[1] Não é relativização alguma, é o uso mais corrente, a menos que você concorde com a caracterização de policiais armados como "assassinos profissionais". [2] E isso não é de forma alguma comparável a outros usos mais adversos/caricatos como bombas atômicas para mineração e pistolas para esburacar paredes, que ninguém sugeriu.
[1] Invenção da sua cabeça. Estou falando do instrumento, não de quem o porta. Não se confunda.
[2] Você não me entendeu. Eu disse que você pode usar as coisas às suas mãos para, em geral, fazer o que você quiser. Contudo, cada uma delas tem uma finalidade específica, sendo o das armas, matar ou ameaçar alguém de morte.
E sim, armas são realmente instrumentos mais eficazes de defesa (e ataque, a distinção é praticamente apenas de "quem começa") do que tesouras ou carros, e seus donos têm ciência disso, é por isso que as têm.
[4] Então não deixa de ser razoavelmente análogo, em todos os casos se está a restringir as pessoas de uma objeto que tem outra função além de matar (no caso, defesa pessoal e familiar), objetivando reduzir assassinatos.
[4] Não tem absolutamente nada a ver. Se eu disparar com alguém, a possibilidade de matar é muito maior. Sem contar que já te expliquei algumas vezes a respeito da finalidade dos instrumentos, ainda que você não queira entender. Não vou proibir tesouras pra diminuir taxas de assassinato, elas são menos eficientes, possibilitam maior chance de defesa, sem contar que não foram feitas pra defesa pessoal, muito menos pra matar pessoas, elas foram feitas para, por exemplo, cortar papel!
Ironicamente, não me surpreenderia se um "desarmamento branco", confiscando da população talheres rígidos, tesouras, martelos, objetos rígidos e pesados que possam ser usados como martelos, [5] fosse acabar resultando numa redução maior de crimes passionais violentos, até resultando em morte, do que se conseguiria com maior restrição, ou com a restrição atual, à posse e porte de armas de fogo.
[5] Agora você já começou a falar sobre coisas as quais não tem a menor ideia se está ocorrendo ou não. Exceto, obviamente, que você tenha um número real sobre a quantidade de pessoas que andam morrendo por talheres e armas de fogo. Aliás, você está fugindo do assunto, até então discutíamos o uso corrente dos instrumentos.
Do jeito que está, numa primeira e superficial impressão está bom. Você tem o porte, pode deixá-la em sua casa. A posse já é bem diferente.