Autor Tópico: Ameaça de mais impostos  (Lida 15592 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Ameaça de mais impostos
« Resposta #150 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 22:50:20 »
China tem 27, Alemanha 15, EUA 15, UK 25, França 22.

E as secretarias Barata? Como funciona nesses países? Qual o tamanho específico do governo?
Estamos falando de ministérios ou secretarias? O governo japonês é enorme, escolas e saúde publicas.

é que tem muito ministério no Brasil que na verdade deveria ser secretaria...
Mas que é ministério.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 23:02:14 »
Acho que todo mundo aqui sabe a razão de tantos ministérios e "secretarias com status de ministério": Ter mais cargos disponíveis para lotear entre os partidos políticos que estão no poder.
De certa forma serve para angariar status para partidos aliados. Tipo, o PSB não vai ficar com uma secretaria enquanto o PMDB tem 8 ministérios, transforma algumas secretarias em ministério e todo mundo fica contente com um montão de ministros...

Resumindo: Não segue um critério técnico como no EUA. A receita, por aqui, é o conchavo político.

E isto _Juca_ é um dos muitos motivos pelo qual, em outro tópico, eu afirmei que não se pode comparar o EUA com o Brasil.

Mas todo mundo sempre compara, com EUA, Japão, Alemanha...

Ninguém compara com o Turcomenistão.  :hihi:

E arrisco dizer que o Turcomenistão tem menos ministérios que o Brasil.  :biglol:
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 23:16:24 »
Concordo que muitos ministérios possuem mais um motivo político que técnico para suas existências, porém outros possuem mais técnicos mesmo. Um exemplo é o BC estar separado da fazenda, por exemplo. Proponho um exercício mental: que ministérios dentre os que existem hoje devem ser extintos, fundidos ou mesmo criados novos e por quê?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #153 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 23:40:24 »
Lá se vai mais um bom forista por besteira :(
É realmente uma pena :(.
Mas o cara não se toca...
Infelizmente ele parece que não consegue se controlar. Não é crítica à moderação, ele realmente exagerou.

Ele pediu para que eu colocasse uma mensagem de despedida:
Citação de: Agnóstico
Inté mais pessoal.. a grande verdade é que há tempos eu não tenho mais tempo e paciência para postar, principalmente contra algumas questões que me parecem óbvias.Trocentas reuniões, mais pepino que uma cabeça só aguenta.. até acho besteira argumentar se fui provocado ou não pois o fato é que já não tenho cabeça e tempo mesmo

Abs a todos, desnecessário dizer que aprendi demais nesse fórum, certamente o de gente mais capacitado que conheço ... em algum tempo bato na porta de vocês aí para buscar um desbanimento, quando tiver uma situação no trabalho que permita isso..

Saudações...

Agnóstico

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #154 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:44:09 »
Agora é tarde,  só resta pra ele se lamentar. Sem ninguém mais pra me chamar de esquerdalóide, o FCC já não vai ser mais o mesmo...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #155 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:44:43 »
Juca, seu esquerdalóide!!!! :lol:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:46:21 »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #157 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:51:05 »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:55:31 »

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 08:27:23 »

Há muito tempo ele não era um bom forista, todo mundo que discordasse dele era "religioso" e coisa e tal. Ele não debatia mais, ficava só no tu quoque e ad hominens e, pelo menos era a impressão que eu tinha, ele, mesmo sem querer, acabava por descontar as frustrações "lá de fora" aqui dentro.

Já vi acontecer algo parecido em outro lugar: em um grupo de discussão no yahoo que eu participava a olavete levou bomba na escola por não ir pra aula (reprovou por falta) e daí apareceu detonando os esquerdistas, o lulopetismo pela falência da educação, etc. Eu disse que era só ter tido a frequência mínima, mas a "menina" surtou e disse que sabia mais que o professor, que professor de verdade era o Olavo, que a universidade tava falida e foi um deus nos acuda, sem falar que me xingou por eu ser funcionário público.

Depois eu descobri* que a "moçoila" tinha rodado em uns três concursos e o perdoei, era só dor de cotovelo.

*sou um agente do comunismo internacional, esqueceram?

« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 08:39:15 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #160 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 09:51:10 »

Há muito tempo ele não era um bom forista, todo mundo que discordasse dele era "religioso" e coisa e tal. Ele não debatia mais, ficava só no tu quoque e ad hominens e, pelo menos era a impressão que eu tinha, ele, mesmo sem querer, acabava por descontar as frustrações "lá de fora" aqui dentro.

Já vi acontecer algo parecido em outro lugar: em um grupo de discussão no yahoo que eu participava a olavete levou bomba na escola por não ir pra aula (reprovou por falta) e daí apareceu detonando os esquerdistas, o lulopetismo pela falência da educação, etc. Eu disse que era só ter tido a frequência mínima, mas a "menina" surtou e disse que sabia mais que o professor, que professor de verdade era o Olavo, que a universidade tava falida e foi um deus nos acuda, sem falar que me xingou por eu ser funcionário público.

Depois eu descobri* que a "moçoila" tinha rodado em uns três concursos e o perdoei, era só dor de cotovelo.

Tem um por aí mesmo que vive falando mal de funcionalismo público, mas com uma googlada você acha trocentos concursos públicos que ele prestou e não passou... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #161 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 11:48:20 »
(...)sem falar que me xingou por eu ser funcionário público.

(...)*sou um agente do comunismo internacional, esqueceram?

Com certeza você trabalha no Ministério da Verdade de '1984' junto com Winston :)

É uma pena o Agnos sair, mas ultimamente de sua inteligência tinha sobrado só a revolta.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 12:05:33 »
(...)sem falar que me xingou por eu ser funcionário público.

(...)*sou um agente do comunismo internacional, esqueceram?

Com certeza você trabalha no Ministério da Verdade de '1984' junto com Winston :)

Winston? Não existe nenhum Winston, nunca existiu. hehehe

É uma pena o Agnos sair, mas ultimamente de sua inteligência tinha sobrado só a revolta.

Pois é.  E é algo que já aconteceu tantas vezes aqui que é possível até identificar um padrão.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 12:13:02 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 14:05:59 »
Chato o banimento do Agnóstico, apesar de que na maior parte das discussões que eu presenciei mais recentemente não ter dado uma contribuição que se pudesse dizer, "minha nossa, mas que contribuição", era tudo apenas um tom de desdém e dando o que quer que fosse sua opinião quase como verdade óbvia e desnecessária de se argumentar (o que não era o caso só quando argumentava contra o que eu argumentasse, pelo menos em um caso). Não lembro tanto de ofensas e até achei meio surpreendente que "esquerdalóide" fosse ofensa, ou ofensa para tanto...

Acho que deveriam bolar um sistema de banimento gradual: primeiro se bane de tópicos, depois suspende o direito de criar tópicos (se houver uma reação histérica em ser banido de um tópico), e por fim banimento geral se começar a "floodar" os outros tópicos com desvios para o assunto dos tópicos de que foi banido. Acho que ajudaria a não perder "para sempre" foristas com "menor auto-controle"/que levam menos a sério o ambiente de discussão no fórum.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #165 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 19:36:07 »

Tem um por aí mesmo que vive falando mal de funcionalismo público, mas com uma googlada você acha trocentos concursos públicos que ele prestou e não passou... :lol:

Se não pode vencê-los... :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #166 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 01:51:33 »
O setor público é responsável por grande parte do PIB, grande parte dos investimentos e grande parte da demanda, portanto é responsável por grande parte das riquezas geradas no país.
Isso me fez lembrar de um evento histórico "épico" da tv brasileira -- o show do milhão com políticos. Entre uma saraivada de "magníficas respostas" a revelar os "grandes e precisos conhecimentos" desses senhores políticos, teve (ou melhor, não teve) a do seu incorruptível Garotinho a não saber a fórmula química da água, algo que rendeu bastante rebuliço por ser um caso especial de pequenina informação científica de conhecimento altamente popularizado. O povão teve uma chance de sentir o quão inferiores ao próprio povão esses sujeitos podem ser.

Mas o ponto da minha lembrança aqui foi a pérola largada pelo seu incorruptível Maluf -- aquele cara bem querido no mundo todo: "Se o Brasil tivesse dois Silvios Santos seria um país muito mais próspero". (Foi por aí o que ele disse.)

