O meu problema quanto à pena de morte é que eu considero a vida como um fim último. Tirar uma vida é o maior dos maus, a conduta mais reprovável, é por si o mal a ser combatido, é uma postura em que se considera a vida um valor próximo ao "sagrado". Essa valoração da vida como única só foi obtida mediante grande evolução moral, pois, pelo contrário, o natural é a fúria, a retaliação, o olho por olho, onde o banal é a morte. e por isso mesmo acredito que deve haver sempre um reforço desses valores. O problema é justamente esse, em vez de reforçar o valor da vida, na pena de morte o Estado
abraça a solução que deseja combater, no fim, regressando à barbarie natural
Obviamente sinto forte empatia pelas vítimas(muito mais que pelos bandidos, ainda que gostem de acusar o contrário
), ou aos que agem no calor do momento retaliando na mesma moeda, mas execuções à frio não me parecem o caminho certo, ainda mais quando são colocadas como
soluções, em detrimento de outras alternativas (30 anos de prisão, sem grandes atenuantes, me parecem razoável para coibir
quaisquer tipos de crimes, inclusive sendo preferível a alguns a morte que isto)