um político foi realizada pelo Pudim-de-Pinga do PT em pessoa. (Antes que me acusem de racista, bêbado não é raça, ok? ;))


Aquele caso dos "foram os de olhos azuis"? Pelamordedeus, o escândalo de mimimi em torno daquilo foi exagero igual ao que muitas vezes reclamam quando é vindo do outro lado/cor. Só que em 99% do tempo não era para iroinzar, parecia que ficaram doidinhos mesmo, se sentindo vitiminhas.

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #153 Online: 04 de Abril de 2011, 23:01:30 »
Realmente, Buck,
A pergunta dela já supõe o racismo dele... Capciosa!

Offline 3libras

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.119
    • http://sidis.multiply.com
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #154 Online: 04 de Abril de 2011, 23:25:11 »
o cara é um babaca, mas tem culhão.

se fosse racista admitiria, assim como faz discursos homofóbicos e pró-ditadura.

realmente ele confundiu.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #155 Online: 04 de Abril de 2011, 23:30:42 »
Se ele fosse racista ele iria em cana. Por isso sou a favor da criminalização da homofobia, não existe mais espaço para liberdade de expressão numa opinião que considero hedionda. Assim como ele tem que se conter para não ser racista, para salvar a própria pele, ele teria que fazer o mesmo a favor dos homossexuais. Caso contrário, penso eu, ele estaria discursando sobre o racismo, talvez por simples questão de polemizar e mostrar a sua "personalidade"  :?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #156 Online: 05 de Abril de 2011, 08:37:18 »
o cara é um babaca, mas tem culhão.

se fosse racista admitiria, assim como faz discursos homofóbicos e pró-ditadura.

realmente ele confundiu.

Ele não o faz porque  racismo é crime e homofobia não, o cara na verdade é frouxo e fica posando de machão.

Edit.: É o seu post o que eu chamo de contemporizar...
« Última modificação: 05 de Abril de 2011, 10:04:30 por _Juca_ »

Offline Victor Pax

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 273
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #157 Online: 05 de Abril de 2011, 09:04:03 »
Vi a entrevista e realmente ele é um porre e deve responder por incitação ao ódio fora as outras besteiras (quer dizer que se o pai morre o filho vai se tornar homossexual?  :no: ).

Quanto a Preta... bom ela até pode ser o que for, mas a pergunta dela foi educada e coerente.
No mínimo ele faltou ao decoro parlamentar ao em plena transmissão nacional ofender a ela e a família.
Mesmo que ele tivesse entendido mal vinculou a "opção" sexual a promiscuidade, sendo que sempre que leio as palavras swing e orgia não é a opção homossexual que me remeto.  :vergonha:
Então da mesma forma que seria o cúmulo vincular a uma pessoa negra uma conduta "chula", então o mesmo peso deve ser dado ao foco da resposta do Bolsonaro (seja qual fosse), logo é a atitude que deve ser punida.

Muitos confundem liberdade de expressão com impunidade para dizer o que quiser sem ter de se responsabilizar.

Bolsonaro na comissão de direitos humanos...
Tiririca na de educação...
Maluf na de reforma política....
Tem certeza que 2012 não chegou.  :susto:

Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #158 Online: 05 de Abril de 2011, 16:42:45 »
O 'fascismo do bem'

 
Citar
Imaginem a seguinte cena: em campanha eleitoral, o deputado Jair Bolsonaro está no estúdio de uma emissora de televisão na cidade de Pelotas. Enquanto espera a vez de entrar no ar, ajeita a gravata de um amigo. Eles não sabem que estão sendo filmados. Bolsonaro diz: "Pelotas é um pólo exportador, não é? Pólo exportador de veados..." E ri.

A cena existiu, mas com outros personagens. O autor da piada boçal foi Lula, e o amigo da gravata torta, Fernando Marroni, ex-prefeito de Pelotas. Agora, imaginem a gritaria dos linchadores "do bem", da patrulha dos "progressistas", da turma dos que recortam a liberdade em nome de outro mundo possível... Mas era Lula!

Então muita gente o defendeu para negar munição à direita. Assim estamos: não importa o que se pensa, o que se diz e o que se faz, mas quem pensa, quem diz e quem faz. Décadas de ditaduras e governos autoritários atrasaram o enraizamento de uma genuína cultura de liberdade e democracia entre nós.