Ou seja, quem não sabe a diferença entre gerar riquezas e explorar riquezas não pode entender a realidade não comunista. Talvez o Brasil possa até sustentar mais de um sistema de governo como esse que se instalou aqui, dadas suas enormes (*mas não infinitas*) reservas. Na verdade, o otário Brasil sustenta muitos governos pelo mundo, inclusive vários que conseguem a milagrosa façanha de se transfigurarem em sustentadores do Brasil (para quem se lembra da dama ferrosa Margaret Tatcher a dizer "não se pode negar nada a um país que tem a amazônia"*). É uma regra de emprestadores profissionais só liberarem após verificarem que o requerente não precisa de empréstimo. E há quem chegue a acreditar que houve, em qualquer tempo, alguma dívida... Crença é o esporte favorito da espécie humana.

Dizer que o governo é responsável por gerar riquezas, essa é pérola para os anais.

*A propósito, lembrei-me agora, também, daquela hiperpepita avaliada em cerca de U$1.000.000.000.000 localizada 900 m abaixo do fundo de Serra Pelada. Como ficou (mais) isso?

Meu filho, então quer dizer que o governo e o Estado não geram nem PIB e nem demanda?
Deixe-me ver... (é bastante difícil a tarefa à vista -- diz-se algo a alguém e o alguém pergunta algo totalmente sem correlação como se tivesse alguma; problema sério)

Vamos tentar porque ainda tenho fé na humanidade. PIB é um número inteiro resultante da soma de muitas partes. Nenhum sistema de Estado, nem mesmo os transientes comunistas podem ser capazes de gerar PIB. Se você acredita que governos podem *contribuir* para geração de PIB de modo estável e sistemático, como ocorre na atividade capitalista privada, é seu direito inalienável e eu não me oponho desde que não queira desencadear revoluções. Vejo o próprio governo brasileiro, por exemplo, não compartilhar de sua crença. Talvez o Olavo de Carvalho possa ter razão naquela teoria dele, de que o governo, talvez baseando-se naquela ideia marxista de que o sistema comunista só possa se estabeler após um capitalismo bem estruturado (acho que é isso; esse tipo de coisa não me interessa em absoluto), esteja engordando bem o capitalismo para depois comê-lo. Não sei, não faço a menor ideia e não me preocupo com nada disso. Tudo para que eu olho é para a realidade; aquela exata da qual não se pode fugir.

Mas,          isso não tem nada que ver com o que eu disse.

Quanto à demanda, vejamos... Demanda pode ser resultante de necessidade ou puro consumismo e pode até ser difícil diferenciar uma coisa da outra. Mas confundir ou apenas correlacionar demanda com o que eu disse é tão falacioso que quem crê nisso deve, por certo, ter muita facilidade para acreditar em qualquer coisa. Demanda pode gerar muita pobreza. Muitas vezes, é a própria.

Mas,           isso não tem nada que ver com o que eu disse.

Será que eu mesmo ainda me lembro do que eu disse?...

Ah! Lembrei! "Dizer que o governo é responsável por gerar RIQUEZAS, essa é pérola para os anais."

Mas é como eu disse também: "quem não sabe a diferença entre gerar e explorar/consumir riquezas..."

Cacete, sou muito burro perto de você...   ::) :stunned:
Oh, muito obrigado! Mas não se diminua tanto assim. Creia que todo mundo tem seu valor. Erga a cabeça e siga em frente!

Ok, cadê as explicações para suas afirmativas? Isso é pura trollagem.
Consultei aqui os orixás e as tais "explicações", que você acha que não dei, eles me garantiram que surgirão magicamente para você logo após você apresentar as suas para as suas afirmações.

Entretanto, reconhecendo que o que eu digo, muitas vezes, fica parecendo língua alienígena, acho que tem uma coisa sobre a qual eu devo fazer algum esclarecimento ulterior, pois trata-se de falácia muito universalmente aceita como fato, quase um princípio da realidade.

Com relação à questão da demanda, para leitores merecedores de respeitosa atenção, acho que pode mesmo ser necessária uma explicação porque me parece ser um princípio econômico falacioso no qual muitos crêem. Entendem como um princípio mágico fantástico em que a demanda é a magnífica locomotiva da economia. Falácia. Em circunstâncias muito restritas, a demanda pode induzir produção e se tornar uma pseudoagente de geração de riqueza. Mesmo nesses casos, não é mais que uma miragem; até bem menos que isso. A locomotiva é a geração de riqueza e toda demanda do mundo vai atrás.

