Er, será que alguma alma caridosa poderia fazer uma explanação sobre o que está acontecendo nos EUA. Que dívida é essa? Esse tal de teto e sua elevação, etc, etc, enfim uma explicação para um total leigo em economia e finaças governamentais.
A dívida em questão é a
pública que decorre,
grosso modo, da diferença entre as receitas (impostos) e as despesas (gastos com saúde, educação, defesa, ciência e pesquisa, salários, previdência, etc). Desde 1973, em função da guerra do Vietnã e da crise do petróleo (entre outros fatores), o EUA vem apresentando déficit publico e que chegou neste ano a US$ 14,3 trilhões.
Para fechar a conta entre a diferença da receita com a despesa, o governo do EUA emite títulos do Tesouro com prazos de vencimentos variados e com isto a dívida aumenta, pois estes títulos tem de ser remunerados (juros), até um limite definido legalmente.
Como o EUA sempre honrou o pagamento dos títulos a sua cotação (
rating) entre os países é AAA, isto é, o país mais seguro para se comprar títulos... até agora. Se o Congresso não chegar a um acordo para aumentar o teto da dívida, o executivo ficará, em tese, sem dinheiro para honrar os compromissos do governo e com isto a cotação do EUA despencará.
Editado:
Onde se lia "o governo do EUA emite títulos da dívida" deve ser lido "o governo do EUA emite títulos do Tesouro".