Nosso apego à liberdade e à democracia e nosso entendimento sobre o que significam liberdade e democracia são duramente postos à prova quando nos deparamos com a intolerância. Nossa capacidade de tolerar os intolerantes é que dá a medida do nosso comprometimento para valer com a liberdade e a democracia.

Linchar Bolsonaro é fácil. Ele é um símbolo, uma síntese do mal e do feio. É um Judas para ser malhado. Difícil é, discordando radicalmente de cada palavra dele, defender seu direito de pensar e de dizer as maiores barbaridades.

A patrulha estridente do politicamente correto é opressiva, autoritária, antidemocrática. Em nome da liberdade, da igualdade e da tolerância, recorta a liberdade, afirma a desigualdade e incita a intolerância. Bolsonaro é contra cotas raciais, o projeto de lei da homofobia, a união civil de homossexuais e a adoção de crianças por casais gays.

Ora, sou a favor de tudo isso - e para defender meu direito de ser a favor é que defendo o direito dele de ser contra. Porque se o direito de ser contra for negado a Bolsonaro hoje, o direito de ser a favor pode ser negado a mim amanhã de acordo com a ideologia dos que estiverem no poder.

Se minha reação a Bolsonaro for igual e contrária à dele me torno igual a ele - eu, um intolerante "do bem"; ele, um intolerante "do mal". Dois intolerantes, no fim das contas. Quanto mais intolerante for Bolsonaro, mais tolerante devo ser, porque penso o contrário dele, mas também quero ser o contrário dele.

O mais curioso é que muitos dos líderes do "Cassa e cala Bolsonaro" se insurgiram contra a censura, a falta de liberdade e de democracia durante o regime militar. Nós que sentimos na pele a mão pesada da opressão não deveríamos ser os mais convictamente libertários? Ou processar, cassar, calar em nome do “bem” pode?

Quando Lula apontou os "louros de olhos azuis" como responsáveis pela crise econômica mundial não estava manifestando um preconceito? Sempre que se associam malfeitorias a um grupo a partir de suas características físicas, de cor ou de origem, é claro que se está disseminando preconceito, racismo, xenofobia.

Bolsonaro deve ser criticado tanto quanto qualquer um que pense e diga o contrário dele. Se alguém ou algum grupo sentir-se ofendido, que o processe por injúria, calúnia, difamação. E que peça na justiça indenização por danos morais. Foi o que fizeram contra mim o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Mas daí a querer cassar o mandato de Bolsonaro vai uma grande distância.

Se a questão for de falta de decoro, sugiro revermos nossa capacidade seletiva de tolerância. Falta de decoro maior é roubar, corromper ou dilapidar o patrimônio público. No entanto, somos um dos povos mais tolerantes com ladrões e corruptos. Preferimos exercitar nossa intolerância contra quem pensa e diz coisas execráveis.

E tudo em nome da liberdade e da democracia...

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/04/04/o-fascismo-do-bem-372846.asp
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #159 Online: 05 de Abril de 2011, 16:55:18 »
Perfeito. É exatamente o que eu penso a respeito desse caso.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Mahul

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 486
  • Sexo: Masculino
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #160 Online: 05 de Abril de 2011, 18:05:29 »
Perfeito. É exatamente o que eu penso a respeito desse caso.
2 :ok:
Não gosto da direita porque ela é de direita e não gosto da esquerda porque ela também é de direita - Mestre Millôr

Deus seria reprovado em qualquer escola de engenharia - Paulo Francis

Só vou acreditar em socialismo no dia em que todo mundo puder morar em Ipanema - Grande Tom Jobim

Offline Victor Pax

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 273
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #161 Online: 06 de Abril de 2011, 10:04:23 »
Hum.. tinha de ser da globo...

Olha acho bem forçado comparar uma piada (bem infeliz) feita em um momento de descontração e intimidade com declarações públicas de ojeriza a que parcela da sociedade for ou apologia ao crime pelo estado.
Acho que policial deve combater duramente o crime, com arma em punho e atirando... o que NÃO É o que o Bolsonaro defende, que é tornar os policiais juizes e carrascos.
O estado é que vai decidir quem vive ou morre (informalmente ou não).