É a geração de riqueza que gera demanda real, demanda realizável. Gerar riqueza é uma atividade dificílima e muito rara. Para quem abre uma pizzaria na esquina é fácil cair nessa falácia porque da visão curta do microuniversinho econômico dele, tudo de que ele precisa são encomendas. Mas o mundo real amplo é algo que está para além das capacidades de, muito provavelmente, a maioria dos economistas, senão de todos, especialmente os de boteco. Eu não sou nenhum dos três tipos, não tenho interesse algum nesse "mundo".

Além disso, geração de PIB não é equivalente a geração de riqueza. De fato o PIB é movimentado em cima de empobrecimento.

Podem ficar discutindo esse vazio todo sem mim. Desculpem a intromissão. Entretanto, se alguém achar que deixei alguma coisa a esclarecer, me ofereço para tentar e não deixar nada turvo a respeito do que digo. Principalmente para que o que eu disse seja entendido exatamente como o que eu disse.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #167 Online: 04 de Março de 2012, 11:21:24 »
Chato o banimento do Agnóstico, apesar de que na maior parte das discussões que eu presenciei mais recentemente não ter dado uma contribuição que se pudesse dizer, "minha nossa, mas que contribuição", era tudo apenas um tom de desdém e dando o que quer que fosse sua opinião quase como verdade óbvia e desnecessária de se argumentar (o que não era o caso só quando argumentava contra o que eu argumentasse, pelo menos em um caso). Não lembro tanto de ofensas e até achei meio surpreendente que "esquerdalóide" fosse ofensa, ou ofensa para tanto...

Acho que deveriam bolar um sistema de banimento gradual: primeiro se bane de tópicos, depois suspende o direito de criar tópicos (se houver uma reação histérica em ser banido de um tópico), e por fim banimento geral se começar a "floodar" os outros tópicos com desvios para o assunto dos tópicos de que foi banido. Acho que ajudaria a não perder "para sempre" foristas com "menor auto-controle"/que levam menos a sério o ambiente de discussão no fórum.

Se pagar uns 12, 15mil reais mensais para eu ser moderador do site, até faço um controle mais apurado do que isso para você ... :hihi:

Mais um da série 'pagando bem, que mal tem' !
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 04 de Março de 2012, 11:25:37 »

Se pagar uns 12, 15mil reais mensais para eu ser moderador do site, até faço um controle mais apurado do que isso para você ... :hihi:

Mais um da série 'pagando bem, que mal tem' !

Você se vende muito barato...
"Deus prefere os ateus"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #169 Online: 04 de Março de 2012, 11:52:07 »
Eu sou humilde, e o preço tem que ser agradável para o cliente, entende ? :hihi:
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #170 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 12:57:40 »
Facilidade para abrir empresas leva negócios brasileiros a Miami

O sol de Miami, no Estado americano da Flórida, ganhou novo brilho para empreendedores brasileiros.

O dólar valorizado e as vendas desaquecidas por aqui tornam a exportação da marca mais atraente. Ajuda o fato de Miami possuir condições climáticas parecidas e muitos brasileiros que passam férias ou possuem residência por lá.

Empresários que já fizeram as malas e especialistas dizem que o processo é rápido.

"Em quatro dias úteis é possível obter todas as licenças para se abrir um negócio por lá, por 12% do valor que teria que ser gasto no Brasil", afirma Leonardo Freitas, sócio-gerente da consultoria Hayman Woodward, especializada no tema.

Segundo ele, a parte burocrática do processo, que inclui obter as licenças necessárias, custa de US$ 700 (R$ 2.800) a US$ 1 mil (R$ 4 mil).

Alexandre Martins, 39, é sócio da Fábrica de Bolo Vó Alzira, no Rio, e vai abrir a primeira filial nas cercanias da cidade americana em março.

Ele diz que obteve o EIN (número de identificação de empregador), que tem função similar à do CNPJ no Brasil, em três horas.

Martins estima que o investimento total na empreitada será de cerca de US$ 150 mil (R$ 600 mil), incluindo o aluguel do ponto comercial na cidade de Boca Raton.

Já Daniela Carneiro, 36, sócia do salão de beleza Esmell, com filiais no Leblon e Ipanema, também no Rio, se surpreendeu com o modelo de contratação americano.

"Não há Ministério do Trabalho ou CLT. O contrato é registrado com o auxílio de advogados e estipula o valor de pagamento por horas trabalhadas. Ele pode ser rompido a qualquer momento sem problemas", conta ela.

A inauguração do Esmell em Miami Beach, que deve ocorrer nas próximas semanas, atende os anseios da clientela brasileira majoritariamente da classe A.

"Muitas clientes constituíram uma segunda residência em Miami ou passam sempre férias por lá e viviam pedindo para que abríssemos uma filial", diz Carneiro.

O investimento total para abertura do salão foi estimado em US$ 250 mil (R$ 1 milhão).

Mas há também complicações. Júnior Durski, proprietário da rede de restaurantes Madero, do Paraná, teve dificuldades para obter as liberações junto ao Corpo de Bombeiros e à prefeitura da cidade americana.

"Comprei um ponto que já existia, na Ocean Drive, e troquei o tipo de fogão que havia por lá e aumentar o número de assentos de 107 para 115. Por conta disso, fiquei oito meses atrasado em meu cronograma", conta o chef.

Para Durski, a falta de uma legislação trabalhista pode ser um ponto fraco. "Do mesmo jeito que eu demito quando quero, os funcionários também podem ir embora da noite para o dia."

PARA TODOS

Tanto o salão quanto a loja de bolos não miram apenas o público brasileiro.

"A nossa ideia, aliás, é nem fazer menção ao fato de sermos do Brasil", conta Martins, da Fábrica de Bolo. "Não queremos ser vistos como algo exótico."

No Esmell, a expectativa é que a origem brasileira jogue a favor. "Nosso jeito de atender é melhor que o dos salões americanos. Vamos conquistar o público daqui", diz Carneiro, que vai fazer intercâmbio entre os funcionários brasileiros e americanos.

PASSO A PASSO

O que é preciso fazer para abrir uma filial nos EUA

RAZÃO SOCIAL
De modo semelhante ao que ocorre no Brasil, você deve escolher um nome para registrar a sua empresa na junta comercial de Miami. Você pode também ter um nome fantasia, diferente

REGISTRO
Quem o fornece é a Receita Federal. O EIN, similar ao CNPJ, só é obrigatório para as empresas do tipo CORP. As LLC podem ser identificadas com o número do seguro social do dono nos EUA

BANCO
Toda empresa estabelecida nos Estados Unidos precisa ter uma conta bancária. Além de reunir a documentação exigida pelo banco, é preciso fazer um depósito inicial na conta que varia de
US$ 1.000 a US$ 1.500

LICENÇA
Para obter a licença de negócio, é preciso ir até o escritório da Receita Estadual ou preencher formulário on-line. Custos e processos variam de acordo com a natureza do negócio da companhia

ENDEREÇO
A empresa precisa ter uma sede em solo americano. Caso você ainda não tenha um endereço estabelecido, pode usar aquele do seu contador como uma referência inicial

ESTADUAL
Com nome, modalidade e endereço do negócio definidos, é hora de se registrar para se tornar uma entidade legal no Estado da Flórida. Seu endereço de correspondência pode ser apenas uma caixa postal

MODALIDADE
Há dois tipos. As LLC são como as limitadas no Brasil, mas o imposto é pago pela pessoa física proprietária. As CORP tem divisão societária. Vale consultar um contador para escolher o mais adequado

TAXA DE VENDAS
Se o seu negócio for no varejo, você vai precisar pagar uma taxa para ter um certificado que lhe permitirá efetuar vendas, que deve ser solicitado no departamento de receitas

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/02/1735288-facilidade-para-abrir-empresas-leva-negocios-brasileiros-a-miami.shtml?cmpid=compfb

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #171 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 13:09:48 »
Abrir não é nada, vai tentar fechar, pra ver, venho tentando fechar uma empresa decentemente há 5 anos, acabei optando por pagar o que devia (R$ 2.000,00) e manter o cnpj ativo, afff!
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 13:56:32 »
Abrir não é nada, vai tentar fechar, pra ver, venho tentando fechar uma empresa decentemente há 5 anos, acabei optando por pagar o que devia (R$ 2.000,00) e manter o cnpj ativo, afff!