Semana passada em uma pracinha em frente a minha sogra parou um carro da polícia e já saiu com a arma em punho em direção a um rapaz.
Começou a esbofeteá-lo na mira da arma dos colegas.
O pai saiu de casa e teve uma arma enfiada na cara e mandado de volta para casa.
Depois o policial viu que tinha errado de pessoa, ameaçou o pai e o garoto e foi embora.
Imagino que se pegassem o cara a noite ele ia aparecer com uma trouxinha de droga e a boca cheia de formiga (e antes que digam o cara não tem qualquer envolvimento com nada fora da lei, só deve ser parecido com alguém).

Quem deve ter medo da polícia é o bandido não a população.

Uma piada sobre “viadinhos” não tem o mesmo peso de publicamente falar que “consertaria” o filho com porrada e tortura... imagina se não fosse filho dele?
E quem escuta... não vê um monte de gente para “consertar”?

Como já disse liberdade de expressão não exclui a responsabilidade pelo que é dito.

Concordo com ele sobre cotas, pois acho que é atestado de reconhecimento de incompetência do cotista, mas as manifestações de desprezo para uma parcela da sociedade não está de acordo com o cargo, não e para mim são ate piores do que desvio de dinheiro público pois incentiva a violência e principalmente a justifica (afinal “se levou tiro de polícia é bandido” ou estavam apenas “consertando um viadinho”... ou um indigente... ou um índio... ou outro ser inferior).
E se essa desculpa que “se tem gente que rouba eu posso fazer o que quiser” não cola para a população até estranhos os foristas aprovarem isso para quem deveria ser exemplo.

Pela amor de Odim... uma piada as escondidas tem o mesmo peso de uma defesa da tortura?

E se abertamente é declarado que o estado tortura por que o cidadão não pode fazer o mesmo com a mulher e os filhos?
Que moral os outros tem para criticá-lo?
Está apenas “consertando”.

O pior nas declarações e discursos do Bolsonaro é que deixa claro haver 2 tipos de pessoas na sociedade.
Nós e os de “segunda classe”
Uns podem ser mortos, podem ser espancados, podem ser perseguidos e “sumirem”.
E os “nós” são “eles” (os policiais, o legislativo e o judiciário) e não “nós”.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #162 Online: 06 de Abril de 2011, 11:35:30 »
O Bolsonaro, por defender a ditadura, a tortura e pregar que o homossexualismo é derivado de questões meramente morais/comportamentais já se coloca automaticamente no perigoso grupo dos extremistas, que devem ser duramente combatidos.

A única vantagem dele é servir de contraponto (por ser o espelho, o extremo-oposto) dos grupos gayzistas, racialistas, maconhistas, abortistas e comunistófilos que, juntamente com algumas reinvidicações legítimas, ficam no congresso defendendo tipos diversos de privilégios ou medidas que podem prejudicar ou restringir a liberdade das demais pessoas.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #163 Online: 06 de Abril de 2011, 12:14:14 »
O Bolsonaro, por defender a ditadura, a tortura e pregar que o homossexualismo é derivado de questões meramente morais/comportamentais já se coloca automaticamente no perigoso grupo dos extremistas, que devem ser duramente combatidos.

A única vantagem dele é servir de contraponto (por ser o espelho, o extremo-oposto) dos grupos gayzistas, racialistas, maconhistas, abortistas e comunistófilos que, juntamente com algumas reinvidicações legítimas, ficam no congresso defendendo tipos diversos de privilégios ou medidas que podem prejudicar ou restringir a liberdade das demais pessoas.



Nada. A diferença é que os grupos que você citou em tom discriminatório e jocoso, não são radicais e não pregam a discriminação como forma de vida, pelo contrário, eles combatem a discriminação.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #164 Online: 06 de Abril de 2011, 16:05:47 »
O Bolsonaro, por defender a ditadura, a tortura e pregar que o homossexualismo é derivado de questões meramente morais/comportamentais já se coloca automaticamente no perigoso grupo dos extremistas, que devem ser duramente combatidos.

A única vantagem dele é servir de contraponto (por ser o espelho, o extremo-oposto) dos grupos gayzistas, racialistas, maconhistas, abortistas e comunistófilos que, juntamente com algumas reinvidicações legítimas, ficam no congresso defendendo tipos diversos de privilégios ou medidas que podem prejudicar ou restringir a liberdade das demais pessoas.