Empresas são o ganha-pão do governo, então fechar uma delas é tipo cancelar um plano de telefone.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #173 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 13:56:55 »

Você pode encerrar uma pessoa jurídica com dívidas a qualquer instante. A diferença é que a partir da extinção, todo o passivo irá para os sócios, na mesma proporção de suas quotas.

E, no seu caso, visto que você regularizou a situação, o encerramento ficou ainda mais fácil.
Foto USGS

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #174 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 14:00:09 »
Mas é simples depois de 2014, Geo, antes era pior do que isso:

Passo a passo

Para evitar perda de tempo, quem quiser fechar uma MPE precisa seguir uma lista de procedimentos que devem ser realizados em uma determinada sequência. Confira a seguir a descrição de cada uma dessas etapas:

Distrato social
Para as empresas compostas em regime de sociedade, após a assinatura dos sócios na ata de encerramento do negócio, deve ser elaborado o distrato social. O documento informa por que a sociedade foi desfeita e aponta a divisão dos bens da empresa entre os sócios.

O valor que será repartido entre eles deve ser destacado, assim como o motivo da dissolução deve estar embasado legalmente (Código Civil), além de constar o nome de quem assumirá os ativos do empreendimento e a guarda dos livros e documentos contábeis e fiscais.

Para o empresário que não tem sócio, essa etapa não é necessária.

Previdência
Mesmo que a empresa não possua empregados, é importante verificar se há débitos previdenciários. Se o recolhimento das contribuições foi efetuado corretamente, o empreendedor pode retirar a Certidão Negativa de Débito, gratuitamente, no site da Receita Federal. Ela tem validade de 180 dias.

Se houver alguma pendência, o empresário precisa comparecer à Receita para resolver a situação. O agendamento pode ser feito pelo site do órgão.

FGTS
O Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é exigido de empresas com ou sem trabalhadores registrados. Caso existam valores vinculados ao FGTS para recolhimento, estes deverão ser quitados junto à Caixa Econômica Federal.

Não havendo pendências, o empreendimento obtém o certificado. O documento é válido por 30 dias e pode ser retirado no site da CEF.

ISS e ICMS
Se o negócio paga impostos municipais, como o Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), é preciso solicitar na Secretaria de Finanças a baixa do banco de dados da prefeitura. A lista de documentos necessários, o tempo e as taxas devidas são estabelecidas pelo município.

Se a empresa contribui com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), pode dar baixa na inscrição estadual, procurando uma unidade da Secretaria de Fazenda.

Tributos federais
Para estar regular com o Governo Federal, a empresa precisa da Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, emitida pela Receita Federal.

Junta Comercial
O empreendedor precisa protocolar na Junta Comercial o pedido de arquivamento de atos de extinção do empresário ou da sociedade empresária. Para isso, precisa ter em mãos os comprovantes de quitação de tributos e contribuições sociais federais. São eles:

Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, emitida pela Receita Federal;
Certificado de Regularidade do FGTS, fornecido pela Caixa Econômica Federal;
O distrato social é arquivado após o pagamento de taxa à Junta Comercial. O valor da guia e o prazo para arquivamento variam em cada estado.
Microempresas ou empresas de pequeno porte são dispensadas da apresentação dos documentos de quitação, regularidade ou inexistência de débito. Empresas de atividades sucursais e filiais também.

CNPJ
A baixa do CNPJ finaliza o processo de encerramento da empresa. Para realizar essa etapa, é preciso utilizar o programa Coleta Online, da Receita Federal. Ele gera solicitação de cancelamento do CNPJ e o Documento Básico de Entrada (DBE), que deve ser assinado e ter a firma reconhecida em cartório.

Para efetivar esse procedimento, apresente à Receita Federal duas vias do DBE.
Baixa do MEI
O Microempreendedor Individual (MEI) pode encerrar suas atividades, acessando o Roteiro para Baixa, no Portal do Empreendedor.

O procedimento é simples: gera-se um código de acesso que será utilizado para preenchimento dos documentos. Tudo pode ser feito rapidamente pela internet.

A baixa do registro MEI é definitiva e não pode ser revertida. Caso deseje retornar as atividades, o MEI precisará abrir um novo registro no CNPJ.
GNOSE

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!