Exato, por exemplo na questão da proposta de cotas para o congresso. Como disseram, as vezes até um cego acerta o alvo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pandora

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Feminino
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #165 Online: 06 de Abril de 2011, 19:44:41 »
Sinceramente, não entendi porque tanta agitação em torno do que o Bolsonaro disse! Até parece que isso é alguma novidade. É o pensamento típico da ala mais conservadora do país, lembrando que eles representam uma parcela da população brasileira. Também não sei se essa parcela seria tão grande como alguns sustentam, tendo em vista que grande parte dos brasileiros não sabem votar (e não é somente porque escolhem mal, mas sim porque não conhecem o sistema de distribução do votos).

Em relação a isonomia que tanto foi levantada aqui, não se pode esquecer que a simples afirmação de que todos são iguais perante a lei sem que sejam realizadas medidas afirmativas no sentido de viabilizar essa igualdade é o mesmo que nada. Nâo adianta dizer que a Constituição é regida pelo princípio da dignidade da pessoa humana, por exemplo, e simplesmente ignorar quando alguém publicamente diminiu um determinado grupo publicamente. 

Bolsonaro ou qualquer pessoa pode não "concordar com a homossexualidade" e dizer isso, o que não pode ser tolerado é ele afirmar que todos os gays são promíscuos, que não tem valores e que suas famílias são desestruturadas. Da mesma forma, também não deve ser aceito que qualquer pessoa afirme que um profissional que ingressou na universidade por meio de cotas é menos competente que outro que não entrou por esse meio, até porque depois de entrar na faculdade todos serão avaliados pelos mesmos critério.  Essas atitudes criam "cidadãos com cidadania de 2º classe".

Voltando ao Bolsonaro em si, a menos que ele tenha algum tipo de retardo mental é impossível que ele tenha "entendido errado a pergunta achando que se referia  a gays" porque a Preta Gil formulou a pergunta de forma clara. O que aconteceu é que ele mordeu a própria língua!

 

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #166 Online: 06 de Abril de 2011, 22:39:42 »
[...]
Da mesma forma, também não deve ser aceito que qualquer pessoa afirme que um profissional que ingressou na universidade por meio de cotas é menos competente que outro que não entrou por esse meio, até porque depois de entrar na faculdade todos serão avaliados pelos mesmos critério.  Essas atitudes criam "cidadãos com cidadania de 2º classe".
[...]

No meu entender o ponto central não é se um indivíduo que entra na universidade por meio de cotas será mais ou menos capaz e sim o fato de que ele foi privilegiado, pois o critério de ingresso não foi baseado na sua qualificação como estudante, mas na "cor da pele declarada".

Para mim, a política de cotas é, antes de qualquer coisa, uma confissão de incompetência, ou pior, de descaso criminoso, com a educação básica e pública de qualidade por parte do Estado brasileiro.

 
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #167 Online: 06 de Abril de 2011, 23:28:32 »

Quanto a Preta... bom ela até pode ser o que for, mas a pergunta dela foi educada e coerente.

Foi uma acusação de racismo, simplesmente. Não sei como isso pode ser exatamente "educado", e quanto a "coerente", se tratando de auto-coerência, bem, realmente é difícil conseguir ser incoerente com uma pergunta tão simples. Se estiver se referindo a coerência num contexto maior da entrevista, não poderia avaliar, nem vi.

Offline Feliperj

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.147
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #168 Online: 07 de Abril de 2011, 00:55:02 »
Depois que o lula fez o diagnóstico sobre o aquecimento global, tudo é válido :) (é só uma piada, triste, mas é).

Vcs viram este vídeo, é de   :chorao: de  :histeria:


Abs
Felipe

Offline Pandora

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Feminino
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #169 Online: 07 de Abril de 2011, 09:38:15 »
No meu entender o ponto central não é se um indivíduo que entra na universidade por meio de cotas será mais ou menos capaz e sim o fato de que ele foi privilegiado, pois o critério de ingresso não foi baseado na sua qualificação como estudante, mas na "cor da pele declarada".

Para mim, a política de cotas é, antes de qualquer coisa, uma confissão de incompetência, ou pior, de descaso criminoso, com a educação básica e pública de qualidade por parte do Estado brasileiro.
 

Também não sou a favor das cotas raciais, mas acho injusto dizer que a pessoa depois de formada, tendo passado pelas mesmas aulas e processos de avaliação que outros não cotistas é um profissional menos competente.


Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #170 Online: 07 de Abril de 2011, 16:06:52 »
No meu entender o ponto central não é se um indivíduo que entra na universidade por meio de cotas será mais ou menos capaz e sim o fato de que ele foi privilegiado, pois o critério de ingresso não foi baseado na sua qualificação como estudante, mas na "cor da pele declarada".

Para mim, a política de cotas é, antes de qualquer coisa, uma confissão de incompetência, ou pior, de descaso criminoso, com a educação básica e pública de qualidade por parte do Estado brasileiro.
 

Também não sou a favor das cotas raciais, mas acho injusto dizer que a pessoa depois de formada, tendo passado pelas mesmas aulas e processos de avaliação que outros não cotistas é um profissional menos competente.



Pode até ser injusto, mas é uma "dedução" inevitável para muita gente: se o cara em algum momento precisou ser privilegiado no processo de seleção e avaliação, logo ele é menos competente do que um outro que não precisou ser favorecido.

Mas isso não é o problema maior e central. O problema maior é alguém ser prejudicado apenas por ser de determinada cor ou classe social.





Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Mahul

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 486
  • Sexo: Masculino
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #171 Online: 07 de Abril de 2011, 18:18:19 »
Citar

Mas isso não é o problema maior e central. O problema maior é alguém ser prejudicado apenas por ser de determinada cor ou classe social.
Então, vamos complicar um pouco mais as coisas. :twisted: Meu saudoso avô materno era mulato (essa palavrinha ainda pode ser usada, sr. moderador?), filho de pai branco (descendente de portugueses) e mãe negra (segundo dizem, o pai dela era escravo alforriado que fabricava rodas de carroças e a mãe...francesa. É uma história interessante que merece ser investigada. ::)). Diante disso, eu pergunto: mesmo sendo branco, oficial e fisicamente, eu tenho antepassados africanos, como, aliás, muitos outros brancos brasileiros, então eu também tenho direito ao sistema de cotas? Posso me declarar afrodescendente e tudo bem? Ou existe algum tipo de limite para isso? Existe alguma "tabela" para estipular qual deve ser a cor da pele? O mínimo aceitável é a cor da pele da Camila Pitanga! :oba:
Em tempo: penso exatamente como o Geo! :ok: Também considero o sistema de cotas uma confissão de incompetência, descaso criminoso mesmo do Estado brasileiro em relação à educação pública. :no: A propósito, Estado brasileiro para mim é quase sinônimo de ente sobrenatural. Todo mundo fala dele, mas ninguém o encontra em lugar nenhum. E o pior é que ele só aparece na hora de recolher as doações os impostos! :enjoo: :nojo:


Não gosto da direita porque ela é de direita e não gosto da esquerda porque ela também é de direita - Mestre Millôr

Deus seria reprovado em qualquer escola de engenharia - Paulo Francis

Só vou acreditar em socialismo no dia em que todo mundo puder morar em Ipanema - Grande Tom Jobim

Offline Pandora

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Feminino
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #172 Online: 07 de Abril de 2011, 18:46:26 »
Mahul, pelo que eu já vi aqui no RJ tem tabela sim, mas acho que também engloba o cabelo. Por exemplo, uma pessoa da cor da Camila Pitanga, mas que não tenha cabelo tão crespo não acho que vá ser considerada negra!

Só uma observação, na época que fiz vestibular somente a UERJ tinha adotado esse sistema e teve um garota da minha sala, que sempre estudou comigo desde o primeiro ano passou para essa universidade por meio das cotas (acrescentando que era uma escola cara e bem conceituada, sempre com muitas aprovações). Não observaram se ele era desfavorecido ou qualquer outra característica que os defensores das cotas raciais usam, simplesmente concederam o benefício porque ele era negro.

 



Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #173 Online: 07 de Abril de 2011, 19:18:14 »
Credo, eles fazem avaliação da aparência do indivíduo e ainda usando tabelas antropométricas!!!

Meus Deus do céu, eu não tinha ouvido da existência de algo assim oficialmente institucionalizado desde o regime sul-africano!

Estou espantado porque, em meu estado, a simples declaração aliado à exigência de ter feito o Ensino Médio em escola pública bastava.


A coisa está pior do que eu imaginava. Cadê o STF??

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Bolsonaro ataca Preta Gil com homofobia e racismo
« Resposta #174 Online: 07 de Abril de 2011, 19:21:55 »
Lombroso...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!